Em todas as
cantinas do Grupo Lufthansa, em Frankfurt, Munique, Hamburgo, Colônia e Bremen,
desde o começo de julho, vem sendo implantado gradualmente o chamado
“KliimaTeller”, um programa que oferece aos funcionários todas as
quartas-feiras pratos principais tidos como amigos do meio ambiente. Como
resultado, as emissões por prato em cada localidade foram reduzidas em cerca de
30% e algo em torno de 5,5 toneladas de CO2 estão sendo poupadas. A LZ-Catering
GmbH, uma subsidiária da Lufthansa, que entre outras coisas opera as cantinas
do grupo, se envolveu diretamente no “KlimaTeller” em julho do ano passado e,
desde então, vem oferecendo refeições ecologicamente corretas em duas unidades
da Lufthansa Technik em Hamburgo toda quarta-feira. Agora o compromisso com o
meio ambiente está sendo expandido para as cantinas de outras localidades.
Nos dias de
promoção, mais de 26 mil pessoas podem experimentar os pratos feitos com frango
ou peru, as opção vegetarianas e uma série de alternativas preparadas com
peixes pescados de maneira sustentável em lagos e no mar. Karlheinz Haag,
diretor de Conceitos Ambientais do Grupo Lufthansa, disse que a dieta
“KlimaTeller” mostra o quanto é importante fazer alguma coisa pelo meio
ambiente e pelo clima, mesmo que sejam pequenos passos. “E ainda vimos que é
possível fazer algo positivo para a saúde de cada um de nós com refeições boas
e saborososas, de forma que todos só podem dar boas vindas à iniciativa.
A indústria
pecuária, com uma quota de aproximadamente 18%, produz tantos gases de efeito
estufa quanto o setor de transporte, e muitas vezes mais a quota de 2,46 de
emissões de CO2 computadas pelo tráfego aéreo global. A maior parte é causada
por um pequeno leque de produtos. Carne vermelha e derivados do leite, com uma
quantidade de gordura de mais de 15%, dá uma contribuição negativa para os
gases de efeito estufa graças à particular elevada quantidade de carbono
equivalente.
O
“KlimaTeller” foi introduzido em junho de 2011 por Verein Greenflux com o
objetivo de informar sobre a conexão entre dieta alimentar e mudança climática,
buscando a partir daí ativamente proteger o clima. Mais informações em http://www.lufthansagroup.com/responsibility
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