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02 maio 2013

Índice de Vendas nos Supermercados aponta aumento de 6,5% no primeiro trimestre de 2013


O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE) apontou que no conceito de mesmas lojas (as que estão em operação no tempo mínimo de 12 meses) houve elevação de 6,5% nas vendas no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2012. Quando compara-se março de 2013 com março de 2012, o crescimento foi de 12%. No comparativo março e fevereiro deste ano, o aumento foi de 18,1%. As vendas de produtos de Páscoa, em março, contribuíram significativamente para o bom desempenho do setor. Esta é a segunda melhor data para as vendas do setor supermercadista. 

No conceito de todas as lojas (as que foram criadas durante o período pesquisado), a elevação em março foi de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação a fevereiro de 2013, as vendas tiveram alta de 18,65%. No acumulado de janeiro a março, contra o mesmo período do ano anterior, a elevação foi de 7,18%.

O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados - IPS) no conceito de mesmas lojas, a elevação foi de 17,95% em março, na comparação com fevereiro. No comparativo anual (março de 2013 contra março de 2012), o aumento neste ano foi de 5,77%. No acumulado de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 0,77%. No conceito de todas lojas, houve elevação de 6,76% em março em relação a março de 2012. Na comparação mensal, o aumento foi de 18,50% em março, quando comparado a fevereiro. No acumulado de janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, a elevação foi de 1,43%.

O Faturamento Nominal dos Supermercados no estado de São Paulo registrou, em março deste ano no conceito mesmas lojas, alta 19,39% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparando março a fevereiro deste ano, a elevação foi de 18,66%. De janeiro a março de 2013 o aumento atinge a marca de 13,27%, quando comparado ao mesmo período de 2012. No conceito de todas lojas, a elevação em março de 2013 (quando comparado ao ano anterior) foi de 20,51%. Quando compara-se março com fevereiro, a alta foi de 19,21%. No acumulado de janeiro a março contra o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 14%.

“Os resultados verificados no primeiro trimestre do ano apontam para crescimento real de 6,5%, despontando como um desempenho favorável em relação a 2012. Este número está acima da expectativa de crescimento para 2013, que é de 5% em relação a 2012”, ressalta Rodrigo Mariano, gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS). 

Segundo Mariano, a associação irá acompanhar os próximos meses para verificar se esta aceleração do crescimento do setor supermercadista se sustentará. Para 2013, o crescimento projetado para os supermercados no estado de São Paulo é de 5% em relação a 2012. “E este resultado está relacionado ao comportamento das variáveis de emprego e renda, que contribuem de maneira expressiva para o desempenho das vendas do setor”, conclui.
  
Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

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