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29 outubro 2013

Preço dos panetones acompanha a inflação

De acordo com a APAS, a elevação no preço do trigo também impacta diretamente na comercialização do produto

A dois meses do Natal, os supermercados do Estado de São Paulo já dispõem de uma grande variedade de panetones nas gôndolas e, neste cenário, as vendas registradas até o momento já superam os índices do mesmo período do ano passado. Por este motivo, a expectativa é que, neste ano, haja um crescimento de até 10% na produção.

“O consumo de panetone no Brasil vem crescendo ano a ano. Diante do aumento na demanda, as empresas começam a disponibilizar cada vez mais cedo o produto”, afirma o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano.

A estratégia para os próximos meses é aproveitar a grande procura para incrementar as vendas deste item nos supermercados. No que diz respeito aos reflexos para o bolso do consumidor, o aumento nos preços dos insumos - principalmente aqueles que são negociados no mercado internacional e foram impactados pela alta do dólar nos últimos meses, como por exemplo, o trigo – deve elevar em cerca de 6% o preço dos panetones.

Entretanto, o cenário acima é pautado no ápice da elevação da moeda norte-americana, que ocorreu em junho deste ano. “No atual momento, a queda no valor do dólar trará um efeito positivo, porém, não muito relevante. O aumento verificado na moeda norte-americana nos últimos meses elevou a cotação de alguns produtos, entretanto, desde o inicio, a alta foi gradual e acabou não sendo repassada de maneira imediata e total para os produtos. Portanto, o cenário que engloba uma maior estabilidade do dólar resulta também em preços mais estáveis ao longo dos próximos meses, não impactando de forma considerável no bolso do consumidor para a compra de itens para as festas de fim de ano”, conclui Mariano.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1,2 mil associados, que somam 2,7 mil lojas.

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