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06 janeiro 2012

Centros de Atendimento ao Turista fecham o ano com indicadores surpreendentes

Desde o início do ano passado, aqueles que chegam a Brasília contam um serviço de qualidade para aproveitarem tudo o que a cidade tem a oferecer. Para melhorar a promoção do destino, com a variedade de roteiros existentes, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) apostou no potencial dos Centros de Atendimento ao Turista e já colhe bons frutos. Prestes a completar um ano de pleno funcionamento, as unidades apresentam dados surpreendentes que confirmam uma carência sanada do setor. 

De acordo com um levantamento da Diretora de Serviços de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo, os CAT’s atendem cerca de três mil pessoas ao mês. A demanda é maior no posto do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde são recebidas, aproximadamente, mil turistas mensalmente.

“Observamos que, após a abertura deste CAT, o movimento de pessoas em busca de informações cresceu substancialmente. Ficamos positivamente surpresos, por exemplo, com um fluxo tão grande quanto o que houve nas vésperas das festas de final de ano”, declarou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.  “Além da localização privilegiada, acredito que a reforma deu um ar mais aconchegante e interessante ao local, com fotos estampadas nas paredes e móveis mais confortáveis para quem chega cansado da viagem.”
Outro ponto positivo apontado pela diretora são as atrações alternativas dos CAT’s. A cada 15 dias, os postos de atendimento recebem exposições de pinturas em tela, artesanato local e peças de escultura. “Damos oportunidades para os artistas locais, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, afirma Eliane.

Apoio à pesquisa direcionada

No ranking dos mais movimentados, as unidades da Praça dos Três Poderes e da Rodoviária Interestadual seguem empatadas em segundo lugar, com mais de 500 registros mensais. Os três postos localizados nos Setores Hoteleiros, com menos movimentação, apontam picos de 250 cada.  O conjunto dos atendimentos teve participação importante na coleta de dados sobre o setor. O trabalho contribuiu para que a Setur-DF conseguisse, em trabalho inédito, traçar o perfil do turistas de Brasília.

De acordo com as entrevistas realizadas, a Capital Federal recebe visitantes de todos os estados brasileiros e de mais de oitenta países. Os principais emissores nacionais são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do exterior, vêm, principalmente, pessoas dos Estados Unidos, França e Espanha. Do total de pessoas atendidas nos CAT’s, a maioria é formada por turistas casados, que possuem nível superior e têm como principal motivação o lazer.

A partir destes dados, a Setur pretende direcionar os investimentos e ações para potencializar o turismo na capital. Um exemplo, é que a Secretaria faz parte do Grupo de Visitação Institucional Integrada em Brasília, composto por representantes do Congresso Nacional, Presidência da República, STF, TSE, Palácio Itamaraty, Secretaria de Cultura. A intenção é manter uma agenda de visitação comum para organizar o tour de quem vem de fora para conhecer os prédios públicos. Outras ações serão lançadas ao longo do ano.

Os CAT’S

O trabalho dos Centros de Atendimento ao Turista começou com a abertura de dois novos postos, um na Praça dos Três Poderes e outro na Rodoviária Interestadual de Brasília. Com unidades extras, as antigas passaram por reformas estruturais, que incluíram pintura, troca de mobiliário e equipamentos, revisão na parte elétrica e hidráulica, além dos serviços de jardinagem.

Para reforçar o quadro, a Setur-DF contratou 30 novos colaboradores. Antes de assumir o posto, os convocados passaram por um extenso treinamento, prático e teórico, que serviu para ampliar e unificar os conhecimentos. Hoje, os CAT’s estão preparados para atender em até sete idiomas. As informações são prestadas com o auxílio de mapas, folders, vídeos, internet e fotos. 

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