PATROCINADOR

23 abril 2015

F-Secure lança solução gratuita que melhora desempenho e velocidade de PCs e dispositivos móveis

Disponível inicialmente para Android e Windows, solução evita trocas desnecessárias de aparelhos, gerando economia e combatendo a proliferação de lixo tecnológico


A F-Secure, empresa especializada em segurança e privacidade digital, acaba de lançar o F-Secure Booster, um app freemium -- nas versões free e premium -- que ajuda as pessoas a ajustarem seus dispositivos novos e antigos de forma a melhorar seu desempenho e se tornar mais durável. "Baterias fracas, operações lentas e manutenções demoradas fazem com que os usuários queiram substituir seus dispositivos, mas comprar novos aparelhos nem sempre é a saída, além de ser bem mais caro", dizLeandro Hernandez, Vice-presidente da F-Secure para América Latina.

O F-Secure Booster ajuda as pessoas a evitarem esses upgrades desnecessários, localizando e reparando danos por desgaste. Remove o lixo que se acumula em computadores e dispositivos móveis durante o uso diário. Vários desses problemas são pequenos demais para atraírem a atenção, mas quando se acumulam ao longo do tempo podem causar lentidão e instabilidade nos computadores.

Ele cuida das manutenções difíceis e demoradas, como a limpeza de arquivos não utilizados que os programas criam para uso temporário, além de atualizar programas e drivers e ajustar processos que esgotam a vida das baterias de smartphones e laptops. O software gerencia programas “bloatware” – tipo de software que incha o sistema e compromete o desempenho do computador – potencialmente indesejáveis que vêm pré-instalados em vários celulares e outros dispositivos mais novos. Essas pequenas ineficiências usam memória e espaço no disco, de forma que ao se livrarem desse desperdício os usuários conseguem mais espaço de armazenamento, baterias mais duráveis e um melhor desempenho geral da máquina. 

Vulnerabilidades de programas antigos

A nova solução também melhora a segurança ao minimizar riscos causados pela falta de manutenção nos sistemas. “A maioria esmagadora dos cyber ataques tentam explorar vulnerabilidades em programas antigos, uma vez que os invasores sabem que manter tudo atualizado gasta tempo demais para a maioria das pessoas. O F-Secure Booster cuida disso de forma que as pessoas não precisem se preocupar mais, disse Samu Konttinen, Vice-presidente executivo de Consumer Security da F-Secure.

O executivo alerta que apesar de computadores e telefones serem frequentemente chamados de dispositivos inteligentes, eles realizam pouquíssimas manutenções sozinhos, o que reduz significativamente sua vida útil efetiva. “Os celulares e computadores atuais são realmente construídos para serem melhores do que nunca e durar por vários anos de trabalho. É hora de fazermos um uso mais consciente desses dispositivos”.

O Gartner calcula que os fabricantes vão lançar 2,5 bilhões de computadores, celulares, tablets e dispositivos similares em 2015. Ele também estima que os preços dos PCs sofrerão aumento, uma vez que os fabricantes se movimentam para proteger suas margens de lucro, tornando os upgrades mais caros do que eram no passado (*). 

O F-Secure Booster está atualmente disponível para dispositivos Android e Windows PCs, em versões gratuitas e premium, sendo que a versão premium oferece funções mais avançadas, como atualização automática de software e outros recursos que mantêm os dispositivos rodando com rapidez e eficiência. A versão Windows PC se encontra disponível no site da F-Secure, e a oferta para Android está disponível através do Google Play.

Nenhum comentário: