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06 março 2014

Mulheres também marcam presença no universo cervejeiro

Rótulos importados e artesanais impulsionam presença da mulher no mercado

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no próximo sábado, 8 de março, a beer sommelier Vivian Balsinelli do Beer Rock Club traça um panorama sobre a relação da mulher com a cerveja destacando preferências e estatísticas de consumo.

Segundo a Mestre em Estilo de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil, a relação da cerveja com a mulher está mudando. “As cervejarias e agências de publicidade começaram a vê-las mais como consumidoras, como realmente são, do que como objeto de conquista para o homem que consome determinada marca.

Até porque quem está mais presente nos pontos de venda é a mulher, que consequentemente, faz a escolha da cerveja”, explica Vivian.

Para ela, a proliferação dos rótulos importados e artesanais é um dos fatores que impulsiona a introdução da mulher no mercado cervejeiro, já que elas conseguem captar detalhes que, geralmente, os homens não percebem quando ainda não estão habituados ao mundo das cervejas especiais.

“Segundo a ABS (Associação Brasileira de Sommelier), houve um aumento de 24% no número de alunas, só no último ano. De acordo com o IBGE, os homens ainda bebem cerveja cinco vezes mais do que as mulheres e, apesar de não existir uma cerveja específica para homem e outra para mulher, há um comportamento diferente em relação ao consumo”, comenta a beer sommelier.

Como as mulheres têm um comportamento menos “agressivo” no consumo da cerveja, elas preferem beber menos e melhor, buscando mais qualidade do que quantidade.

Quando a mulher começa a beber cervejas especiais, geralmente prefere as mais frutadas, adocicadas e cítricas, como as Fruit Lambic, Weiss e Witbier. Conforme vai treinando seu paladar, experimenta as mais fortes e com amargor acentuado, como uma Stout, até chegar a uma IPA (India Pale Ale), que possui um amargor muito intenso proveniente do lúpulo.

Sobre o Beer Rock Club
Criado por Roberto Maia, Carlos Alves Jr. e Vivian Balsinelli, é uma confraria itinerante de cervejas especiais que reúne cerca de 30 pessoas para degustação de até 5 rótulos especiais. A cada mês, a edição pode ser realizada em um local diferente e o formato inclui explicações sobre a história da cerveja e os rótulos em degustação com intervenções sobre a música que permeia a análise sensorial da bebida. 

Serviço:

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