PATROCINADOR

09 agosto 2011

Azul presenteará Clientes com pares de ingressos para o filme Os Smurfs

Em parceria com a Sony Pictures, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras presenteará Clientes que estiverem a bordo de suas aeronaves a partir de amanhã (9/8), com pares de ingressos do filme Os Smurfs. Os ingressos serão sorteados em todos os voos operados pela companhia que partirem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, nos dias 09 e 10 de agosto. A novidade da Sony Pictures estreou no último dia 5 e os ingressos sorteados valem para exibições a partir de 22 de agosto nos principais cinemas do País. Aproveite!

02 agosto 2011

JAC motors anuncia construção de fábrica no brasil

Sergio Habib, presidente da marca no Brasil, assinou hoje com o vice-presidente mundial da JAC Motors, Dai Maofang, um protocolo de intenções para construir uma fábrica no Brasil

Serão investidos R$ 900 milhões na planta industrial brasileira

Unidade terá capacidade inicial de 100 mil unidades produzidas por ano

A planta deverá gerar 3.500 empregos diretos e 10.000 indiretos


Agora é oficial: a JAC Motors vai construir um fábrica no Brasil. O presidente da marca no país, Sergio Habib, assinou hoje um protocolo de intenções para esta construção juntamente com o vice-presidente mundial da JAC Motors, Dai Maofang. Esta é a primeira incursão da JAC Motors na construção de uma fábrica fora do território chinês.

Serão investidos R$ 900 milhões na construção da unidade, com capacidade inicial para produzir 100 mil veículos por ano, o que deverá gerar cerca de 3.500 empregos e 10.000 indiretos. O investimento será conjunto entre a JAC Motors, na China, e o Grupo SHC, que representa os negócios da marca JAC Motors no Brasil. O local ainda não está definido, bem como o automóvel que será produzido. “É um passo importante para a JAC Motors Brasil. Este anúncio chega em um momento muito positivo, pois já conquistamos cerca de 1% das vendas em quatro meses de operação no País. É mais um capítulo que será escrito na história da JAC Motors no Brasil”, diz Habib.

Comemorando o sucesso alcançado em tão pouco tempo, a JAC Motors ingressa nesta nova fase sem abrir mão dos valores e dos diferenciais competitivos que posicionaram a marca no País. “Conquistamos rapidamente a preferência do consumidor brasileiro”, opina Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. O executivo refere-se aos cinco pontos que descolam a JAC Motors de toda a concorrência no mercado nacional:

  • Design italiano, feito pelo estúdio Pininfarina em parceria com a JAC Motors de Turim;
  • Modelos produzidos em fábricas de última geração, com sistemistas mundiais (Delphi, Bosch, Continental, Visteon etc);
  • Veículos perfeitamente adequados ao gosto do consumidor brasileiro. J3 e J3 Turin tiveram 242 alterações em relação aos modelos chineses;
  • Seis anos de garantia, a maior do País;
  • Seguros, peças e revisões mais baratas do País
De acordo com o executivo chinês, o mercado brasileiro revelou um potencial altíssimo em um curto espaço de tempo para os negócios internacionais da JAC Motors. “O Brasil já é segundo maior mercado mundial da marca”, destaca Maofang. Constituída pela linha J3 e J3 Turin, as vendas tendem a dar um salto a partir deste mês com a chegada de um terceiro integrante da família, o J6. Seu lançamento ocorre dia 3 de agosto para todo o País. “Cerca de 600 unidades já foram encomendadas por clientes que conheceram o modelo nos show rooms da nossa rede”, enfatiza Habib.

Em 2012, a JAC Motors prevê o lançamento de mais dois modelos, o sedã luxuoso J5 e o subcompacto J2. Até o final do próximo ano, a marca espera contar com cerca de 150 concessionárias em todo o País.

01 agosto 2011

JUMEIRAH FRANKFURT ABRE HOJE

JUMEIRAH FRANKFURT ABRE HOJE

Primeiros hóspedes são recepcionados nesta data

O Grupo Jumeirah, empresa hoteleira de luxo baseada em Dubai e membro da Dubai Holding, está inaugurando seu primeiro hotel na Europa continental. A equipe do Jumeirah Frankfurt recepcionará seus primeiros hóspedes hoje, 1º de Agosto, enquanto as comemorações do grande lançamento do grupo estão marcadas para setembro.

O hotel cinco estrelas está localizado no centro da cidade de Frankfurt, na Praça Thurn-und-Taxis, nas imediações da área empresarial, casa de ópera e ruas comerciais. Distribuídos por 25 andares e desfrutando de uma magnífica vista da cidade, os 218 quartos e suítes tem uma área mínima de 35 m2, o que faz deles os maiores quartos de Frankfurt. Compondo a decoração de todos os quartos e suítes, é possível encontrar uma obra de arte contemporânea e original do artista alemão Hartwig Ebersbach.
O principal restaurante do hotel, Max on One, é gerenciado pelo chef executivo Martin Steiner, que teve passagens anteriores pelo Savoy Hotel, em Londres, e no Hotel Adlon, em Berlim.
O bar do lobby fica próximo à chocolataria, no piso térreo do hotel, e oferece os melhores doces franceses e a fabricação especial de chocolates.
Com equipamentos de última geração, o Jumeirah Frankfurt leva a tecnologia nas suítes para outro patamar. Ao invés da tradicional tecnologia de ar condicionado, o hotel dispõe de um sistema que utiliza detectores de calor corporal e sensores de movimentos que controlam em toda a suíte o consumo de energia de forma eficiente e sustentável.

Com abundância de luz natural, espaçosas salas de reunião e modernas instalações, o Jumeirah Frankfurt também é ideal para reuniões e organização de eventos. O salão de 364 m² pode ser dividido em duas áreas menores com vista panorâmica para o Palácio Thurn-und-Taxis. Para eventos e banquetes, estão disponíveis quatro salas de reunião que acomodam entre 30 e 100 pessoas.

Os hóspedes do Jumeirah Frankfurt também tem acesso ao renomado spa Talise. Banheiras individuais, chuveiros especiais e a inspiração zen nas áreas de relaxamento dão um toque asiático ao espaço.

22 julho 2011

ROCK IN RIO RELEMBRA: VENDA DE INGRESSOS PARA O DIA EXTRA COMEÇARÁ A PARTIR DO PRIMEIRO MINUTO DESTE SÁBADO, 23 DE JULHO



Ingressos, que serão vendidos somente pelo site do festival, continuam com o mesmo valor e poderão ser parcelados em até quatro vezes


A contagem regressiva já começou. A partir de 00h01min do dia 23 de julho (sábado) estará aberta a venda oficial de ingressos para o dia extra do Rock in Rio 2011, que, desta vez, será realizada somente pelo site oficial do festival (WWW.rockinrio.com.br). Atendendo a um pedido especial do prefeito Eduardo Paes e às inúmeras solicitações dos fãs que não conseguiram comprar seu ingresso, a organização criou mais um dia de evento: 29 de setembro. Os ingressos continuam com o mesmo valor: R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). As compras serão feitas apenas por cartão de crédito e poderão ser parceladas em quatro vezes. Cada CPF está limitado a compra de quatro ingressos, sendo uma meia-entrada no máximo. Não há cobrança de taxa de conveniência, apenas o custo da entrega. O ingresso vale para todas as atrações da Cidade do Rock que começam às 14h e encerram às 4h.
“A equipe da ingresso.com está preparada para o grande fluxo que esperamos para a abertura de vendas do dia extra do Rock in Rio. É importante lembrar que as pessoas que querem muito estar presente ainda nesta edição estejam a postos na internet já no primeiro minuto deste sábado. Sabemos que, ainda assim, muitos fãs vão ter que assistir o evento em casa, mas nos conforta e alegra saber que em 2013 tem mais! – comenta Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, que ainda completa: “A partir deste momento, o nosso foco está em arrecadar o maior número possível de instrumentos musicais para doação. Queremos expandir a alegria da música para milhares de  jovens menos favorecidos e entregar mais um Rock in Rio inesquecível para as 700 mil pessoas que passarão pela Cidade do Rock.“
Para o dia extra, a organização espera uma procura tão grande como na venda para os seis dias do festival, que iniciou no dia 7 de maio e encerrou em quatro dias. Somando a venda do Rock in Rio Card – lote de 100 mil bilhetes que acabou em apenas 21 dias, em novembro, com menos de 10% da programação anunciada – e a pré-venda do Itaú – o patrocinador máster do evento –, em menos de 60 dias o Rock in Rio 2011 vendeu todos os ingressos disponíveis para os seis dias de evento.
De volta ao Rio de Janeiro após 10 anos, o festival terá capacidade para receber 100 mil pessoas por dia e acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (Av. Salvador Allende, s/n).

Música e muito mais
Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Elton John, Katy Perry, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Coldplay, Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Manáe, Ke$ha, Shakira, Lenny Kravitz, Guns N’ Roses, Jay-Z, Maná, System of a Down, Enanescence, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Jota Quest, Marcelo D2, Frejat, Pitty, Detonautas, Capital Inicial, Skank, NX Zero, Gloria, além de Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento para o show de abertura, e o Concerto Sinfônico Legião Urbana, que contará com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e convidados.
Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, terá 24 shows no total. São eles: Móveis Coloniais de Acaju, Orkestra Rumpilezz e Mariana Aydar; Ed Motta, Rui Veloso e Andreas Kisser; Bebel Gilberto e Sandra de Sá; a banda dinamarquesa The Asteroids Galaxy Tour e The Gift; Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; Milton Nascimento e Esperanza Spalding; o líder do Faith No More, Mike Patton, e seu novo projeto de músicas populares italianas, Mondo Cane, acompanhado por uma orquestra brasileira; Matanza e B Negão; Korzus e The Punk Metal Allstars; Angra e a ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen; Sepultura e o grupo francês de percussão Tambours du Bronx; Marcelo Jeneci e Curumin; Baile do Simonal, Diogo Nogueira e Davi Moraes; Afrika Bambaataa e Paula Lima; a britânica Joss Stone, que se apresentará sozinha; os portugueses do Buraka Som Sistema e o MixHell, de Iggor Cavalera; João Donato e Céu; Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida; Monobloco e a banda espanhola Macaco; Cidadão Instigado e Júpiter Maçã; Tiê e Jorge Drexler; Zeca Baleiro e convidado; Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes; The Monomes e David Fonseca; Tom Zé e Os Mutantes; Titãs e a maior banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés; além de Marcelo Camelo e The Growlers.
No total, serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas, entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades.

 

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor
Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Lisboa; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
Para esta edição, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” têm como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações estão: uma grande campanha de doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”; e ainda a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus; e o concurso “1 Ingresso Por 1 Mundo Melhor”, destinado a estudantes da rede pública de ensino.
Doe um instrumento novo, usado ou avariado nas agências cadastradas dos Correios e mude a vida de milhares de jovens (www.rockinrio.com.br).

ROCK IN RIO RELEMBRA: VENDA DE INGRESSOS PARA O DIA EXTRA COMEÇARÁ A PARTIR DO PRIMEIRO MINUTO DESTE SÁBADO, 23 DE JULHO

Ingressos, que serão vendidos somente pelo site do festival, continuam com o mesmo valor e poderão ser parcelados em até quatro vezes


A contagem regressiva já começou. A partir de 00h01min do dia 23 de julho (sábado) estará aberta a venda oficial de ingressos para o dia extra do Rock in Rio 2011, que, desta vez, será realizada somente pelo site oficial do festival (WWW.rockinrio.com.br). Atendendo a um pedido especial do prefeito Eduardo Paes e às inúmeras solicitações dos fãs que não conseguiram comprar seu ingresso, a organização criou mais um dia de evento: 29 de setembro. Os ingressos continuam com o mesmo valor: R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). As compras serão feitas apenas por cartão de crédito e poderão ser parceladas em quatro vezes. Cada CPF está limitado a compra de quatro ingressos, sendo uma meia-entrada no máximo. Não há cobrança de taxa de conveniência, apenas o custo da entrega. O ingresso vale para todas as atrações da Cidade do Rock que começam às 14h e encerram às 4h.
“A equipe da ingresso.com está preparada para o grande fluxo que esperamos para a abertura de vendas do dia extra do Rock in Rio. É importante lembrar que as pessoas que querem muito estar presente ainda nesta edição estejam a postos na internet já no primeiro minuto deste sábado. Sabemos que, ainda assim, muitos fãs vão ter que assistir o evento em casa, mas nos conforta e alegra saber que em 2013 tem mais! – comenta Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, que ainda completa: “A partir deste momento, o nosso foco está em arrecadar o maior número possível de instrumentos musicais para doação. Queremos expandir a alegria da música para milhares de  jovens menos favorecidos e entregar mais um Rock in Rio inesquecível para as 700 mil pessoas que passarão pela Cidade do Rock.“
Para o dia extra, a organização espera uma procura tão grande como na venda para os seis dias do festival, que iniciou no dia 7 de maio e encerrou em quatro dias. Somando a venda do Rock in Rio Card – lote de 100 mil bilhetes que acabou em apenas 21 dias, em novembro, com menos de 10% da programação anunciada – e a pré-venda do Itaú – o patrocinador máster do evento –, em menos de 60 dias o Rock in Rio 2011 vendeu todos os ingressos disponíveis para os seis dias de evento.
De volta ao Rio de Janeiro após 10 anos, o festival terá capacidade para receber 100 mil pessoas por dia e acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (Av. Salvador Allende, s/n).

Música e muito mais
Com cada dia destinado a um estilo, o Rock in Rio é um festival para todas as tribos. A lista de nomes já confirmados pela organização para o Palco Mundo inclui: Elton John, Katy Perry, Rihanna, Red Hot Chili Peppers, Snow Patrol, Stone Sour, Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Coldplay, Stevie Wonder, Jamiroquai, Janelle Manáe, Ke$ha, Shakira, Lenny Kravitz, Guns N’ Roses, Jay-Z, Maná, System of a Down, Enanescence, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Jota Quest, Marcelo D2, Frejat, Pitty, Detonautas, Capital Inicial, Skank, NX Zero, Gloria, além de Paralamas do Sucesso, Titãs e Milton Nascimento para o show de abertura, e o Concerto Sinfônico Legião Urbana, que contará com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e convidados.
Já o Palco Sunset, que receberá todos os dias quatro encontros especiais entre artistas consagrados e novos nomes da cena musical nacional e internacional, terá 24 shows no total. São eles: Móveis Coloniais de Acaju, Orkestra Rumpilezz e Mariana Aydar; Ed Motta, Rui Veloso e Andreas Kisser; Bebel Gilberto e Sandra de Sá; a banda dinamarquesa The Asteroids Galaxy Tour e The Gift; Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; Milton Nascimento e Esperanza Spalding; o líder do Faith No More, Mike Patton, e seu novo projeto de músicas populares italianas, Mondo Cane, acompanhado por uma orquestra brasileira; Matanza e B Negão; Korzus e The Punk Metal Allstars; Angra e a ex-vocalista do Nightwish, Tarja Turunen; Sepultura e o grupo francês de percussão Tambours du Bronx; Marcelo Jeneci e Curumin; Baile do Simonal, Diogo Nogueira e Davi Moraes; Afrika Bambaataa e Paula Lima; a britânica Joss Stone, que se apresentará sozinha; os portugueses do Buraka Som Sistema e o MixHell, de Iggor Cavalera; João Donato e Céu; Cidade Negra, Martinho da Vila e Emicida; Monobloco e a banda espanhola Macaco; Cidadão Instigado e Júpiter Maçã; Tiê e Jorge Drexler; Zeca Baleiro e convidado; Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes; The Monomes e David Fonseca; Tom Zé e Os Mutantes; Titãs e a maior banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés; além de Marcelo Camelo e The Growlers.
No total, serão 14 horas de festa por dia, com shows no Palco Mundo, Sunset, Eletrônica, Rock Street, e ainda roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, um shopping com 30 lojas, entre muitas outras novidades que transformarão a Cidade do Rock num verdadeiro parque de diversões para todas as idades.

 

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor
Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Lisboa; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.
Para esta edição, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” têm como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações estão: uma grande campanha de doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier, montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”; e ainda a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus; e o concurso “1 Ingresso Por 1 Mundo Melhor”, destinado a estudantes da rede pública de ensino.
Doe um instrumento novo, usado ou avariado nas agências cadastradas dos Correios e mude a vida de milhares de jovens (www.rockinrio.com.br).

Lufthansa utiliza biocombustível pela primeira vez em voos regulares; testes começaram semana passada

A Lufthansa passou a utilizar biocombustível em voos regulares pela primeira vez há cinco dias. Durante os próximos seis meses, o Airbus A321 da Lufthansa com prefixo D-AIDG estará voando diariamente na rota Hamburgo-Frankfurt-Hamburgo com 50% de uma das turbinas abastecida com querosene biossintético. O uso do biocombustível em motores a jato foi autorizado pela American Society for Testing and Materials (ASTM). 

O bioquerosene tem características semelhantes às do querosene normal e, portanto, pode ser utilizado em todos os tipos de avião sem que se façam necessários ajustes no avião ou nas turbinas. O primeiro voo da fase de testes de seis meses decolou no dia 15 de julho, às 11h15, sob número de voo LH013 de Hamburgo rumo a Frankfurt. Devido à utilização do biocombustível, as emissões de CO2 serão reduzidas em cerca de 1.500 toneladas neste período.

Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, disse por ocasião do início do teste de longa duração: “A Lufthansa é a primeira empresa aérea do mundo a utilizar biocombustível em operações de voo regulares diárias. Com isso, damos continuidade à nossa já comprovada e exitosa estratégia de sustentabilidade.” E acrescentou que, como o tráfego aéreo será o único meio de transporte que dependerá de combustíveis líquidos num futuro próximo, a indústria da aviação e o meio científico têm de desenvolver e testar alternativas. Ainda de acordo com Franz, combustíveis fósseis são findáveis. Por isso, além da redução de CO2, o objetivo principal dos testes práticos de longo prazo é o de analisar os efeitos dos biocombustíveis sobre a manutenção e vida útil de turbinas.

O querosene biossintético utilizado pela Lufthansa é obtido com base em biomassa pura (BtL, Biomass to Liquid) e é composto por jatropha, camelina e gorduras animais. A Lufthansa também está atenta à sustentabilidade dos procedimentos de produção e fornecimento do biocombustível obtido. Os fornecedores são obrigados a comprovar a sustentabilidade de tais procedimentos e a cumprir os critérios de sustentabilidade (“Renewable Energy Directive”) adotados pelo Parlamento e Conselho Europeu. A Lufthansa garante, ainda, que a produção de biocombustíveis não concorre com a produção de produtos alimentícios e que a extração não provoca o desmatamento de florestas tropicais.

O produtor do biocombustível utilizado pela Lufthansa é oriundo da Finlândia. A Neste Oil tem longa experiência na produção de biocombustíveis e há muitos anos trabalha em conjunto com a Lufthansa.

A previsão dos custos totais de realização do projeto para a Lufthansa é de cerca de 6,6 milhões de euros. O projeto conta com mais 2,5 milhões de euros injetados pelo Ministério de Economia e Tecnologia alemão. Ele é parte integrante do projeto global “FAIR” (Future Aircraft Research), no qual, além da compatibilidade de biocombustíveis, também são analisados outros assuntos como, por exemplo, novos conceitos de propulsão e de aviões ou outros combustíveis como gás líquido (LNG).

A utilização de querosene biossintético é um elemento da estratégia de quatro colunas que a Lufthansa adotou a fim de reduzir as emissões globais no tráfego aéreo. O objetivo é alcançar as diretrizes ambientais ambicionadas por meio de uma combinação de diversas medidas como renovação contínua da frota, melhorias tecnológicas no avião ou na turbina, medidas operacionais como lavagem de turbinas ou a utilização de materiais mais leves e uma infraestrutura melhorada no âmbito dessa estratégia. A Lufthansa aumentou sua eficiência de combustível em mais de 30% desde 1991 com base em novas tecnologias. Atualmente, o consumo médio por passageiro em 100 quilômetros é de 4,2 litros de querosene.

21 julho 2011

BIO BRAZIL FAIR E NATURAL TECH TÊM PROJETOS VOLTADOS AO MEIO AMBIENTE

NAS FEIRAS VOLTADAS PARA OS SETORES ORGÂNICOS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE, EM PLENO PARQUE DO IBIRAPUERA, A FRANCAL FEIRAS FAZ SUA PARTE E COLOCA EM PRÁTICA OS PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE DE SUA ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, A FRANCAL CIDADANIA. EM PARCERIA COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DA NATUREZA (IBDN), EVENTOS CONTAM COM RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A NEUTRALIZAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO DESDE A ETAPA DE MONTAGEM DOS ESTANDES.

Durante a Bio Brazil Fair e a Natural Tech, a Francal Cidadania, área de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras, reforça seus dois principais projetos de preservação ambiental. Parceiro da promotora, o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza - é a entidade responsável pela gestão dos processos de neutralização das emissões de gás carbônico e pela reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante a montagem, realização e desmontagem da feira.

Reciclagem

Numa área próxima ao pavilhão da Bienal, onde as feiras acontecem simultaneamente, é feita a separação do material reciclável, levado ,em seguida, para o galpão da cooperativa de catadores a fim de passar pelos processos de triagem (separação por tipo de material), prensagem, pesagem e comercialização.

A cooperativa escolhida para esta edição, sob coordenação do IBDN, é o Projeto Coorpel, um dos trabalhos realizados pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, sediado no bairro da Luz, na capital paulista. A reciclagem faz parte de um dos núcleos do Centro, o Programa de Catadores de Materiais Recicláveis e Pessoas em Situação de Rua.
A coleta seletiva no pavilhão permitirá que toneladas de resíduos sólidos sejam convertidas em renda para 80 famílias de catadores ligadas ao Projeto Coorpel. Isso diminui a pressão exercida atualmente sobre os já saturados aterros sanitários.
A fim de evitar o desperdício e garantir o resultado de todo o processo, o IBDN faz o monitoramento inclusive nas etapas de montagem e desmontagem dos estandes das empresas expositoras e, durante a feira, coloca monitores ambientais nos corredores para orientar os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.

Neutralização

A Francal Cidadania e o IBDN cuidam também da neutralização do gás carbônico emitido pela Bio Brazil Fair e Natural Tech por meio da aferição de itens que envolvem a organização do evento, tais como consumo total de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível com deslocamento do staff, quantidade de material de divulgação impresso, entre outros.

Ao final das feiras, será gerado um inventário de sustentabilidade com o calculo de gás carbônico liberado na atmosfera e a recomendação do plantio de mudas necessário para fazer a respectiva mitigação.

Francal Cidadania
A Francal Cidadania foi criada há mais de 10 anos pela Francal Feiras, em uma iniciativa pioneira do segmento de feiras de negócios. A área trata das ações de Responsabilidade Socioambiental da empresa, com foco em quatro pilares:
Público Interno: em conjunto com a área de Recursos Humanos, estimula os colaboradores a participar das ações de responsabilidade socioambiental da Francal Feiras por meio de atividades e campanhas, com objetivo de multiplicar o conhecimento no círculo familiar e de amigos destes colaboradores, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida;

Comunidade: abrange ações de apoio a instituições que promovem a inclusão social e a assistência às comunidades carentes. Entre estas ações estão o projeto “Educação e inclusão por meio do esporte”, da Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube, e arrecadação de produtos dos expositores de algumas feiras para a posterior criação de brinquedotecas (“Brinquedoteca Francal Cidadania”/feira Abrin) ou doação de material escolar (“Escolar Adota uma Escola”/feira Office PaperBrasil Escolar) e instrumentos musicais (“Música para Todos”/feira Expomusic).

Meio Ambiente: compreende as atividades ligadas à educação ambiental para o público interno (colaboradores) e externo (expositores, montadoras, visitantes e outros envolvidos diretamente nos eventos); neutralização das emissões de gases de efeito estufa das feiras e gestão sustentável nos pavilhões, incluindo coleta seletiva e trabalho de inclusão de catadores;

Rede Multiplica-Ação: tem como foco apoiar, informar, ampliar e atuar em conjunto com parceiros das feiras, expositores, entidades setoriais e outras de relacionamento da Francal Feiras, e que mantenham boas práticas socioambientais.