PATROCINADOR

14 junho 2015

Cazuza, pro dia nascer feliz, no Memorial da América Latina

(Musical sobre a vida e a obra do artista será dia 26 de junho, com entrada gratuita)

Mais de 200 mil pessoas, em 13 cidades brasileiras, viram o espetáculo teatral que revive a polêmica e conturbada carreira do músico que morreu prematuramente em 1990, aos 32 anos.  Com direção de João Fonseca e escrita por Aloisio de Abreu, a montagem traz como destaque o músico e ator Emílio Dantas, que faz o papel de Cazuza, explorando com precisão as diferentes facetas e nuances da personalidade do cantor e compositor carioca, ao lado de um elenco com intérpretes que dão vida a personagens que gravitaram no universo do artista.
A trilha sonora reúne os maiores clássicos do astro do rock nacional, entre os quais Brasil, Codinome Beija-Flor, Exagerado, Faz parte do meu show, Ideologia e, claro, Pro dia Nascer feliz. Uma banda, que toca ao vivo, faz os acompanhamentos. O espetáculo tem duração de 1h30, com classificação etária acima de 14 anos.

O autor Aloisio de Abreu conta que criou a estrutura dramática do espetáculo a partir de entrevistas com pessoas das relações de Cazuza. Curiosamente, não conhecia o artista, embora frequentassem os mesmos lugares. “Mas, sempre tive profunda identificação com a obra dele, que tem um quê de crônica da nossa época, revelando de forma rasgada comportamentos típicos dos jovens que todos éramos nos anos oitenta”.

A pesquisa final indicou que Abreu teria que contar a história de forma ágil, levando em conta que a vida do personagem foi curta e ao mesmo tempo, muito intensa. Assim, desenvolveu o texto a partir de passagens pontuais na trajetória artística e do artista: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momento em que resolve cantar, montar uma banda, se profissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença, a urgência poética no fim das forças.

SERVIÇO

“Cazuza, pro dia nascer feliz, o musical”
Dia 26 de junho, a partir de 20h
Praça Cívica do Memorial da América Latina
Portões 1, 2, 5 e 6 (Metrô Barra Funda)
GRÁTIS
Estacionamentos: Portões 4, 8 e 15, preços populares
Classificação etária: acima de 14 anos.

Nenhum comentário: