PATROCINADOR

10 maio 2013

O mercado de luxo e as novas exigências de informações ao COAF


Para escrever este artigo pensei muito. Pensei tanto que imaginei estar sendo inconveniente defendendo de forma tão veemente como nos últimos anos a ordem econômica cravada nos artigos da Constituição Federal.

Diga-se de início que trato nesta ocasião da Resolução 25 do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) órgão que integra o Ministério da Fazenda.

Primeiro devemos nos situar – ainda que de forma singela–que o COAF tem por vocação a criação e gestão de mecanismos que funcionem como ferramenta de controle para evitar os crimes de lavagem de dinheiro e terrorismo – seja lá o que signifique este termo em nosso ordenamento – previstos na Lei 9.613 de 1998, com as alterações previstas na lei 12.683 de 2012.

Vale desde início ressaltar que as inovações trazidas pela Lei 12.683 de 2012 foram substanciais no sentido da ampliação das possibilidades e ferramentas a disposição do Estado para impedir a lavagem ou ocultação de bens e valores, sendo o COAF protagonista em todo este processo.

E foi no contexto do controle de atividades financeiras que sempre funcionou o COAF, contudo tal atividade foi deveras estendida em 2012 pela nova legislação de regulação da matéria, sendo incluídas diversas atividades econômicas, dentre elas “pessoas jurídicas que comercializem bens de luxo ou de alto valor”, “empresas de consultoria e auditoria”, “compra e venda de imóveis”, “alienação de direitos em atividades esportivas” etc, como possíveis “pessoas” obrigadas a prestar informações econômico-financeiras diretamente ao COAF.

Cogitou-se até que nós os advogados devêssemos informar via COAF eventual “operação suspeita”, um absurdo que só foi corrigido por meio da intervenção judicial iniciada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Pretendiam acabar com um dos maiores deveres do advogado para com seu cliente: o sigilo profissional.

A Resolução 25 do COAF procurou conceituar o que é o mercado de luxo, o de plano já nos parece equivocado, pois, definir e/ou conceituar institutos não é função de Resolução, em todo caso narra: “Para os fins desta Resolução, entende-se como de luxo ou alto valor o bem móvel cujo valor unitário seja igual ou superior a R$10.000,00 (dez mil reais) ou equivalente em outra moeda.”

Confesso que alguns se sentiram ofendidos, pois certamente tinham outro conceito de luxo, mas, nos apegaremos somente aos aspectos legais e não daremos uma extensão semântica ao aludido dispositivo, mesmo porque, o luxo é sempre passageiro, sofre com a corrosão do tempo, mazela não atingida pelo conhecimento, este sim o material humano disponível na terra, entretanto, o mercado que vive do luxo, este deve ser preservado como atividade econômica.

Assim, estão obrigados aqueles que promovam negócios acima de R$10.000,00 e que constem na relação de atividades descritas na lei que mantenham arquivo com cadastro, informações e uma série de absurdas burocracias, durante anos para que um dia, talvez, o COAF as exija para avaliar a fonte de recursos ou possibilidade financeira daqueles que compram as mercadorias.

O absurdo não para por aí. Exige-se que as empresas criem um cadastro e caso seu cliente adquira no período de seis meses, produtos ou serviços em valor superior a R$30.000,00 será obrigatória a informação ao COAF por meio de acesso eletrônico.

Neste momento do texto é necessário respirar um pouco para não passar para as páginas o inconformismo de quem se dedica ao estudo de fenômenos jurídicos e se depara com um disparate técnico de tal natureza.

O que está a fazer o administrador público que edita tal assombração que responde pela alcunha de resolução? Respondo: Está claramente a interferir na forma de gerenciamento de carteira dos clientes.

Obrigar um contribuinte, jurisdicionado, ou, seja lá que nome se queira dar ao cidadão, a manter um cadastro com determinação de tempo, valor, periodicidade é interferir claramente em atos de gestão, que são privados e protegidos pela Constituição Federal na medida em que compõe evidentemente aspectos da livre iniciativa princípio erigido como fundamento da República nos termos do artigo 1º, inciso IV da Carta Maior.

O que se vislumbra é que o órgão destinado ao controle de volumes e trânsito de recursos financeiro advindos de atividades “duvidosas” vem ganhando contornos de intervenção direta na atividade econômica, chegando mesmo a criar regras que exorbitam os critérios previstos na chamada Lei de Lavagem de Dinheiro. Se alguém tem alguma dúvida basta ler a missão do COAF narrada em seu site: “Prevenir a utilização dos setores econômicos para a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informação entre os Setores Público e Privado”.

É evidente que não há sequer menção à intervenção na atividade privada; devendo ser suas medidas setoriais, de mercado, como narra a missão e a própria lei que o criou, e o texto e contexto comprovam que foi abandonada tal premissa em nome da nomeação do empresariado como fiscal, em uma sub-rogação inaceitável.

Volto a dizer que livre iniciativa não é somente o direito de empreender. É, além disso, o direito de decidir como empreender. Como administrar e gerir clientela e ramo de atividade.

Embora no Julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal, no chamado “Mensalão” tenhamsido discutidos e mesmo alteradosconceitos importantes sobre a forma de interpretação da chamada Lei de

Lavagem de Dinheiro, tais como a “teoria do domínio funcional” ou a “teoria da cegueira deliberada” não se pode crer que a interpretação tenha chegado ao ponto de fazer dos empresários verdadeiros fiscais da origem de recursos de seus clientes.

É importante ressaltar que a intervenção na iniciativa privada fica evidente ao fazermos o seguinte cotejo: Ao consumidor é resguardado o direito de total transparência e informação em suas compras, direito resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor. Ao consumidor é ainda resguardado o direito de não ser inscrito em nenhum tipo de cadastro público ou privado,ou ainda ficha com seus dados pessoais, sem que o tenha solicitado ou autorizado, como narra o artigo 43 §2º do referido Diploma Legal.

Logo, estaria o empresário, comerciante, obrigado a informar ao cliente – por conta da obrigação de transparência – de que faria uma informação ao COAF, e assim, abrindo séria possibilidade de por puro receio deste frente a conhecida voracidade do poder público perder a venda. E o cliente(consumidor) por sua vez não teria como recusar-se a participar da criação de tal banco de dados (em relação ao volume de vendas no semestre). Um verdadeiro absurdo.

Pois bem, para que não sejamos acusados de não fazer uma interpretação “sistemática” vale dizer que a Lei 9.613 de 1998, com a nova redação dada pela lei 12.683 de 2012, prevê em seu artigo 11, II, que seja prestada a informação ao COAF no prazo de 24 horas e que “deverão comunicar ao COAF, abstendo-se de dar ciência de tal ato a qualquer pessoa, inclusive àquela a que se refira a informação”.

A qual determinação deve o empresário respeitar? A integridade na sua relação com sua clientela ou a problema de investigação de recursos que cabe exclusivamente ao poder público?

O conflito de normas é evidente, e a explicação singela: sempre que o poder público se põe a tentar adentrar nos valores da livre iniciativa e na atividade privada – situação que já é por demais regulada – ocorre um choque entre enunciados normativos, na maioria das vezes insolúvel.

Não se está a defender no mercado financeiro a facilitação na ocultação de recursos. O que se está a pontuar é que a lavagem de dinheiro é sempre antecedida por outro crime gerador de recursos ilícitos. É a corrupção na maioria das vezes que alimenta este tipo de delito e não a conduta de quem vende produtos ditos como de luxo.

A diminuição da incidência do chamado “branqueamento de recursos” passa por regras punitivas dos envolvidos. E como dito – é tema que vale insistir – a corrupção pública e privada é que abastece este mercado criminoso, mas, como sempre no Brasil para tratar o carrapato é mais fácil matar a vaca.

Não há dúvida que as empresas buscarão sua proteção batendo às portas do Poder Judiciário. E mais uma vez caberá reprimenda de manifestos abusos do poder público e ainda há quem critique a atuação dos Tribunais a se manifestar sobre todo enunciado normativo.

A acidez no discurso que é incomum a este pobre mortal é passível de explicação na frase de dois incríveis Professores que comentam aspectos da obra do Jusfilósofo Norberto Bobbio; diz: “O pensamento de Bobbio rema contra a maré do que vem acontecendo neste aterrorizante início do século XXI, permeado por governos visíveis e poderes invisíveis que manipulam as instituições democráticas”.ⁱ

A todos é reservado um dia experimentar o sentimento humano do brilhante Bobbio, hoje talvez tenha sido minha chance.

Referência:
ⁱAlberto Filippi, Celso Lafer; A presença de Bobbio: América Espanhola, Brasil, Península Ibérica,2004, pág.12

***Artigo escrito por Aílton Soares De Oliveira, advogado e sócio do GDO Advogados e especialista em direito Tributário pela PUC de São Paulo.

09 maio 2013

MondoCeram confirma participação na Brasil Brau 2013


Empresa, que faz parte do Grupo Ceraflame, vai mostrar as novidades e tendências para o setor cervejeiro do país
A MondoCeram – marca catarinense especializada na fabricação de produtos cerâmicos – acaba de anunciar sua participação na Brasil Brau 2013 – XII Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja. O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A Feira já se firmou não só como o maior evento profissional da indústria cervejeira no país, mas como também como um encontro imperdível para todo o setor. No evento, os visitantes podem conferir novidades em equipamentos, insumos e acessórios, além de degustar os lançamentos das microcerverjarias que participaram do Degusta Beer.

Paralelamente ao evento acontece o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, reunindo profissionais renomados no Brasil e no exterior para palestras e mesas redondas com novas técnicas e soluções para aplicações do processo produtivo da cerveja.

Novidades

Para o evento, a MondoCeram está preparando muitas novidades. Uma das linhas que promete fazer grande sucesso entre o público do evento é a nova linha “Duff Beer by MondoCeram”.

Formada por caneco 400 ml com relevo, copo plastic 240 ml e copo lata 330 ml, a linha é ideal para quem não abre mão de tomar uma cerveja ou chopp geladinhos com muito estilo e inovação.

As peças são excelentes para estas bebidas, pois por serem fabricadas de cerâmica, mantêm a temperatura geladinha por mais tempo. Vale lembrar que os produtos são atóxicos e podem ser utilizados em máquina de lavar louças.

08 maio 2013

Empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina patrocina Miss Santa Catarina


Mais importante concurso de beleza que escolhe a representante do Estado para o Miss Brasil 2013 conta com apoio do Parque Colina


O empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina é patrocinador oficial do concurso de beleza que vai escolher a representante catarinense que irá concorrer ao Miss Brasil 2013. Por conseguinte, a candidata indicada para representar a cidade de Nova Trento (SC) também receberá total apoio do parque.

Conforme a programação do concurso, no dia 31 de maio – às vésperas da fase final – as misses escolhidas no Estado visitarão o parque para um passeio nos bondinhos aéreos. À noite, a programação segue com um jantar no renomado Restaurante Puerto Mexicano, localizado na Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, também oferecido pelos diretores do Parque Colina. A edição final do concurso que elege a miss Santa Catarina será realizada no dia 1º de junho, em Itajaí (SC).

Há décadas os concursos de misses acontecem em grande estilo no cenário nacional. Com o intuito de apresentar à sociedade belas mulheres, o concurso Miss Santa Catarina se tornou um marco no país justamente por exaltar suas mulheres aos postos mais altos do panorama mundial da beleza. “A participação do Bondinhos Aéreos Parque Colina neste evento é de extrema importância pela representatividade e alcance que o concurso atinge”, frisa Aristides dos Santos Junior, diretor administrativo.

Para ele, eventos de renome como este fomentam o desenvolvimento do turismo de uma cidade cheia de encantos e com grande potencial, como é o caso de Nova Trento. “A presença dessas candidatas no parque e, por consequência, sua visita ao município pode colaborar para elevar Nova Trento a um patamar ainda mais elevado de referência turística, não apenas no cenário nacional, mas também no âmbito internacional”, considera Aristides, reconhecendo também a importância do passeio se estender ao município de Balneário Camboriú, o que fortalece a marca da cidade como Capital Catarinense do Turismo.

O Miss Santa Catarina terá representatividades das cidades de: Balneário Camboriú, Blumenau, Campos Novos, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Luiz Alves, Nova Trento, Palhoça, Papanduva, Pomerode, Rodeio, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São João Batista, São José, São Miguel do Oeste, Sombrio, Timbó, Treze de Maio, Xanxerê e Xaxim.

Mais informações sobre o Parque Colina: www.bondinhosparquecolina.com.br
Mais informações sobre o Miss Santa Catarina: www.misssantacatarinaoficial.com.br

Casa Guilherme de Almeida participa da Virada Cultural 2013 com programação variada


Shows, Visitas Especiais e Sessão de Cinema farão parte das atividades 

A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, administrada pela Poiesis –­ Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – participa da 9ª edição da Virada Cultural, que acontece dias 18 e 19 de maio na capital paulista, com uma programação especial. A Virada Cultural começa oficialmente às 18h de sábado, mas o museu antecipa o início do evento. A partir das 10h de sábado já acontecem atividades culturais.

Programação Completa – Casa Guilherme de Almeida

Sábado, 18 de maio

Encontro Peripatético: Casa Guilherme de Almeida e Fundação Ema Klabin
Das 10h às 14h. 
Limitado a 15 vagas
Inscrições até o dia 15/5, pelos telefones: (11) 3673-1883/ (11) 3672-1391 ou e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com

A partir do conceito aristotélico de “ensinar passeando”, o Encontro Peripatético, em homenagem à 11ª Semana de Museus, é fruto da parceria entre dois importantes museus-casas da cidade de São Paulo. O evento terá início com visitação à Casa Guilherme de Almeida, museu biográfico e literário onde viveu o escritor. Depois, os participantes seguirão para a Fundação Cultural Ema Klabin, local que foi endereço desta importante personalidade e que abriga seu rico acervo de obras de arte. Durante e após as visitas, educadores das duas instituições irão abordar temas como patrimônio, colecionismo e preservação.

Show: Traduções, Poesia & Canções – Com Cid Campos e banda
Às 18h30

Traduções de poemas de Emily Dickinson, James Joyce, Arthur Rimbaud e Edward Lear, realizadas por Augusto de Campos, são destaques desta apresentação do músico e compositor Cid Campos, que incluirá, também, canções por ele criadas a partir de poemas de Haroldo de Campos, Ronaldo Azeredo e Pedro Kilkerry. O show contará com a participação dos músicos Felipe Ávila (guitarra), Maurício Biazzi (baixo) e Alê Damasceno (bateria).

Domingo, 19 de maio

Visita especial ao acervo composto por obras de Di Cavalcanti
Das 10h às 12h

A Casa Guilherme de Almeida oferecerá, no período da manhã, uma visita especial com foco nas obras do pintor modernista Di Cavalcanti, que faz parte do acervo permanente do museu. O destaque será a série de gravuras do artista que é objeto de uma exposição de curta duração na casa, os “Fantoches da meia-noite”: o conjunto exposto é exemplar único, personalizado por Di especialmente para o amigo Guilherme de Almeida.

Encontro Cinematographos Especial:
Exibição do filme Fragmentos da vida (1929), de José Medina 
(em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som):
Com trilha sonora ao vivo por Anna Claudia Agazzi
Às 16h, no MIS (Av. Europa, 158). 
Ingressos: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia entrada)

Numa iniciativa conjunta com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), a Casa Guilherme de Almeida apresenta um dos primeiros sucessos de bilheteria do cinema nacional. O filme de José Medina é considerado, até hoje, uma referência em linguagem cinematográfica e precisão estética. Nesta ocasião, a exibição será acompanhada da trilha sonora originalmente composta na época da realização do filme, agora interpretada pela pianista Anna Claudia Agazzi, mestre em Música pela Manhattan School of Music e professora de música na UNESP.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu 
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento. Entrada franca. Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

FecomercioSP: paulistano gastará, em média, R$ 62 para presentear mãe


Pesquisa da Federação revela valores e presentes escolhidos por consumidores na data comemorativa 

O paulistano pretende gastar, em média, R$ 62 para presentear sua mãe neste domingo (12), segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O levantamento sobre a segunda data mais importante para o varejo foi realizado com 1.117 consumidores no município de São Paulo, no dia 3.

A previsão de valor médio gasto pelos consumidores é idêntica a do no ano passado. No entanto, os paulistanos planejam investir um pouco menos, pois 72,5% dos paulistanos afirmaram que gastarão mais de R$ 70 com o presente, enquanto em 2012, esse número era de 74%. Considerando a mesma faixa de preço, houve variação também nos gêneros, já neste ano, 79,1% dos homens disseram que iriam presentear com valores acima de R$ 70. Em 2012, esse número era de 83%. As intenções das mulheres ficaram praticamente estáveis (+1%), com 66% das entrevistadas respondendo que iriam gastar mais de R$ 70. 

A maioria dos filhos presenteará com vestuário, calçados e acessórios (32%), seguidos por perfumes e cosméticos (10%), eletrodomésticos (9%) e telefone celular (5%), em acordo com as preferências das mães, também consultadas no levantamento. 

Perguntados sobre a forma de pagamento, grande parte dos consumidores responderam que farão as compras à vista (70%), seja usando cheque, cartão de débito ou dinheiro. O restante pretende usar o cartão de crédito (26%) e outros (1%),  boletos ou carnês.

Sobre a FecomercioSP                                                                                                  
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro - gerando em torno de 5 milhões de empregos.

Atletas olímpicos visitam a Feira APAS 2013


Arthur Zanetti, da ginástica artística, Sarah Menezes, do judô e a medalhista judoca Mayra Aguiar visitaram o estande da Sadia

Os campeões olímpicos brasileiros Arthur Zanetti, da ginástica artística, Sarah Menezes, do judô e a medalhista judoca Mayra Aguiar visitaram, nesta terça-feira (7/5), a Feira APAS 2013. O trio de atletas é patrocinado pela marca Sadia e foram convidados pela empresa para prestigiarem o seu estande.

Na ocasião, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi aproveitou para ressaltar a importância do setor de alimentos no investimento do esporte nacional. "A presença de campeões e medalhistas olímpicos em nosso evento só vem reforçar o conceito de que a boa alimentação nos leva a uma vida de vitórias", destacou Galassi.

"Para atletas, a boa alimentação é a maior fonte de energia. É o que nos dá forma para treinos e competições", afirmou Arthur Zanetti, medalha de ouro na ginástica artística em Londres 2012. "A APAS 2013 é um evento maravilhoso. Segundo Sarah Menezes, campeã olímpica do judô de 2012, "aqui você encontra todo tipo de produto". 

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas. 

Serviço 
APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados 
Quando: de 6 a 9 de maio
De 6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h

Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo - SP


BRASIL BRAU SE CONSOLIDA COMO O MAIOR ENCONTRO INTERNACIONAL DO SETOR CERVEJEIRO NO BRASIL


Feira reúne toda a cadeia produtiva, da matéria-prima, equipamentos e serviços, ao consumidor final


A Brasil Brau é o maior evento profissional da indústria cervejeira no país a reunir toda a cadeia produtiva do setor, de compradores, profissionais técnicos, formadores de opinião, até executivos com alto poder de decisão de empresas de renome internacional. 

Com a credibilidade de 11 edições, a feira traz o que há de mais moderno em tecnologia, produtos e serviços para a indústria cervejeira. 

Diversos fornecedores de matérias-primas e insumos de fabricação, de equipamentos de produção, de embalagem, especialistas em meio ambiente, logística e armazenamento, representantes de associações do setor, além do consumidor final, também marcam presença no encontro. Promovida pela Fagga | GL exhibitions e realizada pelo COBRACEM, a próxima edição será realizada de 25 a 27 de junho de 2013, na cidade de São Paulo (Brasil).



De acordo com Victor Montenegro, Diretor de Negócios do evento, a próxima edição terá um crescimento de 30%. A expectativa é de que 8 mil visitantes passem pelo local nos três dias de feira e 90% dos expositores já confirmaram participação. “Um dos principais objetivos da feira é oferecer um ambiente de intercâmbio tecnológico. Na última edição foi apresentado o que há de mais moderno em produtos e serviços para mais de 5 mil visitantes. Numa área de 5 mil metros quadrados, o público conferiu as novidades apresentadas pelos 100 expositores de equipamentos, insumos e acessórios para a indústria cervejeira. Foi um evento de alto nível que será ainda melhor em 2013”, afirma Montenegro.

As empresas confirmadas para 2013 também alimentam expectativas de realizar bons negócios na Brasil Brau. “As expectativas da Mec Bier com a participação na Brasil Brau são as melhores possíveis. Queremos mostrar nossos equipamentos a todos os visitantes que buscam um produto de qualidade”, conta Marcelo Nicolosi, da Mec Bier. 

Paulo Vianna, da 3M, foca a participação da empresa no intercâmbio de experiências. “O foco da nossa participação na feira, principalmente, é o relacionamento e o network. 


A Brasil Brau nos proporciona um ambiente propício para novos contatos e possibilita estreitar nossos laços com os clientes antigos.” O momento do setor cervejeiro no Brasil não poderia ser melhor. Com 12,4 bilhões de litros produzidos em 2011 e consumo per capita de 60L, o país desponta no ranking 
como o 3ª maior fabricante da bebida do mundo, a frente dos EUA e China. 


Degusta Beer – Onde apreciadores de cerveja encontram as melhores marcas do mercado. Na próxima edição, os visitantes poderão conferir as novidades e provar as melhores cervejas do Brasil e do mundo no Degusta Beer. Com entrada independente, é um ambiente criado especialmente para a degustação orientada de cerveja. Também serão apresentadas palestras sobre gastronomia e coquetelaria com apresentação de propostasousadas e convencionais de harmonização. 


O salão é o espaço ideal para cervejarias e microcervejarias divulgarem seus produtos e marcas especiais para um público especializado - desde os amantes das cervejas especiais, até mestres cervejeiros, técnicos e proprietários de bares e hotéis. “As expectativas são muito boas, e afirmo isso pela experiência de quem participou das três últimas edições. Não só por reunir as microcervejarias mostrando a força de nosso setor, mas por reunir toda a cadeia produtiva da cerveja, com ênfase, em nosso caso, para as cervejas especiais. Além do grande congraçamento, creio que conseguimos atrair fornecedores internacionais e fortalecer o setor”, revela Marco Falcone, da Falke Bier.


O número crescente de marcas participantes do Degusta Beer demonstra o grande potencial deste nicho de mercado. Atualmente, existem cerca de 200 microcervejarias no Brasil que representam 5% do faturamento do setor cervejeiro. Com crescimento médio de 15% ao ano, as microcervejarias estimam alcançar 20% das vendas do segmento até 2015. O foco das marcas é o público consumidor diferenciado, com estabilidade financeira e experiência de degustação de cervejas de rótulos internacionais.


Em paralelo aos dois eventos, acontecerá o XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira que reúne profissionais dos mercados nacional e internacional, onde são apresentadas novas técnicas para o processo cervejeiro. Realizado pelo Cobracem, é voltado para profissionais de renome com o objetivo de apresentar novas técnicas e soluções para o negócio cervejeiro. 

Segundo a Consultoria Lafis, o aumento das vendas do setor cervejeiro, principalmente das especiais, está diretamente relacionado ao crescimento da renda da população. A expectativa é que o consumo de cervejas no Brasil salte de 11,9 bilhões de litros em 2010 para 13 bilhões em 2012. O faturamento das cervejarias deve chegar a R$ 39,6 bilhões em 2012. 


Sobre a Fagga l GL exhibitions
Solidez e experiência no mercado nacional
Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga │ GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, uma das maiores empresas do mundo no setor. A Fagga - pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro - se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga │ GL exhibitions é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. O grupo tem consolidado posições de destaque em muitos destinos do Brasil.


Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão: o setor de moda e beleza, com a realização das principais feiras do seguimento, entre eles o Première Brasil, realizada em São Paulo, edição latino-americana da francesa Première Vision, maior evento mundial da indústria têxtil; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), e o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro: a da Bahia, Minas, Manaus e do Rio de Janeiro. A Bienal do Rio é o maior evento literário do País, que chegou à cidade em 1983, promovida e organizada pela Fagga e pelo SNEL. 

Na área esportiva, promove a Footecon; além de outras feiras como a Interseg, de Segurança Pública; a Rio Franchising Business, de franquias.

GL events Brasil
A GL events Brasil é a operação brasileira de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo - a GL events, com sede em Lyon e faturamento de € 783 milhões. 

Atualmente, a GL events tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Bahia, e possui outras cinco operações no País: a Fagga │ GL exhibitions, especializada na organização de feiras e eventos corporativos; a Veredas, agência de eventos desenvolvida para ser o braço-direito das áreas de marketing dos clientes, com presença desde a concepção à realização dos eventos; a Top Gourmet, provedora de soluções em catering para eventos, alimentos e bebidas; a GL Services, que atua na gestão de projetos de infraestruturas temporárias (design, locação, instalação e manutenção) e serviços para grandes eventos; a AEdita, editora responsável por duas das mais importantes publicações no segmento de beleza no país (You Brasil e Les Nouvelles Esthétiques); o Hotel Mercure Riocentro, com projeto de arquitetura assinado por Jean Michel Wilmotte e que será inaugurado em dezembro de 2013. A GL events é também responsável pela gestão do Riocentro, o maior centro de convenções da América Latina; e da HSBC Arena, único espaço multiuso de padrão internacional do País.


Com plano de investimentos no Brasil da ordem de R$ 160 milhões até 2016 – R$ 60 milhões a mais que nos primeiros cinco anos de atividade no Brasil (2006 – 2011) -, em especial no Rio de Janeiro, a GL events Brasil foi a fornecedora oficial da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. O Riocentro sediou a Conferência da ONU, e a HSBC Arena recebeu os debates da sociedade civil durante o evento. A empresa oficial de Alimentos e Bebidas da Rio+20 foi a Top Gourmet, e a GL Services integrou o consórcio responsável pela montagem das estruturas do evento no Riocentro. 

Com as novas duas subsidiárias – Veredas e GL Services - e a construção do hotel, previsto para ser inaugurado em dezembro de 2013, o grupo GL events Brasil torna-se o único da América Latina a atuar em toda a cadeia produtiva de eventos, da administração de espaços, concepção e realização de eventos, fornecimento de estruturas e serviços de catering até hospedagem.


Think Green
A GL events Brasil segue um programa global de responsabilidade ambiental idealizado por sua matriz francesa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente. O programa Think Green (Pense Verde) está presente desde a organização e planejamento até a reutilização e gestão do lixo dos eventos realizados pela GL events no Brasil e no mundo. Destaca-se a Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Riocentro e o sistema de reuso de águas pluviais da HSBC Arena. E nas feiras organizadas pela Fagga l Gl exhibitions, o carpete é 100% reciclado, feito a base de garrafas PET. 

Fonte: Comunicação Fagga | GL exhibitions, Cervesia, Sindicerv, Consultoria Lafis e Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM

Serviço:
Data: 25 a 27 de junho de 2013
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo
Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro / São Paulo