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30 outubro 2013

Vistorias veiculares evitam R$ 1,13 milhões de prejuízo ao consumidor em setembro

Cerca de R$ 123,7 mil do total referem-se à restrição de KM,
Histórico de Leilão e de Recall

Uma economia de R$ 1.137.930,00. Este foi o total que a Checkauto – empresa do Grupo DEKRA Brasil, líder mundial em inspeções e vistorias – impediu de perdas ao consumidor em setembro. O montante de prejuízos evitados no período considera três fatores preponderantes na avaliação das restrições em veículos e que ocasionam perdas ao bolso do cliente: “Adulteração de Quilometragem”, “Histórico de Leilão” e “Recall”.

Luís Neca, gerente da Checkauto, explica que as ocorrências com relação à adulteração de hodômetros têm sido um dos principais pontos de alerta no mercado, e atenta para realização da vistoria antes da compra de um usado. “Um veículo pode ter sua quilometragem adulterada facilmente. Isso normalmente acontece com os bens que já possuem maior tempo de uso. Por consequência, quem opta por adquirir um carro sem verificar esse item, corre o risco de pagar uma conta absurda no final”, afirma o gerente.

Segundo levantamento realizado pela Checkauto, em setembro, do total de consultas realizadas pela companhia, 1,78% apresentou informação relacionada à adulteração de quilometragem. “Ainda é preciso fazer um trabalho profundo para conscientizar o consumidor brasileiro sobre esse problema, e minimizar os riscos que ele corre ao fazer uma compra sem verificar a restrição. O mercado precisa ser melhor abastecido com informações a respeito do problema, sabendo, inclusive, que a prática é crime”, ressalta Neca.

As restrições “Histórico de Leilão” e “Histórico de Recall”, preponderantes para aquisição do bem, também foram apontadas como fatores de risco para o consumidor, de acordo com o executivo da Checkauto. “Do total de consultas realizadas pela Checkauto 8,42% vieram com a informação ‘Histórico de Leilão’ o que não necessariamente implica num mau negócio. Geralmente, o consumidor brasileiro desmerece automaticamente qualquer automóvel que já tenha passado por leilão, porém é importante não generalizar, já que vários bens comercializados por este canal estão em bom estado. Mas como o veículo adquirido em leilão é vendido no estado em que se encontra, é imprescindível que ele passe por uma avaliação técnica antes de ser comprado”, esclarece.

Com relação às consultas de “Histórico de Recall”, trata-se de um assunto ainda desconhecido por parte da população. Poucos sabem, na verdade, quando o veículo deve/deveria ter passado pelo chamado da montadora. “A falta de informação mostra o quanto poucos modelos seguiram a orientação da fabricante, o que pode trazer problemas sérios”, alerta Neca.

O Dossiê Veicular Checkauto traz informações positivas e negativas de um determinado automóvel, dentre elas, problemas administrativos, tributários e judiciais; ocorrências de roubo e furto; existência de multas; históricos de quilometragem; acidentes; sinistro; recall; decodificador de chassi (tecnologia que verifica se o chassi informado realmente confere com a base do Denatran ou Detran); duplicidade de motor; registro do veículo; licenciamento e emplacamento; precificação; garantia de procedência; e inspeção veicular.

A Checkauto é um sistema que utiliza diversos bancos de dados públicos e privados, que permitem uma negociação muito mais justa e transparente para os dois lados envolvidos na compra e venda de um veículo.


A companhia já efetuou mais de nove milhões de consultas, possui mais de 80 milhões de registros veiculares e conta com mais de 70 mil usuários cadastrados. “Por este motivo, a empresa consegue ser um termômetro de como estão sendo vendidos / comprados os automóveis usados e seminovos no Brasil”, conclui o executivo.

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