PATROCINADOR

04 abril 2010

Gabriel Dias marca primeiros pontos e larga na pole

Piloto de Curitiba terminou em 7º lugar a primeira bateria da F3 Inglesa em Oulton Park. Segunda e terceira corridas acontecem na segunda-feira (5)

Começou neste sábado (3) a temporada 2010 do Campeonato Britânico de Fórmula 3, um dos mais prestigiados do automobilismo internacional. Com pilotos e equipes reunidos no circuito de Oulton Park, foi dado o "pontapé inicial" com o treino classificatório de definição do grid da primeira e terceira corridas, bem como a bateria de abertura do campeonato.

Estreando na International Class, a divisão principal da Fórmula 3 Inglesa, o piloto curitibano Gabriel Dias, da equipe Hitech, se viu prejudicado por uma bandeira amarela no treino classificatório. Vice-campeão da National Class em 2009 com oito vitórias e 15 poles em 20 provas, Dias tentava sua volta mais rápida no final da sessão, enquanto a pista ia secando, quando houve uma bandeira amarela.

"Como no ano passado eu já recebi punições por causa disso, desta vez eu decidi tirar o pé e respeitar a bandeira amarela, mas outros pilotos não o fizeram e melhoraram seus tempos. A direção de prova, no entanto, não fez nada", reclamou Gabriel, que era dono do terceiro melhor tempo e viu, com isso, suas duas melhores marcas serem superadas. Assim, o piloto largou em 10º lugar na primeira prova, e sua volta mais rápida lhe garantiu o sexto lugar no grid para a terceira corrida, a ser disputada na segunda-feira (5).

Na largada para a primeira corrida da temporada, o piloto da Hitech ganhou duas posições na primeira curva e pressionou o britânico Jay Bridger, conseguindo a ultrapassagem na última volta e cruzando a linha de chegada em sétimo lugar, em prova vencida pelo francês Jean-Eric Vergne, da Carlin.

Como o grid da segunda corrida é invertido em relação ao resultado da primeira prova, Gabriel Dias acabou sendo o contemplado pelo novo sistema de sorteio para a pole position: os quatro pilotos que terminam a prova entre o sétimo e o décimo lugar decidem por sorteio quem será o pole position e, assim, quantas posições serão invertidas.

"Estamos tentando achar um pouco mais de velocidade no carro, pois ainda não estamos no ritmo dos pilotos da Carlin", disse Gabriel. "No entanto, houve um progresso significativo e, depois de tantos problemas que enfrentamos, largar na pole tem um sabor especial, e também representa uma recompensa pelo esforço tanto para mim como para a equipe", ressaltou o curitibano de 19 anos.

As duas corridas complementares da primeira rodada tripla da temporada serão disputadas na segunda-feira (5). Neste domingo (4) de Páscoa, a organização decidiu respeitar o feriado, dando mais tempo para as equipes trabalharem em seus carros.

"A equipe está melhorando o acerto cada vez mais, e precisamos de velocidade, já que vamos largar na ponta e vou fazer de tudo para abrir vantagem desde o início", afirmou.


Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press

Nenhum comentário: