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01 agosto 2012

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chega aos R$ 900 bilhões quinta-feira (02), ao meio-dia


Este ano os R$ 900 bilhões chegam 16 dias antes que em 2011 e apontam que mesmo com a queda do PIB (Produto Interno Bruto) a arrecadação não para de crescer
 
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará nesta quinta-feira (02), ao meio-dia, R$ 900 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano. No ano passado este valor foi alcançado em 18 de agosto, portanto 16 dias mais tarde na comparação com este ano.
 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, insiste que a quantidade de dinheiro arrecadado com os impostos não tem a contrapartida na qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Embora o PIB tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde. Isso é um alerta para que o governo tenha mais atenção com seus gastos de custeio para evitar aumentar o déficit público, num momento delicado para toda a economia mundial.”
 
Além de mostrar o quanto a população brasileira pagou do começo do ano até agora, no portal do Impostômetro é possível verificar o pagamento por estados e por cidades, analisar arrecadações anteriores e fazer projeções.
 
Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
 
Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputado federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

  • Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marca R$ 900 bilhões
    Quinta-feira, 02 de agosto de 2012, ao meio-dia
    Rua Boa Vista, 51 – Centro - São Paulo – SP / www.impostometro.com.br

BRASIL É O TERCEIRO PAÍS MAIS EMPREENDEDOR DO MUNDO


Novos serviços surgem para suprir demanda da profissionalização do empresariado

A força do empreendedorismo no Brasil vem aumentando a cada ano. Segundo uma pesquisa recentemente divulgada pela Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), o país tem 27 milhões de empreendedores, o que representa 27% da população adulta brasileira,  e ocupa a terceira posição no ranking de 54 países analisados. Mas um dos dados mais impressionantes desse estudo diz que a maioria dos novos empreendedores decidiram abrir um negócio por virem uma oportunidade nova, e não por falta de opção, como ter perdido o emprego.

Fernando Moura, diretor da Acoi Expert Network, empresa de consultoria que promove o encontro entre especialistas setoriais e demandas de mercado, diz que a nova geração de profissionais se distancia do conceito tradicional que dizia que ser bem sucedido era ter um bom cargo, em uma boa empresa, e lá permanecer por boa parte da vida profissional. “Cada vez mais empreender deixa de ser uma opção para aquele que perdeu seu emprego, e passa a ser um grande sonho”.

Para Moura, o empreendedor moderno é um empreendedor profissional. “O empresário brasileiro não é mais uma pessoa que busca através do processo de tentativa e erro emplacar um novo negócio. Ele entende cada vez mais a necessidade de se aprofundar no planejamento estratégico e pesquisa de mercado, e busca cada vez mais assessoria de qualidade para a estruturação do seu negócio”. Apenas em 2011 o número de empreendedores brasileiros cresceu cerca de 30%. Com este aumento existe uma imensa demanda para serviços de assessoria na estruturação destes negócios.

O diretor da Acoi Expert Network dá como exemplo um empresário que, depois de decidir deixar a companhia que trabalhava e abrir seu próprio negócio, resolveu contratar os serviços da Acoi para escolher em qual setor atuar. “Ele estava na dúvida entre atuar em três negócios bastante diferentes: fraldas, cimentos ou óleos industriais. Através da nossa empresa, o cliente realizou seções de consultas telefônicas com experientes profissionais em cada um dos mercados”. Nestas consultas o empreendedor conversou com pessoas que já atuavam naqueles mercados por 10 anos ou mais, dando detalhes como tamanho do mercado, perfil dos clientes, estratégias de diferenciação, custos e preços de referência, fundamentais na abertura de um novo negócio.

O próprio Fernando Moura, de apenas 29 anos, resolveu introduzir o conceito de Expert Network no Brasil ao observar uma necessidade do mercado. “Há, hoje, uma grande demanda por informações, mas elas precisam ser transmitidas de maneira rápida e eficiente. Dessa ideia de aproximar pessoas e aumentar a qualidade de informação circulante no meio, sem intermediários, que surgiu a Acoi”. O diretor explica que a sua empresa dispões de mais de mil especialistas das mais diversas áreas, como Fiscal e Regulatório, Mercado, Finanças, Comunicação e Marketing. São estes especialistas que atuam diretamente no projeto. "Quando um empreendedor está iniciando um negócio ele precisa obter a experiência de quem realmente conhece daquele setor" diz Moura.

Hoje, a Acoi Expert Network possui uma divisão para Start Ups, e oferece um pacote de serviços especial para atender este público que dá acesso a profissionais de mercado que irão assessorar na elaboração de planos de negócios e tomadas de decisão estratégicas. “O Brasil  é o pais do empreendedorismo, e cada vez mais surgirão empresas para fornecer ferramentas para estes empreendedores profissionais”, conclui o diretor.

Sobre a Acoi Expert Network

A Acoi Expert Network é uma consultoria de pesquisa, especializada em responder demandas por informações de forma rápida e objetiva. Com foco no atendimento de Bancos de Investimento, Hedge-Funds, Family Offices, Venture Capital, Private Equity, grandes e médias organizações, a Acoi Expert Network entrega insights críticos à tomada de decisões através da sua extensa base de especialistas.

A utilização dos serviços de especialistas da Acoi Expert Network garante velocidade na obtenção de informações, propiciando ampla visão sobre determinado setor, produto, ou empresa de forma rápida, prática e barata.

Apoiados em rígidos padrões de governança, os serviços são oferecidos em ambiente seguro e eficaz, resultando num assessoramento e consultoria especializada, que une necessidades e soluções, em um modelo de prestação de serviço reconhecido internacionalmente.

Agfa marca presença na Trends of Print Latin America 2012


Agfa, líder mundial em soluções de pré-impressão, irá participar e patrocinar a 2a. Edição da Trends of Print Latin America 2012, conferência latino-americana realizada pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) em parceria com a 6a Conferência ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset).

A Trends of Print Latin America 2012 é uma conferência que apresenta um formato inovador na América Latina por reunir, num mesmo evento, informações sobre tecnologias de produção gráfica lado a lado com dados e tendências de mercado que serão a chave do sucesso para empresas gráficas latino-americanas nos próximos anos.

Durante o evento, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Complexo do WTC, em São Paulo, os principais nomes do mercado, em economia, tecnologia e administração discutirão também as novidades da Drupa 2012.

A Agfa participa ainda como palestrante, em debate ministrado por Claudio Gaeta, gerente de produto, que abordará o tema "Como inovar e gerar novas oportunidades sustentáveis de negócios através da tecnologia digital".

A Trends of Print é organizada e promovida pela APS Feiras e Eventos, empresa que organiza aExpoPrint DigitalFespa Brasil e ExpoPrint Latin America.

Promoção especial da Lufthansa tem tarifas para a Europa a partir de US$ 849; valores são válidos para compra a partir de hoje


De hoje a sexta-feira (1 a 3 de agosto), é possível comprar passagens áreas com a Lufthansa para a Europa com preços a partir de US$ 849, ida e volta em classe econômica. A promoção é válida para vários destinos na Europa e embarques no Rio, em São Paulo, e em outras cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Navegantes, Joinville, Brasília, Vitória e Salvador. Para aproveitar os preços reduzidos, é preciso efetuar a compra até sexta, dia 3 de agosto, e programar a viagem para o período de 1.° de setembro a 31 de outubro.

Fazem parte da promoção destinos como Berlim, Hamburgo, Roma, Nápoles, Paris, Nice, Amsterdã, Bruxelas, Barcelona e vários outros. A companhia aérea oferece voos diários de São Paulo para Frankfurt e para Munique. Do Rio de Janeiro, a partir de 28 de outubro também conta com voos diários para Frankfurt. Atualmente, são seis frequências semanais entre o Rio e Frankfurt. Dos dois centros de distribuição (hubs), a empresa oferece voos para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Nesta promoção, a compra de bilhete aéreo pela internet em www.lufthansa.com ou através das agências de viagem.

Máquina de câmbio poderá operar em território nacional


Hess Latam possui equipamento com tecnologia Alemanha e adequado a legislação brasileira
 
O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quinta-feira (26) que máquinas com operações de compra e venda de moeda estrangeira poderão ser instaladas em locais de grande circulação por bancos ou casas de câmbio. “Para nós, essa é uma decisão importante pois protocolamos junto ao Banco Central uma autorização para funcionamento do nosso equipamento que realiza essa transação”, diz Demilson Guilhem, diretor presidente da Hess Latam.
 
A máquina faz a transação de câmbio, recebendo moedas de até 15 países. A Hess ForEx  é a cambiadora mais vendida no mundo e hoje tem duas mil unidades instaladas em diversos países. Com ela é possível realizar a atividade de câmbio 24 horas por dia de forma rápida e segura.
 
O usuário pode incluir até 15 tipos diferentes de moedas e receber até três tipos na hora da troca. Tudo depende da configuração instalada por quem adquire a máquina. Seu manuseio é simples, sendo possível atualizar a taxa de câmbio de cada moeda estrangeira e avaliar as transações realizadas em tempo real.
 
A ForEx está adequada a legislação brasileira e atende integralmente as exigências do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional. Além disso,  já nas primeiras versões, o produto atenderá às regras de acessibilidade para deficientes em terminais de auto-atendimento.
 
O objetivo da medida é facilitar a troca de moeda estrangeiras devido ao esperado aumento de turistas no país devido à realizção da Copa em 2014 e da Olímpiada em 2016 no Brasil. A decisão do CMN precisa ser regulamentada pelo BC (Banco Central), o que deve ser feito na próxima semana. O início do uso das máquinas, no entanto, vai depender do interesse dos bancos. “Desenvolver produtos com princípios de solução inovadores e abranger outros potenciais do mercado, sempre estão em primeiro plano na execução estratégica da empresa”, completa Demilson Guilhem.
 
Sobre a Hess
 
Com 127 anos de mercado e presente em 55 países, a empresa alemã Hess está na América Latina em parceria com o Grupo Brasileiro MB Capital, constituindo a empresa HESS LATAM. A cidade de São Paulo foi escolhida para controlar e monitorar todas as atividades da empresa para a América Latina. 
Um show room de produtos está disponível em São Paulo para apresentar suas máquinas, que trazem soluções inovadoras. São equipamentos que facilitam o dia a dia do usuário que pode evitar filas em banco e ter acesso a notas, moedas, câmbio e pagamento de contas de forma rápida e segura.

31 julho 2012

Joinville terá 1º seminário sobre propriedade intelectual e inovação

Evento, que conta com o apoio do IEL/SC, será realizado nesta quarta-feira (1), na Udesc



O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC, realizará em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), o 1º Seminário de Sensibilização: Propriedade Intelectual como instrumento estratégico de fomento à inovação. O evento, que ocorrerá nesta quarta-feira (1), na Udesc, em Joinville, é o primeiro de uma série de ações previstas no acordo de cooperação técnica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esse acordo, firmado entre o Governo de Santa Catarina, Fapesc, Udesc, IEL/SC e outras instituições de ciência e tecnologia (ICTs), busca capacitar pesquisadores, professores, técnicos de órgãos governamentais e empresários sobre marco regulatório e proteção de patentes de produtos, processos e serviços inovadores.


O seminário, que se iniciará às 13h30, tem o objetivo de aproximar empresas, universidades e o governo para discutirem a inovação, sob o foco da transferência de tecnologia e de sua proteção legal como estratégia para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental.

A programação contará com importantes palestras técnicas, além da apresentação de casos de pequenas empresas inovadoras locais. A EcoBabitonga Tecnologia e a Sofit-Software, sediadas na Incubadora Inovaparq, mostrarão os resultados alcançados no mercado e as estratégias futuras.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, falará sobre a importância do processo e da cultura de inovação e planejamento estratégico para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental no futuro de Santa Catarina. Pelo INPI, Rita Pinheiro Machado, coordenadora geral de Ação Regional, vinculada à Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento, enfocará a importância da Propriedade Intelectual no crescimento das empresas e universidades.

O empresário Marcelo Amorim, diretor da Jacard Investimentos, vai falar sobre o tema do encontro. Mais informações pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Confira abaixo a programação completa:

13h30 - Abertura

13h45 - Panorama Estadual dos Avanços em Inovação e Polos de Inovação - SC@2022
Palestrante: Paulo Bornhausen - Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS

14h30 - Importância da Propriedade Intelectual no crescimento das Empresas e Universidades
Palestrante: Dra. Rita Pinheiro Machado - Coordenadora Geral de Ação Regional do INPI/Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento

15h30 Intervalo para café

15h45 - Investidores em empresas inovadoras ("Anjos" ou Venture-capital)
Palestrante: Marcelo Amorim - Jacard Investimentos - Florianópolis

16h15 - Casos locais de sucesso em Propriedade Intelectual
Caso de inovação (incubadas INOVAPARQ): EcoBabitonga Tecnologia e Sofit Software

17h - Espaço para perguntas

30 julho 2012

As fraudes na remuneração dos médicos e a Justiça do Trabalho


Carlos Frederico Zimmermann Neto*

A remuneração dos médicos que trabalham em hospitais brasileiros passou por uma transformação nos últimos anos. É comum os hospitais obrigarem seus médicos empregados e, portanto, regidos pela CLT, a constituir “pessoas jurídicas” para que possam receber parte da remuneração, quando não a totalidade de sua remuneração. Assim, fazendo com que o profissional da Medicina tenha uma relação de emprego escamoteada, causando-lhe evidente prejuízo.

Também se tornou prática comum, os hospitais obrigarem terceiros a pagar os honorários médicos, diretamente, ao profissional, sejam eles clientes do hospital ou dos convênios médicos. Em algumas oportunidades, os hospitais fazem a retenção de parte destes valores, a título, por exemplo, de taxa de administração.

Tais práticas visam o não pagamento dos encargos trabalhistas. Porém, a prática não é admitida pela legislação, doutrina e jurisprudência, como regra geral. Primeiro, pela obrigação de constituir uma “pessoa jurídica”, quando na verdade ela serve apenas de fachada para o pagamento da remuneração. Por exemplo, ao invés de pagar para o “Dr. João dos Anzóis”, paga-se para a “Clínica Médica Anzóis”.

E a fraude é facilmente constatada, pois muitas destas “pessoas jurídicas” são constituídas por colegas que jamais prestaram serviço para o hospital.

Vale ressaltar também que todo valor recebido pelo empregado por força do contrato de trabalho tem natureza salarial. Ou seja, integra a remuneração do empregado e serve de base para o cálculo e pagamento das demais verbas salariais e rescisórias.

Assim, se o médico recebe o salário mensal de R$ 5 mil e recebe mais R$ 5 mil de clientes ou convênios médicos do próprio hospital, a base de cálculo, por exemplo, do FGTS, das férias e da gratificação natalina não é R$ 5 mil, e sim de R$ 10 mil. E são estas diferenças que o empregador tem que arcar, além dos encargos previdências e fiscais.

Em recente decisão, a 12ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) ratificou essa tese e condenou o Hospital Oswaldo Cruz ao pagamento das diferenças do salário, acrescido dos encargos previdenciários e fiscais, a um médico ex-empregado, que recebia parte de sua remuneração de terceiros e por meio de “pessoa jurídica”, prática não admitida.

A Justiça do Trabalho entendeu que todos os valores recebidos pelo médico tinham natureza salarial, com isso, determinou que o Hospital integrasse os respectivos valores e pagasse as diferenças sobre o aviso prévio, férias, gratificações natalinas e o FGTS. Estas práticas são usuais, mas, dificilmente, encontram guarida nos nossos Tribunais do Trabalho. Provavelmente, o hospital deverá interpor recurso para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Trata-se de uma decisão incomum, pois os hospitais têm conseguido êxito nestas reclamações trabalhistas, não obstante a mesma prática ser coibida em outros setores produtivos. Esperamos que os inclítos julgadores trabalhistas comecem a rever seus conceitos na remuneração dos médicos e que esses profissionais tenham os seus direitos resguardados. 

* Carlos Frederico Zimmermann Neto é doutor, mestre e especialista em Direto do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Faculdade de Direito da FMU e da UNIP, autor de livros jurídicos e palestrante da OAB/SP e sócio do escritório Zimmermann Neto Advocacia Empresarial e Trabalhista – zimmermann@zn.adv.br