PATROCINADOR

27 abril 2010

Dutra Leilões realiza pregão com peças históricas e raras do Império brasileiro

Apresentando raridades como: o contrato de casamento de D. Pedro II com a Imperatriz Teresa Cristina em 1843, uma travessa de porcelana que integrou o aparelho de D. Pedro I e documento manuscrito por D. João VI, na época príncipe, da venda de patrimônio Jesuíta, datado de 1800, entre outros documentos, peças de mobiliário, faianças e porcelanas, a Dutra Leilões, tradicional casa especializada em leilões de artes, antiguidades e jóias, realizará, nos dias 27, 28 e 29 de abril, um leilão com peças históricas imperiais e de titulares do Império brasileiro.

“Um dos grandes destaques do leilão é o mostruário de 180 lotes imperiais e de titulares do Império, com faianças e porcelanas Cia. das Índias e Européias, com itens únicos e raros, integrantes de importante coleção paulista”, ressalta o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, destacando entre os exemplares disponibilizados pratos que integraram aparelhos pertencentes ao Barão do Rio Formoso, ao Barão de Ipanema, ao Marquês de Três Rios, ao Marquês de Paraná, ao Visconde de Mauá e à Marquesa de Itamarati, entre outros.

Entre os documentos históricos, também destacam-se: alvará de D. João VI como Príncipe Regente vetando a circulação de ouro em pó e permitindo o giro de todas as moedas de ouro; Edital Régio 141, com reconhecimento da independência do Brasil por Portugal em 1825, por D. João VI e um recibo de ouro datado de 1773. Como mobiliário, o leiloeiro destaca o par de cadeiras de jacarandá, do século XIX, encimadas por brasão Imperial de D. Pedro II, que pertenceram ao imperador.

Além dos lotes citados, o leilão terá também pinturas, esculturas e imagens entalhadas, entre as quais Dutra destaca: São José de Botas, imagem de madeira com esplendor de prata, brasileira, do século XVII; Santo Antonio, imagem do pau oco, com coroa e esplendor de prata de lei, de Portugal, e Santana Mestra, em madeira dourada e policromada, com esplendor e coroa de prata, brasileira, ambas do século XVIII. “São peças de excelente entalhe e panejamento, que podem integrar as coleções dos mais exigentes colecionadores”, afirma Dutra.

Também serão leiloadas esculturas de marfim europeu e bronze com marfim, da Europa, século XIX, e pinturas de Benedicto Calixto, Beatriz Milhazes, Burle Marx, Caribé, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, entre outros artistas.

A exposição acontecerá no período de 20 a 24 de abril, de 12 às 22h e nos dias 25 e 26 de abril, de 12 às 18h, na Casa da Fazenda do Morumbi, Av. Morumbi, 5.594. O pregão será realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril, a partir das 21h30. O convite está disponível no site www.dutraleilores.com.br

Nenhum comentário: