PATROCINADOR

23 janeiro 2013

FedEx incentiva investimentos em mulheres empreendedoras da América Latina


Investimentos na educação e treinamento empresarial das mulheres podem impulsionar as economias da América Latina e Caribe

Por Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express

Investir no desenvolvimento educacional de segmentos da população latino-americana que nem sempre são tão bem atendidos – especialmente o das mulheres – não é só uma decisão empresarial estratégica, mas também uma forma de alimentar o motor econômico da região. Segundo relatório da Goldman Sachs, a igualdade entre os gêneros pode ajudar a reduzir a pobreza em países com populações jovens, aumentar o crescimento econômico e elevar o padrão de vida nacional1.

Esse e outros estudos similares mostram que as mulheres têm uma influência enorme na saúde econômica de suas comunidades. Quando devidamente treinadas, podem se destacar na força de trabalho e contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico de seu país. Isso é especialmente importante nos países em desenvolvimento da América Latina, onde muitas famílias carentes dependem da renda da mãe para sobreviver.

Dados de uma pesquisa empresarial do Banco Mundial (World Bank Enterprise Survey Data) apontam que 35% das pequenas e médias empresas da América Latina pertencem a mulheres2 que precisam ter mais acesso às ferramentas necessárias para seu sucesso no mercado de trabalho local e global. 

A FedEx Express abraçou essa causa e elegeu, como uma de suas prioridades, a realização de treinamentos e o incentivo aos investimentos privados para fortalecer o poder feminino nas comunidades. Por meio de um estudo encomendado sobre as mulheres empreendedoras e as executivas latino-americanas, a FedEx Express reafirmou a necessidade de treinamentos, para as mulheres com negócios próprios, que fossem voltados ao mundo real e o apoio da iniciativa privada. Além disso, lançou em maio passado, uma aliança com a Vital Voices, a principal organização não governamental internacional voltada ao treinamento e mentoria de lideranças femininas emergentes.  

Através de workshops, sessões de mentoria e seminários realizados nos últimos sete meses, conseguimos atingir mais de 330 mulheres que sentem falta de treinamento e habilidades específicas para terem sucesso com suas pequenas empresas, em países como Guatemala, Nicarágua, Argentina e México. Continuaremos expandindo nossa aliança com a Vital Voices para que mais mulheres em toda a região sejam beneficiadas e para levar mais treinamentos e programas de apoio às empresárias no Brasil e em outros países.

Com um novo ano começando, gostaria de incentivar outras empresas privadas a assumirem compromissos similares com o crescimento educacional e o desenvolvimento das mulheres latino-americanas. As mulheres, suas famílias, nossas empresas e nossas comunidades sentirão os benefícios.

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Como presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 17.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina e ajudou a FedEx Express a tornar-se um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.

Fontes:

¹ “Global Economics Paper No: 164;” Goldman Sachs; 4 de março de 2008
² “A Business to Call Her Own: Identifying, Analyzing and Overcoming Constraints to Women’s Small Businesses in Latin America and the Caribbean,” Fundo Multilateral de Investimentos; Abril de 2010; Jennifer Powers e Barbara Magnoni

Sobre a FedEx Express         
A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 43 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários  a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.

Abrasel RS identifica que bares e restaurantes aumentam em 16% o movimento durante o verão


Na pesquisa, os proprietários dos estabelecimentos de Porto Alegre indicaram que os clientes preferem frutos do mar e chopp nesta estação.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Rio Grande do Sul (Abrasel RS) identificou os hábitos gastronômicos dos clientes de bares e restaurantes de Porto Alegre durante o verão. A análise constatou que neste período o movimento dos bares e restaurantes aumenta, em média, 16%.

Na pesquisa, os responsáveis pelos estabelecimentos relataram que a preferência culinária dos clientes tem sido por Frutos do Mar, que são alimentos mais leves, o que combina com as altas temperaturas. Entre as bebidas, o primeiro lugar entre os mais vendidos fica com o chopp, seguido da cerveja e água. Para manter o movimento no verão, os bares e restaurantes adotam ações diferenciadas, como decorações temáticas com temas litorâneos, atendentes com roupas descontraídas e promoções. 

22 janeiro 2013

Impostômetro da ACSP alcança os primeiros R$ 100 bi do ano amanhã (23), às 11h30


O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará na manhã desta quarta-feira(23), por volta das 11h30, R$ 100 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos brasileiros desde o 1º dia do ano.

O painel chegará aos R$ 100 bilhões este ano, com um dia de antecedência na mesma comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, em 2012, o painel registrou esse valor no dia 24 de janeiro.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, a melhor destinação dos recursos públicos é o caminho a ser percorrido este ano. “O Impostômetro atinge amanhã R$ 100 bilhões, com um dia de antecedência em relação ao observado no ano passado, revelando o vigor da arrecadação fiscal, apesar das desonerações realizadas. Como a economia deve crescer mais em 2013, pode-se esperar maior expansão da receita fiscal neste ano. Embora não se vislumbre a redução da carga tributária por enquanto, esperamos que haja maior destinação de recursos para investimentos, ao invés de gastos de custeio, para que a economia possa sustentar o crescimento nos próximos anos.”

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcança R$ 100 bilhões
Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013, 11h30 da manhã
Rua Boa Vista, 51 – Centro - São Paulo – SP / www.impostometro.com.br

21 janeiro 2013

McAfee divulga dicas para proteger novos dispositivos contra ameaças on-line


Equipamentos devem contar com proteção para manter dados de usuários seguros

Os equipamentos móveis foram os presentes mais desejados no Natal de 2012. Antes de inserir dados pessoais, fotos e aplicativos aos novos dispositivos, entretanto, os consumidores devem ficar atentos, já que, normalmente, esses aparelhos são fornecidos sem nenhuma proteção e estão vulneráveis a ameaças. Pensando nisso, a McAfee divulga medidas de segurança e dicas para ajudar na proteção desses aparelhos.

Os cibercriminosos ampliam constantemente suas redes para atacar novos dispositivos e plataformas. O McAfee LabsTM informa que houve um aumento nos golpes de smishing (mensagens de texto com phishing), malwares para PCs, Macs e dispositivos móveis e sites maliciosos. Equipamentos móveis também apresentam riscos de invasão por hackers quando usados em redes Wi-Fi públicas ou quando as redes não são seguras. Videogames e dispositivos de entretenimento com conexão à Internet têm ganhado popularidade entre crianças. Além da suscetibilidade a malwares, esses equipamentos também trazem risco por meio de downloads pagos.

“Os consumidores têm, em média, três ou mais dispositivos de acesso à Internet – entre computadores, smartphones, tablets etc. Com essa crescente quantidade de aparelhos, há maior chance de os cibercriminosos conseguirem acesso e roubarem dados e informações pessoais. Para evitar essas ameaças, os consumidores devem proteger seus dados pessoais assim que abrem seus novos dispositivos digitais”, diz Gary Davis, vice-presidente de marketing global para consumidores da McAfee.

A McAfee incentiva os consumidores a tomarem precauções simples para manter seus dispositivos protegidos:

Se você tem um novo smartphone ou tablet: tenha em mente que os malwares voltados para dispositivos móveis estão em ascensão, e a plataforma Android tem sido a mais visada.

• Aplicativos maliciosos são uma das principais áreas de ameaça; portanto, é preciso cautela com a instalação de aplicativos de terceiros, que podem infectar o smartphone ou compartilhar informações pessoais. Baixe apenas aplicativos de uma loja confiável e leia as opiniões de outros usuários. Além disso, atente ao tipo de informação que o aplicativo deseja acessar antes de baixá-lo.
• Ameaças direcionadas a smartphones também podem afetar tablets com o mesmo sistema operacional.
• Nos EUA, em torno de 113 celulares são perdidos por minuto. Apesar disso, 62% dos usuários de smartphones não usam uma senha para proteger suas telas iniciais  . Restrinja o acesso ao telefone com uma senha ou código PIN.
• O número de smishing (mensagens de texto com phishing) têm crescido. Essas mensagens de texto são perigosas e tentam convencer o usuário a revelar informações pessoais, fingindo ser do banco ou de outro provedor de serviços. Sendo assim, nunca envie informações pessoais por texto.
• Proteja os dados de equipamentos móveis com um produto que permita a realização de backup e restauração de informações, além de ajudar a localizar um celular perdido, bloquear e apagar remotamente os dados no dispositivo, caso seja perdido ou roubado. Faça backup dos dados regularmente.
• Considere adquirir uma proteção contra ameaças específica para dispositivos móveis para proteger seu aparelho contra vírus.
• Aplique atualizações do sistema ou do aplicativo. Geralmente elas incluem patches de segurança e facilitam o uso do dispositivo.
• Desligue antenas que não sejam necessárias. Caso não esteja usando nenhum dos quatro tipos mais comuns de conexão sem fio (celular, Wi-Fi, Bluetooth e GPS) em seu smartphone ou tablet, desative-as. Isso o ajudará a manter-se seguro e aumentará a duração da bateria.
• Não armazene informações pessoais, como senhas e números de contas, no seu celular.
• Para saber mais sobre as soluções McAfee® Mobile Security, visite www.mcafee.com/mobilesecurity.
Se você tem um novo computador ou dispositivo da Apple, incluindo um iPad, um iPhone ou um iPod touch: a popularidade dos computadores e dispositivos da Apple tem levado ao aumento das ameaças direcionadas a esses equipamentos em especial. O número de malwares para Mac aumentou ao longo de 2012 e, segundo o McAfee Labs, essa tendência continuará. Transfira suas práticas recomendadas do PC para seu novo computador ou dispositivo da Apple.
• Como medida preventiva, considere a instalação de um software de segurança desenvolvido para Mac, já que mais ameaças são direcionadas a essa plataforma.
• O serviço iCloud, da Apple, dispõe de diversas ferramentas para sincronizar, fazer backup e proteger os dados dos usuários.
• Adquira um produto que ofereça recursos remotos de localização, limpeza e restauração, em caso de perda.
• Ao utilizar seu dispositivo em uma rede sem fio, tenha certeza de que a rede é segura, para evitar roubo de dados.
•  Certifique-se de que seu dispositivo é protegido por senha.
• Esses dispositivos têm acesso total à Internet, portanto os pais devem configurar controles e instalar filtros de conteúdo para a Web, a fim de evitar que seus filhos acessem conteúdo adulto.
• Não deixe o dispositivo fora de sua vista, evitando que suas informações confidenciais sejam roubadas.

Se você tem um novo PC ou notebook: certifique-se de que seu computador tem um software de segurança abrangente e tenha em mente que softwares gratuitos podem deixá-lo desprotegido.

• Seu software de segurança deve incluir, no mínimo, antivírus com computação na nuvem, firewall bidirecional, antispyware, antiphishing e recursos de pesquisa segura.
• Níveis adicionais de proteção incluem antispam, controle dos pais, proteção de rede sem fio e proteção antirroubo que criptografa documentos financeiros confidenciais.
• Softwares de segurança gratuitos proporcionam apenas proteção básica e são oferecidos para fazer com que o consumidor adquira softwares mais abrangentes. Busque soluções de segurança que forneçam proteção atualizada e ajudem a proteger contra ameaças emergentes.
Os consumidores devem investir em soluções que protejam os dados, além de oferecer segurança abrangente aos dispositivos.
• Em recente pesquisa global, os usuários domésticos de Internet estimaram que seu patrimônio digital – fotos, contatos e entretenimento – vale em torno de US$ 37.000. Ainda assim, mais de um terço não investe em proteção a seus dispositivos. Para proteger seus equipamentos de forma eficaz, considere um produto que ofereça recursos de backup e restauração de dados, além de segurança avançada, em caso de perda.
• De acordo com o McAfee Labs, foram contabilizados 43,4 milhões de sites suspeitos durante o terceiro trimestre de 2012, um aumento de 20% em relação ao trimestre anterior. Isso representa uma ameaça aos equipamentos dos usuários.
• Para evitar sites maliciosos, certifique-se de usar um supervisor de segurança de sites que informe quais páginas são seguras e quais são arriscadas. O McAfee SiteAdvisor™ está incluso em todas as suítes de segurança para o cliente McAfee.
• Ao fazer compras, procure pela marca de segurança McAfee SECURE™, que indica que o site passou pelo teste diário de 10.000 vulnerabilidades a hacker conhecidas.
• Sempre leia as políticas de segurança e de privacidade de lojas de e-commerce antes de realizar alguma compra.
Cuidado com scareware e ransomware (vírus sequestrador).
• Os scarewares induzem os usuários a acreditarem que seus computadores podem estar infectados para fazê-los “comprar” um software de antivírus falso e informar dados pessoais e financeiros, geralmente por meio de pop-ups. Essas ameaças continuam a se desenvolver, havendo uma estimativa de um milhão de vítimas por dia.
• Os ransomwares também surgem por meio de pop-ups e, geralmente, acusam os usuários de visitar páginas ilegais. Esses pop-ups contêm mensagens dizendo, por exemplo, que são da polícia e ameaçam bloquear o computador do usuário até que ele pague uma multa. Esse ataque aumentou 43% no terceiro trimestre.
Para evitar ataques, instrua sua família e atente às atividades on-line de seus filhos.
• Mantenha seu computador em uma área comum e discuta quais informações são apropriadas para o compartilhamento on-line e quais não são, como, por exemplo, endereços, telefones e outras informações particulares.
• Se você tem filhos pequenos ou adolescentes, limite o acesso on-line e o conteúdo que eles podem visualizar. Use uma ferramenta de filtragem da Web para evitar que seus filhos acessem conteúdo inapropriado, como pornografia, nudez, grupos de intolerância, sites de trapaça escolar e linguagem vulgar.
• É importante ressaltar que pesquisa da McAfee identificou que os filhos sabem como desativar o controle dos pais. Para obter mais informações sobre como proteger seus filhos, visite o McAfee Family Internet Safety Center e leia o plano de segurança da Internet em 10 etapas para sua família.

Se o seu filho tiver um novo dispositivo de jogos ou entretenimento: esteja ciente de que esses equipamentos são conectados à Internet e vulneráveis às mesmas ameaças que os PCs.

• Faça cópias confiáveis de jogos para proteger seu investimento.
• Aproveite o controle dos pais integrado, que pode ajudar a proteger as crianças de jogos violentos ou estabelecer quando o dispositivo pode ser usado.
• Alguns jogos permitem que as crianças joguem com estranhos na Internet. Considere ferramentas de monitoramento de atividades.
• Conecte seu dispositivo apenas a uma rede Wi-Fi segura.
• Não armazene informações pessoais em seu dispositivo.

Se você possui um dispositivo de armazenamento removível: utilize tecnologias que ajudarão a proteger suas informações.

• Considere utilizar uma unidade USB com recurso de criptografia seguro para codificar suas informações; assim elas não poderão ser lidas, caso seu dispositivo seja roubado ou perdido.
• Compre um software de segurança para proteger seu disco rígido portátil e crie uma senha de acesso.
• Mantenha seus dispositivos de armazenamento removíveis à vista, já que são pequenos e podem ser facilmente roubados.

Para facilitar a proteção dos dispositivos, a Mcafee oferece o McAfee All Access, que protege PCs, Macs e dispositivos móveis com uma única solução. Para saber mais, acesse www.mcafee.com/allaccess.


Sobre a McAfee

A McAfee, uma subsidiária pertencente à Intel Corporation (NASDAQ:INTC), permite às empresas privadas, ao setor público e aos usuários domésticos aproveitarem com segurança os benefícios da Internet. A empresa oferece soluções e serviços de segurança proativos e comprovados para sistemas, redes e dispositivos móveis em todo o mundo. Com sua estratégia Security Connected, uma inovadora abordagem de segurança aprimorada por hardware, e a exclusiva rede Global Threat Intelligence, a McAfee dedica-se ininterruptamente a manter seus clientes em segurança. http://www.mcafee.com/br

NOTA: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art do MuBE



Traçar um panorama dos mais diversos estilos, técnicas e conceitos do graffiti, com trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros reconhecidos na arte urbana mundial. Este é o objetivo da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, principal projeto autoral do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), que chega a sua segunda edição. A exposição fica de 22 de janeiro a 24 de fevereiro em todos os espaços expositivos do museu.  

Nomes internacionais de destaque estarão presentes nesta Bienal como Kongo, ECB, Kress, Daze e Wernz, além dos brasileiros Nunka, Speto, Finok, DMS e Minhau - que vai construir uma instalação de um gato em madeira com cerca de 4 metros. Os artistas nesta edição trarão painéis, instalações, telas, fotografias, pinturas e esculturas, além de intervenções em dois carros.

A Bienal Internacional Graffiti Fine Art do MuBE teve sua primeira edição em setembro de 2010 e apresentou a história do graffiti no Brasil e no mundo, suas influências com diferentes movimentos artísticos do século XX, sua relevância na contemporaneidade e suas manifestações culturais e artísticas diretamente relacionadas à cultura urbana. “Este é o principal evento do calendário atual do MuBE e nos recoloca no circuito do cenário cultural e urbano de São Paulo”, afirma Renata Junqueira, Diretora de Relações Internacionais do MuBE e idealizadora da Bienal. “Este nosso projeto acompanha as tendências mundiais do graffiti e coloca os artistas nacionais em contato com grandes nomes. É uma oportunidade não apenas para estes grafiteiros, mas também para o público apreciar esta arte”, completa.  

“Este ano contamos com 50 artistas que vão apresentar obras coletivas e individuais, todas inéditas. O formato da exposição também terá uma montagem totalmente diferente da edição anterior”, afirma Binho Ribeiro, curador da mostra, que completa: “O público terá acesso a obras de importantes artistas expoentes”.

A Bienal Internacional Graffiti Fine Art é viabilizada pela lei Rouanet com patrocínio do Banco PSA Finance Brasil e apoio da Construtora Azevedo Travassos. 

Histórico da Bienal
Inspirada no sucesso das mostras Graffiti Fine Art, o MuBE criou a Bienal Internacional Graffiti Fine Art para mostrar a diversidade e qualidade da arte de rua. A primeira aconteceu em setembro de 2010, ocupou toda área do museu e reuniu os principais nomes da arte urbana do Brasil e do mundo.

Sobre o MuBE
O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras, recitais de piano, cinema e teatro. São realizadas, em média, 25 exposições por ano, com mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais, com espaço para novos talentos.

O museu recebe, aproximadamente, 150 mil visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e o público em geral. 

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Abertura ao público – 22 de janeiro de 2013
Data de encerramento: 24 de fevereiro
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br/ www.mube.art.br 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Vininha Minisanduíches inicia processo de expansão em São Paulo

Empresa é especializada na venda de minissanduíches direcionados ao público corporativo


A rede curitibana Vininha, especializada na venda de minissanduíches para consumo coletivo, está expandindo a área de atuação de suas franquias. Presente em 25 pontos diferentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, a marca visa agora o mercado paulista. Ao todo serão 48 regiões disponíveis para a implantação de lojas em todo estado de São Paulo, comercializadas pela empresa Franchise Store, do grupo Cherto, responsável pela validação e certificação do programa de franquias Vininha, iniciado em 2011.

O modelo de negócio enxuto e de baixo custo operacional oferecido pelo Vininha, desenvolvido após inúmeras pesquisas de mercado, é uma opção segura e rentável para quem deseja ingressar no promissor mercado de food-service. O investimento inicial varia entre R$100 mil a R$200 mil e o retorno financeiro dos lojistas acontece a partir dos 24 meses. “Para fornecer ao franqueado boas ferramentas de trabalho desenvolvemos novos procedimentos, modelos, manuais e toda a estrutura da empresa foi reorganizada”, explica Rodrigo Miranda, fundador e diretor-geral da rede.

A gestão eficiente e as boas práticas adotadas pelo Vininha conferiram à marca reconhecimento nacional com a vitória no Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas Brasil (MPE – Brasil), realizado pelo Sebrae e FNQ. Com 10 anos de história, 154 colaboradores trabalham para atender uma carteira de mais de 100 mil clientes. Para 2013 a previsão é de que a empresa conte com mais de 400 colaboradores em mais de 70 franquias. Um negócio de sucesso que pretende chegar a 500 lojas nos próximos cinco anos. Para mais informações acesse www.vininha.com.br/franquias.

Sobre o Vininha
A rede de franquias Vininha nasceu em Curitiba, no ano de 2002, atuando com entregas a domicílio de minissanduíches. Embasada em meses de pesquisa de mercado, a empresa atua no setor de alimentação, focada no nicho de mercado correspondente as reuniões e comemorações em ambientes corporativos.
O sucesso e a qualidade dos pãezinhos caseiros, assados e com recheios especiais, alçou o pequeno negócio a voos maiores. Quatro anos depois, em 2006, o Vininha inaugurava sua primeira loja, localizada em um bairro nobre da capital paranaense. Em 2011, a expansão se deu por meio do sistema de franquias. Hoje a rede é composta por 25 unidades no Paraná e em Santa Catarina.

20 janeiro 2013

Exposição revela líderes da imigração japonesa

Os 18 quadros de personalidades da colônia japonesa abrem as comemorações dos 35 anos do Museu Histórico da Imigração e 105 anos do Imigração Japonesa



O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB) abre, na quarta-feira 23 de janeiro, a exposição que reúne pela primeira vez 18 quadros de personalidades que fizeram parte de importantes episódios da trajetória dos imigrantes nipônicos no Brasil. A exposição “A História da Imigração Através de Retratos” abre as comemorações dos 105 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 35 anos da abertura do MHIJB, ambos celebrados em 18 de junho. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 13h30 às 17h30. 
“Os quadros têm grande importância histórica por revelar personagens que contam a trajetória dos japoneses no Brasil”, afirma Lidia Yamashita, vice-presidente do MHIJB. “Além disso, são obras feitas por pintores de destaque dentro da colônia japonesa”, diz ela, referindo-se aos artistas Tomoo Handa, Yoshiya Takaoka, Kichizaemon Takahashi, Tadashi Kaminagai, Masato Aki, que pintaram os retratados. As 18 obras expostas, com exceção de uma que faz parte de coleção particular, fazem parte do Acervo do próprio MHIJB.
Para dar suporte à mostra foi montada uma Linha do Tempo de seis metros de comprimento que abrange os principais fatos históricos da imigração japonesa entre 1890 a 2010.
O homenageado principal é o jornalista Rokuro Koyama, que fez parte da primeira leva de imigrantes que chegaram no navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908. Ele ajudou a fundar a colônia Promissão, no interior de SP, e criou o jornal Seishu Shinpo (Notícias de São Paulo), em 1921, um dos primeiros da colônia japonesa em Bauru. Os jornais japoneses desempenharam papel de relevância já que os imigrantes, por não saberem ler e falar português, se mantinham informados através das publicações que circulavam no meio da colônia japonesa.

Há imigrantes que estavam no Brasil antes do Kasato Maru, como Teijiru Suzuki, que era o secretário da Hospedaria dos Imigrantes, onde os japoneses eram levados quando chegavam a São Paulo. Destacam-se ainda fundadores de colônias japonesas, diplomatas, empreendedores, artistas.

O MUSEU
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, é o maior museu sobre a imigração japonesa.  Possui um acervo de mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses, tais como documentos diversos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas, utensílios domésticos e de trabalho, alem dos kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil.
Tendo sido fundado em 18 de Junho de 1978, para comemorar o 70° Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, na presença do Príncipe Akihito e da Princesa Michiko, hoje Imperador e Imperatriz do Japão, bem como do então Presidente da República, Ernesto Geisel, ocupa atualmente os 7°, 8° e 9° andares do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

SERVIÇO
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade
01508-900 - São Paulo - SP
7º, 8º e 9º andares - Exposição Permanente
Informações: (11) 3209-5465 ou 3208-1755 (ramal 117)
Exposição:
De terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h30
Contribuição adulto: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha: R$ 3,00
Crianças de 5 a 11 anos: R$ 3,00
Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos: entrada gratuita