PATROCINADOR

29 fevereiro 2012

MERCADO HOTELEIRO APOSTA EM AMENITIES DIFERENCIADOS PARA ESTREITAR RELACIONAMENTO COM OS HÓSPEDES

Resultado é tão positivo que, após estadia e aprovação dos cosméticos, consumidores buscam produtos no varejo para uso doméstico 

O atual mercado está cada dia mais concorrido e competitivo. E para estar sempre à frente, as empresas precisam buscar diferenciais para conquistar seus clientes, não é mesmo? No mercado hoteleiro o cenário não é diferente. Para fidelizar hóspedes e manter sempre um bom padrão de qualidade no atendimento, os hotéis precisam inovar e oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado. 

E para isso, uma das estratégias cada vez mais adotadas pelos empreendimentos de hospedagem está na qualidade dos amenities (cosméticos para hotelaria) oferecido nos apartamentos. Afinal, o que antes eram apenas cosméticos para uso diário durante a hospedagem, hoje se tornaram grandes aliados para conquistar a preferência de hóspedes de todo o país através de cuidados com a beleza e bem-estar. 

A indústria paranaense Realgem’s – que é uma das maiores do setor de amenities do país – afirma que através do SAC (Serviço de atendimento ao consumidor) recebe muitas solicitações de hóspedes que, após se hospedarem nos hotéis clientes, desejam saber onde podem comprar os produtos no varejo. 

“É muito comum isso acontecer. Recebemos e-mails e telefonemas de todo o Brasil de hóspedes que gostaram dos nossos produtos nos hotéis clientes e que querem levar estes cosméticos para dentro de casa. Isso prova que a estratégia dos hotéis apostarem em amenities inovadores e de alta qualidade dá muito resultado, afinal de contas, não há nada melhor do que um cliente satisfeito e feliz com os serviços e produtos oferecidos”, comenta o diretor comercial da Realgem’s Mauro Carvalho. 

Ele disse ainda que isso, além de aproximar os clientes do hotel, também agrega ainda mais valor à marca. “Entre as estratégias para conquistar e fidelizar clientes, os amenities certamente estão entre as opções mais econômicas. São produtos viáveis ao setor e que os hóspedes  ficam extremamente satisfeitos. Tem alguns inclusive, que deixam de usar os produtos durante a estadia, para poder levar para casa como pequenos souvenirs”, acrescenta o diretor.

Opções para o varejo?

Frente à aceitação dos consumidores finais, a Realgem’s Amenities – através da Florence e Princess Cosméticos (marcas do grupo) – oferece ao mercado de varejo algumas opções em cosméticos. Sabonetes, loção hidratante e aromatizadores de ambiente, por exemplo, são alguns dos produtos que os consumidores podem comprar e levar para casa. Quem se interessar pelos produtos pode fazer a compra através dos sites www.florencecosmeticos.com.br e www.princesscosmeticos.com.br e receber os cosméticos na porta de casa. 

28 fevereiro 2012

Lei do Estágio pode sofrer alterações e aproxima estudante de empregado registrado

A Lei do Estágio (11.788/08), em vigor há mais de três anos, pode sofrer mudanças. Isso porque o projeto de Lei 2579/11, em análise na Câmara, faz uma série de alterações na legislação atual com o objetivo de evitar interpretações dúbias e assegurar direitos aos estagiários. O projeto pretende aproximar o estagiário do empregado celetista. 

Um desses novos direitos seria a garantia de um intervalo de 15 minutos para jornadas de estágio superiores a quatro horas diárias. Atualmente, a Lei do Estágio prevê jornada de quatro horas no caso de estudantes de educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos. Já estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem ter jornada de seis horas diárias.

“Essa medida pode beneficiar o estagiário que aos poucos percebe como é o mercado de trabalho. Por outro lado, os empregadores correm alguns riscos. O principal é a possibilidade do estagiário ser equiparado ao empregado normal”, pondera o advogado Alan Balaban Sasson, especialista em Direito do Trabalho e sócio do Braga e Balaban Advogados.

A proposta também especifica na legislação que o recesso proporcional, no caso de estágio inferior a um ano, será concedido na proporção de dois dias e meio para cada mês trabalhado ou fração.

Para o professor de Direito do Trabalho da PUC-SP Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, sócio do Freitas Guimarães Advogados Associados, “toda lei que traga benefícios para a saúde do empregado, como permitir o direito mínimo a um intervalo para descanso e refeição, sem que onere a empresa de forma a impedir o desenvolvimento de seu objeto social, é bem vinda”.

O projeto prevê a formação de associações de estagiários para negociar demandas junto ao concedente de estágio. Essa associação poderá também denunciar o descumprimento da lei, em nome da classe, aos órgãos fiscalizadores. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania  da Câmara.

Acidente entre carro e ônibus deixa dois mortos e dois feridos na zona sul de São Paulo

Um acidente entre um veículo e um ônibus de transporte coletivo no Campo Belo, região sul de São Paulo, deixou duas pessoas mortas e duas feridas na tarde desta terça-feira (28). Os sobreviventes foram encaminhados à Santa Casa --segundo o Corpo de Bombeiros, sem gravidade.

De acordo com os bombeiros, o acidente ocorreu na altura do número 3.700 da avenida Vereador José Diniz. O ônibus ficou sobre o carro,  onde estavam os ocupantes que morreram. Sete veículos da corporação foram encaminhadas ao local para prestar a atendimento aos feridos.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que o acidente foi registrado perto das 14h, sentido centro, próximo à rua Demóstenes. A companhia também confirmou que apura com seus técnicos a informação de que o semáforo do cruzamento onde o acidente ocorreu estava sem funcionar quando houve a batida.

TEXTO:
OSLAIM BRITO
FOTO:
ANDRE SANOSSIAN

27 fevereiro 2012

Lojistas de aeroportos poderão perder seu ponto por conta da concessão, alerta especialista

As recentes concessões dos aeroportos de Cumbica (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF) poderão acarretar uma série de consequências aos contratos dos lojistas lá instalados. O advogado Daniel Cerveira, sócio do escritório Cerveira Advogados Associados, explica: "Hoje os contratos celebrados entre lojistas e a Infraero são de direito público, regidos pela Lei de Licitações (Lei 8.666/93)". 

Na visão de Daniel Cerveira o primeiro problema é sobre a continuidade dos contratos. “Dependendo da postura da Infraero, os lojistas correm o risco de não terem seus atuais contratos respeitados, tendo em vista a precariedade dos contratos públicos", alerta. 

Outro ponto que merece ser esclarecido, segundo o advogado, é sobre a não aplicação da Lei do Inquilinato nos futuros contratos a serem firmados entre os concessionários e os lojistas. “Muito embora que estes futuros contratos serão regidos pelas normas de direito privado, as locações não serão abrangidas pela Lei 8.245/91, considerando que o art. 1º, par. único, alínea "a", item 1, estabelecer que esta lei não se aplica nas locações de imóveis de propriedade da União, como ocorre nos casos dos aeroportos". 

Nessa linha, ressalta Daniel Cerveira, o ponto mais preoocupante desta situação é que os lojistas não poderão ajuizar a ação renovatória de contrato de locação e assim garantir a permanência nos pontos comerciais.  "Estas futuras locações a serem pactuadas entre os concessionários e os lojistas serão regidas pelo Código Civil, o qual não contempla a possibilidade do ajuizamento da ação renovatória", explica.

Lufthansa oferece check-in automático a clientes em cerca de 400

A Lufthansa acaba de ampliar o procedimento de check-in automatizado. Desde o começo de fevereiro, o check-in automático está disponível para os passageiros em cerca de 400 rotas dentro do Espaço Schengen. O serviço goza de grande popularidade devido ao ganho de tempo e conforto para o passageiro.


O check-in dos passageiros com reserva é feito automaticamente 23 horas antes da partida. Em seguida, cada um recebe o cartão de embarque eletrônico com o assento reservado por meio do telefone móvel com acesso a internet ou por e-mail, conforme a opção feita. A oferta está disponível para todos os participantes do programa Miles & More que tenham selecionado a opção de check-in automático no perfil de cliente em “Serviços de Viagem”. Caso haja mudanças a curto prazo nos planos de viagem ou não seja possível viajar no voo previsto, é possível cancelar o check-in na página da internet www.lufthansa.com ou por meio de um Lufthansa Service Center, desde que a reserva da passagem permita alterações.

Passageiros que viajam com bagagem poderão despachar suas malas num balcão ou numa máquina de despacho de bagagem mediante apresentação de seu cartão de embarque. Como de hábito, mudanças da reserva de assentos podem ser feitas online, por celular ou numa máquina de check-in.

Com isso, o procedimento já comprovado na Alemanha e na Itália está sendo ampliado para cerca de 400 rotas Lufthansa. A ampliação do check-in automatizado para a malha aérea mundial da Lufthansa e para todas as reservas está prevista para os próximos meses, quando passageiros que não são membros Miles & More também poderão usufruir deste serviço.

Casablanca: mais um destino Germanwings na África

A Germanwings continua expandindo os voos para a África do Norte e incluirá Casablanca no horário de voos a partir de Colônia/Bonn. Com isso, os clientes que voam a baixo custo terão, à sua disposição, um dos destinos mais fascinantes do continente. Depois de Túnis, Tanger e Nador, a maior cidade do Marrocos será o quarto destino a ser servido pela empresa aérea de baixo custo no continente vizinho. Com isso, a Germanwings amplia sensivelmente sua oferta para o sul neste ano.

A Germanwings passará a voar para Casablanca a partir de 6 de junho de 2012, às quartas-feiras à noite, partindo de Colônia/Bonn às 22h45 e chegando na metrópole africana pouco depois da meia-noite. A voo de volta partirá em seguida, à 1h00 da madrugada de quinta-feira, e chegará ao Reno pontualmente às 6h25.

A paisagem urbana da cidade de 3,3 milhões de habitantes e situada diretamente na costa atlântica é marcada pela mesquita de Hassan II, principal atração turística de Casablanca. Ela é a quinta maior mesquita do mundo, depois das mesquitas de Meca, de Medina, de Mashdad, no Irã, e de Jacarta. O minarete da mesquita, concluída em 1993 e com espaço para 25.000 fiéis, tem 210 metros de altura, o que faz dele o minarete mais alto e a edificação religiosa mais alta do mundo.

O aeroporto situado ao sul de Casablanca é o mais importante do Marrocos. A cidade que abriga a área industrial Ain Sebaa, onde se concentram as indústrias automobilística e alimentícia, é também o centro econômico do país. A quatro quilômetros a sudoeste do porto, ao longo do Boulevard de la Corniche na costa, encontra-se o luxuoso bairro balneário e de entretenimento Ain Diab.

Germanwings – a empresa aérea de baixo custo da Europa
A Germanwings é uma das empresas aéreas de baixo custo de maior sucesso na Europa. A empresa é parte do grupo Lufthansa e oferece voos a preços reduzidos a partir de suas seis bases situadas em Colônia/Bonn, Stuttgart, Berlim-Schonefeld, Hamburgo, Hannover e Dortmund para 75 destinos no continente europeu. A empresa aérea de baixo custo opera uma frota jovem, que atualmente conta com 30 jatos modelo Airbus A319.

Trustwave Divulga Relatório Global de Segurança

Relatório da Trustwave Revela Tendências Globais de Segurança e Violação de Dados 

O SpiderLabs, laboratório de Segurança da Trustwave, descobriu novos alvos de ataques e adverte que franquias e redes de lojas correm maior risco.


A Trustwave, empresa líder em soluções de segurança, compliance e respostas a incidentes para meios de pagamento e corporações em geral, acaba de divulgar o relatório “Trustwave 2012 Global Security Report”, baseado em investigações e trabalhos realizados junto a seus clientes globais e outros dados públicos durante o ano de 2011. As conclusões do relatório estão baseadas em mais de 300 investigações de comprometimento de dados e 2 mil testes de intrusão (“Pentest”) realizados em todo o mundo pelo  SpiderLabs, o grupo de especialistas em inteligência da Trustwave, focado em testes de segurança de aplicações e tecnologia forense.

Pelo segundo ano consecutivo, o relatório mostra os setores de alimentos e bebidas como os principais alvos de cibercriminosos. Além disso, mais de um terço das investigações realizadas pelo SpiderLabs ocorreram em franquias de negócios, segmento que a Trustwave aponta como o de maior taxa de risco de segurança para 2012. O relatório também revela conclusões surpreendentes sobre uma extensiva análise sobre o uso de senhas muito comuns, que são, globalmente utilizadas pelas empresas, bem como sobre  as tendências de horários relativos a abertura de emails com um anexo malicioso.        

Nós acreditamos que o “Trustwave Global Security Report” é o relatório mais abrangente em relação às tendências do cibercrime, violação de dados, ameaças novas e já existentes e melhores práticas de segurança para as organizações, relatou Nicholas J. Percoco, vice-presidente da Trustwave e líder do SpiderLabs.

“Em 2011, realizamos investigações que constataram um aumento de 42% em violação de dados e conduzimos um estudo aprofundado sobre as práticas de senha nos negócios. As informações que recolhemos destacam as tendências de segurança e os riscos que as empresas devem enfrentar em 2012. 

As Principais conclusões do relatório:           

O que os cibercriminosos querem? Registros dos clientes continuam a ser um alvo importante para os criminosos, pois estes registros compõe a marca de 89% de dados investigados que foram violados, enquanto que  segredos comerciais ou de propriedade intelectual correspondem a 6% das violações analisadas, fatos que confirmam que ataques altamente segmentados continuam a ser uma preocupação crescente, já que sua taxa de sucesso é extremamente elevada.        

Investigações de violação de dados estão em ascensão:  As investigações realizadas pela Trustwave aumentaram 42% em relação a 2010, totalizando 300 investigações a mais em 18 países. O aumento das investigações pode ser atribuído tanto a um aumento do número de alvos e sofisticação dos modos de ataque, quanto ao aumento do número de investigações na região da Ásia /  Pacífico. 

Indústrias de Alimentos e Bebidas continuam a ser o maior alvo: Pelo segundo ano, as indústrias de alimentos e bebidas foram as que atingiram os percentuais mais altos de investigação, próximo aos 44%. 

Franquias e Redes de Lojas, cuidado: A Trustwave descobriu que indústrias que utilizam modelos de franquias de redes de lojas são os principais alvos, porque, normalmente, as franquias costumam usar os mesmos sistemas de TI nas lojas. Se um cibercriminoso puder comprometer um único sistema local, localizado em uma loja franqueada,  provavelmente, conseguirá direcionar o ataque para vários locais. Mais de um terço das investigações em 2011 ocorreram em franquias empresariais e este número deve aumentar em 2012.   

Empresas globais têm um problema com senhas: Apesar das manchetes sobre violação de dados devido ao uso de senhas fáceis, as empresas globais ainda permitem que os funcionários e analistas de sistemas usem senhas fracas. Analisando mais de 2 milhões de senhas de negócios, a Trustwave revela que a senha mais comum entre as empresas globais é “Password1”, já que esta satisfaz o aplicativo de segurança Microsoft Active Directory Complexity Setting.   

Cuidado ao abrir anexos: Entre 8h e 9h da manhã (horário da Costa Leste, EUA) é o horário mais provável em que os e-mails enviados estejam com anexo contaminado. 

Auto-Detecção de Ataques e Violações Decepciona: A Detecção de comprometimento interno diminiu em 2011, e apenas 16% das organizações vítimas desse tipo de ataque foram capazes de constatar violação em seus sistemas. Os 84% restantes  se basearam na informação enviada a eles por uma entidade externa, como o próprio público. Nesses casos, a análise revelou que invasores já habitavam no sistema das organizações durante 173,5 dias, em média, antes que o ataque fosse percebido.


A Aplicação da lei fortalece o jogo de cibersegurança: A boa notícia para as organizações é que a eficácia da aplicação da lei de detecção de falhas aumentou quase cinco vezes em 2011 em várias partes do mundo. 33% das organizações que relataram invasões foram notificadas pela aplicação da lei, em comparação com apenas 7% no ano anterior. Este aumento pode ser atribuído ao trabalho de grupos como o Serviço Secreto dos Estados Unidos, a Interpol, a Policia Federal Australiana e a Agência Britânica Uk’s Serious Organised Crime Agency.          

Principais Recomendações Estratégicas de Segurança para 2012:

Para melhorar a postura de segurança, a Trustwave recomenda 6 áreas que devem ser focadas pelas organizações em 2012:
- Educação de Funcionários: Os melhores sistemas de detecção de ataques não são apenas especialistas em segurança e tecnologias caras, mas os próprios funcionários. Educação e conscientização desses colaboradores é a principal linha de defesa.
- Identificação de Usuários: Concentre-se em alcançar uma etapa onde cada ação de usuário em seu ambiente seja identificada e monitorada por uma pessoa específica.
- Homogeneização de hardware e software: A fragmentação de plataformas de computação nas empresas é um inimigo da segurança. Reduzir a fragmentação por meio da padronização de hardware e software, e desativar sistemas antigos, irá criar mais homogeneidade no ambiente e isso facilita o gerenciamento, manutenção e proteção.
- Registro de ativos: Um inventário completo ou registro de ativos válidos pode fornecer o discernimento necessário para identificar malwares ou ataques maliciosos.
- Unificação de registro de logs de Atividades: Combinar o mundo físico com o digital, proporciona às organizações novas maneiras de combinar atividades e registros de logs para identificar eventos de segurança mais rapidamente.
- Visualização de eventos: A análise dos registros por si só não é mais suficiente. É preciso adotar métodos de visualização dos eventos de segurança dentro das organizações que melhor identifiquem as brechas de segurança.
“Qualquer organização pode ser um alvo, conforme detalhado nas nossas conclusões do relatório, mas as mais suscetíveis são as empresas que mantêm registro de clientes e consumidores mais freqüentes, incluindo lojas, restaurantes e hoteis.”, acrescenta Percoco. “Aconselhamos as organizações a reverem as nossas recomendações estratégicas para 2012 e tomar medidas para empregar mais segurança em suas organizações.”
Baixe uma cópia gratuita do relatório de Segurança Trustwave Global 2012 em: https://www.trustwave.com/GSR.
Metodologia do Relatório: 

O Global Security Report 2012 da Trustwave apresenta correlações de dados e análise de várias fontes, incluindo os resultados de mais de 300 respostas a incidentes, investigações forenses e análise de mais de 2.000 testes manuais de penetração em todo o mundo. O relatório também inclui tendências de 16 bilhões de e-mails analisados de 2008 a 2011, e dados de mais de um milhão de redes e scans de vulnerabilidade de aplicativos. Para ver uma lista completa das fontes, veja o relatório completo.

26 fevereiro 2012

A fiscalização em obras e reformas de edifícios

Rodrigo Karpat*
A recente tragédia que aconteceu no centro do Rio de Janeiro, onde três prédios desabaram, provocou mortes, ferimentos e aqueles que não perderam a vida, perderam seus negócios. Apesar de o caso estar sob investigação, já se sabe que uma das unidades, no 9º andar do prédio mais alto, estava em obras sem alvará. O que pouca gente sabe é que qualquer obra a ser realizada no interior de um edifício necessita de alvará de reforma.

Quando a obra é realizada em lojas ou comércios de rua, os empresários se preocupam com o alvará, pois existe fiscalização das subprefeituras. Porém, no interior de prédios, apesar de estar suscetível a mesma fiscalização, a reforma é feita sem a liberação oficial e a ilegalidade é descoberta normalmente por denúncia.  E como a tendência é a de não se indispor com os vizinhos, se a obra não incomodar a mesma passará despercebida, mesmo que ela represente risco a estrutura do edifício.

É dever do condômino não realizar obras que comprometam a segurança da edificação, conforme disposto no artigo 1.336, inciso II, do Código Civil. Ou seja, as obras realizadas no interior de unidades dentro de condomínios têm a mesma necessidade de alvará que tem uma obra realizada na rua.

Vale ressaltar que antes de realizar uma reforma o condômino deve contratar  um engenheiro ou arquiteto para que o mesmo realize um projeto modificativo. Além do projeto, é necessário que este profissional assine o termo de responsabilidade técnica pela obra e preencha o requerimento para aprovação do projeto, o que habilitará a execução da reforma e certificará a conclusão e regularidade da obra.

O simples preenchimento do requerimento não autoriza a execução da obra. A não ser nos casos em que o processo de aprovação e execução tiver sido autuado e no prazo de 30 dias não houver ocorrido, por parte da Prefeitura, a emissão de “Comunique-se” ou “Despacho decisório favorável”.

A reforma não pode de forma alguma perfurar lajes, atingir vigas, ou modificar a estrutura do condomínio.  Para pequenos reparos em imóveis não tombados, desde que não sejam alteradas as condições edilícias pré-aprovadas, não existe a necessidade de alvará. Como, por exemplo, a troca de piso, pintura, troca de pias, remoção de azulejos, entre outros reparos de pequeno porte.

O sindico do condomínio também tem um papel importante na fiscalização das obras no edifício. Ele deve ser o guardião do condomínio. Algumas convenções e regimentos internos exigem que antes do início das obras o condômino envie a planta modificativa e o alvará para a realização da obra.

Na omissão desta cláusula, o sindico tem o dever, no exercício de suas funções, de requerer ao condômino, antes do início da obra, o alvará ou o requerimento autuado e a identificação do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra. Caso o morador inicie uma obra sem autorização, o sindico deverá notificá-lo a apresentar a respectiva autorização para a realização da obra sob pena de medidas legais cabíveis, como a paralisação ou embargo da obra por falta de segurança.

Assim, se o morador não apresentar o projeto modificativo ou não permitir o ingresso do síndico no interior da unidade, será necessário para o ingresso de medida judicial provar a realização da obra e indícios de risco a segurança dos demais.

* Rodrigo Karpat é advogado de Direito Imobiliário e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados – rodrigo@karpat.adv.br

24 fevereiro 2012

Lufthansa Technik desenvolve procedimento de reparo automatizado para estruturas de avião com materiais compostos

A Lufthansa Technik AG desenvolveu pela primeira vez um procedimento de reparo parcial automatizado com materiais compostos de fibras em componentes estruturais de aeronaves. O novo procedimento permitirá consertar o casco externo de aeronaves de forma mais eficiente e rápida. Os materiais compostos estão sendo cada vez mais usados na construção de aviões. O procedimento de reparos será utilizado principalmente em estruturas de fuselagem e asas de aviões, mas também em lâminas de rotores de helicópteros. A pesquisa, desenvolvida no âmbito de um projeto que deverá terminar em abril de 2012, foi promovido pelo Ministério da Economia alemão (BMWi) e já teve a patente solicitada.

O reparo em si começa depois da análise do dano e da limpeza da respectiva peça. Em primeiro lugar, superfície e contorno são submetidos a uma varredura com a ajuda de um método de medição ótica (projeção de luz) que registra até centésimos de milímetros. Em seguida, uma fresadora computadorizada produz áreas de colagem, utilizando um software desenvolvido especificamente para esse projeto. Para finalizar, são produzidos recortes cem por cento exatos de camadas individuais de fibra, que então são colocados sobre a peça danificada, colados e endurecidos

Franz-Josef Kirschfink, diretor de pesquisa e projetos tecnológicos da Lufthansa Technik, enfatiza as vantagens do novo procedimento: “Graças à colaboração com as nossas parceiras da indústria e da pesquisa, conseguimos alcançar uma automatização quase completa da cadeia de processos de reparos. Na comparação com o reparo manual, o novo procedimento da Lufthansa Technik deverá economizar até 60% do tempo necessário.” As parceiras do projeto são iSAM AG, Cassidian, GOM – Companhia para Técnica de Medição Ótica, Electro Optical Systems – EOS assim como Eurocopter.

Como a maior parte do processo de trabalho é baseada em robôs, no momento o procedimento está em fase estacionária, mas isso deve mudar num futuro próximo. Jan Popp, diretor do projeto “Rapid Repair” na área de revisão de aeronaves da Lufthansa Technik, dá sua visão sobre o futuro do novo procedimento de reparos: “Já durante o projeto de pesquisa em curso, planejamos o projeto imediatamente posterior com duração de três anos (a partir de abril de 2012), no qual deverá ser criada a base para a utilização móvel, para que a longo prazo os clientes possam se beneficiar do reparo local do avião.”

O grupo Lufthansa Technik, com 32 empresas afiliadas e empresas participantes assim como mais de 26.000 funcionários em todo o mundo, está entre as mais importantes prestadoras de serviços técnicos em aeronaves e é independente dos fabricantes. A oferta da Lufthansa Technik reúne todo o leque de serviços para aviões comerciais nas áreas de manutenção, reparos, revisão, modificação e conversão, turbinas e componentes. Mais informações www.lufthansatechnik.com

23 fevereiro 2012

Vail Resorts anuncia aquisição de esqui resort nos EUA

Kirkwood Mountain se torna a sétima montanha administrada pela holding


A companhia Vail Resorts conta agora com mais uma montanha na região de Lake Tahoe. Kirkwood, localizada na fronteira entre a Califórnia e Nevada, une-se à Heavenly e Northstar para proporcionar experiências inigualáveis aos esquiadores e snowboarders. Com a aquisição, o grupo passa a ter sete montanhas, com Vail, Beaver Creek, Breckenridge e Keystone, todas essas na região de Rock Mountain, no Colorado.

“Quando combinado com Heavenly e Northstar, é possível ofertar aos nossos clientes o que a região de Lake Tahoe possui de melhor. Para nós é como abrir as portas para uma temporada toda novamente”, afirma Rob Katz, presidente e executivo-chefe da holding Vail Resorts.

A cerca de 35 quilômetros a sudoeste de Lake Tahoe, a montanha de Kirkwood possui localização única, completamente cercada por natureza e com elevações que criam uma predisposição geográfica para receber a neve de maneira leve e menos intensa. Com altitudes que variam de 2.400 a 2.900 metros, a região oferece pistas com desníveis de quase 60 metros de inclinação vertical e mais de 2300 hectares de terreno esquiável. Com pistas para iniciantes e avançados, Kirkwood conta com quatro parques e pista de snowboard cross.

Reconhecida pelos esportistas por possuir um dos melhores terrenos alpinos da América do Norte, Kirkwood está entre as três montanhas de nível internacional operadas pela holding Vail Resorts.

Com o anúncio já foi disponibilizado o acesso ao resort por meio do Epic Pass, um passe de esqui válido em todas as montanhas do grupo. Já os esquiadores que contam com o bilhete específico de Kirkwood ganham o direito de acessar as outras montanhas administradas pela companhia.

A holding Vail Resorts é a principal operadora de resorts de montanhas nos Estados Unidos. A empresa gerencia as estações de esqui de Vail, Beaver Creek, Breckenridge e Keystone, no Colorado; Heavenly, Northstar e Kirkwood na região de Lake Tahoe e o Grand Teton Lodge de Jackson Hole, Wyoming. Vail Resorts também possui a divisão RockResorts, uma companhia de hotéis de luxo que gerencia propriedades casuais e elegantes. Ainda, a Vail Resorts Development Company atua em planejamento, desenvolvimento e construção imobiliária.

Vail Resorts é uma empresa de capital aberto com ações na New York Stock Exchange (NYSE: MTN). O site da companhia é www.vailresorts.com e o site voltado a consumidores é www.snowusa.com.

Para mais informações sobre como usar o seu cartão em Heavenly, Northstar e Kirkwood, visite www.bestoftahoe.com.

22 fevereiro 2012

NISSAN ANUNCIA RECALL PARA FRONTIER

A Nissan do Brasil, com intenção de zelar pela segurança de seus clientes, anuncia a convocação de 35.280 proprietários da picape Frontier. O objetivo é inspecionar o torque do parafuso da junta da coluna de direção e também dos parafusos da trava do capô. As unidades convocadas foram produzidas a partir de 2007 e têm chassi entre 94DVDUD409J030319 e 94DVCUD40CJ991448, de 94DVDUD409J030319 a 94DVCUD40CJ877692 e de MNTVCUD4086000002 e MNTVCUD4086004932.

Furukawa prevê uma produção anual de 6 milhões de quilômetros de fibras ópticas em 2014

Crescimento previsto é de 10% ao ano, totalizando 25 milhões de quilômetros de novos cabos em cinco anos. 

Ao lado dos novos planos do governo federal para a oferta de banda larga a preços mais acessíveis em todo o País, a adoção da fibra óptica para os serviços em altíssima velocidade aos consumidores pelas operadoras e novos players do mercado está transformando o setor de telecomunicações nacional. "Para oferecer qualidade de sinal sem perdas e satisfazer as novas exigências dos usuários, com ganho de competitividade, é preciso investir em fibra óptica.", diz o gerente de Engenharia da Furukawa, José Carlos Alcântara, observando que ao longo dos próximos anos os cabos ópticos deverão ocupar o lugar nas vendas de cabos de cobre, que ainda são amplamente usados em telecom. "Os pedidos por cabos de cobre à Furukawa ainda são grandes, mas o crescimento pode ser considerado pequeno.", observa.
 
Líder do segmento de cabos ópticos no País, a Furukawa já se prepara para atender à demanda cada vez mais crescente por fibra, prevendo um mercado anual de 6 milhões de quilômetros de fibras em 2014, principalmente em função dos eventos Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 e pelo PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). "Em cinco anos essa demanda significará um volume total de 25 milhões de quilômetros de cabos de fibra, um crescimento de 10% ao ano para atender aos novos backbones e redes metropolitanas com links de longa distância, expansões e novos datacenters, além da popularização da TV Digital.", prevê o executivo.  

20 fevereiro 2012

Speed Motors apresenta edição exclusiva da Z1000

Três unidades da Kawasaki Z1000 foram personalizadas em comemoração aos 3 anos da concessionária Speed Motors e às 1000 motos vendidas

Balneário Camboriú, SC: A edição exclusiva da super naked Z1000 já está disponível nas lojas da Speed Motors Kawasaki (1ª concessionária nomeada da marca em Santa Catarina). Com o apoio e autorização da fábrica no Brasil, três motos foram personalizadas nas cores preto e branco (únicas no mercado) e comercializadas apenas pela Speed Motors, uma em cada loja, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. 

Segundo o diretor comercial do Grupo Speed, Silvio Scheidt, o modelo foi escolhido por suas características especiais, alta qualidade e excelente desempenho, representando as 1000 motocicletas vendidas nas lojas e o sucesso do Grupo no Estado em 3 anos de existência. “A Z1000 é um ícone mundial da Kawasaki, tem um visual agressivo e um potente motor de 1.043cc, e oferece ótima pilotagem e mobilidade”, explica. “Essa edição exclusiva representa para nós a consolidação da marca e o compromisso de continuar surpreendendo os amantes do motociclismo com grandes novidades tanto em produtos quanto em serviços”, conta.  

A Z1000 Kawasaki conta ainda com potente motor refrigerado a água, DOHC, 16 válvulas, sistema de refrigeração de Ar Cool Air, potência de 9.600 RPM, injeção eletrônica, partida elétrica, freios ABS, painel de instrumentos LCD, rodas de liga leve e luz traseira com LED.

SOBRE O GRUPO SPEED
O Grupo Speed é referência em qualidade nos produtos e serviços prestados. Foi reconhecido pela Kawasaki do Brasil a Melhor Concessionária e Melhor Pós Vendas do país em 2011, através das amplas e estruturadas lojas da marca em SC, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville. O Grupo detém ainda, a primeira concessionária da marca Lifan em Balneário Camboriú: a Speed Lifan.

Endereços:
Speed Motors Kawasaki - Balneário Camboriú
Avenida do Estado, 4220, Centro - CEP: 88339-055
Balneário Camboriú – SC
Speed Motors Kawasaki - Blumenau
Rua Engenheiro Paul Werner, nº 75, Bairro Itoupava Seca – CEP: 89040-000
Blumenau – SC
Speed Motors Kawasaki – Joinville
Rua Dr. João Colin, 1660, América, CEP: 89.204-000
Joinville - SC
Mais informações podem ser obtidas pelo tel.: (47) 3363-1760 begin_of_the_skype_highlighting            (47) 3363-1760      end_of_the_skype_highlighting ou pelo site:www.speedkawasaki.com.br

Levantamento inédito da Carglass aponta aumento de 15% de quebra em para-brisas no período de Carnaval

Especialista em reparo e troca de vidros automotivos no Brasil e no mundo, a Carglass® realizou um estudo inédito, constatando que a quebra de para-brisas aumenta em média 15% durante o Carnaval - comparando os 10 dias anteriores com os 10 dias posteriores ao período nos últimos três anos.

De acordo com o Diretor de Marketing da empresa, Daniel Capeloza, esse dado está ligado ao aumento considerável do fluxo de veículos nas estradas no período de Carnaval. “É muito comum o para-brisa quebrar ao ser atingido por pedras que vêm dos pneus de caminhões na estrada. Além de causar um grande susto, isso pode gerar acidentes indevidos”, destaca.

No ranking dos Estados, em média, segundo o levantamento, Goiás destaca-se com 26% de aumento de incidências, seguida de Pernambuco (20%), Rio de Janeiro (19%), Paraná (18%), Minas Gerais (18%) e São Paulo (11%). “Quando ocorre uma quebra é importante, por motivos de segurança do condutor, procurar uma loja especializada mais próxima e fazer a troca, antes de prosseguir a viagem. Essa medida diminui o risco de acidentes graves”, diz Capeloza.

Em caso de trinca com tamanho de até uma moeda de um Real, o condutor poderá procurar uma loja Carglass® e providenciar um reparo. “O processo implica em preenchimento da trinca com uma resina, o que garante que o para-brisa tenha sua integridade estrutural resgatada, voltando a atender às exigentes normas de segurança automotiva”, ressalta Capeloza. Uma operação de reparo de um para-brisa na Carglass® leva em torno de 30 minutos. O tempo de troca é aproximadamente 120 minutos.
 
Segurança e atenção durante o carnaval

Uma das dicas importantes, neste período de carnaval, é evitar conduzir o carro muito próximo da traseira de veículos de carga. Além da possibilidade de ser surpreendido com uma freada brusca do veículo, o para-brisa pode ser atingido pelas pedras que são arremessadas pelos pneus e por fragmentos da carga.  “É importante redobrar a atenção ao dirigir nestes dias carnaval. Além disso, deve-se fazer um check-list em todos os itens de segurança do veículo para que a alegria não se transforme em possíveis problemas”, destaca Capeloza.

17 fevereiro 2012

Motoqueiro Fantasma - Espirito de vingança

Nicolas Cage está de volta no papel de Johnny Blaze em: O Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance). Depois de se esconder na Europa, Blaze é recrutado por uma seita secreta da igreja para salvar um garoto (Fergus Riordan) do demônio (Ciaran Hinds). Johnny tenta recusar o chamado, mas essa é a sua grande chance de se livrar de sua maldição.



Ano:
2011
Título Português:
Motoqueiro Fantasma - Espirito de vingança
Título Original:
Ghost Rider: Spirit of Vengeance
Gênero:
• Ação
• Fantasia
• Suspense
Sites:
Site Oficial
Origem:
• Estados Unidos
Versões:
• Inglês
Direção:
• Mark Neveldine
• Brian Taylor
Elenco:
• Nicolas Cage
• Christopher Lambert
• Ciarán Hinds
• Johnny Whitworth
• Idris Elba
Duração:
9506 min.
Classificação:
12 anos
Inadequações:
• Violência









16 fevereiro 2012

Trustwave Simplifica Padrão PCI para Pequenos Comércios

Ferramenta de conformidade ao padrão PCI facilita o cumprimento com requerimentos e acelera a certificação de pequenos comércios através do interativo recurso “To do List”.

A Trustwave, uma das líderes em segurança da informação e conformidade com padrões, acaba de anunciar a última versão do seu TrustKeeper PCI Manager. Trata-se de uma ferramenta de Gerenciamento de Portais na Nuvem, que ajuda os pequenos comerciantes a melhorar a postura de seguranca da infraestrutura,  e de forma rápida e simples,  estarem compatíveis aos padrões de segurança, como  por exemplo o mais rigoroso exigido para redes de meios de pagamento via cartão, o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS).

A solução ajuda os comerciantes, desde pequenas lojas e restaurantes independentes, até  franquias, colaborando na proteção de seus clientes contra roubos e fraudes, evitando assim  multas e penalidades. Tanto para o comércio quanto para as instituições financeiras que processam as transações de meios de pagamento com cartões, o TrustKeeper PCI Manager oferece uma visão única sobre o status dos seus clientes e o progresso do cumprimento com o PCI.

O TrustKeeper PCI Manager organiza todas as ações que o comércio precisa executar para se tornar em cumprimento  com as exigências do padrão e é adaptado às necessidades do comércio e do ambiente de processamento de pagamento.

Ele fornece lembretes contínuos da lista de tarefas, apresentando recomendações ao comerciante para resolver problemas dentro do contexto de auto-avaliação do PCI. O TrustKeeper PCI Manager também pode ajudar os comerciantes a aplicar “patches” de conformidade, por meio de produtos e serviços de segurança, incluindo firewalls e certificados SSL, para se proteger das vulnerabilidades, quando necessário, e atingir a conformidade aos padrões.
Por exemplo, se o comerciante descobre que precisa destruir um documento com números de cartões de crédito de uma maneira segura, o TrustKeeper PCI Manager acrescenta uma ação na lista “To do” da ferramenta, com sugestões sobre como abordar esse ponto de segurança. O comerciante então pode fazer um “check-off” ou “resolver” o item assim, que a tarefa estiver concluída, ajudando-o a cumprir com  os padrões de conformidade.

“Simplesmente não há nada na indústria como o “To do List” do TrustKeeper PCI Manager, que personaliza as questões de conformidade e oferece às pequenas empresas uma lista de ações que lhes permitem cumprir suas obrigações de conformidade”, disse Doug Klotnia, Vice-presidente executivo de serviços de pagamento da Trustwave.

“Sabemos que a maioria das pequenas empresas não tem profissionais de TI dedicados, eles estão focados no dia-a-dia e no funcionamento do negócio. Essa é uma solução de fácil utilização, para problemas complexos, permitindo que as organizações atuem imediatamente aos desafios do PCI e mantenham os seus adquirentes dentro dos requerimentos exigidos pelas bandeiras de cartões.”, continua o executivo.

“Com a disseminação do TrustKeeper PCI Manager, damos uma contribuição decisiva para um dos segmentos de negócios mais expressivos da América Latina, que são os pequenos estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, farmácias, postos de gasolina e pequenas empresas de serviço”, afirma Jarrett Benavidez, diretor geral da Trustwave para o Brasil e América Latina. “Normalmente esses comércios trabalham com poucos recursos humanos e os funcionários não estão focados em TI. A ferramenta traz o benefício de fácil utilização, treinamento e interatividade com o usuário. Além de agregar ao negócio um nível de segurança necessário para preservar a segurança da informação.

Lojas independentes e franqueados agora possuem uma ferramenta pronta que auxilia a instalação de programas de compilação para seus clientes e mantém a conformidade com  o padrão PCI. 

“O novo TrustKeeper PCI Manager da Trustwave traz a garantia de tranqüilidade e aumento da compilação de dados de nossos parceiros, ajudando-nos a oferecer uma experiência melhor para o nosso cliente”, relatou Christine Scappa, Vice Presidente Sênior de Soluções de Pagamento da Sage.

“TrustKeeper” acelera o processo de compilação ao mesmo tempo em que o simplifica. A nova lista de tarefas torna-se mais pessoal e de fácil resolução em caso de novas mudanças no PCI.”

O PCI DSS é um padrão de segurança criado pelas bandeiras e exigido para empresas que armazenam, processam ou transmitem dados do portador do cartão. A norma foi aprovada por todas as principais marcas de cartões, incluindo Visa, MasterCard Worldwide, Discover Network, American Express e JCB.

Disponibilidade de Produto e Globalização:

Entregue com segurança na nuvem, TrustKeeper Manager PCI está atualmente disponível sob demanda global, em 17 idiomas, com  suporte 24h por dia, todos os dias da semana, via e-mail e telefone.

Saiba mais sobre TrustKeeper Manager PCI no site da Trustwave: https://www.trustwave.com/trustkeeper-pci-manager.php

15 fevereiro 2012

Agora é oficial: Cataratas serão confirmadas entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza

Agora é oficial: Cataratas serão confirmadas entre 
as Novas Sete Maravilhas da Natureza 

Anúncio acontecerá no dia 22 de fevereiro, em Buenos Aires, e será feito pelo presidente da fundação suíça New Seven Wonders, Bernard Weber

As Cataratas do Iguaçu serão confirmadas, oficialmente, como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. O anúncio será feito pela fundação suíça New 7 Wonders, responsável pelo concurso, no dia 22 de fevereiro, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. A solenidade, aberta à imprensa, será às 18h local (17h no horário de Brasília). 

A organização é do Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas do Iguaçu, formado pela Itaipu Binacional, pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e pelo governo da Província de Misiones. O presidente da Fundação New 7 Wonders, Bernard Weber fará o anúncio oficial. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o ministro do Turismo argentino, Enrique Meyer, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, e o embaixador brasileiro na Argentina Enio Cordeiro estão entre as autoridades aguardadas no evento. 

“Já esperávamos o resultado, pois fizemos uma campanha apaixonante, que mobilizou brasileiros e argentinos para eleger as Cataratas”, diz Gilmar Piolla, coordenador da campanha Vote Cataratas e superintendente de Comunicação Social de Itaipu. Segundo Piolla, o evento será rápido, com jornalistas e autoridades, apenas para a fundação “nos comunicar o resultado oficial”. 

O resultado será comemorado com um grande evento popular em Foz. “Estamos preparando uma festa de consagração no dia 25 de maio no Gramadão de Itaipu, na Vila A”, antecipa. Os detalhes da programação estão sendo definidos.

Mensagens de celular
O resultado final da eleição da New 7 Wonders, anunciado em 11 de novembro,  era provisório, dependia da contagem dos votos por SMS de todas as candidaturas. O Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza na lista: a Amazônia também está entre as belezas eleitas. 

A consagração das Cataratas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza será celebrada em Foz do Iguaçu com um ato público. O evento, que recebe o nome de “Cataratas do Iguaçu New 7 Wonders Festival” deve reunir grandes nomes da música brasileira no Gramadão de Itaipu, na Vila A, de Foz do Iguaçu. 

Também estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza a Baía Ha Long, Vietnã; Jeju-do, Coreia do Sul; Komodo, Indonésia; Rio Subterrâneo de Porto Princesa, Filipinas; e Table Mountain (Montanha Mesa), África do Sul.

Histórico
A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza teve início em 2007, com a participação de 440 atrações de mais de 200 países e territórios. O Comitê Vote Cataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo. Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas em 2009.

A campanha Vote Cataratas foi abraçada por artistas, jornalistas, intelectuais e a imprensa de todo Brasil. Os craques do futebol Kaká e Messi gravaram vídeos pedindo votos para o cartão-postal brasileiro e argentino. 

Também foram feitas várias ações de mídia, como a travessia do alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa. Antes disso, o dirigível da Fundação New 7 Wonders fez um sobrevoo nas quedas. Essas imagens percorreram o mundo inteiro. O concurso foi feito nos mesmos moldes da disputa que consagrou, em 2007, o Cristo Redentor como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno criadas pelo homem.

Boeing Edge define novos padrões para serviços de aviação e suporte

O maior portfolio de serviços e suporte da indústria da aviação traz aos clientes vantagens únicas

A Boeing [NYSE: BA] anunciou hoje o lançamento do Boeing Edge, uma nova iniciativa com o foco em garantir vantagens únicas aos clientes da empresa em serviços de aviação comercial e suporte.

“Nenhuma outra companhia no mundo tem a abrangência e profundidade da Boeing em termos de conhecimento, inovação, comprometimento e integração de serviços, combinados à paixão da nossa equipe global”, afirma Lou Mancini, Vice-presidente Sênior da Boeing Commercial Aviation Services, durante Singapore Air Show. “Quando os clientes chegam à Boeing, eles não terão apenas apoio de nível internacional para seus negócios, eles estão ganhando uma vantagem crucial sobre a concorrência. Essa vantagem agora tem um nome: Boeing Edge.”

Os serviços de aviação comercial da Boeing agora são organizados em quatro capacidades principais – serviços de material, serviços de frota, serviços de voo e serviços de informação – em consonância com a maneira que os clientes da Boeing comandam seus negócios.

Por meio dessas características, a Boeing oferece aos seus clientes uma combinação poderosa de expertise, inovação e apoio durante o ciclo de vida de seus aviões, a fim de tirar o máximo de valor de suas frotas e operações. Ao combinar esses serviços e produtos com essas características, a Boeing fornecerá programas de serviços integrados que vão de encontro com as necessidades atuais e futuras de seus clientes, dando a eles a oportunidade de se diferenciarem em seus mercados.

O Boeing Edge é uma marca de serviço – uma extensão da marca Boeing – desenvolvida para posicionar melhor a diversidade e o valor da diversidade e valor do portfolio de serviços e suporte da empresa, que são os melhores do setor. “A marca Boeing é associada, em todo o mundo, à liderança no espaço aéreo,” afirma Rob Pollack, Vice-presidente de Posicionamento de Marca e Mercado da Boeing Commercial Airplanes. “O Boeing Edge nos dá uma plataforma para divulgarmos os serviços de suporte e apoio únicos que a Boeing entrega aos seus clientes todos os dias.”

Nos próximos 20 anos, a Boeing estima que o mercado global de serviços de aviação atinja US$ 2,3 tri. O Boeing Edge está afiando o foco da empresa para dar aos clientes de serviços de aviação todas as vantagens que precisam para ter sucesso em um meio com uma competitividade crescente.

Uma divisão da Boeing Commercial Airplanes, a Commercial Aviation Services (CAS), com seus 13 mil funcionários, ajuda os clientes a maximizar a vida útil de sua frota e operações, fornecendo uma vantagem competitiva em seus mercados. A Boeing oferece suporte global, sistemas eletrônicos de consulta, que permitem uma melhor manutenção e eficiência operacional, conversões de cargueiros, gestão de partes de inventário, modificações de aviões, treinamentos de pilotos, tripulação equipe de manutenção, produtos de navegação e soluções de gerenciamento de trafego aéreo. As subsidiárias incluem Aviall, AeroInfo, Continental DataGraphics, Inventory Locator Service e Jeppesen, e também as joint ventures Aviation Partners Boeing and Boeing Shanghai Aviation Services. Para mais informações, acesse: www.boeing.com/boeingedge. 

14 fevereiro 2012

A invasão dos VANTs: Veículos Aéreos Não Tripulados revolucionam o setor de mapeamento

A invasão dos VANTs: Veículos Aéreos Não Tripulados revolucionam o setor de mapeamento

Por Eduardo Freitas*

A indústria geoespacial vem experimentando várias mudanças nos últimos anos, com maior destaque para o sensoriamento remoto, que é a área responsável por gerar imagens da superfície terrestre a partir de plataformas móveis. Se há alguns anos existia uma separação muito clara entre imagens de satélites – com menor poder de detalhamento – e aerofotos – com maior resolução -, hoje existem várias áreas de sobreposição entre os produtos gerados e as aplicações das imagens obtidas por sensores remotos orbitais e aerotransportados.

Os satélites comerciais de altíssima resolução - com menos de 50 centímetros de detalhamento - invadiram uma área que, até recentemente, era apenas das imagens obtidas através de aviões. Por sua vez, a aerofotogrametria ampliou o leque de sensores, e hoje os veículos voam com equipamentos ópticos, radar e laser, obtendo uma vasta gama de imagens e de modelos digitais de terreno em três dimensões.

Agora, uma novidade que está alterando o jogo de forças no setor de sensoriamento remoto é a invasão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), equipamentos com baixíssimo custo – em relação à aerofotogrametria – que podem gerar produtos muito próximos dos obtidos através de métodos clássicos de levantamentos. Por outro lado, os VANTs ainda carecem de uma legislação clara para a execução de voos sobre áreas habitadas para mapeamento rural e urbano.

Resposta rápida a desastres
Além do mapeamento em si, os VANTs podem ser muito úteis na resposta a desastres naturais e acidentes, já que possibilitam uma agilidade que não é encontrada no uso de aviões e na programação de imageamento por satélites. Empresas brasileiras já possuem projetos e equipamentos que poderiam contribuir em aspectos relacionados a acidentes que resultam no derramamento de óleo no mar ou em resposta a deslizamentos de terra.

Hoje, existem várias opções de VANTs, com distintas autonomias de voo, que poderiam se encaixar em diferentes missões, desde a detecção de manchas de óleo no oceano e sua evolução, até o rastreamento e identificação das praias do litoral em risco de serem afetadas. O sobrevoo a áreas com deslizamentos de terra também pode ser feito com agilidade para a resposta rápida a emergências.

Os satélites com sensores ópticos, por exemplo, ficam limitados em relação à presença de nuvens na região, o que requer o uso de imagens radar. Já os VANTs não sofrem com isso, pois voam abaixo das nuvens. Outra diferença é em relação ao custo operacional e humano, pois operar um avião não tripulado custa menos, além de não expor a tripulação a riscos.

Outra área na qual os VANTs já são amplamente utilizados é a segurança. A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, usa veículos não tripulados para a detecção de diversos tipos de crimes ambientais. Em 2011, o governo brasileiro criou o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados e Robôs Táticos Móveis, com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades. Os VANTs vão desempenhar funções estratégicas na captura de informações, que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército.

Restrições
Mas um VANT não é um simples aeromodelo. Antes de se fazer um levantamento é preciso obter uma autorização Notam, emitida pelos órgãos da Aviação Civil e Militar, avisando que será feito um sobrevoo a um determinado local. Além disso, esses locais não podem ser densamente habitados, o que tem sido um empecilho para o mercado com foco em segurança.

Existem, em todo o mundo, vastas pesquisas e desenvolvimentos sobre VANTs, baseadas em diversos tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros e dirigíveis. Esse tipo de aparelho possui um grande campo de aplicação, podendo ser empregado no monitoramento e estudo de florestas e regiões de interesse ecológico, em levantamentos de áreas rurais de aspectos agropecuários. Também pode auxiliar na medição da composição do ar e de níveis de poluição e sua dispersão em centros urbanos e industriais. Além disso, serve para a inspeção de grandes estruturas, levantamento de ocupação urbana e prospecção topográfica, mineral e arqueológica.

Espera-se, para os próximos anos, uma presença cada vez maior de VANTs nas áreas de mapeamento, defesa, inteligência e segurança, o que não significa que o uso das fotos obtidas com aviões e imagens de satélites estejam em declínio. Com maior oferta de produtos, a aerofotogrametria se moderniza e fornece imagens cada vez melhores. Os satélites também aumentam cada vez mais a resolução e geram imagens com mais opções de detalhamento e revisita. As tecnologias estão se complementando, com algumas áreas de sobreposição, mas cada uma com sua especificidade e área de aplicação.

* Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em SIG, editor do portal e revista MundoGEO e coordenador técnico do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica

A indústria geoespacial vem experimentando várias mudanças nos últimos anos, com maior destaque para o sensoriamento remoto, que é a área responsável por gerar imagens da superfície terrestre a partir de plataformas móveis. Se há alguns anos existia uma separação muito clara entre imagens de satélites – com menor poder de detalhamento – e aerofotos – com maior resolução -, hoje existem várias áreas de sobreposição entre os produtos gerados e as aplicações das imagens obtidas por sensores remotos orbitais e aerotransportados.

Os satélites comerciais de altíssima resolução - com menos de 50 centímetros de detalhamento - invadiram uma área que, até recentemente, era apenas das imagens obtidas através de aviões. Por sua vez, a aerofotogrametria ampliou o leque de sensores, e hoje os veículos voam com equipamentos ópticos, radar e laser, obtendo uma vasta gama de imagens e de modelos digitais de terreno em três dimensões.

Agora, uma novidade que está alterando o jogo de forças no setor de sensoriamento remoto é a invasão dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), equipamentos com baixíssimo custo – em relação à aerofotogrametria – que podem gerar produtos muito próximos dos obtidos através de métodos clássicos de levantamentos. Por outro lado, os VANTs ainda carecem de uma legislação clara para a execução de voos sobre áreas habitadas para mapeamento rural e urbano.

Resposta rápida a desastres

Além do mapeamento em si, os VANTs podem ser muito úteis na resposta a desastres naturais e acidentes, já que possibilitam uma agilidade que não é encontrada no uso de aviões e na programação de imageamento por satélites. Empresas brasileiras já possuem projetos e equipamentos que poderiam contribuir em aspectos relacionados a acidentes que resultam no derramamento de óleo no mar ou em resposta a deslizamentos de terra.

Hoje, existem várias opções de VANTs, com distintas autonomias de voo, que poderiam se encaixar em diferentes missões, desde a detecção de manchas de óleo no oceano e sua evolução, até o rastreamento e identificação das praias do litoral em risco de serem afetadas. O sobrevoo a áreas com deslizamentos de terra também pode ser feito com agilidade para a resposta rápida a emergências.

Os satélites com sensores ópticos, por exemplo, ficam limitados em relação à presença de nuvens na região, o que requer o uso de imagens radar. Já os VANTs não sofrem com isso, pois voam abaixo das nuvens. Outra diferença é em relação ao custo operacional e humano, pois operar um avião não tripulado custa menos, além de não expor a tripulação a riscos.

Outra área na qual os VANTs já são amplamente utilizados é a segurança. A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, usa veículos não tripulados para a detecção de diversos tipos de crimes ambientais. Em 2011, o governo brasileiro criou o Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos Não Tripulados e Robôs Táticos Móveis, com o objetivo de desenvolver um sistema de segurança nas fronteiras da Amazônia e monitorar o meio ambiente.

Os resultados esperados do projeto, que tem previsão de quatro anos de duração, deixarão o Amazonas numa condição favorável em relação ao controle das fronteiras, uma vez que, nesses locais, ocorrem com frequência o tráfico de drogas, guerrilhas, dentre outras atividades. Os VANTs vão desempenhar funções estratégicas na captura de informações, que posteriormente serão processadas e encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Federal e o Exército.

Restrições

Mas um VANT não é um simples aeromodelo. Antes de se fazer um levantamento é preciso obter uma autorização Notam, emitida pelos órgãos da Aviação Civil e Militar, avisando que será feito um sobrevoo a um determinado local. Além disso, esses locais não podem ser densamente habitados, o que tem sido um empecilho para o mercado com foco em segurança.

Existem, em todo o mundo, vastas pesquisas e desenvolvimentos sobre VANTs, baseadas em diversos tipos de aeronaves, como aviões, helicópteros e dirigíveis. Esse tipo de aparelho possui um grande campo de aplicação, podendo ser empregado no monitoramento e estudo de florestas e regiões de interesse ecológico, em levantamentos de áreas rurais de aspectos agropecuários. Também pode auxiliar na medição da composição do ar e de níveis de poluição e sua dispersão em centros urbanos e industriais. Além disso, serve para a inspeção de grandes estruturas, levantamento de ocupação urbana e prospecção topográfica, mineral e arqueológica.

Espera-se, para os próximos anos, uma presença cada vez maior de VANTs nas áreas de mapeamento, defesa, inteligência e segurança, o que não significa que o uso das fotos obtidas com aviões e imagens de satélites estejam em declínio. Com maior oferta de produtos, a aerofotogrametria se moderniza e fornece imagens cada vez melhores. Os satélites também aumentam cada vez mais a resolução e geram imagens com mais opções de detalhamento e revisita. As tecnologias estão se complementando, com algumas áreas de sobreposição, mas cada uma com sua especificidade e área de aplicação.

* Eduardo Freitas é engenheiro cartógrafo, técnico em edificações, mestrando em SIG, editor do portal e revista MundoGEO e coordenador técnico do evento MundoGEO#Connect LatinAmerica
Serviço
MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012
Data: 29 a 31 de maio de 2012 
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo (SP). Clique aqui para ver a localização no mapa
Informações e inscrições: http://mundogeoconnect.com


O evento tem o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG), Embrapa Monitoramento por Satélite, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Prefeitura de São Paulo, além do suporte internacional do Consórcio Geoespacial Aberto (OGC), Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS) e Associação de Tecnologia e Informação Geoespacial (Gita). 
 
O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 conta com o patrocínio Diamante das empresas:
· Santiago & Cintra Geo-tecnologias, representante da Trimble, Topcon, Faro e Optech;  
· Furtado Schmidt, que representa no Brasil as marcas Garmin, Nikon e Spectra Precision;  
· Hexagon, um dos grupos mais importantes do setor de metrologia e detentora da Leica Geosystems, Erdas, Intergraph e recentemente da brasileira Sisgraph; 
· Alezi Teodolini, representante da Ashtech e Datageosis.