PATROCINADOR

05 agosto 2015

Dassault Systèmes fornece soluções para LF Corp

Empresa asiática líder em moda está reforçando iniciativas de crescimento internacional

A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projeto 3D, 3D Digital Mock Up and Product Lifecycle Management (PLM), anuncia o fornecimento da solução My Collection para a LF Corp, líder em moda e estilo de vida na Ásia. A LF Corp está reforçando suas iniciativas de crescimento internacional usando recursos analíticos poderosos de colaboração em um único ambiente digital e selecionou a solução da Dassault Systèmes para agilizar o planejamento, o desenvolvimento de projetos e o fornecimento de suas coleções.
Conhecida anteriormente por LG Fashion Corp, a LF Corp, é especialista em moda masculina e feminina, e fornece roupas esportivas, de lazer e acessórios há mais de 40 anos. Suas 11 marcas proprietárias incluem Maestro, Hazzys, Lafuma e Allegri, além de 18 marcas licenciadas como DAKS, Max Mara, Isabel Marant, Vanessa Bruno, Vince, e Joseph, com 1.500 lojas de varejo multimarcas em diferentes países, como Coreia do Sul, China, Japão, Taiwan e Tailândia. Como parte de sua visão de se tornar uma das dez maiores empresas de marca no mundo em 2017, a LF Corp buscou um sistema de colaboração para fortalecer design, qualidade e suprimentos, desenvolvendo marcas globais de alto padrão e entrar em novos mercados.
Baseada na plataforma 3DEXPERIENCE, a solução My Collection da Dassault Systèmes oferece à LF Corp capacidade para desenvolvimento unificado, e abastecimento e design para simplificar fluxos de trabalho, facilitar tomadas de decisão e minimizar os riscos no ciclo de vida das suas coleções. Este ambiente digital se conecta com públicos de interesse internos e externos para facilitar a colaboração global em tempo real, suprimentos e planejamento de temporada baseado em fluxo de trabalho. Uma melhor visibilidade de ponta a ponta irá permitir que a LF Corp tome decisões de negócios mais informadas e eficientes na definição e no desenvolvimento de coleções que atendam a diversas necessidades dos clientes a nível internacional.
“Nós escolhemos a solução My Collection da Dassault Systèmes pela capacidade global de colaboração e quadro de suprimentos especializados para a indústria da moda. Temos investido de forma significativa em TI com a ambição de nos tornarmos mais competitivos e nos juntarmos às fileiras de potências de marca mundiais. A plataforma 3DEXPERIENCE permite que nos adaptemos às mudanças do mercado e também pode fornecer recursos adicionais a longo prazo, conforme a evolução do nosso negócio”, afirma Soon Young Cha, Diretor de Inovação da LF Corp.
“A solução My Collection oferece à moda internacional, e empresas de varejo como a LF Corp, a agilidade e flexibilidade para gerenciar projetos e variações de produtos no contexto de mudar rapidamente as tendências mundiais da moda. Com uma 'versão única da verdade' desde a concepção até a entrega, o tempo gasto no desenvolvimento e gerenciamento de coleções pode ser reduzido em até 75%. As empresas podem encurtar o ciclo e usar esse tempo para fazer melhores decisões de design e de suprimentos – assegurando que as coleções estão no caminho certo, na tendência e cumprem metas financeiras”, afirma Susan Olivier, Vice-Presidente da Indústria de Bens de Consumo e de Varejo da Dassault Systèmes.
Para acessar mais informações sobre as soluções da Dassault Systèmes para a indústria de Bens de Consumo e Varejo, visite o site http://www.3ds.com/industries/consumer-goods-retail/.

Sobre a Dassault Systèmes
A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, fornece para empresas e pessoas universos virtuais para a criação de inovações sustentáveis. Suas soluções conhecidas mundialmente transformam a forma como produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes incentivam a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual. A empresa entrega valor a mais de 190.000 clientes de todos os portes e indústrias, em mais de 140 países. Para obter mais informações, acesse www.3ds.com/pt-br.
3DEXPERIENCE, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, 3DSWYM, BIOVIA, NETVIBES são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.       

30 julho 2015

Audi apresenta sua nova tecnologia de iluminação durante o Salão de Frankfurt


·         Matrix OLED faz sua estreia em um carro conceitual durante o evento
·         A luz alcança um novo nível de homogeneidade
·         Fontes de luz plana abrem outras possibilidades de design

A Audi apresenta seu próximo passo na tecnologia de iluminação automotiva durante o próximo Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. As novas luzes Matrix OLED proporcionam um nível de homogeneidade da iluminação antes inalcançável, abrindo novas oportunidades criativas para o design.

Como marca líder em tecnologia de iluminação automotiva, a Audi tem desenvolvido de forma sistemática todos os aspectos da tecnologia OLED ao longo dos anos. As luzes Matrix OLED combinam, de forma ideal, engenharia de alta tecnologia e design – projetos iniciais estão em andamento atualmente para implementar a tecnologia OLED nas luzes traseiras da linha de produção. Elas estão sendo mostradas pela primeira vez em um carro conceitual durante o salão.

OLED é uma abreviação em inglês de “diodos orgânicos emissores de luz” (organic light emitting diode). Em cada unidade OLED, dois eletrodos – dos quais pelo menos um deve ser transparente – incorporam inúmeras camadas finas de materiais semicondutores orgânicos. Uma baixa tensão DC (corrente contínua), entre três a quatro volts, ativa as camadas, cada uma com espessura de menos de um milésimo de um milímetro, para acendê-las. A cor se baseia na composição molecular da fonte de luz.

Ao contrário das fontes de pontos de luz como os LEDs – que são feitas de cristais semicondutores – , as OLEDs são fontes de luz plana. Sua luz alcança um novo nível de homogeneidade, e a intensidade é continuamente variável. As luzes não produzem nenhuma sombra e não requerem nenhum refletor, guias de luz ou componentes óticos similares, e isso torna as unidades OLED mais eficientes e leves. Além disso, dificilmente requerem qualquer resfriamento.

O progresso da tecnologia OLED está ocorrendo rapidamente, em parte devido à força impulsionadora da Audi. Assim que maiores incrementos da densidade da luz forem realizados, as OLEDs logo também poderão gerar luzes de seta e de freio. As finas lâminas de vidro, que são usadas atualmente para revestir o material orgânico, serão substituídas por películas de plástico. Esses novos materiais de substrato flexíveis poderão ser submetidos a moldagem tridimensional, e isso abrirá espaços criativos inteiramente novos para os designers.

A Audi já apresentou o potencial da tecnologia OLED em vários modelos e carros-conceito. O destaque especial é a “iluminação OLED”, com OLEDs transparentes e multicoloridos na silhueta do carro, e “o enxame”, com um display tridimensional.

Outro benefício das OLEDs é que possibilitam ser subdivididas em pequenos segmentos que podem ser controlados com diferentes níveis de brilho. Além disso, será possível utilizar unidades OLED de diferentes cores ou transparentes. Isso proporcionará novos cenários de iluminação com tempos de transição extremamente rápidos. As sub-superfícies iluminadas exibem contornos bastante precisos entre si. É isso que distingue a tecnologia OLED da Audi, transformando-a na Audi Matrix OLED, que complementará as inovações da marca para faróis.

25 julho 2015

PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM SÃO PAULO TERÁ FESTIVAL DO JAPÃO

De 24 a 26 de julho, a cidade de São Paulo reunirá, em um único evento, tudo sobre a cultura japonesa. Além de acompanhar apresentações, o público poderá adquirir produtos e serviços 
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O Festival promove um intercâmbio pela cultura japonesa e nesta edição celebra os 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão (Crédito: Gabriel Inamine)
No ano em que Brasil e  Japão completam 120 anos de relações diplomáticas, tendo firmado o "Tratado de Amizade, Comércio e Navegaçã o" entre as duas nações em 1.895, a cidade de São Paulo sedia, pelo 18º ano, mais uma edição do Festival do Japão, considerado um dos maiores festivais da cultura japonesa do mundo.
Marcado para acontecer neste próximo fim de semana, entre os dias 24 (sexta) e 26 de julho (domingo), no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, o evento reunirá cerca de 300 expositores, de produtos e serviços direcionados à cultura nipônica, e os visitantes poderão acompanhar programação intensa com apresentações de música, dança arte e gastronomia típica.
Na Praça Gastronômica, 47 províncias que formam o Japão levarão cardápios especiais aos visitantes, que poderão provar diferentes pratos da culinária. Já no Palco Principal, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas se apresentarão em espetáculos folclóricos. Haverá, ainda, oficinas gratuitas de Ikebanas, Cerimônias de Chá (chadô) e concursos, como "Miss Nikkey", que a cada ano elege a mais bela representante da comunidade Nikkei, bem como a final do campeonato mundial World Cosplay Summit (WSC), quando será eleito o melhor cosplay (representação de personagens a caráter).
Na ala de serviços, os visitantes também poderão conferir as novidades em viagens para o Japão. A operadora CVC estará entre os expositores e apresentará o portfólio de roteiros turísticos e programas de intercâmbio com planos de parcelamento facilitado para os consumidores que sonham em conhecer o Japão in loco.
Entre os roteiros turísticos com duração entre 7 e 10 dias, estão: "Encantos do Japão", com visita às cidades japonesas de Osaka, Kyoto, Hakone e Tóquio;  e "Japão - A Terra do Sol Nascente" incluindo apenas Tóquio e Kyoto. Os turistas também podem personalizar o roteiro de acordo com suas preferências de cidades de interesse e tempo disponível para a viagem. Uma opção é combinar Japão e China, visitando Tóquio, Kyoto, Beijing, Xian e Shangai.
Outra novidade é que a CVC também aproveitará o Festival para lançar seus Programas de Intercâmbio para o Japão, ideais para quem deseja aprender ou aperfeiçoar o idioma japonês. São duas opções: 4 ou 20 semanas na Escola Lexis Japan, em Kobe, com acomodação em casa de família e alimentação com valores a partir de 12x sem juros de R$ 794, por pessoa, apenas a parte terrestre. O cliente pode incluir as passagens aéreas de acordo com suas preferências.
As viagens para o Japão podem ser parceladas em até 10x sem juros e, além disso, a CVC conta com serviços de guias de turismo que acompanham os turistas em todo o percurso.
Mais informações: http://www.cvc.com.br/destinos/japao/toquio.aspx

SERVIÇO:
18º Festival do Japão
Data: 24 a 26 de julho
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rod. Dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo)
Ingressos: R$ 15 por pessoa (antecipado) e R$ 18 (na bilheteria)

TODDY amplia linha de biscoitos wafers com os sabores Brownie e Chocolate com Morango

Novidades diversificam portfólio da marca e oferecem opções irreverentes para um dos produtos mais queridos pelos brasileiros

São Paulo, julho de 2015 – Com objetivo de surpreender seus consumidores, TODDY® lança neste mês, em todo o país, duas versões de wafer, nos sabores Brownie de chocolate e Chocolate com Morango. A marca reforça a intenção em ampliar seu portfólio com opções que atendam às necessidades dos seus consumidores, jovens de 13 a 17 anos, sempre em busca de novidadesSomente em 2014, a divisão de biscoitos da marca cresceu 195%, com destaque para wafers, produto que impulsionou esse crescimento*.

De acordo com Marcela Mariano, diretora de categoria da PepsiCo, a marca ingressou no segmento de biscoitos em 2012, categoria que hoje já se destaca entre os demais produtos do portfólio. A executiva ressalta ainda que a fabricação local de biscoitos, hoje, atinge cerca de 1.7 milhões de toneladas, o equivalente a um consumo médio de aproximadamente 8,5 quilos do produto por ano, por brasileiro**.  “TODDY® acompanha as tendências do mercado e seguirá investindo em inovações. O Brasil é o terceiro maior mercado de biscoito do mundo e o wafer é um dos principais segmentos”, comenta.

Disponível em embalagens de 147 gramas, as novidades estão alinhadas com o perfil de “cowzação”, mote que integra todos os conceitos das campanhas da marca, e estará presente nas ações digitais, materiais de PDV e embalagens. Os produtos serão vendidos nacionalmente com o preço sugerido de R$2,19.

O portfólio da linha de produtos TODDY® conta também com: TODDY® Cookies, TODDY® Recheado e TODDY® Choco Torta, além do famoso TODDY® achocolatado em pó.


*Dados extraídos de pesquisa divulgada pela Kantar Worldpanel (Brand Footprint) 2015
**Dados extraídos de pesquisa divulgada pela ABIMAPI (2014)


Preço Sugerido: R$2,19


Tabela Nutricional

Wafer Brownie de Chocolate

Adobe Systems


Wafer Chocolate com Morango

Adobe Systems

15 julho 2015

Indústria de SP demite 27,5 mil e registra pior patamar em 10 anos

Segundo pesquisa da Fiesp e do Ciesp, setor já fechou 62,5 mil postos de trabalho
O setor manufatureiro paulista demitiu 27,5 mil funcionários em junho, o equivalente a uma queda de 1% ante maio deste ano, na comparação com ajuste sazonal. Esse é o pior resultado para o mês de junho na série histórica da pesquisa, iniciada em 2005, aponta a equipe de economia da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). 
De acordo com o levantamento do Nível de Emprego do Estado de São Paulo, elaborado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), de janeiro a junho de 2015, a indústria paulista fechou 62,5 mil vagas, também o pior resultado em 10 anos, desde o início do trabalho. 
"Há anos, a indústria vem perdendo postos de trabalho, porém a violência da perda deste ano de 2015 surpreende", afirma o diretor do Depecon, Paulo Francini. "E a indústria não é o único setor surpreso, todos os setores também estão." Segundo Francini, a indústria de transformação paulista deve encerrar este ano com pelo menos 150 mil empregos a menos na comparação com 2014, quando já houve perda de cerca de 130 mil postos de trabalho. 
"Estamos surpresos, perplexos e tristes com a redução que estamos sofrendo e não vemos o seu término. Não sentimos que o pé bateu no fundo do poço para, agora, tomarmos impulso para voltar a subir", diz o diretor. Se comparada com a situação em junho de 2014, a indústria paulista chegou a junho deste ano com um saldo negativo de 191 mil empregos. E de acordo com Francini, a pesquisa registrou recorde de perdas em praticamente todas as leituras e deve encerrar 2015 "superando todo e qualquer outro ano anterior" em termos de baixas. 
Setores 
Da perda de 27,5 mil postos em junho, 1.987 demissões são da parte do setor de açúcar e álcool, as usinas, enquanto os demais 25.513 foram demitidos pela restante da indústria de transformação. 
O Depecon apura a situação de emprego em 22 setores. Em junho, 18 informaram demissões, três anotaram estabilidade em seu quadro de funcionários e apenas um contratou. Este também é o pior cenário para o mês de junho desde o início da pesquisa, em 2005. 
A indústria de veículos automotores continua sendo um dos setores que mais demitem ao longo dos meses. Em junho, o setor desligou 4.691 funcionários. Na esteira, o segmento de máquinas e equipamentos também exibiu significativas baixas, com a demissão de 4.081 trabalhadores. 
Regiões 
Das 36 regiões avaliadas, 30 computaram baixa no mercado de trabalho de sua indústria, cinco ficaram positivas e uma ficou estável.  Entre as altas, destaque para Matão, com ganho de 0,48%, impulsionado pelo setor de produtos alimentícios (3,95%). A região de Presidente Prudente também anotou alta, de 0,45% em junho, influenciada por contratações nos segmentos de minerais não-metálicos (7,14%) e de coque, petróleo e biocombustível (1,77%).  E Santos registrou ligeiro crescimento de 0,31%, puxado pelas indústrias de confecção de artigos do vestuário e acessórios (3,29%) e de produtos alimentícios (1,02%).
No campo das baixas, a região de São Carlos se destacou, com queda de 4,56% no emprego industrial, em meio a perdas nos setores de máquinas e materiais elétricos (-1,06%) e de produtos alimentícios (-6,15%).
O mercado de trabalho da indústria de Bauru também registrou perdas significativas, de 3,30% no mês passado contra o mês anterior, abatido pelo desempenho negativo nos segmentos de máquinas e equipamentos (-13,70%) e de confecção de artigos do vestuário (-4,25%). E a região de Piracicaba computou baixa de 2,16%, influenciada pela queda em veículos automotores e autopeças (-6,94%) e produtos alimentícios (-4,31%).

14 julho 2015

Pneus Bridgestone escolhidos para equipar o novo Fiat 500X Crossover





São Paulo, 13 de junho de 2015 – Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, anunciou recentemente por meio de sua filial Bridgestone Europa, que a marca equipará o novo Fiat 500X Crossover. O modelo escolhido, que já está sendo fornecido à fábrica da Fiat em Melfi (Itália) foi o Turanza T001 com a medida 225/45 R18 91V.

O 500X é o mais novo membro da família Fiat 500 e segue os modelos 500, 500 Cabrio e 500L, que também são equipados com pneus Bridgestone Turanza desde a sua fabricação. Com o modelo 500X, a Fiat criou um automóvel urbano disponível com tração em duas rodas chamado “City look”, assim como outra versão com motor mais potente com tração nas quatro rodas, chamado de “Off-Road Look”. Os critérios para o desenvolvimento dos pneus foram à busca pelo excelente desempenho em relação à resistência de rolamento, ruído e condução. 

Fiat desenvolveu um veículo urbano disponível como um 2-wheel drive chamado Cidade olhar e uma versão mais poderosa de tração nas quatro rodas, chamado Off-Road olhar.

A Bridgestone está orgulhosa por ter sido escolhida para equipar o Fiat 500X, primeiro veículo urbano equipado com tração nas quatro rodas”, comenta Christophe de Valroger, VP de Equipamento Original da Bridgestone Europa. “O pneu premium Turanza T001 foi capaz de atender os exigentes parâmetros de desempenho da Fiat que incluem critérios rigorosos de resistência ao rolamento para ajudar na economia de combustível”, completa Valroger.

Turanza T001 é um pneu premium da Bridgestone, desenvolvido para proporcionar uma completa harmonia entre segurança, conforto, durabilidade e desempenho ambiental. Este modelo recebeu grandes elogios nos testes independentes de pneus, incluindo a classificação “muito recomendável” das entidades alemãs ADAC e Autozeitung.

SOBRE A BRIDGESTONE
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas, produtos químicos para aplicações em construção civil como materiais de impermeabilização, borracha industrial e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países e territórios ao redor do mundo.


No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Ambev fecha parceria inédita com o SENAI para treinamento de funcionários

Até o fim do ano a companhia capacitará cerca de 1. 500 colaboradores nas áreas fabris.Investimento será superior a R$ 3,1 milhões

A Ambev e o SENAI anunciam parceria inédita para treinar funcionários da área industrial da companhia. O projeto foi desenvolvido e customizado, exclusivamente, para atender às demandas fabris por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional e de qualificação. 

Com o intuito de capacitar cerca de 1.500 funcionários até o fim do ano, a Ambev investe mais de R$ 3,1 milhões no programa. “Formar funcionários em casa faz parte da cultura da Ambev e o objetivo principal é proporcionar à nossa gente mais conhecimento técnico e possibilidade de crescimento dentro da companhia”, afirma Renato Biava, diretor de Desenvolvimento de Gente e Gestão da Ambev. Com a parceria, a Ambev passa a ser o maior cliente institucional do SENAI.

O programa possui três módulos para as áreas de elétrica e automação e dois módulos para a área de mecânica. Serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento profissional, com 180 horas de duração, e de qualificação profissional, com 600 horas. O programa piloto, oferecido durante 2014, recebeu investimentos de R$ 2,2 milhões e formou cerca de 900 funcionários em 20 cervejarias da companhia. A estrutura técnica fornecida pelo SENAI para atender a companhia é composta por um coordenador nacional de relacionamento com a Ambev, um coordenador técnico nacional, 13 interlocutores de mercado dos Departamentos Regionais do SENAI, uma equipe escolar técnica formada por coordenadores e docentes das escolas da entidade executora do programa de profissionalização. Os cursos são aplicados em 14 estados brasileiros e essa estrutura prevê atender 88 turmas, sendo 15 de Manutenção Elétrica de Cervejaria Ambev, 69 de Manutenção Mecânica de Cervejaria Ambev e quatro de Automação para Indústria de Bebidas I .

“Nosso objetivo é qualificar nossos funcionários para que assumam novas funções técnicas e trilhem caminhos cada vez mais desafiadores. E o programa exclusivo desenvolvido em parceria com o SENAI soma aos nossos investimentos para capacitar os funcionários na área industrial” conclui Biava.

Universidade Ambev
A parceria com o SENAI faz parte da Universidade Ambev (UA), área responsável por todos os treinamentos da companhia e que atinge todos os níveis hierárquicos. Proveniente da Universidade Brahma, a UA completou 19 anos em 2014. Desde a sua criação já recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos. A UA fechou 2014 com mais de 22 mil pessoas treinadas e ofereceu 35 programas em módulos presenciais e on-line.
Sobre a Ambev
“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Na Responsa!, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.