PATROCINADOR

11 abril 2012

EFI adquire Metrics Sistemas, estabelecendo Grupo de Software na América Latina

A EFI agora é fornecedora líder de software de impressão ERP na América Latina


Electronics For Imaging, Inc. (Nasdaq: EFII), líder mundial em inovações de impressão digital com enfoque no cliente, anunciou hoje sua aquisição da Metrics Sistemas de Informação (“Metrics”), empresa de capital fechado, líder em sistemas ERP (MIS) nos setores de impressão e embalagem na América Latina. Embora os termos financeiros do negócio não tenham sido divulgados, não está previsto que a aquisição seja relevante para os resultados da EFI referentes ao exercício de 2012.

“A agregação da equipe de alto gabarito da Metrics e a ampla base de clientes que eles construíram na América do Sul e na América Central, combinadas com a carteira de software da EFI, nos permitirá oferecer aos clientes uma proposta de valor ainda maior, juntamente com a criação de uma plataforma para a EFI introduzir seu singular ecossistema digital na região”, afirmou Guy Gecht, CEO da EFI. 

“A América Latina é um mercado vibrante, com oportunidades de crescimento empolgantes para toda a carteira da EFI, desde o Fiery® workflow aos nossos serviços de computação cloud, assim como web-to-print e ERP hospedado no cliente, até as nossas impressoras jato de tinta de produção industrial. Com essa aquisição, segundo nosso entendimento, passamos a ser o maior fornecedor de MIS/ERP dos setores de impressão e embalagem nas Américas do Norte e do Sul, na Europa, Austrália e Nova Zelândia e África do Sul, com mais de 20.000 instalações em âmbito mundial.”


A Metrics está sediada em São Paulo, Brasil. Durante os últimos 14 anos, a empresa desenvolveu uma base de mais de 250 clientes no Brasil e na América Latina e passará a fazer parte da carteira de Aplicativos de Software (APPS) da EFI, sob a liderança de Osmar Barbosa, co-fundador e Diretor-Presidente da Metrics. Seus clientes poderão tirar proveito de toda a carteira de produtos da EFI, já que os produtos da Metrics serão integrados às interfaces digitais de front-end Fiery da EFI, líderes do setor, bem como às nossas impressoras de jato de tinta VUTEk® e Jetrion™, de modo que os clientes da Metrics possam desfrutar das mesmas vantagens dos clientes da EFI e outros usuários de MIS.

A EFI pretende integrar o suporte e as operações da Metrics à organização APPS existente e, ao mesmo tempo, seguir aperfeiçoando suas ofertas de produtos. A organização da Metrics assistirá na localização da carteira de produtos existentes da EFI para os mercados brasileiro e latino-americano e receberá treinamento cruzado de modo que seus integrantes possam implementar e dar suporte aos produtos EFI PrintSmith™, EFI Pace™, EFI Monarch, EFI Radius e EFI Digital StoreFront® em toda a América Latina.

“A Metrics vê com entusiasmo sua integração ao quadro de funcionários de classe mundial da EFI e sua transformação em peça central do enfoque e investimento estratégico da EFI na América Latina”, afirmou Barbosa, agora exercendo as funções de gerente geral da EFI APPS na América Latina. “Além da nossa solução atual, os nossos clientes agora terão acesso a uma ampla carteira de tecnologia líder no setor, com mais opções para o crescimento de seus negócios, enquanto continuam a receber o mesmo suporte e atenção de alto nível com que estão acostumados. Foi especialmente gratificante para nós ter sido possível manter toda a nossa equipe intacta como parte da transição para a EFI, além da previsão de que ela pretende aumentar o nosso quadro funcional nos próximos anos.”

“A Metrics tem sido extremamente bem-sucedida na América Latina e, assim como no caso de nossas outras aquisições, analisamos todos os concorrentes da região e determinamos que a Metrics seria, de longe, a melhor empresa”, afirmou Marc Olin, Vice-Presidente Sênior da APPS e gerente geral da EFI. “Ao disponibilizar a base de clientes mais sólida da América do Sul e da América Central, eles possibilitaram à EFI estabelecer um grupo de software na região. A EFI tem um grande compromisso assumido com esse negócio e com sua posição de liderança no mercado em todas as regiões do mundo. Com esse investimento, continuamos a construir em cima da solidez de nossa organização nas Américas, agora oferecendo serviços de implementação e suporte nos idiomas espanhol e português para a carteira de software da EFI.”
Com a agregação da Metrics, a EFI passa a ser um fornecedor líder de MIS/ERP nas Américas do Sul e Central, em específico no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Peru.

Salton comemora safra excepcional em 2012


A colheita é considerada uma das melhores dos últimos sete anos

A Vinícola Salton, líder na comercialização de espumantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País, recebeu mais de 18 milhões de quilos de uvas nesta safra. Grande parte de tintas e brancas viníferas, utilizadas exclusivamente na elaboração de vinhos e espumantes nobres, como os premiados Salton Talento e Salton Évidence. De acordo com o diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat, a qualidade da produção deste ano é excepcional e só se compara às uvas colhidas no ano de 2005 na região.

“Estamos vendo uvas extremamente aromáticas nesta safra e com muita cor e sabor, bem propícias para elaboração de vinhos longevos”, explica Copat, que também enfatiza o quanto safras excepcionais são eventos raros na cultura vitivinícola. Uvas especiais, de vinhedos com baixa produção, foram o ponto alto desta safra, apresentando uma qualidade diferenciada.

O tempo seco favoreceu a produção deste ano, oferecendo uma matéria-prima de qualidade superior. “As demais culturas sofrem bastante com a seca, mas a uva sai favorecida, pois possui raízes muito profundas. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentuam seus aromas e sabores”, complementa. Em volume, a vinícola chegou a receber cerca de 500 toneladas de uvas por dia, durante o período de maior produtividade da colheita. 

ABIGRAF e AFEIGRAF apresentam panorama da Indústria Gráfica Nacional aos empresários que visitarão a DRUPA 2012


Durante o mais importante evento da indústria gráfica mundial, os presidentes da Associação Brasileira da Indústria Gráfica e da Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica apresentarão palestras no evento “Brasil Breakfast”, em Düsserdorf, Alemanha.

Em 7 de maio, da 9 às 11h, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) e a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (AFEIGRAF) promoverão o “Brasil Breakfast”, durante a Drupa 2012 – Feira Internacional da Mídia e Indústria Gráfica, Publicação e Papel, que acontecerá em Düsseldof, Alemanha, de 3 a 16 de maio.
O “Brasil Breakfast” será composto por três palestras, conduzidas pelo presidente da ABIGRAF, Fabio Arruda Mortara, o presidente da Afeigraf, Karl Klökler, e o presidente da Drupa, Bernhard Schreier, que apresentarão temas como o panorama econômico brasileiro e a atual conjuntura da indústria gráfica nacional, o potencial de investimentos e as oportunidades de negócios no País.
Esta é a primeira vez que duas entidades setoriais brasileiras organizam juntas um programa nestes moldes durante o maior e mais importante evento da indústria gráfica mundial, a Drupa. Realizada a cada quatro anos, a feira recebeu em 2008 mais de 390 mil pessoas de 140 países, que visitaram os 1.971 estandes de expositores oriundos de 52 nações.


Serviço
Brasil Breakfast
Data/horário: 7 de maio de 2012, das 9 às 11h
Local: CCD East - Sala “L” - Drupa 2012 - Düsseldorf Fairgrounds  - Düsseldorf (Alemanha)

TAM Cargo anuncia novo terminal de cargas no aeroporto de Guarulhos


Empresa expõe maquete 3D do projeto do novo terminal 
em seu estande na feira Intermodal, em São Paulo



A TAM Cargo anuncia na 18ª edição da Intermodal South America o investimento em um novo terminal de cargas em São Paulo. Com 14 mil metros quadrados e capacidade de movimentação de 1.000 toneladas por dia, em sistema verticalizado, o novo projeto vai proporcionar um incremento de oito vezes em relação ao potencial atual de operação da unidade de negócios da TAM no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. A construção tem início previsto para junho deste ano.

Os participantes da Intermodal – uma das principais feiras do setor de cargas da América do Sul – que visitarem o estande da TAM Cargo poderão conhecer em detalhes o projeto do novo terminal. Uma maquete em 3D das instalações estará em exposição. Além disso, os visitantes poderão se informar sobre todo o portfólio de produtos e serviços da unidade de cargas da TAM.

“A construção do novo terminal no aeroporto de Guarulhos, que será o maior da nossa rede, reflete o desenvolvimento de nossa operação e a posição de São Paulo como um dos principais centros econômicos e de distribuição do País”, afirma Euzébio Angelotti, diretor da TAM Cargo.

Além do espaço destinado aos expositores, com estandes de mais de 550 empresas, de 22 países diferentes, a Intermodal promove três conferências – a Infra Portos, a Air Cargo e a Rail Cargo – que devem propiciar aos participantes momentos de debates e intercâmbio de experiências e boas práticas de mercado. 

Essa, aliás, é a expectativa para a palestra que Euzébio Angelotti fará em parceria com Rogério Salume, diretor-presidente da Wine.com.br, prevista para as 14h55 de quarta-feira (11), durante a conferência Air Cargo. O diretor da TAM Cargo apresentará o conceito do transporte “porta a porta”, que tem nas entregas da Wine.com.br um case de mercado.

Reforçando a presença da holding TAM S.A. na Intermodal, a TAM Linhas Aéreas é a transportadora oficial do evento e oferece descontos especiais aos participantes da feira.

Institucional

A TAM Cargo foi criada para oferecer uma opção de serviços de qualidade no setor de transporte aéreo de cargas. Atualmente, a unidade atende 42 aeroportos brasileiros com voos diretos, transportando desde pequenos volumes até grandes lotes, além de encomendas expressas. Para isso, conta com ampla estrutura de transporte terrestre, capaz de realizar coletas em mais de 400 cidades e fazer entregas em mais de 4.000 localidades no Brasil, com operação porta a porta. Seu serviço de transporte internacional chega a 45 países e mais de 120 cidades no Mercosul, na América do Norte, na Europa e no Extremo Oriente.

O ano de 2011 foi muito importante na história da TAM Cargo, que  comemorou  bons resultados com o transporte de 119 mil toneladas no mercado doméstico e quase 114 mil toneladas no mercado internacional, um crescimento de 2,3% e 8,3%, respectivamente, sobre 2010. Isso representa um aumento de 9% no faturamento em comparação ao ano anterior.

Com uma carteira de serviços diferenciada, a TAM Cargo oferece soluções de transporte aéreo que reduzem o tempo de entrega. Para o território nacional, por exemplo, ao usar os compartimentos de carga de aviões comerciais em vez de cargueiros plenos, é possível encaminhar o pedido – de acordo com o nível de prioridade – no primeiro voo disponível para diferentes localidades. 

O portfólio de produtos da unidade de cargas da TAM também oferece opções para diversos públicos, como o TAM Cargo Próximo Voo, o mais rápido do mercado para encomendas urgentes; o TAM Cargo Próximo Dia, para entregas no dia seguinte ao do envio; o TAM Cargo Convencional, ideal para grandes lotes com entrega até 72 horas; e o TAM Cargo Internacional, para importação e exportação de cargas na modalidade aeroporto-aeroporto. 

Em abril de 2011, foi lançado mais um serviço pioneiro entre as companhias aéreas brasileiras, o TAM Cargo Pré-Pago. Com ele, o cliente pode solicitar o envio da encomenda pelo preço fixo de R$ 22,90. O peso do volume transportado é limitado à capacidade da embalagem (média de 3 quilos), variando de acordo com a densidade da carga.

Outra novidade lançada em 2011 foi a Big Box Refrigerada. Com três camadas de proteção (PVC, Poliuretano e Polipropileno Corrugado) e com base e acabamento em alumínio, a embalagem é recomendada para o transporte de volumes perecíveis que necessitam de controle térmico. Um compartimento interno e independente acondiciona blocos de gelo seco ou gel líquido para a manutenção da temperatura. Isso também contribui para a redução do impacto ambiental da embalagem, já que não é utilizado nenhum tipo de bateria para regular a temperatura. Em 2010, a TAM Cargo já havia lançado a Big Box convencional, indicada para o transporte de volumes com alto valor agregado.
A unidade de cargas ainda oferece como diferencial o módulo tracking, que permite o rastreamento, em tempo real, de todos os volumes transportados em diversas etapas do processo. 

Em maio de 2011, a TAM Cargo foi reconhecida como melhor empresa no segmento “Logística”, na 12ª edição do prêmio anual Excelência em Serviços ao Cliente, organizado pela revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, em parceria com a consultoria GfK Custom Research Brasil. O ranking foi criado para valorizar as companhias que mais satisfazem os seus clientes.

A TAM Cargo oferece canais de atendimento ao cliente pelo site www.tamcargo.com.br e pelo call center 24h, que possibilita aos usuários obter informações gerais sobre transporte de mercadorias, fazer cotações, solicitar coletas e rastrear cargas em tempo real. O atendimento é feito pelo telefone             0300 1159999      .

Serviço

Intermodal South America 2012
Data: 10 a 12 de abril
Horário: das 13h às 21h
Local: Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo / SP)

Air Cargo Brazil 2012
Data: 10 e 11 de abril
Horário: das 9h às 18h

ESTUDO DE CASO, por Euzébio Angelotti – TAM Cargo
Melhores estratégias para captar e fidelizar clientes com fornecimentos que dependem de forma crítica do modal aéreo                        
Data: 11 de abril
Horário: 14h55

Aguz Marine apresenta novos modelos de lanchas no Rio Boat Show 2012


Versão 2012 da Aguz 37’ Open ou Hard Top e Aguz 28 Open ou Hard Top
ganham mais conforto e precisão

Entre os dias 12 e 18 de Abril, o estaleiro Aguz Marine vai pré lançar suas novas versões da Aguz 37’ Open, Aguz 37’ Hard Top e lançar a Aguz 28’ Open e Aguz 28’ Hard Top, no maior salão náutico da América Latina, o Rio Boat Show.

Primeira embarcação para pronta entrega do estaleiro, a lancha Aguz 37’, a versão Open tem como principais características o estilo do casco e o uso de grandes vidros, que garantem iluminação natural da cabine. O projeto, assinado pelo estúdio italiano Ferragni & Progetti coloca grandes janelas ao longo de toda a lateral do casco, que permitem ver o mar tanto do camarote de proa, quanto dos que ficam a meia nau. Ela pode ser customizada: são quatro plantas diferentes, com variações no número de cabines (1 a 3), e a possibilidade de escolher entre as quase 1000 opções de cor, sem aumento no preço. Apesar de compacta por fora – 11,5 metros -tem pé direito de 1.92 metros no ponto mais alto e as camas na medida padrão (1,90 x 1,40m).

O modelo Aguz 37’ Hard Top encanta pela elegância de sua construção. Aberta, tem os passadiços de acesso à proa largos que podem ser recolhidos na parte traseira, liberando a entrada de sol para os bancos laterais. Outra característica marcante, além do estilo do casco, é o uso da transparência dos grandes vidros. A começar pela cabine, onde a ordem é iluminar naturalmente, permitindo que quem esteja dentro também acompanhe o que se passa lá fora.

Em versões Open ou Hard Top, a lancha Aguz 28 arrojada e inteligente, tem o mesmo DNA e qualidade de construção e acabamento da lancha que inaugurou a linha, a Aguz 37 Open, lançada no ano passado. “A inteligência está no desenho, que racionaliza o espaço e permite outro solário, na proa, o maior da categoria, além de mais espaço para o piloto”, afirma Rogerio Amodio, sócio do estaleiro. Com um banco maior, o piloto pode ter companhia durante a navegação. O estaleiro estima que o investimento no desenvolvimento do novo modelo chegue a R$ 1,5 milhão. A Aguz 28 poderá ser equipada com um motor de 300Hp a gasolina, além de outras opções.


Para crianças
As lanchas Aguz Marine foram desenhadas pensando também nas crianças. A começar pela altura dos encostos dos bancos. Tem ainda: portinholas de controle de acesso à plataforma de popa; guarda-mancebo mais alto; solário reto que evita escorregar; guincho elétrico da âncora totalmente escondido para evitar que prenda o pé de crianças; os cunhos retráteis que ficam rebaixados quando não estão sendo usados e as gavetas e portas têm sistema anti-esmagamento, porque fecham lentamente e não batem. Na parte mecânica e de instalações, a qualidade das instalações elétricas e das linhas de combustível, totalmente antichamas (evita perigo de fogo); painel de comando destacado, que permite ao piloto visualizar o que está acontecendo em quase toda a área interna do barco com um simples levantar de olhos; a navegação é mais suave e o casco amortece bem os impactos das ondas.

Mercado em expansão
O mercado náutico vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Apesar da crise e da leve queda no consumo dos produtos de luxo, aparentemente, os brasileiros descobriram o prazer de ter um barco. De acordo com a Acobar (Associação Brasileira de Construtores de Barco), em 2011, mais de 18.500 barcos foram vendidos e as vendas chegaram ao patamar de mais de US$ 800 milhões. Foram produzidas 680.000 embarcações, destas 4.500 barcos de fibra, 8.500 de alumínio, infláveis e caiaques. Outra novidade é a facilidade de acesso ao crédito. A queda nos imposto e a desvalorização do dólar têm tornado possível que cada vez mais pessoas pensem em comprar um barco. Hoje, qualquer barco pode ser financiado em até 60 meses. 

INTERMODAL 2012: Lufthansa Cargo registra aumento no faturamento para 2,9 bilhões de euros e lucro operacional de 249 milhões de euros


No ano passado, a Lufthansa Cargo obteve lucro operacional de 249 milhões de euros, o segundo melhor resultado da história da empresa. O presidente Karl Ulrich Garnadt apresentou em Frankfurt, na Alemanha, um resultado anual muito bom, obtido apesar das condições externas adversas. Para o ano em curso, a Lufthansa Cargo conta com dificuldades consideráveis, principalmente devido à proibição de voos noturnos estabelecida em Frankfurt. Mesmo assim, a empresa conta com um bom resultado operacional geral também neste ano.

Depois do lucro recorde em 2010, o ano de 2011 também começou de forma muito positiva. No decorrer do ano, porém, o desenvolvimento da demanda diminuiu sensivelmente. Principalmente nos grandes mercados de carga aérea China e Índia, as empresas aéreas tiveram que lutar contra a desaceleração da demanda. “A Lufthansa conseguiu alcançar um excelente resultado apesar das circunstâncias deste mercado exigente”, enfatizou o presidente Karl Ulrich Garnadt. A chave para esse sucesso foram a contenção de custos, o amplo leque de produtos e o controle de espaço flexível e norteado pela demanda.

No exercício passado, a Lufthansa Cargo transferiu cada vez mais espaço da Ásia para a América do Norte, além de introduzir destinos novos e atraentes na malha aérea. Graças a essas medidas, o faturamento e a tonelagem da Lufthansa Cargo aumentaram sensivelmente no ano passado. As receitas aumentaram 5,3%, chegando a 2,9 bilhões de euros. O lucro operacional de 249 milhões de euros foi o segundo melhor resultado da história da empresa.
O presidente Garnadt acentuou, ainda, que os investimentos em produtos novos e o enfoque na qualidade também contribuíram nitidamente para o sucesso da empresa. “Conseguimos mais uma vez melhorar sensivelmente o nível de qualidade no ano passado e batemos novos recordes em todas as áreas. Vamos continuar seguindo esse rumo e ampliar ainda mais nossa liderança em qualidade.” De acordo com Garnadt, investimentos como os feitos no novo Lufthansa Cargo Cool Center, construído no aeroporto de Frankfurt para remessas sensíveis à temperatura, são um ótimo exemplo para tanto.

O programa “Lufthansa Cargo 2020” definiu claramente a estratégia de longo prazo da empresa no ano passado, explicou o presidente. A encomenda de novos cargueiros Boeing 777, a renovação da TI, o planejamento da reforma do centro de logística em Frankfurt, de 30 anos de idade, além de outros projetos de longo prazo, definem os rumos principais para chegar ao ano de 2020 como líder da indústria do setor de carga aérea.

Mas o chefe da Lufthansa Cargo Karl Ulrich Garnadt também deixou claro que a indústria de carga aérea enfrentará grandes desafios nos próximos anos. O rumo isolado que a UE segue no comércio de emissões deverá prejudicar principalmente as empresas aéreas europeias e distorcer a competitividade. Outras barreiras que ameaçam o crescimento seriam a harmonização ainda insuficiente dos padrões globais de segurança da indústria da carga aérea assim como a demora na certificação dos renomados remetentes de carga aérea na Alemanha.

O maior desafio da Lufthansa Cargo, porém, continua sendo a possivelmente duradoura proibição de voos noturnos no aeroporto de Frankfurt. “O perigo de Frankfurt perder sua posição de melhor e mais atraente centro de distribuição europeu é real”, afirma Garnadt. A proibição absoluta de voos noturnos de seis horas por dia representa uma grave desvantagem perante as concorrentes para as empresas sediadas em Frankfurt, que dependem do serviço de remessas expressas de carga aérea durante 24 horas por dia. No caso da perpetuação da proibição de voos noturnos, só a Lufthansa Cargo terá um prejuízo de 40 milhões de euros por ano devido à perda de remessas expressas importantes.

“A Alemanha e a região de Rhein-Main vivem da exportação e do comércio internacional”, enfatizou Garnadt. “Desacoplar o sétimo maior aeroporto do mundo e importante ponto de baldeação de carga expressa das correntes internacionais de mercadorias significa prejudicar massivamente as empresas produtivas assim como todo o setor de logística. Os prejudicados são as empresas sediadas em Frankfurt e milhares de empregados.”

Peter Gerber, diretor financeiro e de pessoal da Lufthansa Cargo, também deixou claro que só empresas financeiramente saudáveis têm como investir em novas tecnologias como, por exemplo, aviões mais silenciosos. “Para tanto, é necessário dispor das condições externas que permitam às empresas fazer planejamentos de longo prazo e de forma confiável.” A Lufthansa Cargo fez seu próprio dever de casa e não se deixou embalar pelo sucesso. O programa de melhora de resultados SCORE, utilizado em todo o grupo Lufthansa, também contribuiu decisivamente para melhorar a posição de custos da empresa. “Nosso objetivo é obter resultados no mínimo 70 milhões de euros melhores por ano a partir de 2015”, anunciou Gerber. Isso criaria as condições necessárias à realização dos ambiciosos planos para o futuro da Lufthansa Cargo.

Nos primeiros meses do ano em curso também foi possível encontrar no grupo de logística chinês UniTop um parceiro para a reestruturação da joint venture Jade Cargo International. Atualmente, a Lufthansa Cargo participa com 25% na empresa de carga aérea chinesa.

O diretor Peter Gerber anunciou em Frankfurt que pretende manter o foco na área de negócios principal durante o ano em curso. No ano passado, a Lufthansa Cargo se desfez, entre outras, das participações na prestadora de serviços de tecnologia Traxon Europe e na LifeConEx, especialista em logística de refrigeração.

Para o exercício de 2011, a Lufthansa Cargo conta com bom desenvolvimento dos negócios dentro das exigentes condições de mercado na comparação anual e espera, mais uma vez, um resultado operacional na casa dos milhões de três dígitos. O resultado muito forte de 2011, porém, provavelmente não será repetido.

INTERMODAL 2012: Turkish Cargo participa da feira e quatro executivos da companhia vieram da Turquia para o evento


A Turkish Cargo participa da Intermodal South America 2012, um dos mais importantes eventos dos setores portuário, aéreo e de cargas refrigeradas do continente. É a segunda edição que conta com a presença da empresa de carga de bandeira turca. Quatro executivos da Turkish Cargo já estão no Brasil especialmente para participar do evento.

Em volume de carga transportada, a Turkish Cargo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Enquanto em 2008 foram 198 mil toneladas, em 2011, as previsões apontavam para um total de 387 mil toneladas de cargas transportadas. No ano anterior, a empresa havia registrado um crescimento de 31,9% no transporte de carga de correio e em 2010 a expectativa era ficar acima de 23%. Os números finais devem ser fechados nos próximos dias.

Tudo isso é resultado de investimentos na expansão da malha aérea, aeronaves e uma rede de transportes também por terra, através de acordos realizados com empresas de transporte rodoviário em vários países, incluindo nos Estados Unidos.

Além da Intermodal South America, a Turkish Cargo participou este ano da Air Cargo Índia, em fevereiro, a World Cargo Sypasium, em março, na Malásia, e também da Air Cargo China, em Xangai, no mês de julho, e da TIACA, nos Estados Unidos, em outubro.