PATROCINADOR

24 novembro 2009

8ª Expo Brasil começa amanhã em SP

Começa amanhã (25/11), às 11h, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, a oitava edição da Expo Brasil Desenvolvimento Local, que este ano contará com a participação de sete países - Argentina, Chile, Bolívia, França, Portugal, Cabo Verde e Estados Unidos. São esperadas cerca de três mil pessoas, entre agentes locais, gestores de políticas públicas e especialistas brasileiros e internacionais no tema do desenvolvimento territorial, como a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o economista francopolonês Ignacy Sachs, e Rob Hopkins, do Movimento Transition Towns. As inscrições são gratuitas.
Reconhecida pela pluralidade de temas associados ao desenvolvimento sustentável de base territorial, a Expo Brasil trará pelo menos 50 sessões entre palestras, painéis temáticos, oficinas e minicursos, além de uma mostra de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local. Em 2009, são temas em destaque “Cidades Sustentáveis” e a “Construção de novos rumos face à atual crise sistêmica no padrão de desenvolvimento”. Assuntos como economia solidária, microcrédito, tecnologias sociais e acessibilidade nas cidades, entre outros, também serão discutidos nos três dias do evento.
A Conferência Magna “Mudando rumos: condenados a inventar” será proferida, no dia 25/11, às 14h30, pelo economista Ignacy Sachs, pioneiro da ecossocioeconomia e diretor do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais (Paris). Na tarde do dia 26/11, a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falará sobre “Territórios sustentáveis: a transição para uma sociedade pós-carbono”.
Sebrae, Petrobrás e governo federal patrocinam a edição do evento, que conta também com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal do governo do Estado de São Paulo (Cepam), Banco do Nordeste, Rede de Tecnologia Social (RTS), Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Instituto Cooperar em Português, Instituto Pólis, Instituto GPS, Senac, Setor 3 e Parque Anhembi.
As sete primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE), 2006 (Salvador/BA), 2007 (Natal/RN) e 2008 (Cuiabá/MT), reuniram 700 diferentes instituições e redes envolvidas com o tema desenvolvimento territorial e mais de duas mil pessoas em cada edição.
Para saber mais informações, conhecer a programação e fazer inscrições acesse o site www.expobrasil.org.br
Contato
Vinícius Carvalho
61 9267-6534 - viniciusc@gmail.com

Nenhum comentário: