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03 maio 2012

Produtos alemães são destaque na APAS 2012


País europeu destaca produtos típicos e de perfil premium para conquistar o paladar de consumidores com alto poder aquisitivo

Representantes de 19 companhias alemãs do setor alimentício estão em busca de parcerias no Brasil durante a APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorrerá de 7 a 10 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista. A delegação, organizada pelo Ministério Alemão da Alimentação, Agricultura Proteção ao Consumido em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), vem acompanhada pelo representante do Ministério Alemão, Axel Wildner, e pelo consultor e secretário da Associação Alemã de Pesquisa de Sabores e Aromas, Prof. Dr. Berhard Tauscher.

Com estande no espaço internacional da mostra, a delegação conta com produtores de cervejas e vinhos especiais, salsichas, chocolates, queijos finos, cereais, geleias, pães, entre outros produtos, todos de perfil premium. “Nosso espaço terá produtos bastante diferenciados para atender ao exigente consumidor brasileiro e a varejistas que buscam diferenciação”, diz o diretor da Câmara Brasil-Alemanha e responsável pelo Centro Alemão de Economia Agrária e Alimentícia da entidade, Wilfried Kühnisch, acrescentando que a delegação tem em sua programação, além da exposição, reuniões comerciais com varejistas brasileiros. 

Três das 19 empresas representadas no estande são especializadas na produção de cervejas especiais, ainda produzidas segundo a tradição do Reinheitsgebot, algo como Lei da Pureza da Cerveja em português. A Reinheitsgebot é uma das regulamentações alimentares mais antigas do mundo. Foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera no ano de 1516 e é respeitada mesmo nos dias de hoje. Este decreto determina as características da cerveja genuinamente alemã, fabricada apenas com água, malte de cevada e lúpulo. “Claro que a regulamentação atual autoriza outros ingredientes. Mas muitos cervejeiros mantêm-se fieis à tradição institucionalizada pela Reinheitsgebot”.

Outro mercado que estará em evidência é o de chocolates e doces, como marzipã, guloseima típica da confeitaria alemã preparada com pasta de amêndoas e moldada em formas variadas, com cinco empresas representadas. A Alemanha é o segundo maior produtor de chocolate do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente do Brasil, que se encontra na terceira posição. Para os alemães, o objetivo não é concorrer com as marcas nacionais. Os doces importados atraem o consumidor a empórios e supermercados que exploram segmentos de alto poder aquisitivo e buscam regularmente por novidades e produtos exclusivos.

A feira destaca uma questão central a cada edição. A APAS 2012 aborda o tema “Colaboração – Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor”, assunto de grande interesse dessa delegação. A expertise centenária na produção de produtos típicos estará à disposição dos participantes do evento por meio do estande alemão, que contará com a presença do especialista Prof. Dr. Berhard Tauscher. Os expositores alemães estão a disposição no estande entre 7 e 10 de maio, das 14 às 22 horas. Haverá degustação de produtos alemães no local. O Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, em São Paulo.

Sobre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia. No Brasil há 95 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior. A entidade conta com 220 funcionários e está presente em 14 cidades brasileiras. Esta rede está à disposição de seus associados, que também tem acesso a outras 114 câmaras de comércio alemãs espalhadas em 81 países, além de outras 83 entidades na Alemanha. Em 2011, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 83 delegações empresariais e contou com a participação de 15 mil executivos em congressos, seminários e reuniões ao longo do ano.

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