PATROCINADOR

28 abril 2016

INSIDE 3D PRINTING 2016 reuniu cerca de dois mil visitantes

Nos dois dias de evento, mais de 30 marcas expositoras puderam mostrar ao público suas soluções em impressão 3D destinadas aos mais variados segmentos

A terceira edição da INSIDE 3D PRINTING, a versão brasileira da maior feira mundial do segmento de impressão 3D, realizado nos dias 4 e 5 de abril, em São Paulo, obteve saldo positivo. Nos dois dias, o evento recebeu a visita de cerca de dois mil profissionais, entre congressistas e visitantes, que tiveram acesso às novidades dos principais fabricantes – nacionais e internacionais - de impressoras 3D e suprimentos.

Assim como nas edições anteriores, a INSIDE 3D PRINTING também promoveu um congresso com palestras e debates que contaram com a participação dos principais profissionais do setor no mundo. Um dos destaques desta edição foi a realização de uma mesa redonda com representantes de grandes empresas do setor metálico sobre manufatura aditiva de metais e a utilização de pó metálico na impressão 3D.

A mesa, que foi liderada por Jorge Vicente Lopes da Silva, chefe da divisão de tecnologias tridimensionais do CTI-Renato Ercher, contou com a participação de empresas como as alemãs Concept Laser GmbH, EOS GmbH e SLM Solutions GmbH; as suécas Arcam AB e Höganäs AB; além da inglesa Renishaw plc.

De acordo com Bene Padovani, consultor em manufatura aditiva e apoiador da INSIDE 3D PRINTING no Brasil, a inovação tem sido a palavra chave para o sucesso do evento nestas três edições. “O evento oferece soluções eficazes e inovadoras para mercados variados, com custo de produção atrativos e investimentos compatíveis com todos os perfis de empresas. Estes argumentos ajudam a explicar o crescimento do setor nos últimos anos”, afirma o executivo.

Para Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora
do evento, a iniciativa já se consolidou como o principal acontecimento do segmento de impressão 3D na América do Sul. “Empresários do mundo todo tem a possibilidade de ver os produtos que são tendência no mercado e, mais do que isso, podem se capacitar com conteúdo altamente qualificado”, comenta a executiva.

A quarta edição da INSIDE 3D PRINTING já tem data marcada: maio de 2017, em São Paulo.

O evento na visão dos expositores

A edição deste ano da INSIDE 3D PRINTING contou com a participação de empresas nacionais e internacionais, com produtos e soluções destinadas às mais variadas aplicações. A Fast Parts, maior prestadora de serviços de prototipagem do Brasil, foi uma das marcas expositoras. De acordo com Paulo Uematsu, representante da empresa em São Paulo, o evento deste ano surpreendeu positivamente. “O país vive um momento complicado na economia. Mesmo assim, a feira esteve cheia o tempo todo. Fizemos muitos orçamentos para empresários de vários estados”, afirma Uematsu.

Já a Sethi 3D, fabricante de impressoras 3D e vendedora de insumos destinados a este segmento, esteve no evento para fazer o pré-lançamento da impressora modelo SLA-DLP. “Podemos dizer que 98% dos visitantes que nos procuraram sabiam o que queriam para o seu negócio. Estamos muito satisfeitos com a nossa participação. Pretendemos voltar no ano que vem”, comenta Sérgio Caminitti, representante da empresa.

Pela primeira vez no evento, a SLM Solutions, uma das empresas patrocinadoras do evento, veio para esta edição ano com um objetivo claro: fazer relacionamento. Estas foram as palavras de Welodimer Neustädter Jr., diretor da Infocus Laser Systems, representante da SLM no Brasil. A feira se mostrou para nós como uma facilitadora de contatos, colocando frente a frente quem quer comprar e vender”, explica o executivo.

A 3D Cloner, fabricante de impressoras 3D e insumos, foi representada por sua distribuidora exclusiva, E. Tech Brasil. Segundo Wesley Melo, diretor de suporte da empresa, a força da INSIDE 3D PRINTING este ano provou que o a impressão 3D, de uma vez por todas, é uma realidade. “A tecnologia chegou e veio para ficar. No entanto, é necessário expandirmos o mercado, difundir a tecnologia para a comunidade acadêmica e o público em geral”. E completa: “Aqui no evento conseguimos dar suporte aos clientes, especialmente os de fora de São Paulo”, finaliza o executivo.

Já a gerente da Materialise, empresa que fabrica softwares para impressão 3D destinados à indústria, Paula Magalhães, conta que recebeu no estande da empresa profissionais com os mais variados perfis. “A maioria dos visitantes com os quais conversei estão começando no segmento. Isso demonstra a evolução deste mercado, especialmente nas pequenas empresas”, afirma a gerente.

Nenhum comentário: