PATROCINADOR

08 dezembro 2011

Produção de carroçarias de ônibus cresce 8,3% em 2011

A indústria fabricante de carroçarias de ônibus (urbanas, rodoviárias, micros, minis e intermunicipais) está terminando 2011 com um ótimo resultado, uma vez que somando a produção para atender os mercados interno e externo, o volume produzido deverá atingir cerca 35 a 35,6 mil unidades e com isso, um crescimento de 8,3% ante as 32.821 unidades fabricadas em 2010.
Quarto maior produtor mundial de carroçarias de ônibus, com capacidade instalada para fabricar entre 40 a 42 mil unidades, a indústria deverá comercializar no mercado doméstico em torno de 31 a 31,5 mil unidades e exportar entre 4.050 a 4.100 unidades, conquistando crescimento de 11% e perda de 8,5 a 9%, respectivamente. “Nossas vendas domésticas continuam extremamente representativas, representando 88,5% do volume produzido, enquanto às exportações respondem por 11,5%”, explica José Antônio Fernandes Martins, Presidente do SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.
De acordo com o Presidente do SIMEFRE, em 2010 a indústria produziu 32.821 unidades, das quais 28.256 foram comercializadas no mercado doméstico e 4.565 mil unidades exportadas.
No acumulado de janeiro a outubro de 2011, as empresas da área fabricaram 29.041 unidades e registraram crescimento de 8,3% sobre as 26.804 carroçarias do ano passado. As vendas domésticas nos dez primeiros meses do ano somaram 25.718 unidades obtendo desempenho 11.1% acima das 23.166 carroçarias vendidas em 2010 e as exportações totalizaram 3.313 unidades recuando 8,9% ante as 3.638 unidades exportadas até outubro do ano passado.
Para Martins o desempenho do setor em 2011 recebeu a influência de vários fatores positivos e negativos. Entre os pontos positivos estão o PSI – Programa de Sustentação do Investimento, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que oferece oito anos de prazo, a juros de 10% e financia 90% do bem para pequenas e médias empresas. “Além disso, houve um aumento do poder aquisitivo da população, que passou a viajar mais e levou às empresas de ônibus aumentarem suas frotas”, pontua Martins.
Compra antecipada aquece vendas - Segundo o Presidente do SIMEFRE os empresários de ônibus anteciparam a renovação das frotas porque a partir de 2012, todos os comerciais (caminhões e ônibus) movidos a diesel que sairem das linhas de montagens estarão dentro da norma Euro V e, consequentemente, entre 10% a 15% mais caros. 
Outro fator alavancador do desempenho, no entender de Martins foram as vendas através do programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que oferece crédito do BNDES com financiamento de até 100%, juros fixos de 4,5% e prazo de pagamento até 8 anos. Este segmento - criado em 2008 pelo ex-presidente Lula – já somam 22 mil unidades. “Em 2011, ele responderá por cerca de 15% das vendas do setor, ou 5 mil unidades. A modalidade Finame continua importante, para os fabricantes da área, uma vez que ela representa mais de 80% das vendas do setor”, explica. 
Perspectivas 2012 – Segundo o Presidente do SIMEFRE é tremendamente difícil fazer estimativas numa situação em que o mundo todo está em crise e ninguém sabe qual será o futuro dos que estão envolvidos no Euro. “Qualquer colocação deve ser muito bem entendida para não causar alardes. Uma previsão, com a Europa completamente desorganizada e, principalmente, sem que tenha ocorrido o equacionamento das dívidas desses países (Itália, Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda) pelos países lideres da comunidade européia (França e Alemanha), deixa uma expectativa de incertezas”. No entender de Martins, o Brasil certamente não sairá ileso da crise. “Vivemos uma economia internacional de muita turbulência e querendo ou não ela vai afetar nosso crescimento”, alerta Martins.
Segundo ele, em 2012 o mercado total de carroçarias de ônibus poderá ser 7 a 10% menor do em 2011. As vendas para o mercado interno ficarão de 6 a 8% menores ante o resultado de 2011 e as externas, caso trabalhemos com dólar entre US$ 1,7 a US$ 1,75 poderão registrar aumento de 8 a 10%, quando comparadas as unidades exportadas no exercício que termina. 
Para Martins a perda esperada para 2012 não será desesperadora, pois o setor estará retornando ao patamar de 2010, que foi um ano recorde para as empresas da área. Porém, os números previsto só valerão “se conseguirmos fazer com que o BNDES aprove o Finame Verde (linha de crédito especial do PSI para os ônibus que serão fabricados dentro da norma Euro V), com financiamento de 100% do bem, juros fixos de 7% e prazo de pagamento até 10 anos. “Se conseguirmos isso, a possibilidade de termos um bom desempenho no próximo ano será muito boa”, diz Martins. 
No entender do presidente do SIMEFRE, o PIB (Produto Interno Bruto) não deverá ser superior a 3%. “Alguns segmentos deverão fechar em 2%. Para 2011, havia sido previsto um PIB da ordem de 4% a 4,5 %, mas talvez não chegue a 3% ou 3,2%”. 
Por outro lado a economia brasileira, apesar da crise traz tranqüilidade. O grande grau de confiança no país cresceu muito em função dos fundamentos macros econômicos. “Temos uma reserva cambial de US$ 350 bilhões; um depósito compulsório disponível para uma emergência de R$ 440 bilhões; os juros estão caindo (de 12% caiu para 11%) e deve baixar para 10,5% a 10% em 2012. Outras circunstâncias que favorecem nossa economia são:
- Estabilidade política;
- Ano eleitoral;
- Sistema bancário regulamentado;
- Empresas – em geral - capitalizadas e lucrativa; 
- Grande produtor de commodities agrícola; 
- Maior produtor de commodities minerais;
- Pré sal e outras bacias petrolíferas que poderão torna o país possível exportador do produto. 
Nova Gestão - A nova diretoria do SIMEFRE – empossada hoje (6 de dezembro de 2011) tem como grande meta para o próximo mandato, combater a forte desindustrialização que vem atacando muitos segmentos da nossa área industrial de transformação que deve fechar o ano com um déficit próximo a US$ 60 bilhões, quando há cinco anos este número era positivo em US$ 6 a 7 bilhões. 
Este déficit foi causado pela presença violenta das indústrias asiáticas, principalmente as chinesas porque não termos poder de competitividade. Com isso, elas estão vendendo volumes fantásticos dentro Brasil e criou este processo de desindustrialização, que já ocorreu nos EUA. As lojas de departamento dos Estados Unidos só comercializam produtos chineses (radio, tv, telefones, geladeiras, roupas etc). “Essa desindustrialização dos EUAs gerou um desemprego acima de 9% e agora começa afetar a nossa indústria de transformação no Brasil de maneira bastante preocupante, embora nosso índice de desemprego seja muito confortável comparado aos da Europa é de 6%”, pondera Martins.
A desindustrialização é causada por fenômenos estruturais, como taxa de juros e carga tributária altas; sistema de logística deficiente; infraestrutura (metroferroviário, rodoviária, aeroportuário) que não funciona e está aquém do desenvolvimento do País; câmbio volátil que prejudica o planejamento dos exportadores. Existe ainda, o problema da triangulação ou circunvenção, que é a utilização de indústrias chinesas que trazem produtos em CKD e montam em países do Mercosul. Isso ocorre porque não existe inspeção aduaneira suficiente para verificar de o produto possui certificado de origem de 60%. Com isso, os produtos entram com imposto zero e tiram completamente a competitividade dos fabricantes brasileiros.
“O plano Brasil Maior, anunciado pelo Governo Federal aborda fortemente o assunto, autorizando o aumento da quantidade de técnicos disponíveis para fazer inspeção, devendo, provavelmente, contar com a participação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Com esta ação, esperamos que ele possa debelar este mal que é tão grande ou maior que a desindustrialização”, reforça Martins.
No entender do Presidente do SIMEFRE, o plano Brasil Maior representará uma desoneração fiscal da ordem de R$ 27 bilhões, mostrando que o Governo está empenhado em trazer competitividade às empresas. “Martins pede agilidade na regulamentação e que o mesmo seja ampliado para outros setores (ônibus, ferroviário, empresas operadoras de transportes, entre outros)”. 
A diretoria do SIMEFRE tem, ainda, como bandeira a regulamentação da lei que estabelece margem de 25% às empresas brasileiras em concorrências internacionais. A indústria ferroviária sofreu muitos ataques das chinesas e coreanas perdendo muitos negócios em função de preços não competitivos. Através dessa lei nossas empresas poderão ser beneficiadas com preço de até 25% a mais. 
Prioridades: Guerra a desindustrialização e a triangulação; luta para que o plano Brasil Maior seja implantado e ampliado em sua totalidade; aumento da competitividade; buscar melhora substancial do setor de infraestrutura; de logística; equacionamento do sistema tributário; acabar com a guerra fiscal entre estados; fazer com que plano pré sal se desenvolva rapidamente e com eficácia. 
O comportamento do mercado em 2012 vai depender muito do governo brasileiro e também do desenrolar da crise européia, principalmente, do apoio que os EUA, França e Alemanha possam dar aos problemas de endividamento e que eles possam ser equacionados. Guerra fiscal é extremamente negativa, favorecem alguns estados em detrimento de outros isso é outro item que através do plano Brasil Maio deveria ser conseguida uma solução para acabar com a guerra fiscal que é extremamente prejudicial para a indústria.

Mercado de bicicletas cresce 10% em valor mas importação sobe 75% e afeta desempenho da indústria

Vendas da indústria brasileira caem 3,8% em 2011 mas valor sobe cerca de 10% Importação cresce 75% e produção nacional sofre queda de 8%

São Paulo, dezembro de 2011 – Apesar do aumento de 75% da importação e da queda na produção nacional de 8%, a indústria fabricante de bicicletas deve comemorar 2011 como mais um ano de formalização e de aumento de valor do mercado. “Estimamos um acréscimo de aproximadamente 10% em valor o que reflete a venda de produtos de melhor qualidade. Vimos também mais um ano em que a produção migrou para os fabricantes formais”, comenta Eduardo Musa, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).  

No entender do vice-presidente do SIMEFRE, o ano também foi positivo para a indústria instalada em Manaus, principal pólo de produção de bicicletas do Brasil, onde a produção voltou para o patamar histórico de um milhão de unidades ao ano depois de dois anos na casa das 600 mil bicicletas produzidas. “Estimamos que a produção naquela região cresceu mais de 60% em 2011”, observa. Esperamos outro ano de crescimento em 2012, da ordem de 35%, com a maturação de investimentos realizados no pólo e com a abertura de novas montadoras de bicicletas e fábricas de componentes e peças.

Em dezembro de 2010, Musa comentou que, apesar do bom momento econômico do País e da bicicleta estar em grande evidência, tanto a produção quanto a venda nacional do veículo sofreriam retração ou ficariam estagnadas em 2011. “Infelizmente para nós, minha previsão se concretizou e deveremos terminar o exercício com queda de 3,8% no consumo. Acredito que deveremos comercializar cerca de 5 milhões de unidades, ante às 5.2 milhões de 2010”, projeta.  

Segundo ele, desempenho mais preocupante fica por conta da produção que está sofrendo uma queda considerável. “Estimamos que a fabricação nacional que era de quase 5 milhões de unidades caiu para aproximadamente 4.5 milhões em 2011”, diz Musa. Mas, apesar da queda na produção, o Brasil manterá a posição de terceiro maior fabricante de bicicletas do mundo, atrás apenas de China e Índia.

Para Musa, a principal causa para a queda na produção de bicicletas em 2011 está no crescimento “assustador” das importações, que devem atingir níveis recordes no exercício. Ele estima que as importações devem crescer mais de 75% este ano, passando de 250 mil unidades em 2010 para mais de 450 mil em 2011. 

A importação que representava menos de 1% do consumo brasileiro há cinco anos, deve acabar 2011 representando quase 10% do consumo brasileiro. “Em outra palavras, a importação cresceu 10 vezes em cinco anos!”

Consumo em unidades não deve crescer em 2012 mas valor de mercado continua em ascensão

De acordo com o vice-presidente do SIMEFRE, as projeções para o ano de 2012 em termos de produção e vendas domésticas não devem sofrer grandes alterações. Ele entende que o consumo deve continuar no patamar de 5 milhões de unidades, talvez com uma pequena queda, seguindo as mesmas tendências dos últimos anos e a produção e a importação se estabilizem nos patamares de 2011, apesar do aumento da alíquota de importação de 20% para 35% em setembro de 2011. “Na nossa opinião, a nova alíquota não será suficiente para reduzir as importações mas deve evitar um crescimento maior”, acrescenta.

Segundo Musa, nenhum setor ficará imune aos efeitos da crise mundial, mas ele acredita que o segmento de bicicletas tem fatores favoráveis que devem sustentar as tendências de crescimento de valor. 

Indústria de implementos rodoviários comemora desempenho de 2011.

Os fabricantes de implementos rodoviários (reboques, semirreboques, carroçarias sobre chassis, 3º eixos, bitrens e rodotrens) – que respondem por 68.000 empregos diretos e indiretos - estão comemorando o excelente desempenho do setor durante o exercício de 2011. 

De acordo com Cesar Pissetti, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), a indústria está encerrando o exercício com vendas 7,5% maiores do que as registradas no ano anterior.

Pissetti acredita que o setor deve emplacar até o final de dezembro cerca de 183 mil unidades, contra os 170 mil implementos emplacados em 2010. Com esse resultado, a indústria deve faturar cerca de R$7,5 bilhões, ante os R$ 6,8 bilhões de 2010 (considerando-se as vendas dos equipamentos completos e peças). 

Influência positiva
Segundo ele, o resultado global da indústria foi impulsionado pelo bom comportamento do agronegócio e o pelo preço das commodities agrícolas, que ajudou os produtores brasileiros a se capitalizarem e realizarem investimentos. Outro fator considerado muito positivo, o qual deve continuar influindo positivamente nos próximos anos é o aquecimento do mercado da construção civil (impulsionado pelas obras do PAC I e II), não esquecendo as obras preparatórias para Copa 2014, Olimpíada em 2016, Pré-Sal e outros. A disponibilidade de crédito (Finame e PSI) a juros e prazos acessíveis, também refletiu, assim como os investimentos em infraestrutura no Brasil, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) com alíquota igual a 0%, aumento quantitativo e do poder aquisitivo da classe média e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Influência negativa
O desempenho dos fabricantes de implementos rodoviários poderia ter sido melhor não fossem alguns fatores que contribuíram negativamente para o resultado. Entre eles, Pissetti menciona a: inflação acima da meta; tendência de desaceleração do consumo pelo alto endividamento; lenta recuperação americana e crise na região do Euro; baixa competitividade brasileira devido câmbio; aumento de preços devido obrigatoriedade de caminhão 6x4 para bitrem e protetor lateral para semirreboques; infraestrutura e logística deficientes; falta de clareza no Programa Brasil Maior e escassez de mão-de-obra qualificada.

Dos emplacamentos esperados para 2011, Pissetti estima que os implementos da linha pesada deverão responder por 57 mil unidades e os da linha leve por 126 mil unidades. “As exportações serão  responsáveis por aproximadamente 5.000 unidades de linha pesada, ante as 4.468 unidades exportadas em 2010”, diz o vice-presidente do SIMEFRE. 

Perspectivas para 2012
No entender do vice-presidente do SIMEFRE, a indústria fabricante de implementos rodoviários trabalha com perspectivas bastante positivas para 2012.  Os fabricantes deverão emplacar cerca de 193 mil unidades (linha leve e pesada), resultado que será 5,4% maior do que os 183 mil implementos projetados para 2011 no mercado interno. 

A previsão para exportação em 2012 fica em torno de 5000 unidades de linha pesada, repetindo 2011. Com este resultado, o faturamento das empresas da área deverá ser da ordem de R$ 7,9 bilhões. 

Quando dividimos a expectativa de 2012 por linha de produtos, projetamos para o segmento de reboques e semirreboques, o emplacamento de 58,5 mil unidades, com crescimento de 2,6% sobre as 57 mil de 2011. Já as carroçarias sobre chassis responderão por 134,5 mil unidades, crescendo 6,7% sobre as 126 mil unidades emplacadas no exercício que termina. 

Os fatores que poderão influenciar positiva e negativamente o setor em 2012 são basicamente os mesmos dos registrados nos dois últimos anos. 

07 dezembro 2011

HP apresenta o seu primeiro ultrabook para negócios com a bateria de maior duração do mercado

A HP apresenta o seu primeiro Ultrabook™ de negócios, com design fino e leve, novas opções de segurança e um disco rígido para a melhor experiência móvel possível ao usuário.
O HP Folio13 também oferece até 9 horas (1) de duração de bateria, o que é o mais alto desempenho entre os dispositivos Ultrabook atualmente disponíveis no mercado.
Com vida de bateria para durar durante todo o dia útil, os usuários não são mais obrigados a carregar adaptadores de energia para carregar seus notebooks. Além disso, uma ampla variedade de portas, incluindo Ethernet, elimina a necessidade de carregar conectores. Profissionais móveis agora podem permanecer produtivos e trabalhar ao longo de todo o seu dia – de casa até o trabalho e de volta até sua casa – levando somente o HP Folio13.
“Essa categoria de produtos é inovadora e será uma escolha perfeita para as empresas oferecerem aos seus funcionários em busca de uma experiência mais voltada para o consumidor”, disse Crawford Del Prete, vice-presidente executivo da Worldwide Research Products e diretor de pesquisa da IDC. “Esperamos que os Ultrabooks reacendam o interesse na categoria de PCs de fator de forma pequeno e, até 2015 esperamos que 95 milhões de Ultrabooks sejam vendidos anualmente em todo o mundo”.
Com menos de 18 milímetros de espessura e usando uma tela ultrafina BrightView de alta definição (HD)(2) de 13,3 polegadas de diagonal, o HP Folio13 pesa somente 1,5kg.(3) Ele combina o elegante design industrial encontrado em produtos de consumo com a segurança e capacidade de uso exigida por usuários comerciais.
Impulsionado pelos mais recentes processadores Intel® Core™,(4) o HP Folio13 também inclui Intel Rapid Start Technology, que ajuda a economizar tempo colocando os sistemas dos usuários em funcionamento rapidamente.
O HP Folio13 inclui um teclado com iluminação de fundo que permite aos usuários móveis trabalhar em condições de baixa luminosidade. Um conjunto completo de portas, incluindo RJ-45 e USB 3.0, permite aos usuários ter maior flexibilidade para conectar as informações de que precisam. O HP Folio13 também inclui uma unidade de estado sólido (SSD) com 128 gigabytes (GB)(5) de armazenamento para tempos de resposta mais rápidos e maior confiabilidade.
O modelo incluirá o TPM Embedded Security Chip que protege dados de e-mail, bem como as informações no disco rígido para usuários preocupados com segurança.(6)
O HP Folio13 apresenta a tecnologia HP CoolSense, que usa hardware avançado e software inteligente para um notebook sensivelmente mais frio. O notebook também inclui um HP ImagePad para suporte a gestos multitoque avançado e altamente preciso.
Recursos adicionais incluem a Webcam HP TrueVision HD(2) para imagens HD mais claras e nítidas e Dolby Advanced Audio.
O HP Folio13 também pode ser configurado com uma variedade de sistemas operacionais da família Microsoft Windows® 7, incluindo Windows 7 Professional. Uma garantia limitada de três anos está disponível através do HP Care Pack opcional.
Usuários que necessitam de um ambiente semelhante a um desktop ou conectividade de áudio, vídeo, rede e USB adicional podem conectar o HP Folio13 ao dock HP USB 2.0 opcional.
Preço e disponibilidade
O HP Folio13 estará disponível no dia 7 de dezembro com o preço inicial de $899,99.(7)
Informações adicionais estão disponíveis em www.hp.com/personal e http://shopping.hp.com/go/newfromhp.
A HP apresentou também novos PCs notebook HP ENVY e HP Pavilion dm4. Mais informações estão disponíveis em www.hp.com/go/newsroom.
Sobre a HP
A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre pessoas, governos, empresas e sociedade. A maior empresa de tecnologia do mundo, a HP apresenta um portfólio que engloba de impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI na convergência da nuvem e da conectividade, criando experiências tranquilas, seguras e voltadas para o contexto de um mundo conectado. Para obter mais informações sobre a HP (NYSE: HPQ), visite http://www.hp.com.

(1)    A vida da bateria varia de acordo com o modelo do produto, sua configuração, aplicativos, recursos, uso, funcionalidade sem fio e configurações de gerenciamento de energia. A capacidade máxima da bateria diminuirá naturalmente com o tempo e o uso. Detalhes adicionais estão disponíveis nos testes de desempenho de bateria Mobile Mark07. http://www.bapco.com/products/mobilemark2007.
(2)    Conteúdo em HD necessário para visualizar imagens em HD.
(3)    O peso real pode variar com a configuração.
(4)    A tecnologia Multi-Core foi projetada para melhorar o desempenho de determinados produtos de software. Nem todos os clientes e aplicativos de software poderão se beneficiar do uso dessa tecnologia. A computação de 64 bits em arquitetura Intel requer um sistema computacional com computador, chipset, BIOS, sistema operacional, drivers de dispositivos e aplicativos habilitados para a arquitetura de 64 bits da Intel. Os processadores não operarão (incluindo a operação de 32 bits) sem um BIOS habilitado para a arquitetura Intel de 64 bits. O desempenho variará dependendo das configurações de hardware e software.
(5)    Para unidades SSD, 1 GB =1 bilhão de bytes. A capacidade formatada real é menor. Até 30GB de disco de sistema são reservados para software de recuperação do sistema.
(6)    Folio13 com chip TPM deve estar disponível em janeiro de 2012.
(7)    Preços comerciais estimados para os EUA. Os preços reais podem variar.

Ultrabook, Intel e Intel Core são marcas registradas da Intel Corporation nos EUA e/ou em outros países. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA.

Esta notícia contém declarações baseadas em previsões, que envolvem riscos, incertezas e suposições. Se tais riscos ou incertezas tornarem-se verdadeiros ou se tais suposições mostrarem-se incorretas, os resultados da HP e de suas subsidiárias consolidadas poderão diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos por tais declarações e suposições. Todas as declarações diferentes de fatos históricos são declarações que podem ser consideradas como previsões, incluindo, mas não limitado a, declarações de planos, estratégias e objetivos de gerenciamento para operações futuras, incluindo a execução de estratégias de crescimento, iniciativas de transformação e planos de reestruturação; qualquer declaração a respeito do desenvolvimento esperado, desempenho ou fatia do mercado relacionados a produtos e serviços; resultados operacionais e financeiros previstos; quaisquer declarações de expectativa ou crença; e quaisquer declarações de suposições enfatizando o supracitado. Riscos, incertezas e suposições incluem tendências e eventos macroeconômicos e geopolíticos; as pressões competitivas enfrentadas pelos negócios da HP; o desenvolvimento e a transição de novos produtos e serviços (e o aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes) para atender às necessidades dos clientes e atender às tendências tecnológicas emergentes; a execução e a celebração de contratos pela HP e seus clientes, fornecedores e parceiros; a proteção de ativos de propriedade intelectual da HP, incluindo propriedade intelectual licenciada de terceiros; integração e outros riscos associados com combinação de negócios e transações de investimento; a contratação e retenção de funcionários essenciais; expectativas e considerações relacionadas à execução e ao planejamento de estratégias de crescimento, iniciativas de transformação e planos de reestruturação; a resolução de investigações pendentes, alegações e disputas; e outros riscos que são descritos no Relatório Trimestral da HP no Formulário 10-Q para o trimestre fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2011 e outros arquivamentos da HP na Comissão de Valores Mobiliários, incluindo sem se limitar ao Relatório Anual da HP no formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de outubro de 2010. A HP não assume nenhuma obrigação e não tem a intenção de atualizar essas declarações de previsões.

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LEGO® traz itens raros ao varejo nacional

A LEGO, marca de brinquedos mais querida do mundo, traz ao Brasil alguns itens de colecionador, disponibilizados em edição limitada para todo varejo nacional.


Após o lançamento da Loja de Departamentos e da Mercearia Verde, a LEGO traz um inédito item para sua coleção de prédios modulares. Rico em detalhes, o Pet Shop (10218) reproduz uma loja de animais com direito a cachorro, gato, aves e até um aquário. É possível deslocar cada um de seus três andares e também ter acesso à moradia do dono da loja. O prédio vizinho, que também faz parte do kit, ainda está em reformas e retrata um pintor realizando os últimos retoques nas paredes. Para completar, uma menina passeia em um raro elemento LEGO: uma bicicleta verde. Preço sugerido: R$ 899,90.

Bem a tempo do Natal, chega a Padaria da Vila de Inverno (10216), produto em edição limitada. O brinquedo reproduz uma padaria rica em detalhes, que traz réplicas de croissants e baguetes e vem com sete minifiguras, além de uma coruja da neve e um cavalo puxando uma charrete. Em frente à padaria, um lago congelado é usado como pista de patinação. O item traz o sistema Brick Light, que ilumina de verdade a vitrine da loja. Preço sugerido: R$ 299,90.

Completando os lançamentos, a LEGO apresenta um item de sua linha Creator, com três possibilidades diferentes de construção. Com o Carro Esportivo (5767), os amantes dos veículos terão diversão garantida. A linha LEGO Creator conta com um site na internet, em inglês, com novas ideias de montagem. Confira em www.creator.lego.com. Preço sugerido: R$ 239,90

A hora de planejar 2012 é agora


Por Mauro Calil
   
O mês de novembro chegou e, com ele, chega também a necessidade de fazer o planejamento financeiro para 2012. E não falo somente de se programar para pagar a infinidade de impostos e contas que vencem no início do ano, mas de, previamente, se organizar financeiramente de janeiro a dezembro do novo ano.

Para começar o planejamento, a receita é muito simples (aliás, ela é sempre a mesma). O primeiro passo é listar quanto se ganha e quanto se gasta durante o ano. Afinal, você sabe quanto ganhará e quanto gastará nos 12 meses de 2012. E, mesmo que você não saiba o valor exato das contas, é perfeitamente possível definir quais serão os gastos e dimensionar os recursos.

Vejamos: aniversário tem todo o ano. Você sabe quando é o aniversário da sua mãe, pai, filhos, marido, esposa etc. Você tem filho? Todo ano tem Dia das Crianças. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal também ocorrem anualmente. Basta fazer a programação de quanto você pode gastar em presente em cada um destes eventos recorrentes.

As contas do dia a dia também devem fazer parte do planejamento: IPTU, IPVA, aluguel, água, energia elétrica, TV a cabo, mensalidade da escola, materiais escolares, financiamentos, consórcios, plano de previdência etc. Enfim, tudo deve ser colocado em uma planilha, até os gastos com lazer.

Em ganhos, além do salário mensal, também deve ser computado o 13º salário. Afinal, não é porque em novembro e dezembro há dinheiro a mais na conta do banco que tudo será gasto em uma única vez. O 13º salário é parte importante do planejamento financeiro.

E não esqueça de deixar uma parcela dos recursos para os investimentos. Costumo dizer que, indiferente da profissão ou da renda, o ideal é seguir a regra dos 70-30, ou seja, do total de ganhos, 70% devem ser reservados para as contas (aqui se incluem todos os gastos necessários, como impostos, contas de água, luz e telefone, plano de saúde e supermercado, e também os esporádicos, como roupas, calçados e lazer) e 30% para os investimentos.

Um exemplo: se você ganhará R$ 60 mil em 2012, o total a ser investido durante todo o ano será de R$ 18 mil. Isto é o mesmo que ganhos de R$ 5 mil por mês, com investimento de R$ 1,5 mil mensalmente. Se os seus gastos somam mais do que 70% do salário, reserve 15% ou 20% para esta finalidade. O importante é que este montante seja colocado em algum investimento.

Sei que imprevistos acontecem, mas ter receitas, gastos e investimentos listados, ajudará você a passar por 2012 com muito mais tranqüilidade do ponto de vista financeiro. E a hora de se planejar é agora.


*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro e autor do livro “A Receita do Bolo” – www.calilecalil.com.br

NISSAN AMPLIA DIVISÃO DA NISMO E REVELA NOVO CONCEITO DO JUKE

Expertise da Nismo conquistada nas pistas será levada aos modelos Nissan – Primeiro conceito Juke Nismo será apresentado no Salão de Tokyo



A Nissan Motor Co., Ltd anunciou um ambicioso programa de expansão na Nismo, para aplicar a sua expertise das pistas em modelos Nissan. Além de produzir versões de desempenho completo dos modelos da marca, a empresa planeja expandir a oferta de peças e acessórios.

Um primeiro aperetivo desta nova fase da empresa de personalização é a derivação Nismo do modelo Juke, que será apresentada no Salão do Automóvel de Tokyo. O Nissan Juke tem seu design desafiador redefinido pela Nismo, ficando ainda mais audacioso. Está menor, mais largo e tem uma postura mais robusta. Mesmo parado, passa claramente a imagem de um carro de desempenho.

Ao concentrar todas as atividades Nismo sob um mesmo teto, em Tsurumi, Yokohama (Japão), a partir do início de 2013, a Nissan criará um centro mundial de excelência para o desenvolvimento de carros de corrida e de desempenho para carros de rua. Este novo centro terá ainda uma área de manutenção geral e uma área de patrimônio, na qual estarão expostos os famosos carros de corrida e de rua Nismo, além de uma loja especializada.

O local contará também com a Omori Factory, loja que oferecerá peças de desempenho e itens da coleção Nismo e com um amplo espaço para abrigar eventos populares para os fãs da marca, assim como o Festival Anual Nismo, que vai continuar atraindo mais de 30 mil apreciadores na comemoração da trajetória da empresa, proporcionando a disputa de corridas em pista real.

“A Nismo já conquistou uma reputação invejável no automobilismo”, afirma Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan. “De fato, em 2011, os carros e motores Nismo ganharam em todas as categorias que competiu, a primeira vez que temos alcançado este marco. O momento certo é agora para que motoristas comuns possam experimentar o que os nossos pilotos de corrida desfrutam. Nosso objetivo é trazer aos carros da Nissan a paixão e a emoção de condução Nismo, como o Juke Nismo mostra que podemos fazer”, completa.

O nome Nismo é derivado de Nissan Motorsports International Co., Ltd, que tem desempenhado um trabalho muito respeitado nas pistas do mundo. Em 2011, por exemplo, a Nismo desenvolveu o Nissan GT-R que foi sucesso de desempenho nos campeonatos Super GT do Japão e no Campeonato Mundial FIA GT1. A Nismo desenvolveu ainda os motores que foram destaque no 24 Horas de Le Mans, além do LEAF Nismo RC, o carro de corrida de zero emissão que anuncia uma nova era de motores esportivos eco-friendly.

“A Nismo acrescenta ainda mais emoção e inovação aos produtos Nissan. Planejamos agora injetar esse estilo e emoção em outros modelos da gama", afirma Shoichi Miyatani, presidente da Nismo. Uma das indiscutíveis estrelas do Salão do Automóvel de Tokyo trará o resultado deste grande programa, o Nissan Juke Nismo, uma ideia de como poderia ser a versão premium esportiva do crossover compacto de enorme sucesso”, completa.

Conceito Juke Nismo dá o primeiro vislumbre do futuro da Nismo
Destinado a um público entusiasta que está à procura de um carro que reflete uma personalidade perspicaz, o conceito Juke Nismo amplia em um único carro o padrão ágil de carro compacto, de respostas rápidas de um coupé, além da força do SUV.

“O sucesso global de vendas do Nissan Juke provou que os clientes estão procurando algo diferente", afirma Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan Motor Co., Ltd. “O Juke Nismo leva essa ideia para um nível superior. É enérgico, distinto e altamente desejável”, completa.

Com acabamentos nas cores da assinatura Nismo, de pérola branca com reflexos avermelhados, o conceito Juke Nismo conta com kit aerodinâmico criado por especialistas Nismo, com o objetivo de aperfeiçoar seu acabamento com visual de carro de corrida. E, como em um carro de corrida, o Juke Nismo foi concebido não apenas para ter uma boa aparência, mas também para ser dinâmico e altamente eficiente, além de conter novas peças como para-choques dianteiro e traseiro, para-lamas, frente e saias laterais e mais amplos.

O padrão da grade foi alterado, enquanto o aerofólio traseiro foi modificado com a inclusão de elementos laterais para o controle de fluxo de ar mais eficiente. Até a forma dos retrovisores foi alterada para melhorar o desempenho aerodinâmico do carro e reduzir a elevação dianteira e traseira sem aumentar a resistência. Esta redução na elevação significa que a área de contato dos pneus foi aumentada para melhorar a aderência, o que é ainda mais reforçada com a chegada das novas e elegantes rodas de liga leve de 19 polegadas.

Naturalmente o tratamento Nismo se estende até o chassi, que foi rebaixado e endureceu o uso de peças de propriedade do tipo que estará disponível a partir do catálogo da Nismo expandida de peças, enquanto o motor a gasolina turbo de 1,6 litro, com injeção direta, foi revisto para entregar mais potência e desempenho.

O toque da Nismo também pode ser encontrado no interior do carro, onde as peças que interagem com o senso de visão, audição, olhar e sentir do motorista, como o volante, pedais, medidores, botão do câmbio e revestimentos das portas, que foram redesenhados para proporcionar um maior envolvimento na condução. Reafirmando os aspectos de desempenho do carro, cortes especiais de couro nos assentos foram adicionados enquanto o tacômetro ganhou iluminação vermelha.

“Como este conceito, a Nismo traz novos níveis de individualidade aos carros tradicionais, como o Nissan Juke. O futuro para a Nismo é desenvolver projetos premium de esportivos para uma gama cada vez maior de clientes", disse o presidente da Nismo, Shoichi Miyatani. “A nossa próxima gama de carros será tão acessível e inovadora quanto cada um dos produtos da Nissan, mas com adição da energia Nismo que trará ainda mais emoção em ter e dirigir um”, completa.

Lufthansa tem tarifas especiais para a Ásia; valores são válidos para compra até 31 de dezembro

Lufthansa está com tarifas reduzidas para a Ásia neste fim de ano e a partir de 21 de janeiro. A passagem de ida e volta na classe econômica, saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, para Pequim, Delhi, Hong Kong, Tóquio, entre outros destinos, varia a partir de US$ 1.875. O valor é válido para compra até 31 de dezembro e embarque até 14 de dezembro ou em 2012 de 21 de janeiro a 31 de março. Os voos para Ásia têm sempre conexão em Frankfurt ou Munique. 

Desde o fim de outubro, a Lufthansa oferece voos entre o Rio de Janeiro e Frankfurt cinco vezes por semana, a bordo do Airbus 340-300, equipado com as três classes de serviços, econômica, executiva e primeira classe. Além disso, a companhia aérea liga São Paulo a Munique diariamente e São Paulo a Frankfurt também todos os dias. Dos dois centros de distribuição, oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Para mais informações e reservas, basta acessar www.lufthansa.com

72% das empresas têm acesso restrito às redes sociais

A pesquisa 'Riscos Globais de Segurança em TI', realizada pela Kaspersky Lab - líder no desenvolvimento de soluções de administração de conteúdo seguro e contra ameaças na internet - em parceria com a B2B Internacional, apurou as atividades que frequentemente são restrinjidas nas empresas. As redes sociais são vistas como uma das maiores ameaças à segurança, juntamente com diversas formas de compartilhamento de arquivos.

O acesso às redes sociais é completamente bloqueado em 53% das empresas entrevistadas, enquanto outros 19% restringem esta atividade de alguma forma. No geral, os dados colocaram as redes como a atividade mais proibida, perdendo apenas para os programas de compartilhamento de arquivos (P2P). As outras atividades que aparecem na lista incluem jogos on-line, acesso a determinados sites, streaming de vídeo e serviços de mensagens instantâneas.

Quando perguntado sobre as atividades mais perigosas exercidas pelos empregados, redes sociais foram citadas por 35% das empresas. "As empresas estão preocupadas não apenas com a produtividade, mas com a segurança, e isso define o escopo de atividades restritas dos funcionários", afirma Costin Raiu, diretor de pesquisa global da Kaspersky Lab. "As redes sociais são vistas como uma atividade demorada, mas também como uma fonte potencial de ataques de malware e uma ameaça aos dados confidenciais".

Devido a popularidade e as vulnerabilidades emergentes deste recurso online, as redes tornaram-se um dos principais canais de distribuição de malware. A vulnerabilidade mais notável ​​no Twitter, por exemplo, leva a infecção por malware quando os usuários simplesmente veem uma mensagem infectada. De acordo com especialistas da Kaspersky Lab, as redes sociais são alvos de numerosos ataques, por isso a preocupação manifestada pelas empresas é justificada. 

FecomercioSP projeta Natal melhor que em 2010

Em dezembro, Comércio deve movimentar R$ 33,86 bilhões em São Paulo


Cada família paulista deve gastar, em dezembro, R$ 519 a mais do que nos outros meses do ano. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que credita ao Natal e às festas de fim de ano o impulso de R$ 6,76 bilhões no Comércio paulista.

Se analisado somente das famílias da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), o gasto de cada família em relação aos demais meses do ano deve subir ainda mais, atingindo R$ 679. 

O resultado será um Natal ainda melhor do que o de 2010. Em dezembro, o Comércio paulista deve movimentar R$ 33,86 bilhões, resultado que é R$ 3,01 bilhões superior ao do ano anterior. Segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, grande parte deste montante, R$15,87 bilhões, se refere ao que será movimentado somente na Região Metropolitana.

Assim, o Comércio do Estado de São Paulo deve fechar o ano com faturamento de R$ 331,96 bilhões, o que representa 28,76% do faturamento nacional do setor. Um crescimento real de 4% em relação a 2010, quando o Comércio paulista registrou faturamento de R$ 299,06 bilhões.

Entenda 

A Assessoria Técnica da FecomercioSP explica que, apesar de, no início do ano, haver um consenso no mercado de que 2011 não conseguiria manter o ritmo de
crescimento vivenciado em 2010, o consumo das famílias foi mantido, em grande parte, graças à confiança que o consumidor deposita sobre a economia nacional.

O que é comprovado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), também aferido pela FecomercioSP, que permaneceu acima de 150 pontos –O ICC é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 – ao longo de todo o ano.

Assim, apesar de a taxa média de juros para pessoas físicas ter subido cinco pontos porcentuais até setembro de 2011, o nível de concessões de empréstimos aumentou, em termos reais, mais de 4% no mesmo período. Ou seja, a despeito das ações restritivas do Banco Central (BC), os consumidores conservaram sua intenção de compra.

Os pontos mais importantes para a manutenção do consumo, entretanto, foram a manutenção dos níveis de emprego e renda, além do menor nível histórico de desocupação no País, chegando a somente 5,8%, e o concomitante
incremento de 5,7% na massa real de rendimentos da família, possibilitaram o crescimento do consumo sem o aumento da inadimplência.

Ao contrário, o que se viu na capital paulista foi uma redução tanto no nível de endividamento, que, em novembro, foi de 41% das famílias, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da FecomercioSP, quanto dos níveis de famílias com contas em atraso e inadimplentes, que, no mesmo mês, ficaram em 8% e 3,3%, respectivamente. Os menores níveis desde que a pesquisa foi iniciada, em fevereiro de 2004.

Desempenho nacional Outra boa notícia é que o resultado positivo não fica restrito a São Paulo. O Comércio deve fechar o ano com faturamento de R$ 1,15 trilhão, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Os gastos das famílias em dezembro devem somar R$ 122,39 bilhões, ou R$ 28,5 bilhões a mais do que na média dos outros meses. O que condiz com a entrada adicional
de recursos que será gerada pelo pagamento do 13° salário.

A FecomercioSP, estima que aproximadamente R$ 83 bilhões serão aportados no mercado devido ao pagamento de 13° em novembro e dezembro.

Deste montante, 1/3 (cerca de R$ 28 bilhões) deve ser destinado para o pagamento de dívidas, outro terço se destina às férias e aos compromissos do começo de ano, como matrículas de escola, e a última parte deverá ser utilizada para o consumo.

06 dezembro 2011

FecomercioSP: Estagnação do PIB é reflexo de ajustes recessivos do governo

Entidade acredita que Produto Interno Bruto feche 2011 com, no máximo, 3% de crescimento

A estagnação do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano não surpreendeu a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e está em linha com as expectativas da entidade, resultado dos ajustes de contenção de consumo promovidos pelo governo federal no final do ano passado e início de 2011. Naturalmente, como havia alertado antes, a FecomercioSP reitera que as ações para diminuição de demanda eram desnecessárias, como confirmam, neste momento, os resultados do PIB.

Para a FecomercioSP, a situação foi agravada pelo fato de as economias desenvolvidas terem entrado em um ciclo intenso de deterioração econômica, em especial na Europa, o que impactou fortemente a atividade global. Como o Brasil hoje tem um grau de abertura ainda pequeno e seu mercado interno é relevante para a produção nacional, os efeitos domésticos foram menores, mas estão presentes. Tanto que o governo adotou uma postura exatamente oposta neste final de ano e lançou um pacote de estímulo ao consumo, promovendo melhores condições de financiamento e de redução de tributos.

“A projeção da FecomercioSP tem se mostrado acertada desde o início do ano, quando previu crescimento de 3,5%, com reajuste para 3% ao final do primeiro semestre, projeção que perdura até o momento”, explica Abram Szajman, presidente da FecomercioSP. A expectativa da entidade empresarial é de que as medidas de estímulo adotadas nestes últimos dias venham a surtir efeito, com maior intensidade, em 2012, gerando maior atividade do mercado doméstico.

Por outro lado, a FecomercioSP projeta que as dificuldades no cenário externo ainda persistirão no próximo ano, principalmente na Europa. Para os Estados Unidos, a FecomercioSP aguarda por sinais mais claros de recuperação, mas não a ponto de reverter o quadro global já em 2012. “Essa nossa posição de crescimento modesto em 2011, porém maior do que a média global, é muito importante para manter a nossa taxa de desemprego baixa e elevar a atratividade de investimentos que ainda renderão bons resultados”, complementa Szajman.

Lançamento da Rede Verde Amarela coroa realizações

No seu primeiro ano de atividade Boa Vista Serviços incorporou a Equifax, lançou 36 novos produtos e já tem 40% do mercado de informações de crédito.

O lançamento da Rede Verde Amarela é o coroamento de uma série de realizações que assinalam o primeiro ano de atividades da Boa Vista Serviços. Criada em novembro de 2010 com o desafio de se tornar a primeira empresa realmente inovadora e competitiva no mercado de informações de crédito no Brasil, a Boa Vista Serviços já é a aprova de que uma empresa nacional pode oferecer serviços de alta qualidade com padrão internacional para clientes e consumidores mais exigentes no momento em que a economia brasileira se destaca no cenário mundial.

Com um time de 900 profissionais em São Paulo e nos outros principais centros de negócios do país e mais de 2.200 entidades parceiras em todo o Brasil, a Boa Vista Serviços administra um banco de dados com mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e 42 milhões de registros de transações, atendendo a  1.250.000 clientes diretos e indiretos com mais de 7.000.000 de consultas por dia.
Uma das primeiras iniciativas no primeiro ano foi a fusão das operações com a Equifax, uma estratégia inteligente: a Boa Vista Serviços, que era a segunda colocada no mercado, juntou-se à terceira, passando a deter 40% do mercado de informações sobre o histórico de crédito dos consumidores brasileiros. Além disso, somou a experiência de um competidor internacional, que passou a fazer parte do grupo de acionistas com 15% de participação.

A Associação Comercial de São Paulo continua majoritária, com 60% e os outros acionistas, também nacionais, são o grupo de investimento TMG, com 20%,a Associação Comercial do Paraná, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre, reunidos com 5% de participação.
A Boa Vista Serviços pode ser considerada inovadora já a partir do modelo sob a qual foi concebida porque compatibiliza tradição e modernidade. A Associação Comercial de São Paulo, acionista majoritário, está comemorando 117 anos e o Serviço Central de Proteção de Credito acumula um histórico de 56 anos. A este legado a juntam-se modernas práticas de gestão.  “Usamos benchmark internacional. Somos focados em inteligência de mercado, em estratégias de marketing, em pesquisa e desenvolvimento e em fortes investimentos em tecnologia. Contamos com um time de executivos com extensa experiência no mercado. E estamos plenamente alinhados com as demandas colocadas atualmente no mundo dos negócios”, afirma Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.

Exemplo deste alinhamento tem sido a atualização do portfólio de serviços para agregar valor ao cliente. Somente este ano, foram lançados 36 novos produtos especialmente desenhados para atender necessidades de dos clientes, sejam as grandes organizações ou pequenos empreendedores. Entre os lançamentos está o primeiro aplicativo de avaliação de crédito para iPhone e iPad.

O planejamento e a gestão da Boa Vista Serviços consideram que consumidores e empresas podem estar do mesmo lado para o crescimento do Brasil. Assim, do mesmo modo que investe em produtos em novas tecnologias, destina investimentos para iniciativas como a primeira grande pesquisa nacional sobre Cadastro Positivo, uma novidade que representa uma nova era no mercado de informações de crédito no Brasil. Ainda com a preocupação de atender também ao consumidor, a Boa Vista Serviços, promoveu o “Acertando suas Contas”, realizado na Comunidade de Paraisópolis e no Vale Anhangabaú, em São Paulo, recebendo mais de 42 mil consumidores.

O “Acertando suas Contas” é uma campanha de incentivo à regularização financeira do consumidor brasileiro, que associa a oportunidade de renegociação de dívidas, em condições especiais e diretamente com o credor, com orientações e ferramentas de planejamento do orçamento doméstico. “O objetivo da campanha é desenvolver o consumidor para o consumo e o uso do crédito com sustentabilidade. Esta é uma forma de ter consumidor e cliente do mesmo lado e acredito ser, também, uma das formas de estarmos alcançando o sucesso”, explica Dorival Dourado.

Stefanini Knowledge Solutions anuncia parceria com a Oracle

Empresa é a primeira latino americana certificada no modelo Delivery Partner

A Stefanini Knowledge Solutions, divisão de capacitação profissional focada no desenvolvimento técnico de profissionais do grupo Stefanini, acaba de firmar parceria inédita na América Latina para oferecer ao mercado cursos de capacitação em tecnologias Oracle. A certificação é reconhecida mundialmente e os cursos, que começam em janeiro de 2012, serão oferecidos inicialmente nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Acreditamos no poder de transformação da tecnologia e por isso investimos alto em conhecimento, pois um não pode existir sem o outro.”, afirma Luiz Edmundo Machado, gerente de negócios da Stefanini Knowlwdge Solutions. A empresa será única Oracle Partner Delivery do mercado e espera capacitar 1,5 mil profissionais no primeiro semestre de 2012.

Além de reforçar a parceria com a Oracle, a aliança certifica a Stefanini Knowledge Solutions como Oracle Partner Delivery e a reconhece como parceira na capacitação profissional em tecnologias Oracle como PeopleSoft, OBIEE, WebLogic, Webcenter, Hyperion, SOA BPM, entre outras. 

“Dos alunos que pretendemos formar no primeiro semestre deste ano, 500 serão funcionários Stefanini”, explica Machado. A Stefanini é reconhecida pelo Blackbook of Outsourcing como a empresa de tecnologia que possui os melhores profissionais treinados de TI. “A Stefanini sempre investiu no treinamento como aliado dos negócios e construímos a Stefanini Knowledge Solutions para oferecer ao mercado capacitação profissional em serviços de valor agregado e soluções inteligentes”, afirma o executivo.