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13 dezembro 2012

Pesquisa Cisco: 60% dos jovens checam compulsivamente atualização de conteúdo pelos smartphones


Geração Y revela hábitos de consumo em estudo que avalia comportamento diante de crescente uso dos celulares e empresas aproveitam oportunidade de relacionamento de internautas com as marcas

Nove entre dez jovens checam seus smartphones para ver e-mails, ler textos e se relacionar nas mídias sociais antes mesmo de sair da cama. É o que revela a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (dia 12), realizada pela Cisco com 3.600 pessoas, de 18 a 30 anos, trabalhadores e estudantes universitários de 18 países. A pesquisa tem o objetivo de identificar os hábitos relacionados ao uso de smartphones pela geração Y, que se refere ao grupo de jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000, também identificados como filhos da geração X e netos dos Baby Boomers.


Além do uso dos smartphones logo pela manhã, foi identificado que 60% dos jovens checam compulsivamente a atualização de conteúdos. Em grande parte, a busca por novidades deve-se ao Facebook, já que 87% dos jovens pesquisados dizem ter um perfil na rede social, que hoje é uma das mais populares no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia da importância das mídias sociais, 2/3 dos entrevistados indicaram que passam grande parte do tempo se relacionando online, dedicando a mesma quantidade de tempo, ou até mais, a familiares e amigos pelas redes sociais do que pessoalmente.
A pesquisa também revela que, para a geração Y, não há uma linha clara entre o trabalho e a vida pessoal. Exemplo disso, é que 46% sinalizaram escrever, mandar e-mails e olhar as redes sociais durante as refeições. Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de Marketing da Goomark, agência referência na oferta de marketing digital para pequena e média empresa (PME), a pesquisa traz dados fundamentais para a compreensão dos hábitos de jovens que vivem conectados.


Empresas na internet: hábitos de consumo impulsionam os negócios


“Reconhecer que os jovens estabelecem uma relação amistosa entre trabalho e vida pessoal na internet faz com que se repense o modo como é produzido conteúdo. Se antes uma página pessoal era mais atrativa do que o perfil de uma empresa, hoje, por meio de uma pesquisa como a da Cisco, fica mais fácil identificar que ações estratégicas de produtos e serviços podem ser ‘curtidas’ e ‘compartilhadas’ entre amigos”, avalia Cota.


Empresas como o Grupo Afeet Franquias, que detém, entre outras marcas, a franquia da Artwalk, já identificam o hábito de jovens interessados em se relacionar com as marcas no ambiente digital. A Artwalk aumentou em 115% as menções sobre a marca e 25% na audiência do site após criar uma página de Fãs no Facebook. Salomão Salum, sócio-diretor do Grupo Afeet acredita que, feita a lição de casa de criar um valor percebido no mundo físico, a marca precisa se comunicar com o mercado e explorar seu potencial. “Uma vez que as mídias online ganham cada vez mais importância na audiência dos consumidores, não há como ficar de fora do mundo virtual”, afirma Salum.


Assim como a Artwalk, a Goóc Eco Sandal, famosa por produzir sandálias, chinelos e outros produtos com pneus reciclados, investiu em uma campanha no Facebook para saber a opinião de fãs sobre os produtos, que se encaixariam nas definições: ecológico, urbano e casual. A partir daí, foi realizado um trabalho de aproximação marcado pelo vínculo com o internauta. Após seis meses de trabalho, os resultados foram surpreendentes, pois a Goóc saltou de 9 mil para 70 mil fãs em sua página, a procura pela marca em buscadores cresceu 37% e o e-commerce realizou um montante de vendas impactante em seu lançamento, sem qualquer apoio de mídia tradicional.


Para as empresas interessadas em fazer uso da internet, a pesquisa aponta que a conectividade pela internet, especialmente com a utilização de dispositivos móveis, tem desenhado o modo de pensar e o comportamento de consumo da geração Y.

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