PATROCINADOR

01 maio 2010

Rally Principe de Asturias começa nesta sexta-feira (30)

Piloto baiano Daniel Oliveira está empolgado com a velocidade da prova: "Chegamos a 200 km/h!"

Após as duas etapas disputadas na América do Sul, realizadas em Curitiba, no Paraná, e em Córdoba, na Argentina, o Intercontinental Rally Challenge retorna à Europa para a primeira visita às Ilhas Canárias, onde acontecerá a quarta etapa da temporada 2010 - o Rally Principe de Asturias -, entre esta quinta-feira (29) e sábado (1º de maio).

Embora a prova disputada no asfalto seja uma marca do campeonato espanhol de rali e realizada há 33 anos, ela nunca figurou no IRC antes. O Rally Principe de Asturias é disputado na ilha de Gran Canária, a terceira maior ilha do arquipélago situado na costa do Marrocos, e a principal característica de suas especiais é a superfície abrasiva, com muitos trechos sobre lava vulcânica, o que significa níveis de aderência muito elevados.

"O percurso é muito rápido e tem muita aderência, fazendo com que a velocidade dos carros seja muito alta. Em alguns trechos chegamos perto dos 200 km/h", revela Daniel Oliveira, piloto da equipe GDK/Sohl Racing, único brasileiro a participar regularmente do IRC. "Mas por ser um traçado que beira as montanhas, com curvas muito fechadas, há sempre o risco de os freios esquentarem demais e perderem a eficiência", alerta Oliveira, que disputa a categoria Super 2000 ao volante de um Peugeot 207.

Por causa dos trechos constantemente em subida e descida, os pilotos têm de manter atenção total à velocidade e à entrada de cada curva para garantir o melhor desempenho. "Será minha primeira experiência no asfalto, com outro tipo de pneus, outro acerto de suspensão. Então usarei a sexta-feira para me adaptar um pouco mais a essas novas condições e deixar para acelerar tudo no sábado", revelou Oliveira, que mais uma vez correrá ao lado do navegador espanhol Carlos Del Barrio.

As etapas da manhã de sexta-feira do Rally Principe de Asturias, que incluem o super prime, serão disputadas a oeste da área dos boxes em Las Palmas, capital da Gran Canária, e à tarde a competição muda para o sul. As especiais de sábado são disputadas em alguns trechos da sexta, porém em sentido inverso.

ReUnion Press

Jimenez: "Boa tração será fundamental no Velopark"

Com segundo tempo em seu grupo no treino extra da Copa Chevrolet Montana, piloto da Scuderia 111 apontou as curvas fechadas como fatores a levar em conta no acerto do carro

A segunda etapa da Copa Chevrolet Montana começou oficialmente na tarde desta quinta-feira (29/04), com a realização de um treino extra para que pilotos e equipes pudessem fazer o reconhecimento do novo circuito do Velopark, em Nova Santa Rita, cidade localizada a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre (RS). Os 20 competidores foram divididos em dois grupos de 10 e com duração de 45 minutos cada. O paulista Sérgio Jimenez (GFS Software) participou da primeira sessão e conquistou o segundo tempo, sendo 11º tempo no geral, já que as condições do asfalto foram melhorando gradativamente no decorrer da sessão.

Após enfrentar problemas no treino classificatório para a primeira etapa da temporada, em Curitiba - quando seu motor apresentou uma defasagem de 10 cavalos de potência em relação aos adversários - o piloto da Scuderia 111 parece ter encontrado um bom propulsor. "Aparentemente o motor está bom e não apresentou nenhum defeito. No entanto, só teremos como avaliar se ele está realmente funcionando bem quando chegarmos próximo da tomada de tempo, pois a pista ficará mais emborrachada e os tempos serão mais próximos um dos outros", comentou Jimenez.

Em seu grupo o piloto terminou com o segundo melhor tempo - 56s866. "Testei com o primeiro grupo. A pista ainda não estava tão emborrachada, por isso os tempos da segunda sessão foram todos mais baixos, mas esse primeiro treino não representa a realidade dos tempos que teremos durante o final de semana", acrescenta.

O traçado gaúcho apresenta retas muito longas (a principal tem 900 metros de extensão), o que o torna muito veloz - a média de velocidade dos carros da Copa Chevrolet Montana durante uma volta ficou em cerca de 138,4 km/h. "É um circuito relativamente simples de se guiar. São duas grandes retas e três freadas fortes. Para se dar bem aqui precisaremos ter um carro bem equilibrado nas freadas, e obviamente, rápido nas retas", finaliza o competidor.

A segunda etapa da Copa Chevrolet Montana, com largada às 13 horas deste domingo (2), terá transmissão ao vivo pela RedeTV!, pelo Speed Channel e via internet pela RaceTV (www.racetv.com.br).

Confira os resultados do treino extra no Velopark:

1) Lucas Finger (21) - 56s065
2) Cadu Passeti (1) - 56s281
3) Marco Cozzi (23) - 56s299
4) Leandro Romera (88) - 56s404
5) Rafael Daniel (22) - 56s425
6) Galid Osman (28) - 56s455
7) Eduardo Leite (9) - 56s591
8) Júlio Campos (4) - 56s644
9) Rodrigo Navarro (18) - 56s789
10) Wellington Justino (26) - 56s829
11) Sérgio Jimenez (73) - 56s866
12) João Pretto (56) - 56s899
13) Alceu Feldman (30) - 56s912
14) Serafin Jr. (17) - 56s935
15) Marcelo Tomasoni (98) - 57s115
16) Cássio Homem de Mello (43) - 57s117
17) Douglas Soares (8) - 57s142
18) Aldo Piedade (19) - 57s199
19) João Paulo Mauro (2) - 57s241
20) Denis Navarro (3) - 57s262


Veja a programação para o final de semana:

SEXTA-FEIRA (30/04)
09h00 - 10h35: 1º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)
13h30 - 15h05: 2º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)

SÁBADO (01/05)
10h05 - 10h35: 3º Treino Livre
13h10 - 14h10: Treino Classificatório

DOMINGO (02/05)
13h00: Largada - 2ª etapa Copa Chevrolet Montana


Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

ReUnion Press

27 abril 2010

Dutra Leilões realiza pregão com peças históricas e raras do Império brasileiro

Apresentando raridades como: o contrato de casamento de D. Pedro II com a Imperatriz Teresa Cristina em 1843, uma travessa de porcelana que integrou o aparelho de D. Pedro I e documento manuscrito por D. João VI, na época príncipe, da venda de patrimônio Jesuíta, datado de 1800, entre outros documentos, peças de mobiliário, faianças e porcelanas, a Dutra Leilões, tradicional casa especializada em leilões de artes, antiguidades e jóias, realizará, nos dias 27, 28 e 29 de abril, um leilão com peças históricas imperiais e de titulares do Império brasileiro.

“Um dos grandes destaques do leilão é o mostruário de 180 lotes imperiais e de titulares do Império, com faianças e porcelanas Cia. das Índias e Européias, com itens únicos e raros, integrantes de importante coleção paulista”, ressalta o leiloeiro Luiz Fernando Dutra, destacando entre os exemplares disponibilizados pratos que integraram aparelhos pertencentes ao Barão do Rio Formoso, ao Barão de Ipanema, ao Marquês de Três Rios, ao Marquês de Paraná, ao Visconde de Mauá e à Marquesa de Itamarati, entre outros.

Entre os documentos históricos, também destacam-se: alvará de D. João VI como Príncipe Regente vetando a circulação de ouro em pó e permitindo o giro de todas as moedas de ouro; Edital Régio 141, com reconhecimento da independência do Brasil por Portugal em 1825, por D. João VI e um recibo de ouro datado de 1773. Como mobiliário, o leiloeiro destaca o par de cadeiras de jacarandá, do século XIX, encimadas por brasão Imperial de D. Pedro II, que pertenceram ao imperador.

Além dos lotes citados, o leilão terá também pinturas, esculturas e imagens entalhadas, entre as quais Dutra destaca: São José de Botas, imagem de madeira com esplendor de prata, brasileira, do século XVII; Santo Antonio, imagem do pau oco, com coroa e esplendor de prata de lei, de Portugal, e Santana Mestra, em madeira dourada e policromada, com esplendor e coroa de prata, brasileira, ambas do século XVIII. “São peças de excelente entalhe e panejamento, que podem integrar as coleções dos mais exigentes colecionadores”, afirma Dutra.

Também serão leiloadas esculturas de marfim europeu e bronze com marfim, da Europa, século XIX, e pinturas de Benedicto Calixto, Beatriz Milhazes, Burle Marx, Caribé, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, entre outros artistas.

A exposição acontecerá no período de 20 a 24 de abril, de 12 às 22h e nos dias 25 e 26 de abril, de 12 às 18h, na Casa da Fazenda do Morumbi, Av. Morumbi, 5.594. O pregão será realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril, a partir das 21h30. O convite está disponível no site www.dutraleilores.com.br

23 abril 2010

Itaipava GT Brasil deve ter corrida com chuva em Pinhais

Previsão meteorológica aponta tempo ruim em alguns momentos da programação - inclusive no horário da prova de sábado (24)

Os carros do Itaipava GT Brasil já estão nos boxes do Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), circuito que recebe neste fim de semana, no sábado (24) e domingo (25), a terceira e a quarta provas do campeonato de 2010. Provavelmente com pista molhada, é o que aponta a previsão do tempo: deve chover nos três dias de evento. Um tempero extra para as duas corridas, que pelas mudanças feitas desde a rodada dupla de abertura, disputada no mês passado, já prometiam uma interessante perseguição aos Lamborghini Gallardo LP560.

O modelo venceu com considerável vantagem as duas primeiras corridas da temporada, com os atuais líderes do campeonato Claudio Dahruj e Rafael Daniel. E virou o carro a ser batido. Não por acaso, são sete Lamborghini Gallardo LP560 inscritos no campeonato. Entre eles, o pilotado por Marcelo Hahn e Allam Khodair, que ganharam as últimas duas corridas do Itaipava GT Brasil em Pinhais, em 2009. Neste ano, enfrentam um desafio a mais: o carro sensação da atual temporada pode não estar tão forte quanto nas provas que deram início ao Itaipava GT Brasil.

Para garantir a competitividade da categoria, foram estabelecidas novas especificações para o Lamborghini Gallardo LP560, que terá restritores e aumento de peso, permitindo a aproximação dos adversários, principalmente o mais forte deles, o Ford GT - escolha de quatro duplas para 2010. "O campeonato está equilibrado independente disso. Vamos ver como vai ficar, mas com as alterações o Ford GT tem chances de vencer", comenta Marcelo Hahn, destacando as chances dos concorrentes em Pinhais, pista onde a dupla se destaca pelo retrospecto.

"Nossos resultados aqui são mais consequência do trabalho do que pela pista mesmo, embora ela tenha trazido vitórias importantes para nós. O Allam (Khodair) ganhou aqui pela Stock Car há duas semanas", lembra o piloto. "Nós estamos em constante evolução, nos destacamos no segundo semestre do ano passado e conseguimos manter esse ritmo", conta Marcelo Hahn. A dupla está em sexto lugar no campeonato, mas o resultado não reflete o real potencial do time, que chegou a liderar na primeira etapa, antes de um incidente com Claudio Dahruj, parceiro de Rafael Daniel.

Os atuais líderes do campeonato, claro, também receberam com alguma preocupação a redução da vantagem do Lamborghini Gallardo LP560. "Com a previsão de chuva, as mudanças devem nos afetar menos, mas estamos tranquilos, temos uma dupla forte, que vem evoluindo e estamos contentes com a performance. Temos a vantagem de ter mais tempo com o carro, o que nos permitiu ter um acerto básico, mas desta vez enfrentaremos uma novidade, que é correr num circuito diferente para o Lamborghini Gallardo LP560", comenta Rafael Daniel.

O piloto chegou nesta quinta-feira (22) a Pinhais depois de uma longa viagem desde Abu Dhabi, onde disputou no domingo anterior (18) a primeira etapa do mundial de FIA GT1, com um Lamborghini Murciélago. "Foi muito legal, minha primeira prova fora do Brasil, com um carro mais rápido e uma pista totalmente diferente, mas agora é trabalhar pensando no Itaipava GT Brasil. Nós queremos muito manter nossa vantagem", acrescenta Rafael Daniel. Para tanto, precisam conhecer o desempenho do carro depois das mudanças, algo que só será possível nos treinos livres desta sexta-feira (23).

Isso, se não chover. Uma das sessões está marcada para as 11h05, a outra para as 13h30 e a última para as 15h35. A primeira corrida do fim de semana será no sábado (24) às 16h00 e a segunda no domingo (25) às 13h00, com transmissão ao vivo da RedeTV!. Os ingressos para as provas estarão disponíveis nas bilheterias do autódromo no sábado das 08h00 às 16h00 e no domingo das 08h00 às 14h00. O passe para arquibancada custa R$ 10, o de visitação aos boxes sai por R$ 35 e o de paddock tem o custo de R$ 50. Esta é a segunda das oito rodadas duplas do Itaipava GT Brasil em 2010.

PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL
Sexta-feira (23)
10h00 - 10h55: 1º Treino Livre - TNT SuperBike
11h05 - 11h55: 1º Treino Livre - Itapaiva GT Brasil
12h25 - 13h20: 2º Treino Livre - TNT SuperBike
13h30 - 14h20: 2º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
14h30 - 15h25: 3º Treino Livre - TNT SuperBike
15h35 - 16h25: 3º Treino Livre - Itaipava GT Brasil

Sábado (24)
08h40 - 09h25: 4º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
09h35 - 10h20: 1º Treino Classificatório - TNT SuperBike
10h30 - 11h15: 2º Treino Classificatório - TNT SuperBike
11h25 - 12h10: Treino Classificatório / 3ª Etapa - Itaipava GT Brasil
12h20 - 13h05: Treino Classificatório / 4ª Etapa - Itaipava GT Brasil
13h15 - 14h00: 3º Treino Classificatório - TNT SuperBike
15h10 - 15h25: Super Pole - TNT SuperBike
16h00: 3ª Etapa - Itaipava GT Brasil

Domingo (25)
09h45 - 10h00: Warm Up - Itaipava GT Brasil
10h15 - 10h30: Warm Up - TNT SuperBike
13h00: 4ª Etapa - Itaipava GT Brasil
14h30: TNT SuperBike

OS VENCEDORES DO ITAIPAVA GT BRASIL EM PINHAIS
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Matheus Stumpf/Ramon Matias
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR3
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 40 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 32
3 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
4 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 21
5 Beto Monteiro/Julio Campos, Porsche, 21
6 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 19
7 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 15
8 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
9 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 12
10 Leo Burti/Lico Kaesemodel, Ford, 11
11 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
12 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 9
13 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 9
14 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
15 Cleber Faria, Lamborghini, 6
16 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 5
17 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
18 Vanue Faria, Lamborghini, 3
19 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 0

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR4
1 Alan Hellmeister/Sérgio Laganá, 37 pontos
2 Renan Guerra, 35
3 Valter Rossete, 28
4 Leonardo Medrado/Cristiano Federico, 28
5 Henrique Assunção/Carlos Kray, 21
6 Marçal Melo/William Freire, 13
7 Carlos Burza/ André Posses, 9
8 Alexandre Morsa, Roberto Laganá, e Samuel Melo/Adriano Griecco, 0

CALENDARIO DO ITAIPAVA GT BRASIL
DATA / ETAPA / CIRCUITO, ESTADO
20 e 21 de março / 1ª e 2ª etapas / Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril / 3ª e 4ª etapas / Pinhais, Paraná
15 e 16 de maio / 5ª e 6ª etapas / Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho / 7ª e 8ª etapas / Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto / 9ª e 10ª etapas / Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro / 11ª e 12ª etapas / Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro / 13ª e 14ª etapas / Pinhais, Paraná
27 e 28 de novembro / 15ª e 16ª etapas / Interlagos, São Paulo

ESTATÍSTICAS DO ITAIPAVA GT BRASIL
VITÓRIAS - PILOTOS
Xandy Negrão, 14
Andreas Mattheis, 14
Alceu Feldmann, 7
Paulo Bonifácio, 5
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Ricardo Rosset, 4
Walter Salles, 4
Miguel Paludo, 4
Ricardo Maurício, 3
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Lico Kaesemodel, 2
Chico Longo, 1
Daniel Serra, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Norberto Gresse, 1
Thiago Marques, 1
Thiago Camilo, 1
Valdeno Brito, 1

POLES - PILOTOS
Xandy Negrão, 13
Andreas Mattheis, 13
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Alceu Feldmann, 4
Paulo Bonifácio, 4
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Matheus Stumpf, 3
Ramon Matias, 3
Claudio Dahruj, 2
Rafael Daniel, 2
Ricardo Maurício, 2
Miguel Paludo, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Lico Kaesemodel, 1
Norberto Gresse, 1
Carlos Crespo, 1
Roberto Moreno, 1
Valdeno Brito, 1
Nelson Merlo, 1
Bruno Garfinkel, 1

MELHORES VOLTAS - PILOTOS
Claudio Ricci, 11
Xandy Negrão, 9
Andreas Mattheis, 9
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Walter Derani, 6
Rafael Derani, 5
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Carlos Crespo, 2
Roberto Moreno, 2
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Alceu Feldmann, 1
Paulo Bonifácio, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Lico Kaesemodel, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Thiago Camilo, 1
Ronaldo Freitas, 1
Bruno Garfinkel, 1
Chico Serra, 1

VITÓRIAS - MARCAS
Ford, 12
Lamborghini, 10
Viper, 9
Ferrari, 8
Porsche, 5

POLES - MARCAS
Ford, 16
Ferrari, 11
Lamborghini, 9
Viper, 6
Porsche, 2

MELHORES VOLTAS - MARCAS
Ferrari, 18
Ford, 15
Lamborghini, 8
Viper, 2
Porsche, 1


FONTE:
SRO-LA

NA AUTOMEC PESADOS&COMERCIAIS, HONEYWELL UNE-SE A DISTRIBUDORES PARA AMPLIAR VENDAS NO MERCADO DE TURBOS

Na busca de caminhos para contornar a crise internacional, empresa reforçou presença na reposição que, hoje, representa metade de sua produção

A estratégia de união com os distribuidores, para ampliar a participação dos produtos da empresa no mercado de reposição, e a apresentação de modernas tecnologias, para atender aos programas de produção das montadoras de veículos comerciais, constitui o foco da Honeywell Turbo Technologies na segunda edição da Automec Pesados&Comerciais, que será realizada entre os próximos dias 27 de abril e 1º de maio no Parque Anhembi, em São Paulo.


A participação da Honeywell vai reunir, em um só estande, as empresas Auto Americano, Bodipasa, Distribuidora Automotiva, Leão Diesel e Nelser Distribuidora de Autopeças e Serviços, principais distribuidores autorizados da marca e com instalações em todas as regiões do mercado brasileiro.


Com essa união, a Honeywell Turbo Technologies pretende dar sequência ao aumento de sua participação no mercado brasileiro com base na experiência adquirida após a crise econômica internacional que a obrigou a sair a campo, na reposição, para compensar a redução de produção das montadoras de veículos comerciais leves e pesados. Como resultado desse trabalho em conjunto com distribuidores, a empresa atingiu o equilíbrio de sua produção de turbos para os dois segmentos de mercado e pretende utilizar a Automec Pesados&Comerciais para consolidar essa posição. Com essa estratégia, a Honeywell espera estabelecer este ano o recorde histórico de produção e vendas, superando o desempenho atingido em 2008.


Para o segmento de reposição, a Honeywell mostrará a estrutura que montou ao longo dos últimos anos, com uma ampla linha de turbos para todas as marcas de picapes, caminhões e máquinas agrícolas. Também dará ênfase ao fato de a rede de assistência ter superado o total de 250 postos de serviços em todo o Brasil e que, por intermédio dessa rede, desenvolve os programas de instalação assegurada, com garantia; turbos remanufaturados pela própria fábrica, e centros técnicos instalados nas diversas regiões do País, para avaliações e orientações e maior velocidade de atendimento aos usuários.


Para os motores das montadoras de veículos a Honeywell mostrará as mais recentes inovações em sistemas de sobrealimentação. Uma delas é o turbo Garrett VNT Dual Boost, projetado e desenvolvido para motores a diesel de alta potência com base nos requisitos atuais e futuras legislações de emissões. Trata-se de um turbo constituído por dois rotores de compressor montados no mesmo eixo, em configuração paralela, acionados por uma turbina de geometria variável (com injetores que abrem ou fecham) para proporcionar melhores níveis de torque e potência aos veículos em todos os regimes de rotação do motor.


Outro turbo de nova geração é o Dual Turbo Sequencial Paralelo, que representa o projeto de um conjunto de dois turbos controlados por válvulas intermediárias que se abrem proporcionalmente conforme o regime de funcionamento do motor e a curva de aceleração, de forma combinada para garantir máxima eficiência e desempenho. Com esse turbo, a Honeywell Turbo Technologies ganhou o troféu de prata do prêmio EquipAuto, há dois anos, na exposição do segmento de reposição, realizado na França.


fonte:
SECCO

21 abril 2010

Itaipava GT Brasil chega ainda mais competitivo a Curitiba

Soluções de equilíbrio de desempenho apresentadas para a sequência do campeonato devem aproximar os outros modelos do carro sensação: o Lamborghini Gallardo LP560

A melhor temporada dos quatro anos de história do Itaipava GT Brasil, que neste ano alcançou número recorde de inscritos, promete também ficar mais competitiva a partir da segunda rodada dupla do campeonato, que será disputada neste fim de semana, nos dias 24 e 25 abril, em Curitiba (PR). A expectativa é em função da provável queda na diferença de performance entre os modelos que formam a categoria - especialmente em relação ao Lamborghini Gallardo LP560, que ganhou as duas primeiras corridas, realizadas no mês passado, em São Paulo (SP), e lidera o campeonato com a dupla Claudio Dahruj e Rafael Daniel.

Para diminuir a vantagem inicial, foram criadas novas especificações para o carro, que em resumo teve considerável redução de potência (deve perder aproximadamente 40 cv com a colocação de dois restritores) e aumento de peso: saiu dos 1175 kg originais para 1250 kg. "Acredito que essas mudanças devem dar uma freada boa no Lamborghini Gallardo LP560. O equilíbrio de desempenho deve ser eficiente, mas é algo que só vai dar para saber na pista", afirma Andreas Mattheis, campeão da categoria em 2007 e 2008, que compete ao lado de Xandy Negrão com o principal concorrente do modelo, um Ford GT.

Nesta etapa, ele terá novo parceiro: Xandy Negrão passou por uma cirurgia no abdome em função de uma diverticulite, passa bem, mas o período de recuperação fez com que o filho dele, Xandinho Negrão, piloto da Stock Car, fosse indicado para correr ao lado de Andreas Mattheis. Com três vitórias, Xandy Negrão e Andreas Mattheis são os maiores vencedores do grid atual na pista de Curitiba. O recorde absoluto é do paranaense Alceu Feldmann, que ganhou quatro vezes correndo em casa, mas não está mais no Itaipava GT Brasil. Com as mudanças na parte técnica, o fim de semana trará respostas importantes em Curitiba.

Claudio Dahruj e Rafael Daniel, os líderes do campeonato, têm pela frente a prova definitiva da força do Lamborghini Gallardo LP560, que pela primeira vez desde que chegou ao Brasil disputará uma corrida numa pista diferente - até agora, o carro fez quatro provas, todas na pista de Interlagos. A própria dupla, que pode ser considerada nova na categoria, tenta ampliar a vantagem e mostrar que tem condições de manter o bom ritmo por toda a temporada. A maior ameaça no momento vem da dupla Valdeno Brito e Matheus Stumpf, com Ford GT, que ocupa a vice-liderança oito pontos distantes de Claudio Dahruj e Rafael Daniel.

Matheus Stumpf, aliás, venceu uma das quatro corridas realizadas na pista em 2009 (na época correndo com Ramon Mathias). As outras conquistas foram divididas entre as duplas Allam Khodair e Marcelo Hahn, que ganharam duas vezes, e Claudio Ricci e Rafael Derani, com uma vitória e uma porção de boas lembranças da pista paranaense: foi nela que eles conquistaram por antecipação o título de 2009. Neste ano, os campeões sofrem com a perda de desempenho do modelo Ferrari F430 GT3 em relação aos novos carros e aguardam a chegada de um novo kit de motor - ainda não disponível para Curitiba.

"Com certeza as corridas deste fim de semana serão mais equilibradas que as duas primeiras. Temos o recorde dessa pista e nosso carro costuma ter um bom desempenho em Curitiba. Por isso a expectativa, apesar de toda a competitividade, é muito boa", comenta Claudio Ricci. O equilíbrio de desempenho torna interessante também acompanhar o rendimento do Dodge Viper Competition Coupe - carro que tem dois modelos no grid, um pilotado por Pedro Queirolo e outro pela dupla Marcello Sant’Anna e Leonardo Vital. Neste caso, há bom retrospecto de carro e piloto.

Foi exatamente este modelo que levou Matheus Stumpf à vitória no circuito em 2009 e a pista deu a Pedro Queirolo sua conquista mais recente, no fim do ano passado, ganhando a penúltima prova do campeonato do Itaipava Trofeo Maserati. Entre os pilotos da casa, o melhor colocado é Júlio Campos, que corre com um Porsche 997 GT3 Cup S e aguardava com ansiedade o equilíbrio de desempenho. "A diferença do nosso carro para o Ford e o Lamborghini é considerável, ficamos devendo quase um segundo. Em São Paulo ficamos bem distantes", disse o paranaense, que mesmo assim está em quinto na tabela de pontos.

A segunda rodada dupla da temporada do Itaipava GT Brasil marca a estreia das transmissões pela RedeTV!, emissora que passa a exibir ao vivo as provas do campeonato, começando pela corrida de domingo (25), a quarta da temporada, que tem largada marcada para 13h00, com narração de Luiz Alfredo. Nesta temporada, serão oito rodadas duplas, com um total de 16 corridas, sempre com cobertura da RedeTV!. As atividades de pista começam na sexta-feira (23) em Curitiba. O Itaipava GT Brasil tem patrocínio Itaipava, TNT Energy Drink, Krones, Dedini, Ziemann-Liess, Banco Pine, Cisper e Auto+.

PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL
Sexta-feira (23)
11h05 - 11h55: 1º Treino Livre
13h30 - 14h20: 2º Treino Livre
15h35 - 16h25: 3º Treino Livre

Sábado (24)
08h40 - 09h25: 4º Treino Livre
11h25 - 12h10: Treino Classificatório / 3ª Etapa
12h20 - 13h05: Treino Classificatório / 4ª Etapa
16h00: 3ª Etapa

Domingo (25)
09h45 - 10h00: Warm Up
13h00: 4ª Etapa

OS VENCEDORES DO ITAIPAVA GT BRASIL EM CURITIBA
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Allam Khodair/Marcelo Hahn
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Matheus Stumpf/Ramon Matias
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio
2007 Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO - ITAIPAVA GTBR3
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 40 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito, Ford, 32
3 Andreas Mattheis/Xandy Negrão, Ford, 22
4 João Adibe/Chico Serra, Lamborghini, 21
5 Beto Monteiro/Julio Campos, Porsche, 21
6 Marcelo Hahn/Allam Khodair, Lamborghini, 19
7 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 15
8 Thiago Viana/Marcos Gomes, Ferrari, 14
9 Pedro Queirolo, Dodge Viper, 12
10 Leo Burti/Lico Kaesemodel, Ford, 11
11 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 10
12 Daniel Serra/Chico Longo, Lamborghini, 9
13 Walter Derani/Antonio Pizzonia, Ferrari, 9
14 Roberto Posses/Betinho Gresse, Porsche, 7
15 Cleber Faria, Lamborghini, 6
16 Rafael Derani/Claudio Ricci, Ferrari, 5
17 Fernando Poeta/Fabio Carreira, Ferrari, 5
18 Vanue Faria, Lamborghini, 3
19 Marcello Sant’Anna/Leonardo Vital, Dodge Viper, 0

CALENDARIO DO ITAIPAVA GT BRASIL
DATA / ETAPA / CIRCUITO, ESTADO
20 e 21 de março / 1ª e 2ª etapas / Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril / 3ª e 4ª etapas / Curitiba, Paraná
15 e 16 de maio / 5ª e 6ª etapas / Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho / 7ª e 8ª etapas / Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto / 9ª e 10ª etapas / Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro / 11ª e 12ª etapas / Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro / 13ª e 14ª etapas / Curitiba, Paraná
27 e 28 de novembro / 15ª e 16ª etapas / Interlagos, São Paulo

ESTATÍSTICAS DO ITAIPAVA GT BRASIL
VITÓRIAS - PILOTOS
Xandy Negrão, 14
Andreas Mattheis, 14
Alceu Feldmann, 7
Paulo Bonifácio, 5
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Ricardo Rosset, 4
Walter Salles, 4
Miguel Paludo, 4
Ricardo Maurício, 3
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Lico Kaesemodel, 2
Chico Longo, 1
Daniel Serra, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Norberto Gresse, 1
Thiago Marques, 1
Thiago Camilo, 1
Valdeno Brito, 1

POLES - PILOTOS
Xandy Negrão, 13
Andreas Mattheis, 13
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Alceu Feldmann, 4
Paulo Bonifácio, 4
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Matheus Stumpf, 3
Ramon Matias, 3
Claudio Dahruj, 2
Rafael Daniel, 2
Ricardo Maurício, 2
Miguel Paludo, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Lico Kaesemodel, 1
Norberto Gresse, 1
Carlos Crespo, 1
Roberto Moreno, 1
Valdeno Brito, 1
Nelson Merlo, 1
Bruno Garfinkel, 1

MELHORES VOLTAS - PILOTOS
Claudio Ricci, 11
Xandy Negrão, 9
Andreas Mattheis, 9
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Walter Derani, 6
Rafael Derani, 5
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Claudio Dahruj, 3
Rafael Daniel, 3
Carlos Crespo, 2
Roberto Moreno, 2
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Alceu Feldmann, 1
Paulo Bonifácio, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Lico Kaesemodel, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Thiago Camilo, 1
Ronaldo Freitas, 1
Bruno Garfinkel, 1
Chico Serra, 1

VITÓRIAS - MARCAS
Ford, 12
Lamborghini, 10
Viper, 9
Ferrari, 8
Porsche, 5

POLES - MARCAS
Ford, 16
Ferrari, 11
Lamborghini, 9
Viper, 6
Porsche, 2

MELHORES VOLTAS - MARCAS
Ferrari, 18
Ford, 15
Lamborghini, 8
Viper, 2
Porsche, 1

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Foi encerrado nesta terça-feira (20). Solicitações atrasadas, em casos especiais, podem ser encaminhadas para análise da equipe de assessoria de imprensa pelo e-mail imprensa@sro-la.com.br.

FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO: O Itaipava GT Brasil disponibiliza galeria de fotos em alta resolução para a imprensa no endereço www.itaipavagtbrasil.com.br, na área Downloads. Entre com o usuário "assessoria" e a senha "gtbrasilitaipava".

FONTE:
Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil

19 abril 2010

MANEIRAS DIFERENTES DE SE CONTAR UMA MESMA HISTÓRIA


COMO A IMPRENSA

TRATARIA DE NOTICIAR
A HISTÓRIA OCORRIDA COM CHAPEUZINHO
VERMELHO





JORNAL NACIONAL
(William Bonner): 'Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um
lobo na noite de ontem...'.
(Fátima Bernardes): '... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia'.


PROGRAMA DA HEBE

(Hebe Camargo): '... que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas
essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?'


BRASIL URGENTE

(Datena): '... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê
as autoridades? ! A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva...
Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho
medo de lobo, não tenho medo de lobo, não.'


REVISTA VEJA

Lula sabia das intenções do lobo.


REVISTA CLÁUDIA

Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.


REVISTA NOVA

Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.


FOLHA DE S. PAULO

Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'..
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lo bos e um
imenso infográfico, mostrando como Chapeuzinho foi devorada, e depois salva pelo lenhador.


O ESTADO DE S. PAULO

Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.


O GLOBO

Petrobrás apóia ONG do lenhador, ligado ao PT, que matou um lobo pra
salvar menor de idade carente.


ZERO HORA

Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.


AGORA

Sangue e tragédia na casa da vovó.


REVISTA CARAS

(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte.)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser
devorada,eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa'


PLAYBOY

(Ensaio fotográfico no mês seguinte)
Veja o que só o lobo viu...


REVISTA ISTO É

Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.


G MAGAZINE

(Ensaio fotográfico com lenhador)


Lenhador mostra o machado.



SUPER INTERESSANTE
Lobo mau! mito ou verdade ?