PATROCINADOR

31 julho 2012

Joinville terá 1º seminário sobre propriedade intelectual e inovação

Evento, que conta com o apoio do IEL/SC, será realizado nesta quarta-feira (1), na Udesc



O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC, realizará em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), o 1º Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual como instrumento estratégico de fomento à inovação. O evento, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), na Udesc, em Joinville, é o primeiro de uma série de ações previstas no acordo de cooperação técnica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse acordo, firmado entre o Governo de Santa Catarina, Fapesc, Udesc, IEL/SC e outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs), busca capacitar pesquisadores, professores, técnicos de órgãos governamentais e empresários sobre marco regulatório e proteção de patentes de produtos, processos e serviços inovadores.


O seminário, que se iniciará às 13h30, tem o objetivo de aproximar empresas, universidades e o governo para discutirem a inovação, sob o foco da transferência de tecnologia e de sua proteção legal como estratégia para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental.

A programação contará com importantes palestras técnicas, além da apresentação de casos de pequenas empresas inovadoras locais. A EcoBabitonga Tecnologia e a Sofit-Software, sediadas na Incubadora Inovaparq, mostrarão os resultados alcançados no mercado e as estratégias futuras.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, falará sobre a importância do processo e da cultura de inovação e planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental no futuro de Santa Catarina. Pelo INPI, Rita Pinheiro Machado, coordenadora geral de Ação Regional, vinculada à Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento, enfocará a importância da Propriedade Intelectual no crescimento das empresas e universidades.

O empresário Marcelo Amorim, diretor da Jacard Investimentos, vai falar sobre o tema do encontro. Mais informações pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Confira abaixo a programação completa:

13h30 - Abertura

13h45 - Panorama Estadual dos Avanços em Inovação e Polos de Inovação - SC@2022
Palestrante: Paulo Bornhausen - Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

14h30 - Importância da Propriedade Intelectual no crescimento das Empresas e Universidades
Palestrante: Dra. Rita Pinheiro Machado - Coordenadora Geral de Ação Regional do INPI/Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento

15h30 Intervalo para café

15h45 - Investidores em empresas inovadoras ("Anjos" ou Venture-capital)
Palestrante: Marcelo Amorim - Jacard Investimentos - Florianópolis

16h15 - Casos locais de sucesso em Propriedade Intelectual
Caso de inovação (incubadas INOVAPARQ): EcoBabitonga Tecnologia e Sofit Software

17h - Espaço para perguntas

Nenhum comentário: