PATROCINADOR

29 agosto 2012

Copa 2014: Aumenta confiança de especialistas no andamento das obras dos estádios


Item tornou-se o mais bem avaliado pelo TermômetroTrevisan – Copa 2014, pesquisa realizada pela Trevisan Gestão do Esporte

Especialistas estão mais confiantes em relação às obras dos estádios que receberão os jogos da Copa 2014. A segunda edição do Termômetro Copa 2014, pesquisa realizada trimestralmente pela Trevisan Gestão do Esporte que avalia a opinião de especialistas quanto a realização e organização do evento, aponta que o indicador de confiança passou de 2,6 na primeira edição, compilada em abril, para 2,9 na medição atual (escala de 1 a 5).

A melhora na percepção dos especialistas que participaram do levantamento foi de 12%, tornando o item “Estádios” o mais bem avaliado. “A maior parte das obras avançou rapidamente nos últimos meses, o que favoreceu o aumento de confiança dos profissionais que atuam na área”, explica o pesquisador da Trevisan Gestão do Esporte, Fernando Trevisan.

A alta nesse indicador, entretanto, não foi suficiente para impactar o resultado geral do Termômetro, que continua com avaliação abaixo do aceitável, com média de 2,2 nos sete itens avaliados. Isso porque os itens "Telecomunicações" e "Qualificação de mão de obra" tiveram queda em relação à medição anterior.

No geral, as opiniões mais negativas se referem àsobras de mobilidade, tanto urbana quanto aeroportuária.  

O Termômetro Trevisan – Copa 2014 é o único levantamento realizado a partir da percepção de profissionais ligados aos negócios do esporte. Esta edição contou com a participação de 1.000 especialistas, entre eles professores e alunos dos cursos do MBA Gestão e Marketing Esportivo, assim como profissionais da indústria do esporte.

A pesquisa aborda sete áreas principais para o sucesso da realização do evento, em uma escala de 1 a 5. Confira a evolução dos números entre as duas edições:

Item avaliado
1ª edição
2ª edição
Estádios
2,6
2,9
Telecom
2,7
2,6
Hospedagem
2,5
2,5
Qualificação da mão-de-obra
2,4
2,3
Segurança Pública
2,1
2,1
Transporte
1,6
1,7
Aeroportos e Portos
1,5
1,6
GERAL
2,2
2,2

A pesquisa Termômetro Copa 2014 será realizada trimestralmente, até a realização do megaevento esportivo.

28 agosto 2012

DIA INTERNACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA


Evento gratuito acontece em São Paulo, dia 29, e contará com especialistas que debaterão a privacidade na rede

O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), que acontece no dia 29 de agosto em São Paulo, está com inscrições gratuitas abertas. Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema "Privacidade de dados: o que você compartilha?". O evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acontece desde 2005 por iniciativa do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e tem parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA).

O evento anual reunirá no Novo Hotel Jaraguá especialistas no assunto do Brasil e do exterior para compartilhar seus conhecimentos e assim educar e conscientizar usuários de Internet sobre segurança em ambientes informatizados. As palestras, abertas ao público mediante inscrição gratuita que acontece até o dia 28, serão transmitidas em três línguas (português, espanhol e inglês), em tempo real via web.

Na palestra “Segurança e privacidade em redes sociais” o especialista argentino Pedro Janices irá analisar os riscos associados ao uso de redes sociais e seu impacto na privacidade de dados. No mesmo painel será discutida também a importância de se ter uma ciberidentidade confiável.

Com experiência em análise de vírus, bankers e outras pragas originadas no Brasil, o membro da Aliance of Security Analisis Professionals (ASAP) Fabio Assolini falará do cenário das ameaças cibernéticas na América Latina.  Tendências futuras e como os cidadãos comuns têm sido afetados serão debatidos com relatos reais. Os aspectos legais relacionados à privacidade é o tema da palestra de Gerson Charbel, especialista em Direito na Sociedade da Informação e Direito Eletrônico.

Dentre as atividades especialmente preparadas para o DISI estão também as seguintes palestras: “Lidando com vírus e outros códigos maliciosos”, “Termos de uso de alguns serviços de Internet: Não seja pego de surpresa!” e “Segurança em dispositivos móveis”. Durante o evento, acontece também a distribuição de material de conscientização e o fomento a iniciativas que divulguem o tema segurança em informática. 

SOBRE A RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

SERVIÇO:

Data: 29 de agosto
Local: Novo Hotel Jaraguá
Endereço: Rua Martins Fontes, 71, Bela Vista - São Paulo
Inscrições:  até o dia 28 de agosto ou mediante lotação no site http://disi.rnp.br/participe-usuario
Mais informações e programação completa no site http://disi.rnp.br

27 agosto 2012

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo alcança R$ 1 trilhão quarta-feira, dia 29, às 16h30


Depois de passar por 10 cidades do Estado de São Paulo, o caminhão com o
Impostômetro rodará pelas ruas da Capital durante toda a terça-feira, véspera da virada
 
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará R$ 1 TRILHÃO em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde 1º de janeiro deste ano, quarta-feira (29), às 16h30. A marca será atingida 15 dias antes na comparação com 2011.
 
Para marcar a chegada precoce de mais um R$ 1 TRILHÃO, um caminhão com o Impostômetro - que percorreu 10 cidades do Estado desde o dia 9 de agosto – rodará na véspera da virada pelas principais ruas e avenidas da Capital, para que a população veja o quanto todos os brasileiros juntos e também exclusivamente os paulistanos pagaram de impostos este ano.
 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, aposta na ação como uma alavanca para a conscientização das pessoas em relação ao excesso de impostos pagos no Brasil. “O momento é de conscientizar e mobilizar a população. O Impostômetro alcançará R$ 1 trilhão com 15 dias de antecedência em relação ao ano passado, o que mostra que a arrecadação não para de crescer. Somos pagadores de impostos e temos que saber para onde vai o nosso dinheiro. É preciso exigir o bom uso do dinheiro público.”
 
O Caminhão do Impostômetro, que possui um Feirão do Imposto em seu interior, rodou por Sorocaba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Santos. Em São Paulo, no dia da virada, ele ficará estacionado no Pátio do Colégio, local em que as pessoas poderão visitá-lo. Um grande Feirão do Imposto também será montado para que a população possa saber o percentual de impostos embutidos no preço de cada produto.
 
Na véspera da virada, o caminhão passará pelas seguintes vias: Praça da Sé; rua Boa Vista; Viaduto do Chá; av. São João; av. Duque de Caxias; Estação da Luz; av. Prestes Maia; av. Nove de Julho; av. Paulista; rua Vergueiro; rua Domingos de Morais; av. Sena Madureira; av. Ibirapuera; av. Bandeirantes; av. Santo Amaro; av. Brigadeiro Luís Antônio; av. Brasil; rua Cardeal Arcoverde; rua Teodoro Sampaio; rua Dr. Arnaldo, rua da Consolação e av. Paulista.
 
Desde 1º de janeiro deste ano, todos os moradores da cidade de São Paulo, juntos, já pagaram mais de R$ 21 bilhões de impostos municipais, estaduais e federais. Este cálculo, que também pode ser feito para a população de outros municípios, está disponível no Portal do Impostômetro, no endereço www.impostometro.com.br.
 
Pelo hotsite www.horadeagir.com.br, as pessoas podem manifestar suas opiniões por meio de comentários e vídeos. Podem também pressionar os deputados federais – com o envio de mensagens – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.
 
Histórico:
O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto a população do País, dos estados e dos municípios está pagando em impostos.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo alcança R$ 1 trilhão
Quarta-feira, 29 de agosto de 2012, às 16h30
Rua Boa Vista, 51, em frente ao Prédio da ACSP
<� U s �� �3 t-size:10.0pt;font-family:"Calibri","sans-serif";color:black'>Impostômetro rodará pelas ruas da Capital durante toda a terça-feira, véspera da virada
 
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará R$ 1 TRILHÃO em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde 1º de janeiro deste ano, quarta-feira (29), às 16h30. A marca será atingida 15 dias antes na comparação com 2011.
 
Para marcar a chegada precoce de mais um R$ 1 TRILHÃO, um caminhão com o Impostômetro - que percorreu 10 cidades do Estado desde o dia 9 de agosto – rodará na véspera da virada pelas principais ruas e avenidas da Capital, para que a população veja o quanto todos os brasileiros juntos e também exclusivamente os paulistanos pagaram de impostos este ano.
 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, aposta na ação como uma alavanca para a conscientização das pessoas em relação ao excesso de impostos pagos no Brasil. “O momento é de conscientizar e mobilizar a população. O Impostômetro alcançará R$ 1 trilhão com 15 dias de antecedência em relação ao ano passado, o que mostra que a arrecadação não para de crescer. Somos pagadores de impostos e temos que saber para onde vai o nosso dinheiro. É preciso exigir o bom uso do dinheiro público.”
 
O Caminhão do Impostômetro, que possui um Feirão do Imposto em seu interior, rodou por Sorocaba, Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Santos. Em São Paulo, no dia da virada, ele ficará estacionado no Pátio do Colégio, local em que as pessoas poderão visitá-lo. Um grande Feirão do Imposto também será montado para que a população possa saber o percentual de impostos embutidos no preço de cada produto.
 
Na véspera da virada, o caminhão passará pelas seguintes vias: Praça da Sé; rua Boa Vista; Viaduto do Chá; av. São João; av. Duque de Caxias; Estação da Luz; av. Prestes Maia; av. Nove de Julho; av. Paulista; rua Vergueiro; rua Domingos de Morais; av. Sena Madureira; av. Ibirapuera; av. Bandeirantes; av. Santo Amaro; av. Brigadeiro Luís Antônio; av. Brasil; rua Cardeal Arcoverde; rua Teodoro Sampaio; rua Dr. Arnaldo, rua da Consolação e av. Paulista.
 
Desde 1º de janeiro deste ano, todos os moradores da cidade de São Paulo, juntos, já pagaram mais de R$ 21 bilhões de impostos municipais, estaduais e federais. Este cálculo, que também pode ser feito para a população de outros municípios, está disponível no Portal do Impostômetro, no endereço www.impostometro.com.br.
 
Pelo hotsite www.horadeagir.com.br, as pessoas podem manifestar suas opiniões por meio de comentários e vídeos. Podem também pressionar os deputados federais – com o envio de mensagens – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.
 
Histórico:
O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto a população do País, dos estados e dos municípios está pagando em impostos. 

VMware Anuncia VMware Workstation™ 9


Melhor suporte para o Windows 8 do mercado, interface Web inovadora e máquinas virtuais restritas estão agora disponíveis


A VMware, Inc. (NYSE: VMW), líder global em virtualização e infraestrutura para nuvem, anuncia VMware Workstation™ 9, a versão mais recente do seu software premiado de virtualização pessoal. O VMware Workstation 9 oferece o melhor suporte do mercado para o Windows 8, além de novos e inovadores recursos que transformam a maneira pela qual profissionais trabalham com máquinas virtuais, estejam no PC ou nas nuvens privadas corporativas.

“Por mais de uma década, oferecemos tecnologias inovadoras em cada lançamento da Workstation e o Workstation 9 continua esta tradição”, afirma Vittorio Viarengo, vice-presidente de computação para usuário final da VMware. “O Workstation 9 oferece o poder da virtualização da VMware para qualquer profissional de TI e permite que se consiga usar as mais recentes evoluções dos sistemas operacionais, processadores e outras tecnologias para mais produtividade.”

As principais funcionalidades da VMware Workstation 9 são:
·      Suporte ao Windows 8 – A instalação simples facilita a tarefa de criar máquinas virtuais para o Windows 8, que podem rodar simultaneamente com uma variedade de sistemas operacionais antigos. O modo de unidade trabalha, inteligentemente, com aplicações da Windows 8, e o suporte de toque múltiplos garante a verdadeira experiência no Windows 8.
·      Máquinas virtuais mais poderosas – Desempenho mais rápido para iniciar, suporte para USB 3.0 para máquinas virtuais em Windows 8, compatibilidade com Intel™ Ivy Bridge, extensões mais poderosas de virtualização, contadores de desempenho virtual, suporte para OpenGL 2.1 em Linux e melhoria no desempenho dos gráficos 3D, o que faz das altas demandas das aplicações algo simples e eficiente.
·      Mobilidade aumentada – Uma nova interface Web permite o acesso a máquinas virtuais rodando a Workstation ou VMware vSphere® em tablets, smartphones, laptops ou desktops. A interface de alto desempenho e baseada em Web oferece uma experiência nativa de desktop e não exige flash ou plug-ins para navegadores.
·      Máquinas virtuais restritas – Os administradores de TI e instrutores podem criar máquinas virtuais e configurá-las para prevenir que funcionários ou estudantes arrastem e soltem arquivos entre os desktops virtuais e físicos, instalando aparelhos ou mexendo com as configurações das suas máquinas virtuais. Uma vez que as restrições são configuradas, as máquinas virtuais podem receber criptografia e distribuídas em computadores com Mac, Windows, ou Linux com o VMware Fusion® 5 Professional, Workstation 9, ou VMware Player™ 5.

A Workstation pode ser comprada pela rede de revendedores e distribuidores da VMware.

Recursos Adicionais
• Aprenda mais sobre o VMware Workstation 9 no blog Workstation Zealot
Leia mais sobre os novos recursos do VMware Workstation 9
Veja e baixe telas do VMware Workstation 9
• Siga o time Workstation da VMware no Twitter e no Facebook

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VMware, VMware Workstation, VMware Fusion, VMware Player e vSphere são marcas registradas da VMware, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outras jurisdições. Todas as outras marcas e nomes mencionados podem ser marcas registradas das suas respectivas companhias.

Sobre a VMware
VMware é líder em soluções de virtualização e infraestrutura em nuvem que auxilia as empresas a prosperar na era da computação em nuvem. Os clientes confiam na VMware para ajudá-los a transformar a maneira que eles constroem, entregam e consomem os recursos de Tecnologia da Informação de uma maneira que é evolucionária e baseada nas suas necessidades específicas. Com faturamento de US$ 3,77 bilhões em 2011, a VMware possui mais de 400 mil clientes e 50 mil parceiros. A companhia tem sede no Vale do Silício e escritórios espalhados por todo mundo. Visite: www.vmware.com

24 agosto 2012

Peter Richard Fabian Google anuncia alterações na sua ferramenta de planejamento de mídia

Google AdPlanner contará apenas com informações de sites que utilizam os serviços de anúncios do Google 


O Google anunciou ontem que sua ferramenta de planejamento de mídia, o Google AdPlanner, sofrerá alterações a partir do dia 5 de setembro e não mais informará dados sobre as empresas que não usam os seus serviços de anúncios. As alterações surgem após usuários da ferramenta questionarem a validade das estimativas dadas aos sites que não possuem anúncios no Google. 

Para Sergio Garbelini, coordenador da equipe de AdWords da Agência Goomark, diretores de marketing e responsáveis pelas estratégias em mídias online das empresas não devem se preocupar com essa restrição. “Hoje mais de 2 milhões de sites usam os serviços de anúncios no Google, o AdPlanner continuará sendo uma excelente ferramenta para as estratégias online, a alteração não vai interferir na qualidade dos dados informados.”

Sobre a Goomark - Fundada em 2008 e composta por uma equipe jovem, criativa e inovadora, a Goomark tornou-se referência no mercado de marketing digital brasileiro para pequena e média empresa oferecendo aos clientes toda estrutura necessária para o crescimento das marcas nas Redes Sociais, Otimização de Sites e Anúncios no Google, proporcionando a consolidação, liderança e fortalecimentos dos negócios. Hoje a empresa possui mais de 150 clientes, recebeu o selo Parceiro Certificado Google Adwords e gerenciou mais de 2 milhões de reais em propaganda no Google no último ano.

23 agosto 2012

FecomercioSP divulga pesquisa sobre comportamento do usuário da internet


Estudo revela que 63% dos paulistanos realiza compras pela internet e que as informações em redes sociais influenciam as compras de metade dos internautas

O e-commerce já atinge mais da metade dos paulistanos. Segundo a 4° Pesquisa sobre o Comportamento dos Usuários da Internet, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP),  62,71% dos paulistanos têm o hábito de realizar compras pela internet. Um crescimento de 11,21 pontos porcentuais (p.p.) em relação a 2011.

De acordo com o estudo, que será divulgado durante o 4° Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da FecomercioSP, a praticidade continua sendo o principal atrativo para a realização de compras pela internet. Contudo, o total de usuários que afirmou ser esta a principal razão para realizar compras na rede caiu 54,46% em 2011, para 39,27% este ano. A variedade de produtos, inclusive com alguns importados sendo vendidos para o mercado nacional somente pela internet, e o marketing foram as razões que mais ganharam espaço, sendo mencionadas por, respectivamente, 11,13% e 5,56% dos paulistanos. Avanço de 10,16 p.p. e 5,37p.p..

Entretanto, preço e confiança na empresa ainda são o segundo e o terceiro motivos que mais atraem consumidores para os sites de compras. Sendo que o preço, frequentemente menor do que em lojas físicas, é apontado por 25,12% dos paulistanos como a principal motivação para realizar compras na internet e a confiança, por 16,38%.

Entre as razões para não aderir ao e-commerce, o receio de fraudes é o que influencia a maior parte da população, 61,04%. Medo que se disseminou ao longo do ultimo ano, já que, em 2011, ele atingia 52,69% dos paulistanos. A necessidade de ver pessoalmente o produto antes da compra é apontada com um fator impeditivo por 12,55% das pessoas. Um avanço em relação ao ano anterior, quando 23,15% dos paulistanos afirmavam que não se sentiam à vontade para comprar sem antes poder ver ou manusear o produto. O custo final da compra, após somar o frete ao preço do produto, deixou de ser um empecilho para a maior parte dos usuários da reclamavam do custo do frete. Hoje, a questão é apontada somente por 2,16% dos internautas. Taxa 15,5 p.p. abaixo da registrada em 2011. Por outro lado, o receio de não receber um produto aumentou 10,19 p.p. e agora aflige 10,39% dos paulistanos.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP pondera que a falta de informações claras e objetivas a respeito dos produtos e serviços que são oferecidos na internet, apesar de ter avançado, ainda é um  grande problema. Entre 2011 e 2012, houve incremento de 4,15 p.p. no total de internautas que se sentem satisfeitos com os dados fornecidos sobre as mercadorias nos sites de compra, contudo, estes ainda são somente 47,66% do total. O que indica que ainda há muito por fazer.

Segurança
Cresceu o número de internautas que já foi vítima de algum crime eletrônico. Segundo a pesquisa, hoje, este total é de 12,76% ante 8,48% registrados no ano anterior. A pesquisa aponta, também, que os homens são mais suscetíveis a essas práticas do que as mulheres, sendo que 15,59% da população masculina diz já ter sido vítima de um crime eletrônico enquanto 10,15% das mulheres afirmam o mesmo.

A não entrega do produto comprado é o crime mais comum, atingindo 28,13% dos internautas que afirmam já terem sido vítimas de um crime eletrônico. Em seguida, afetando 21,09% deste público, está a clonagem de cartão. Em terceiro lugar, empatados com 10,16%, estão o uso de dados pessoais, compras indevidas realizadas por meio do cartão de crédito e o desvio de dinheiro da conta bancária – que até 2011 era o crime mais comumente praticado por meio eletrônico. Clonagem de página pessoal em site de relacionamento (7,81%) e entrega de produto errado ou com defeito e não efetuação da troca (7,03%) são outros crimes relatados com frequência.

O Boletim de Ocorrência (BO) foi feito por 24,22% das vítimas de crimes eletrônicos e em 14,06% dos casos, o internauta lesado procurou a Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon). Os bancos fizeram o reembolso em 20,31% das ocorrências e 13,28% dos internautas vítimas de crimes eletrônicos optaram pelo cancelamento dos cartões de crédito e/ou débito. Com relação à clonagem de páginas pessoais, somente em 3,13% das vezes a solução foi encerrar a conta no site – porcentual 16,87 pontos menor do que o registrado em 2011.

Após ter sido vítima de um crime eletrônico, 27,34% dos internautas não voltam a realizar compras pela internet. O número é 2,07 p.p. menor do que o registrado no ano passado e demonstra que os paulistanos estão aprendendo com os erros e procurando se proteger ao invés de simplesmente abandonar as vantagens oferecidas pela internet. Prova disso é que o total de pessoas que usa algum software de proteção, como os antivírus, subiu de 76,85% para 79,86%.

Redes Sociais
A maior parte dos internautas participa de redes sociais. De acordo com o estudo da FecomercioSP, 87,94% dos internautas da capital paulista fazem parte de ao menos uma dessas redes. Entre as pessoas com mais de 18 anos e menos de 35, o total é ainda maior, 92,08%. Já entre o público que tem entre 35 e 70 anos, o total saltou de 73,27%, em 2011, para 81,61%, uma diferença de 8,34 p.p..

O estudo mostra, também, que pouco mais de um quarto, ou 25,17% dos internautas que acessam redes sociais afirmam realizar compras por meio delas. Dentre as pessoas que não realizam compras pelas redes sociais, 18,79% se mostraram propensos a aderir a esta forma de comércio. Além disso, a pesquisa revela, ainda, que as informações veiculadas nessas redes influencias as decisões de compra (seja online ou não) de 48,64% dos internautas. Um mercado que não pode deixar de ser considerado por qualquer empresa.

A rede social mais utilizada deixou de ser o Orkut, que viu sua penetração recuar de 74,91% para 49,89% entre 2011 e 2012. O número, contudo, já vinha caindo nos anos anteriores. No caminho inverso, o Facebook tem conquistado cada vez mais frequentadores. Somente este ano, o site de relacionamentos criado por Mark Zuckerberg registrou um aumento de 35,98 p.p. no total de visitantes, e agora atinge 90,02% dos paulistanos que acessam as redes sociais. O Twitter também teve um aumento expressivo, de 11,89 p.p., e agora é utilizado por 30,95% dos internautas. Já o comunicador MSN viu seu público recuar de 66,1% para 49,89%.



Nota metodológica
A Pesquisa sobre o Comportamento dos Usuários da Internet foi realizada no mês de maio de 2012 com 1.000 entrevistados no município de São Paulo e tem como objetivo identificar hábitos de consumo na internet, uso de redes sociais e questões relacionadas aos crimes eletrônicos.

Dígitro Recebe Prêmio Ambiental por melhor Construção Sustentável do Sul do País


Empresa foi a única vencedora do Prêmio Expressão de Ecologia na Categoria Construção Sustentável, em reconhecimento às características do edifício e práticas desenvolvidas

A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom, receberá, em Setembro próximo, o prêmio Expressão de Ecologia referente à 19ª edição. Tal premiação já contabilizou 1.793 inscritos desde a 1º edição, em 1993, e hoje é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do país.

Concorrendo com mais de 100 projetos inscritos em 16 diferentes categorias, a Dígitro venceu sozinha na classificação “Construção Sustentável”.  O reconhecimento deveu-se ao conceito Green Building, empregado em toda a construção do novo edifício matriz da companhia, inaugurado em 2009.
O prédio da Dígitro, instalado na entrada de Florianópolis, conta com um cuidadoso sistema de coleta e armazenamento de água da chuva para utilização em funções como descarga sanitária e torneiras de serviço de faxina.

Para redução de energia, foram instalados vidros insulados em todas as áreas da Dígitro. Esses vidros são capazes de bloquear 70% do calor, diminuindo drasticamente o consumo de energia do ar-condicionado, ao mesmo tempo em que permitem a passagem de luz solar. Todos os dispositivos elétricos das áreas de escritório, como impressoras, modems, notebooks, servidores e roteadores de rede são cuidadosamente gerenciados por um software “verde”, que promove o desligamento ou manutenção em “hibernação” dos equipamentos nos períodos que estão sem uso.

Sensores de presença nos corredores e nos banheiros, desligam lâmpadas em caso de ausência de pessoas. Todos os banheiros são equipados com torneiras eletrônicas que fecham automaticamente após o uso, e a água aquecida é proveniente de painéis de coleta solar.

A todos estes itens de sustentabilidade somam-se ainda práticas preventivas de manutenção – que identificam e corrigem focos de consumo energético que podem ser reduzidos.

Telhados e revestimentos cerâmicos claros, além de outros revestimentos internos auxiliam no equilíbrio térmico ambiental e sistemas de renovação ajudam a favorecer a qualidade do ar,  dispensando a ventilação elétrica.

Segundo Luiz Aurélio Baptista, Diretor Administrativo e da Qualidade, uma construção comum pode custar até 15% menos do que uma construção sustentável, já que esta última envolve alguns insumos especiais que normalmente são de maior valor. Mas, em contrapartida, a economia total dos custos operacionais com água, energia e manutenção pode alcançar até 20%. “Dependendo da edificação, graças à redução com os custos da operação, é possível recuperar em poucos anos a diferença gasta em um investimento com este conceito.”, compara o executivo.

Até 2014, a empresa pretende completar a estrutura de células fotovoltaicas, montadas em etapas, para que a luz interna de todos os ambientes seja suportada exclusivamente, durante o dia, pela energia advinda dessa fonte. A implantação de coletores de energia eólica está sendo estudada para os próximos anos, bem como a utilização da energia produzida pelos elevadores.

Iniciativas Sustentáveis na Empresa

Além de todas as ações visando o consumo consciente da água e energia nas suas instalações, a empresa realiza outras iniciativas para conscientizar os seus colaboradores e a comunidade do entorno da matriz, dos benefícios de atitudes sustentáveis para várias tarefas comuns do dia a dia. Uma delas é o Programa Carona, que garante vagas cobertas no estacionamento interno para aqueles que aderirem ao programa. “O uso da bicicleta também é incentivado. Para tanto, a Dígitro conta com bicicletários em espaço coberto e vestiários. Hoje 7% dos colaboradores já se utilizam deste meio de locomoção.”, explica Baptista.

A Dígitro mantém ainda programas de incentivo à reciclagem. A empresa põe à disposição dos colaboradores containers para o correto descarte de pilhas, vidros, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos, encaminhando os resíduos tóxicos para locais apropriados e o lixo eletrônico para o projeto Comitê para Democratização da Informática de SC (CDI-SC). Outros materiais recicláveis são integralmente doados para instituições assistenciais que convertem os resíduos em recursos financeiros.

Também disponibiliza um posto de coleta que recolhe o óleo de cozinha trazido pelos colaboradores e pela comunidade. Para isso, associou-se ao programa ReÓleo da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), que possui as licenças ambientais para armazenamento e transporte do resíduo. O óleo coletado é trocado por produtos de limpeza, que são doados a instituições assistenciais.

“O que temos notado com as iniciativas sustentáveis dentro e fora das instalações da empresa é a conscientização, tanto dos funcionários como da comunidade ao redor, para as questões que envolvem o meio ambiente. Todas as ações que promovemos nesse sentido têm tido ótima aceitação, e percebemos também que os colaboradores levam esse aprendizado para suas casas.”, conclui.

Sobre a Dígitro
A Dígitro é uma empresa brasileira com 35 anos de mercado no setor de Telecom. Seu amplo portfólio de soluções agrega ainda serviços de infraestrutura de TI e aplicações de Inteligência, complementando sua base de clientes, que vão desde empresas privadas e operadoras de telefonia, até instituições e órgãos governamentais.
A Dígitro investe em inovação, desenvolvendo tecnologia em parceria com centros de pesquisa como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A empresa está presente em todo o Brasil,   na América Latina e na África.
Além disso, tem qualidade reconhecida pelas certificações ISO 9001 e TL 9000, norma específica para o mercado de telecomunicações.