PATROCINADOR

06 agosto 2012

FALTAM DEZ DIAS PARA O XXII CONGRESSO FENABRAVE E EXPOFENABRAVE

Evento é voltado a distribuidores de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e motocicletas
Em dez dias começa o XXII Congresso Fenabrave e ExpoFenabrave, maior evento do setor de distribuição automobilística da América Latina que, neste ano, traz o tema “Excelência em Gestão”. As atividades ocorrem de 16 a 18 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, e englobam os segmentos de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores, implementos rodoviários, máquinas agrícolas e motocicletas. Estão previstas 40 palestras de especialistas nacionais e internacionais e mais de 70 marcas participarão da exposição. O evento é realizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Alguns nomes confirmados incluem o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini; o economista José Carlos Mendonça de Barros; o presidente da JD Power, Finbarr O’Neill; o especialista em código cultural de consumidores e equipes de venda; Clotaire Rapaille; entre muitos outros. Os executivos da área de distribuição interessados em participar podem se inscrever pelo site www.congresso-fenabrave.com.br,no qual consta a programação completa.

O evento também tem como público-alvo administradoras de consórcios, associações de marcas, corretoras de seguros, montadoras e demais produtos e serviços de empresas relacionadas ao setor. Outras informações pelo Call Center (11) 5582-0091 ou e-mail congresso2012@fenabrave.org.br.
Serviço
XXII Congresso e ExpoFenabrave
Data: 16 a 18 de agosto de 2012
Horário: Congresso – dia 16, das 8h30 às 19h; dia 17, das 8h30 às 18h; dia 18, das 8h30 às 15h30
               ExpoFenabrave – 9h às 18h00
Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo

Navalshore 2012 consolida crescimento da indústria naval e projeta os futuros desafios do setor


Principal feira do segmento naval e offshore da América Latina reuniu, durante três dias, 16.192 mil pessoas no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro

A nona edição da Navalshore 2012 - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, o principal encontro do segmento naval e offshore na América Latina, chegou ao fim nesta sexta-feira (3/8) no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, com o seguinte saldo: o País tem, hoje, um mercado consolidado, mas com muitos desafios pela frente. Passaram pelos pavilhões, conferências e worskshops técnicos, ao longo de três dias de evento, cerca 16.192 mil pessoas, atraídas pelos cinco pavilhões internacionais e oportunidades de negócios apresentados por 350 expositores nacionais e internacionais de 17 delegações estrangeiras, além de profissionais vindos de mais de 40 países.

O evento trouxe novidades como um pavilhão dedicado exclusivamente aos estaleiros do Brasil, a Conferência WorkBoat South America e a série de Workshops Técnicos, além de contar com a presença dos principais players do setor.

No terceiro dia, a Navalshore recebeu lideranças como o presidente da Transpetro, Sergio Machado, e empresariais como Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Machado destacou a importância da Navalshore: "Ficamos 20 anos sem produzir navios e hoje somos a quarta maior carteira do mundo em produção de navios e temos estaleiros em construção. A Navalshore é uma feira que atraí fornecedores, produtores e cada vez que venho visitá-la vejo que está maior. Isso mostra a força do setor". Skaf concordou: "A indústria naval estava paralisada e com a demanda gerada pela Petrobras as empresas ressurgiram. Este grande movimento nos estandes e conferências da Navalshore mostra o crescimento e potencial do segmento em agregar valor a indústria nacional". 

"A tendência é termos uma evolução consistente em cada edição em virtude do segmento naval apresentar perspectivas muito positivas e demonstrar total comprometimento com a evolução tecnológica para atingir níveis de excelência em termos de produtividade. Há projeções de negócios para os próximos 20 anos e a indústria precisa incorporar a eficiência como lema. Queremos, com a Navalshore, possibilitar, portanto, que as empresas nacionais, internacionais e governo construam, juntos, um crescimento sustentável para o setor", ressaltou o gerente da feira, Michael Fine.

Tendências - O ambiente de expansão do segmento foi sentido tanto por quem visitou a feira como por quem expôs. É o caso da gerente de Vendas da Man Diesel e Turbo Brasil, Aline Barros: "Na Navalshore encontramos todas as empresas do setor e podemos acompanhar as tendências do mercado. Nesta edição o que me impressionou foi a quantidade de empresas presentes que eu não conhecia. Isto revela o crescimento e a grande oportunidade que a feira proporciona de conhecermos quem está chegando para investir no País".

"Encontrei aqui na Navalshore exatamente o que estava procurando: novos fornecedores e empresas que tragam novas tecnologias para o segmento. A feira é bem focada no setor e é muito importante para fazer networking com outras empresas e profissionais que ajudam a melhorar o nosso desempenho", afirmou Miguel Carvalho, executivo da BrasFELS.

Entre os visitantes da Navalshore, há aqueles que procuram informações para elaborar uma análise fundamentada do segmento. "Vim para saber o que está acontecendo no mercado. Nesta feira discutem-se as últimas novidades e é importante estar aqui. Além disso, conseguimos interagir com as pessoas envolvidas no setor, o que ajuda muito na tomada de decisões estratégicas", disse Natasha Miranda, economista da Saipem do Brasil. Renato Aguiar, consultor da Esab Soldagem e Corte concordou: "A indústria naval está em crescimento e a Navalshore é fundamental porque reúne todos os segmentos envolvidos na discussão de opções para superarmos os desafios que já se apresentam e os que vêm por aí".

Networking. Munidos de informações dos bastidores da indústria naval e offshore, os executivos presentes dedicaram-se ao networking. Responsável pela Oceana Navegação, Jimmy De Souza, comentou que esta edição da Navalshore o surpreendeu pela qualidade da visitação que esteve presente estande da empresa. "A feira transcende a caráter institucional e oferece grandes oportunidades de networking", comentou. A empresa, que faz parte do Grupo P2 Brasil, recebeu na semana passada a licença para a construção do seu estaleiro e aproveitou a feira para dar mais detalhes sobre a nova empreitada. 

A unidade de construção naval, que dará respaldo à atividade de navegação de apoio da companhia, estará localizada em Itajaí (SC) e deve estar habilitada para processar aço já no ano que vem. "Consideramos que a melhor alternativa para a nossa operação de navegação seria contar com um estaleiro próprio que desse suporte à nossa atividade", contou o executivo. Segundo ele, serão investidos R$ 640 milhões e o estaleiro estará 100% operacional em 2013. "Temos já definida prioridade no FMM (Fundo da Marinha Mercante) para quatro PSV 4500. Prevemos que a entrega da primeira unidade aconteça em julho de 2015", complementou De Souza.

Johanna Baart-Ristsma, diretora-presidente da Agência da Indústria Naval Holandesa no Brasil, avaliou que o País não só apresenta um ambiente propício para novos negócios, mas, pela evolução do setor, é hoje um novo campo para o desenvolvimento de tecnologia. "Encontramos hoje parceiros para projetos e, também, interessados em troca de conhecimento tecnológico. Este é um sinal de que o segmento está se expandindo de forma sustentável e com visão de longo prazo", ressaltou. 

2013. Ao final do terceiro dia de evento, a UBM Brazil, organizadora da Navalshore, informou que houve um alto índice de expositores que renovaram a participação na próxima edição da feira, que acontecerá de 6 a 8 de agosto de 2013, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. 

03 agosto 2012

Fóton Integra Canais de Atendimento Bancário a um único Processador


Bank Link traz para o mercado bancário a possibilidade de integrar em um único local todos os  sistemas corporativos ligados aos diversos canais de atendimento
A Fóton Informática, uma das líderes brasileiras no mercado de  softwares para automação bancária, apresenta sua solução de integração e centralização de base de dados corporativa destinada a bancos e instituições financeiras. Com a proliferação de dispositivos móveis e a popularização do acesso à internet, é natural a corrida dos bancos para atender a essa parcela de usuários que não abre mão da comodidade e segurança para realizar suas transações.
“Ao mesmo tempo em que aumentam as facilidades de poder se comunicar com o banco em qualquer hora e de qualquer lugar, cresce também o número de interessados em guardar ou investir o seu dinheiro em um local mais seguro. Assim, não dá para crescer sem investir em tecnologia, e é com isso que os bancos estão preocupados.”, avalia Marcelo Malagutti, Diretor de Produtos e Serviços da Fóton.

O Bank Link nasceu justamente da ideia de se obter um sistema central que assuma as tarefas de autorizar, rotear, atualizar e gravar os registros provenientes de quaisquer canais de atendimento, seja internet banking, agências, correspondentes bancários, mobile bank, ATMs ou Centrais de Atendimento telefônico. A solução possui um repositório único por onde passam todas as informações operacionais.

O mesmo benefício também vale para os sistemas corporativos de uso interno da Instituição, tais como os sistemas de Acompanhamento de Transações, Gestor de Tarifação, Gerenciador de programas de fidelização, Gestor On-line de Pagamentos e Gerenciador de Perfis de Utilização dos Canais de Atendimento, entre outros. Um dos grandes diferenciais da solução, está justamente na flexibilidade da plataforma que se adapta a qualquer estrutura de hardware, dispensando, assim, a necessidade de troca de recursos ou equipamentos.

“Mesmo na hipótese de o Banco não ter ainda qualquer estrutura, nós podemos também desenvolver esse complexo com soluções avulsas direcionadas às necessidades do cliente, para cada ou todos os canais de atendimento.”, explica Malagutti.

“A Fóton possui sistemas desenvolvidos sob medida para os mais diversos procedimentos bancários, seja da perspectiva de relacionamento com o cliente, ou a otimização de processos internos. Buscamos sempre as melhores metodologias para tornar a comodidade e a segurança partes integrantes do atendimento ao usuário.”, finaliza o executivo.

02 agosto 2012

SAA Awards acontece em São Paulo e premia 21 empresas de turismo do Brasil


Em um almoço realizado ontem, dia 1º. de agosto, no Restaurante Clos de Tapas na capital paulista, a South African Airways (SAA) premiou as 21 empresas de turismo brasileiras que obtiveram o melhor desempenho em vendas da companhia em 2011.

Entre os homenageados estavam operadoras de turismo, agências consolidadoras, agências especializadas em viagens corporativas e agências de viagem online. 

“O SAA Awards é um dos nossos eventos mais importantes do ano. O momento em que reconhecemos a contribuição fundamental de nossos maiores parceiros nos resultados anuais de nossa empresa no Brasil”, afirma Nelson de Oliveira, Diretor Geral da SAA para a América do Sul.

As seguintes empresas foram premiadas esse ano (em ordem alfabética): Advance, Alatur, Ancoradouro, Avipam, Brementur, Carlson Wagonlit, CVC, Decolar, Designer Tours, Esferatur, Flytour, GapNet, High Light, Kangaroo Tours, Plan Air, Princess Travel, Sakuratur, Skyteam e Submarino Viagens.

“Tivemos este ano um mix bastante abrangente de empresas, destacando-se a presença de grandes operadoras de turismo e TMCs (agências corporativas) que alcançaram excelentes performances de vendas não somente comercializando bilhetes aéreos da SAA para a África do Sul, nosso principal produto, mas também para outros destinos na África, Ásia e Australia, reafirmando a competitividade cada vez mais crescente de nosso hub em Johannesburg para conectar o fluxo de viagens do Brasil para todas essas regiões além da África do Sul”, ressaltou ainda o Diretor Geral da SAA.

Durante a entrega do SAA Awards, Nelson de Oliveira reiterou o convite a todos os profissionais de turismo para que não percam a oportunidade de participar do Explore South Africa, o mais importante evento do turismo da África do Sul e de outros países africanos no Brasil. Serão mais de 90 expositores apresentando as mais recentes novidades de uma região que não pára de crescer na preferência de viagens de turistas brasileiros. O Explore South Africa 2012 acontece no próximo dia 28 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ExploreSouthAfrica.com.br.


Saiba mais sobre a SAA

A SAA – South African Airways é a companhia aérea líder na África, oferece voos regulares para as principais cidades sul-africanas e possui uma rede regional servindo a mais de 20 destinos no continente africano, todos operados a partir do seu hub ou Centro de Distribuição de Voos da SAA no Aeroporto O.R. Tambo International, em Johannesburg.
A companhia aérea é membro da Star Alliance, a maior aliança global de empresas aéreas, e atualmente oferece 10 voos semanais entre São Paulo e Johannesburg, com conexões para vários pontos na África, Ásia e Austrália.
A SAA é ganhadora de prêmios Skytrax: “Best Airline in Africa”, prêmio que tem recebido há dez anos consecutivos; “Service Excelence in Africa” que obteve em 2011 e 2010. Há dez anos é companhia aérea quatro estrelas na mesma pesquisa, ao lado das maiores do mercado mundial.
Mais informações em www.flysaa.com

Itaipu abre segundo semestre com visitação turística 30% superior


Foram registrados em julho 51 mil visitantes, ante 39,8 mil de julho de 2011. Foi o melhor julho dos últimos cinco anos na usina.

Depois de quebrar o recorde de visitação turística nos primeiros seis meses do ano, a usina hidrelétrica de Itaipu abriu o segundo semestre de 2012 estabelecendo um novo marco histórico. Em julho, período de férias escolares, o número de turistas que conheceram as atrações da usina foi quase 30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Foram 51.734 visitantes, ante 39.814 de julho de 2011.
O desempenho representa o melhor mês de julho desde que a usina implantou o novo modelo de gestão do turismo na margem brasileira, em 2007; e ficou apenas 7% abaixo do recorde absoluto de janeiro de 2012, com 55.867 visitantes, o melhor mês desses últimos cinco anos.
Considerando os primeiros sete meses do ano, Itaipu registrou 266.296 visitantes, um acréscimo de 13,3% em relação a igual período do ano passado. A evolução é ainda mais expressiva na comparação com 2010 (mais 30,4%) e 2009 (41,3%). 

Avaliação
Como no primeiro semestre, a gratuidade para os moradores lindeiros e da região trinacional teve impacto no resultado de julho. Foram registrados no último mês 4.187 visitantes da região, ante 1.036 de julho do ano passado. No acumulado do ano, já são mais de 31 mil visitantes da região – em 2011, o número parcial foi de 10.034.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, que preside o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), lembra que a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das novas Sete Maravilhas da Natureza, e as ações de divulgação e promoção do Destino Iguaçu, também mantiveram aquecido o movimento turístico. “A mudança da imagem do Destino Iguaçu é perceptível. Estamos colhendo os resultados”, afirma.

Municípios lindeiros
A gratuidade para os vizinhos lindeiros começou em abril. Desde então, moradores de 34 municípios (26 no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai) passaram a não mais pagar para conhecer as atrações da usina – com exceção do Circuito Especial e o Test Drive Veículo Elétrico. Antes, a entrada franca era restrita ao primeiro domingo de cada mês.
Também compõem as atrações a Visita Panorâmica – a mais procurada –, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). 

Cataratas do Iguaçu
A visitação nas Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, confirma o aquecimento do setor. Em julho, quase 160 mil turistas passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu – onde estão localizadas as quedas –, ante 132 mil registrados no mesmo período do ano passado. O incremento foi de 21%. No acumulado do ano, já passaram pelo parque nacional mais de 870 mil pessoas.

Moradores da Vila Mariana apresentam propostas para utilização de terrenos públicos


Em Audiência Pública promovida pelo Ministério Público, população defende a manutenção das áreas que a prefeitura pretende vender

No próximo dia 13 de agosto, às 19 horas, no Instituto Biológico, o Ministério Público realizará uma audiência pública para ouvir a população da Vila Mariana e de diversos bairros afetados pela proposta da prefeitura de vender 20 terrenos em toda a cidade.

Pela segunda vez, o Promotor Valter Santin se reunirá com moradores e representantes de Associações e Movimentos Populares para discutir a viabilidade da venda e a necessidade da permanência destes espaços públicos como garantia de uma reserva de terrenos municipais para atender demandas atuais e futuras.

A prefeitura pretende alienar à iniciativa privada terrenos considerados subutilizados ou não-utilizados, permitindo a construção de edifícios residenciais. Entretanto, em alguns destes terrenos existem equipamentos públicos sendo utilizados pela população local, como é o caso do quarteirão do Itaim Bibi. Lá estão oito equipamentos, entre creches, escolas, teatro, biblioteca e unidades de saúde. Os moradores entraram com um pedido de tombamento junto ao Condephaat, o que tem impedido a venda da área, principal alvo da especulação imobiliária na cidade.

O bairro da Vila Mariana possui um alto índice de moradores idosos, mas não possui equipamentos públicos de atenção específica a eles. Esta é uma das propostas da Associação dos Moradores e Amigos de Vila Mariana (AMA-VM). “Um bairro com a dimensão da Vila Mariana, com a densidade demográfica que possuímos, precisa ter um espaço dedicado à sua população”, reforça Oswaldo Luiz Baccan, presidente da AMA-VM.

Mais de cem Associações e Movimentos Populares estão engajados na defesa dos terrenos, entre eles o Movimento Defenda São Paulo, o Movimento SOS Itaim Bibi, a Associação Preserva São Paulo e a Associação dos Moradores e Amigos de Vila Mariana.

O Instituto Biológico fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana. 

01 agosto 2012

Guadalajara, concorrente internacional em Turismo de Reuniões: Luis Felipe Nuño


A capital do estado de Jalisco, no México, apresentará no II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis – SC, Brasil, suas belezas como destino turístico e sey potencial em diferentes segmentos, tanto esportivo como industrial e comercial.

Lar de alguns dos símbolos mais representativos do México, capital da indústria eletrônica do país e cidade comercial por excelência nos ramos de jóias, móveis e calçados, Guadalajara chega ao II FTN posicionada como importante sede de Turismo de Reuniões.

O diretor da Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara, Dr Luis Felipe Nuño Ramírez, disse que a cidade é um forte competidor internacional para o Turismo de Reuniões e a principal cidade mexicana no setor.

Em entrevista com a Vem América, o Dr. Nuño Ramírez explicou a escolha de Guadalajara como Cidade Convidada.

- Dr., como foi que escolheram a cidade de Guadalajara para ser convidada especial no Fórum de Turismo de Negócios em agosto no Brasil?
- Guadalajara está sempre disposta a participar de eventos, não só nacionais como internacionais, de diferentes instâncias, seja de governos, iniciativas privadas, empresariais, para se difundir como destino. E é assim que vai participar desse importante evento no Brasil, onde Guadalajara vai como destino turístico para apresentar suas belezas e seu potencial em diversos segmentos.

- O que você vai mostrar, o que vai dizer que tem em Guadalajara, qual seu slogan?
- Guadalajara tem muitos pontos fortes. Um muito importante é o tema esportivo; a experiência dos passados Jogos Panamericanos nos deixou um importante legado de recintos novos, funcionais e modernos, com os quais podemos promover o turismo esportivo de maneira importante.

Outro ponto muito valioso é o tema de congressos e convenções, o Turismo de Reuniões em geral; Guadalajara tem infraestrutura para isso. O centro Expo Guadalajara é o que atualmente tem mais espaço em uma área funcional na América Latina: 90 mil metros quadrados. 

Também existem outros segmentos importantes, como o turismo religioso. Outro que tem um peso valioso, e vem crescendo, é o turismo médico; aumentam e melhoram os hospitais, equipes médicas e recursos humanos e de especialistas, que podemos potencializar de alguma forma.

Existem muitas possibilidades para promover Guadalajara e compartilhá-la com outros países. Sabemos que o Brasil vem crescendo de maneira muito importante, portanto, os turistas viajam ao exterior do país com maior índice de gasto. Acreditamos, então, que vale muito a pena estar nas feiras e seguir promovendo a cidade.

Jalisco, berço de valores

O diretor da OFVC informou ainda acerca da infraestrutura turística da cidade: mais de 22 mil acomodações em hotéis, 150 voos diários, mas “não é só essa parte que é necessária para promover um destino turístico consolidado. Oferecemos ainda os grandes ícones representantes do México, com isso quero dizer que também oferecemos a história da tequila, as lendas da tequila e do Patrimônio Natural da Humanidade - a Paisaje Agavero- e a música do mariachi, que também tem reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.”, disse.

A isso, acrescentou, somam-se valores culturais que enriquecem e fazem diferente todo um povo, e “isso causa um grande impacto. Estrutura, ônibus, voos e hotéis todas as cidades do mundo têm, mas o que nós temos é diferente. Pois esses valores nos fazem mexicanos orgulhosos de nossas raízes, nossa cultura, origem e tradições.”

“Alguém disse que quando se visita o México, se visita vestido de charro, quando se canta no México, se canta com o mariachi, quando brinda, brinda com a tequila. Então, esses valores se difundiram de maneira importante e nos ajudam a promover a cidade.”

- Vocês são a cidade convidada do FTN, porém qual é a situação da cidade de Guadalajara nesse sentido, que indústrias e serviços têm para convencer os comerciantes a fazer negócio com vocês?
- Temos negócios muito importantes. Guadalajara é a capital da indústria eletrônica do México, o que é muito valioso. Quase todos os Blackberrys do mundo são feitos aqui em Guadalajara, então temos indústrias muito reconhecidas. As joalherias também; o design de móveis, que são fabricados aqui; os calçados, que chegam a mercados femininos importantíssimos.

Outra indústria muito importante e reconhecida internacionalmente é a tequileira. As fábricas dessa bebida estão presentes em praticamente todos os países do mundo. E com isso levamos ao mundo esse sabor e essa tradição.

Além disso, Guadalajara é uma cidade comercial, com muitas indústrias em constante fortalecimento.

- Que posição está Guadalajara no ranking de cidade sede de Turismo de Reuniões no México?
- Somos importantes líderes no México, mas como era de se esperar a número um é a Cidade do México, por volume de centros, infraestrutura e população. Nós estamos logo atrás, batalhando com Cancún, pois Cancún tem alguns atrativos e Guadalajara outros, mas somos as cidades principais do país.

- O que Guadalajara está fazendo para aumentar sua presença e imagem a nível nacional e internacional?
- Nossa, muita coisa. Estamos trabalhando muito com pessoas com deficiência, incluindo-os na atividade turística, nos eventos. Temos feito uma reestruturação importante nos hotéis - para que essas pessoas tenham acessibilidade, a cidade está se convertendo em uma cidade acessível. Estamos também trabalhando duro com a sustentabilidade e fazendo promoções intensas – competimos com países fortes em segmentos e mercados importantes.

Competimos com a Escócia, às vezes com Bruxelas. Guadalajara está nas ligas internacionais, com um reconhecimento valioso, e é isso que estamos fazendo desde o Bureau de Convenciones de Guadalajara.

- Que mensagem você enviaria aos participantes e ao Brasil como sede do FTN?
- Diria para virem conhecer o México através de suas tradições, cultura e riqueza; que nos encantam compartilhar. Que venham a esse México que se chama Guadalajara, a essa terra que em algum momento deu reconhecimento ao Brasil (no jogo de futebol de 70, do Pelé) e que venham e conheçam uma cidade inquieta, em crescimento, cheia de cultura, de paixão e de tradições. 
Axel Trujillo de los Santos/ ven AMÉRICA