"Ninguém
consegue ficar 100% concentrado por longos períodos ao lidar com o carro e as
situações do trânsito. E, às vezes, apenas um instante de desatenção é o
suficiente para causar acidentes. É exatamente por isso que eu apoio o uso de
sistemas inteligentes de assistência para automóveis de passeio", comentou
Michael Schumacher sobre o Intelligent Drive. O campeão mundial e recordista da
Fórmula 1 tem apoiado projetos de segurança do trânsito há muitos anos.
"Sistemas de assistência nunca se distraem nem ficam cansados. Eles não
perdem a rapidez de reação e podem salvar vidas."
"Com
o Mercedes-Benz Intelligent Drive, entramos em uma era de segurança ativa e,
mais uma vez, reafirmamos nosso posicionamento como pioneiros na
segurança", declarou Jochen Hermann, engenheiro chefe responsável pelos
sistemas de assistência e segurança ativa da Mercedes-Benz. "Evitar
acidentes e minimizar suas consequências: este é o modo holístico de agir que
integra a filosofia de segurança da Mercedes-Benz, chamada pela empresa, em seu
todo, de 'Real Life Safety' (segurança na vida real)."
A
Mercedes-Benz segue esta estratégia consistentemente na Classe C, que traz
vários novos sistemas de assistência e funções significativamente ampliadas. O
conforto e a segurança foram elevados ao mesmo tempo. As novas funções utilizam
um mesmo sistema de sensores - uma nova câmera estéreo e sensores por radar
multiestágio.
Schumacher
e Hermann discutiram intensamente a filosofia por trás dos sistemas. Com que
rapidez e por quanto tempo o aviso visual deve ser dado? Qual intensidade deve
ter um alerta sonoro? Em que ponto deve começar a intervenção dos sistemas de
direção ou frenagem automáticos? O foco central dos testes feitos por
Schumacher com a Classe C foi centrado nos sistemas de assistência, tais como:
· COLLISION
PREVENTION ASSIST PLUS. Em velocidades acima de 30 km/h, ele emite
um alerta visual caso a distância entre o carro e o veículo à frente fique
muito pequena, com um alerta acústico adicional a 7 km/h ou mais se houver
risco de colisão, além de contar com uma função de assistência adaptativa de
frenagem que, dependendo da situação, pode aumentar a força dos freios se o
motorista não estiver freando suficientemente forte. Pela primeira vez em um
sistema produzido em série, caso o motorista não reaja, a colisão com veículos
mais lentos ou parados à frente pode ser evitada em velocidade de até 200 km/h,
ou pelo menos minimizada por meio da frenagem parcial automática e autônoma. O
sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50
km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.
· O DISTRONIC
PLUS com Steering Assist (assistência de direção) and Stop&Go Pilot
(piloto automático para-e-anda) auxilia o motorista a manter uma distância
correta mesmo no para-e-anda do tráfego. A assistência de direção é um novo
item e ajuda o motorista no controle lateral do veículo, mesmo em pistas
levemente inclinadas, além de oferecer uma função específica para seguir o carro
da frente nos engarrafamentos.
· O freio
PRE-SAFE proporciona frenagens autônomas no caso de ausência de reação
do condutor. Em situações urbanas típicas, pode evitar colisões com pedestres
ou veículos parados até velocidades de aproximadamente 50 km/h ou, em
velocidade de até 70 km/h, reduzir o impacto dessas colisões.
· O Brake
Assist PLUS com Cross-Traffic Assist (assistente de cruzamento)
pode, dependendo da situação, aumentar a força aplicada pelo motorista nos
freios, caso necessário chegando até uma frenagem a plena força e, pela
primeira vez, reagir também ao tráfego ou pedestres que cruzam à frente do
veículo.
· O Active
Blind Spot Assist emite um alerta visual e, se o pisca-pisca estiver
ativado, um sinal acústico quando houver algum veículo no ponto cego do
veículo. Ele pode evitar uma potencial colisão lateral aplicando os freios de
um só lado no último instante.
· O Active
Lane Keeping Assist (assistente ativo de manutenção de faixa) alerta para
mudanças não intencionais de faixa por meio de vibrações no volante. Caso o
veículo cruze a linha de demarcação, ele corrige o posicionamento com a
frenagem unilateral. A frenagem unilateral também é aplicada se o veículo
cruzar a faixa demarcatória e, na faixa vizinha, houver carros vindo em sentido
contrário, ultrapassando ou sendo ultrapassados.
"O
que considero muito bom é que não é mais preciso comprar uma Classe S para ter
os sistemas mais modernos. Em vez disso, a Mercedes-Benz está rapidamente
tornando esta tecnologia acessível para muitos motoristas, como agora na nova
Classe C ou com o COLLISION PREVENTION ASSIST disponível até mesmo no Classe A.
Esta é uma iniciativa que temos que aplaudir - a segurança tem que ser disponibilizada
para todos", afirmou Schumacher ao concluir os testes.
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