PATROCINADOR

13 junho 2012

Consultoria alavanca resultados de Redes Hoteleiras


Grupo Sheraton consegue duplicar seus resultados em upselling após treinamento para seus colaboradores

O crescimento econômico brasileiro e a mobilidade social que o país experimenta desde a estabilização da economia, aliados aos Jogos Olímpicos e à Copa do Mundo de 2014, impõem na hotelaria brasileira não só a pressão por uma expansão e atualização da base de hotéis instalados no país, mas, principalmente, por mão de obra qualificada e empenhada. Engajada com a missão, visão, valores e estratégias de sua organização e com o cliente cada vez mais exigente.

Muitas empresas ainda carregam traços baseados na tarefa, na burocracia, no processo, de forma pouco crítica, em contraposição à urgente necessidade de ter profissionais pró-ativos, com senso crítico e de urgência desenvolvidos, aliados à identificação com a tomada de risco. Frente a um cliente exigente que hoje expressa sua opinião sem reservas em conteúdo de sites de relacionamentos, divulgado instantaneamente para milhões de pessoas, isso faz a diferença. “No entanto, há em alguns profissionais uma obediência muitas vezes totalmente passiva e cega, em contraposição à necessária flexibilidade, aprendizado e cooperação. De novo, são aspectos que colocarão pessoas preparadas para atender a um cliente e não um executor automático de procedimentos verticais. Infelizmente existe um hábito em algumas empresas de encarar treinamento como custo e não com investimento indispensável. Onde fica a venda aqui, se já há evidências objetivas de programas de treinamentos competentes que impactam de forma substantiva a geração imediata de receita com clientes bem atendidos?”, explica Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg.

De olho nesta visão, o Sheraton São Paulo WTC, contratou o Grupo Kronberg em fevereiro deste ano com o objetivo de justamente transformar este mindset do colaborador dotando-o com um conjunto de atitudes, comportamentos e técnicas consoantes com as necessidades atuais do cliente, que deverão resultar em maior satisfação, fidelização e receita. Segundo eles, o Programa da Kronberg já apresentou resultados além das expectativas: “O objetivo financeiro traçado foi superado e este fato sem dúvida é muito importante. O que ressaltamos como um resultado muito positivo alcançado foi a motivação e compreensão que a equipe teve após o treinamento. Hoje todos buscam entender o cliente e aplicar o upsell na recepção certeiramente.”, afirma Tiago Secches, Gerente de Hospedagem.

A empresa acredita que é importante ser feito um trabalho de desenvolvimento contínuo junto de seus profissionais, pois o ser humano está propenso a entrar em uma zona de conforto e rotina durante suas atividades, quando na verdade é necessário ter uma mudança e um crescimento constante. “O mais importante é ter profissionais qualificados e felizes com o trabalho que desempenham. Só desta forma ele consegue desenvolver um trabalho excelente, vestir a camisa da equipe e ter clientes satisfeitos e fidelizados.”, finalizou Secches.

Por meio de uma metodologia pioneira no Brasil, o Grupo Kronberg além de promover encontros trimestrais com a equipe, que tem por finalidade gerar uma tomada de consciência para a necessidade de mudança, com introdução de conteúdos potentes e técnicas relevantes de atendimento e vendas, também acompanha estes profissionais no seu ambiente de trabalho por meio de ferramentas como o Action Learning e o Coaching. Estas ferramentas são potentes instrumentos que além de detectarem oportunidades e desafios, proporcionam o aprendizado e o resultado imediato, tendo como seu principal objetivo a alavancagem da performance da equipe.

A meta definida para o Sheraton levou em consideração a produção apresentada por esta equipe em 2011 e ficou estabelecida uma produção 10% maior em apenas 6 meses. Esta meta foi atingida rapidamente logo na sexta semana após o início do Programa de Desenvolvimento customizado pela Kronberg, e ainda superou a casa dos 30%. “Hoje, já ultrapassaram 187% do total produzido em 2011 e 162% da meta pré-estabelecida para o projeto em três meses de acompanhamento. O Sheraton acredita que somente com este acompanhamento contínuo de ensino e supervisão é que o trabalho se torna sólido e se chega às metas propostas.”, finaliza o gerente.

Outros clientes do ramo de hotelaria que realizaram trabalhos com o Grupo Kronberg são BHG, Deville, InterCity, Hotéis Marina, Premium Norte, Promenade, Sofitel Lisboa, Costa do Sauípe, Tivoli. Para conhecer mais as propostas do Grupo Kronberg acesse www.grupokronberg.com.br.

12 junho 2012

Internet Banking Acessível é destaque da MATERA Systems no CIAB 2012


A empresa também vai expor outros produtos como Portal da Cobrança e Aplicação Automática

A MATERA Systems, empresa especializada em soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo, marcará presença pela 11ª vez no CIAB FEBRABAN, o maior Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação para o setor financeiro da América Latina. O evento, que está em sua 22ª edição, acontece entre 20 e 22 de junho no  Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Dentre as novidades da MATERA para o mercado financeiro, está o sistema de Internet Banking que foi remodelado para se adequar aos requisitos de Acessibilidade. O sistema está 100% validado conforme as regras de linguagem XHTML e as regras de Prioridades 1, 2 e 3 do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Além disso, o sistema foi testado com o leitor de telas Jaws, um dos mais populares do mercado, que auxilia o usuário com deficiência visual a utilizar o computador por meio de voz.

“A tecnologia deve apoiar a inclusão social permitindo que pessoas portadoras de deficiências tenham suas necessidades específicas atendidas e que auxiliem no seu acesso ao bem estar econômico, social e cultural. Possibilitar o usuário a ter autonomia para operar suas transações no banco é tão importante quanto construir rampas de acesso em calçadas, por exemplo”, explica Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA Systems.

A MATERA Systems irá receber este ano em seu estande a empresa global LINEDATA, fornecedora de soluções para os profissionais da área financeira atuando em mais de 700 clientes em 50 países. Com produtos complementares ao portfólio da MATERA, a LINEDATA oferece uma gama de soluções de software para atender aos segmentos de financiamento de veículos, crédito ao consumidor, crédito imobiliário e leasing.
Outra novidade, também no Internet Banking, é o aumento do nível de segurança do sistema com a validação de token, um dispositivo físico ou eletrônico de segurança para transações financeiras que gera códigos aleatórios instantaneamente, válidos por poucos segundos. Esta ferramenta é uma medida preventiva adicional no combate às ações fraudulentas e proporciona mais segurança à instituição financeira e ao usuário final.

Outro destaque para o evento é a solução de Aplicação Automática, que permite realizar transações de aplicações e resgates com base em CDBs pré-definidos, considerando o saldo disponível na conta corrente no final do dia. O processo é executado diariamente de forma automática e envolve somente as contas marcadas como “Investimento Automático”. A aplicação aceita configurar valores mínimos, considera encargos na operação e prioriza os resgates de aplicações mais antigas, dentre outras funcionalidades.

A empresa também vai apresentar o Portal da Cobrança, um sistema que gera a segunda via de boletos atrasados com os juros já calculados. Quando um boleto está em atraso, o pagamento é permitido somente no banco emissor do documento. Com a solução da MATERA, a segunda via emitida pode ser paga em outras instituições financeiras, o que proporciona mais comodidade e agilidade.

Segundo Netto, estas soluções vão ao encontro do tema do evento deste ano: Sociedade Conectada. Todas elas, integradas, criam o conceito de Corporate Bank, um sistema que facilita as operações financeiras, além de oferecer mais comodidade e segurança para as instituições financeiras e usuários.

Além destes, a empresa também vai expor outros produtos como o Multi Plano de Contas, Controle de Caixa, FINAME, Controle de Contratos, Fluxo de Caixa, entre outros.

A MATERA Systems, que comemora 25 anos, encerrou 2011 com um faturamento consolidado de R$ 38,5 milhões, representando 33% de crescimento em relação ao ano anterior. Os números positivos são resultado do crescimento da carteira de clientes, 10 nos últimos meses, e também de sua subsidiária FingerTips, empresa desenvolvedora de aplicativos móveis adquirida em 2010 e que dobrou de tamanho no mesmo período.

Para conhecer mais, visite o estande B16 (Pavilhão B) da MATERA Systems.

Claro é a primeira a ter 4G

A operadora acaba de adquirir o lote W do leilão 4G


A Claro sempre acreditou no crescimento do Brasil e por isso tem investido no País. A empresa sempre apoiou o leilão 4G e o resultado veio agora com a aquisição do lote W. Ao obter licença para atuar neste espectro, obtemos a possibilidade de expandir não só nossa rede e levar os nossos serviços para mais municípios, mas acima de tudo, podemos oferecer uma melhor qualidade na rede e maior velocidade no acesso a dados e banda larga móvel.

A Claro já vem preparando sua rede para o 4G com investimentos constantes em infraestrutura. Até o final de 2012 a empresa terá investido R$ 3,5 bilhões. Primeiro, capacitou toda a sua rede em IP Ran, depois em 3G Max (HSPA+), o que chama de a maior experiência em velocidade, em que o usuário pode chegar a uma velocidade média de navegação de até 3 Mbps. Todos os clientes 3G da Claro tem acesso automaticamente a rede 3G Max sem nenhum custo adicional para isso. Atualmente são 964 municípios cobertos com esta tecnologia. Com este novo lote adquirido hoje, podemos expandir a velocidades dos nossos serviços e o cliente poderá navegar tecnicamente a uma velocidade de até 150 Mbps, cerca de 15 vezes a velocidade oferecida hoje.

Esta ação reforça o compromisso da Claro com o Brasil em trazer sempre as melhores soluções em tecnologia. A operadora também marcará presença nos Jogos Olímpicos 2016 junto com a Embratel.


Sobre a Claro
A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, atua nacionalmente e atende a mais de 61 milhões de clientes. A operadora está presente atualmente em mais de 3.600 municípios com as tecnologias GSM e 3G. Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, a Claro possui acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 140 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicaões na América Latina e um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.
Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto Claro, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.

Extreme Networks Lança Switches em Cobre de 10 GbE para Data Centers


(Empresa reforça aproximação com Intel para fortalecer o mercado de redes Ethernet de 10 GB)

A Extreme Networks, Inc. (Nasdaq: EXTR) acaba de anunciar o lançamento de novos módulos de 10 Gigabit Ethernet (GbE) em cobre para o seu switch de núcleo BlackDiamond® X8. O anúncio abrange também uma nova versão em cobre do switch ‘topo de rack’ para data centers Summit® X670.  A Del´Oro Group  estima que, nos próximos dois anos,  os switches 10GBase-T em cobre irão se tornar a primeira escolha de upgrade do mercado em número de portas. Os novos switches da Extreme Networks são otimizados pra explorar as vantagens dos processadores Intel® Xeon® da família E5 e dos dispositivos LAN da Intel de 10 Gigabit Ethernet (10GbE), que são implementados diretamente nas motherboards (LOM). 

"A proteção do investimento é um ponto crítico para o data center”, afirma Huy Nguyen, diretor de gerenciamento de produtos da Extreme Networks. “As operadoras de Data Center estão sempre considerando formas de reuso da infraestrutura de cabo quando realizam o upgrade de suas redes para 10GbE. O sucateamento e substituição são a última opção para a maioria das operadoras. Assim, as novas placas de cobre BlackDiamond X8 e os switches Summit X670 permitem aos usuários de data center implementar as mais econômicas opções de 10 GbE utilizando conexões de cobre padrão RJ45", completa o diretor.

“A Intel e a Extreme Networks acreditam que os switches 10GBSE-T serão o caminho para o upgrade em data centers e Cloud por causa de sua simplicidade, compatibilidade com o legado de switches de 1 Gigabit e baixo custo dos cabeamentos de cobre.”, afirma Steve Schultz, diretor de Marketing da Divisão de Acesso LAN da Intel. "Nós estamos decididos a incentivar a adoção de 10GbE, e todos estes novos produtos 10GBASE-T da Extreme Networks irão ajudar nesse processo de evolução e servir como um excelente complemento para o nosso controlador 10GBASE-T, o Intel® Ethernet Controller X540”, prevê Shultz.

O incentivo à adoção de 10GbE nos Data Centers virtualizados tem sido um foco da Extreme Networks desde 2009, quando a empresa iniciou um trabalho em parceria com a Intel voltado para a comutação Ethernet para servidores com plataforma Intel ( veja Extreme-Intel white paper aqui). O controlador Intel® Ethernet Controller X540 é o primeiro single-ship integrado da indústria, com total integração 10GBASE-T, e foi projetado para garantir a implementação de soluções LOM e de adaptadores de redes convergentes econômicos e de baixo consumo de energia. A Extreme Networks oferece soluções de redes de Gigabit, bem como de 10 e 40 Gigabit Ethernet para a comutação de níveis 2/3. Os produtos podem ser usados por operadores em Data Centers e Cloud com configurações modulares ou fixas.

O novo Summit X670 suportará 48 portas 10 GbE em cobre RJ45 wire-speed, com recursos de uplink de 40GbE, e têm previsão de chegar ao mercado ainda este ano.  A nova placa em cobre do BlackDiamond X8  irá suportar 48 portas 10 GbE em cobre RJ45 wire-speed, com um total de 384 portas em um único chassi. Em testes independentes, realizados em Novembro pelo Lippis Report, as versões destas famílias de switches então disponíveis eram até 10 vezes mais rápidas e usavam menos da metade da energia em relação à outros fabricantes.  A larga adoção de servidores de 10GbE é importante porque, a partir dela, se espera dar o impulso a uma nova onda de upgrade das redes para 40GbE que deverá ocorrer num prazo já visível.

11 junho 2012

Pedágio - início do Sistema Ponto a Ponto na SP 75



Usuário de Indaiatuba que aderir ao Sistema pagará R$4,00 no trajeto até Campinas; adesão e instalação de tags são gratuitas
O governador Geraldo Alckmin inicia nesta segunda-feira, 11, em Indaiatuba, a operação do projeto piloto do Sistema Ponto a Ponto na Rodovia Santos Dumont (SP 75), que permitirá o pagamento eletrônico de pedágio por trecho percorrido. Muito esperado pelos moradores da cidade, aqueles que aderirem ao Sistema irão economizar 60,4% nas viagens para Campinas, ou seja, passarão a pagar R$ 4,00 ao invés de R$ 10,10 cobrados atualmente. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio da Artesp, já disponibilizou agendamento para instalação de tags para mais de 1.100 veículos da cidade. Alckmin dará o início oficial às primeiras instalações de tag e passagens pelo pórtico instalado no km 66,7 e nas praças existentes.
Como vai ficar. O Sistema Ponto a Ponto será implantado em duas etapas na Rodovia Santos Dumont (SP 75) entre o km 15 (próximo de Sorocaba) e km 77,6 (Campinas). A primeira fase levará o benefício aos moradores de Indaiatuba, com seis pórticos instalados ao longo da rodovia. A instalação e testes do pórtico no km 66,7 (entre o Aeroporto de Viracopos e a Rodovia dos Bandeirantes) e dos equipamentos nas praças de pedágio do km 60,8 e km 62 ocorreram em abril e maio. Com o resultado positivo dos testes ao longo desses meses foi possível antecipar o benefício para os moradores de Indaiatuba, antes mesmo da implantação total do projeto na SP 75. Assim, a viagem entre Campinas e Indaiatuba custará R$ 4,00 ao invés dos R$ 10,10 atuais. No percurso até o Aeroporto de Viracopos a economia será ainda maior, de 68%, resultando em uma tarifa de R$ 3,20 nesta antecipação dos benefícios do projeto.
A primeira fase será totalmente implantada até 31 de julho, com o início de operação do pórtico no km 70,6, entre o acesso à Rodovia dos Bandeirantes e Campinas, com valor da tarifa de R$ 1,40 e o pórtico de Salto, próximo da divisa com Indaiatuba. Com a entrada em operação destes pórticos, o valor cobrado no km 60,8 e nas praças de bloqueio do km 62 será reduzido para R$ 1,80.
Confira a localização dos pórticos na SP 75 para a primeira fase:
Pórtico 1 - km 43,350, (sentido Campinas) e km 44,400, (sentido Sorocaba) – R$ 6,10 – em Salto –início de operação até 31 de julho/ 2012
Pórtico 2 - km 60,8 (praça atual) – R$3,20 a partir de 11 de junho / R$ 1,80 na conclusão da primeira fase até 31 de julho – em Indaiatuba
Pórtico 3 - km 66,7 – R$ 0,80 - em Campinas
Pórtico 4 - km 70,650 – R$ 1,40 - em Campinas – início de operação até 31 de julho/2012
Pórticos 5 e 6 - km 62 - praças de bloqueio – R$3,20 a partir de 11 de junho /  R$ 1,80 na conclusão da primeira fase até 31 de julho/2012 - em Indaiatuba
Até o final do ano, a segunda fase do projeto será entregue. Outros dois pórticos (km 25 em Itu, e nos kms 32 e 33, na divisa entre Itu e Salto) serão construídos na rodovia, completando o Sistema que beneficiará também moradores de Campinas, Salto. Itu, Cabreúva, Porto Feliz e Sorocaba.
Cadastramento. O cadastro para aderir ao sistema e agendar a instalação do tag está aberto desde o dia 28 de maio. Por enquanto, apenas para os moradores de Indaiatuba devem fazer o agendamento pelo site www.artesp.sp.gov.br/pontoaponto. Neste primeiro momento, pessoas com veículos de passeio licenciados no município podem se cadastrar. De acordo com o Detran, há 90 mil veículos licenciados na cidade.
Novos horários. As primeiras semanas de agendamento apresentaram uma demanda muito alta da população de Indaiatuba em aderir ao Ponto a Ponto. Assim, a partir do dia 18 de junho serão abertos novos horários para agendamento da instalação do tag no posto do Centro de Convenções. Durante o mês de julho um novo posto de instalação será aberto na SP 75, no km 64, sentido Campinas-Sorocaba, para que o futuro usuário tenha mais opções de datas, horários e também um novo local de instalação.
Tanto o tag quanto sua instalação são gratuitos e sem taxa de adesão. Com o agendamento feito, os usuários devem se dirigir ao posto de instalação no dia e horário indicados. O posto fica no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, na Rua das Primaveras, 210, Jardim Pompeia, Indaiatuba.
É preciso fazer uma carga inicial de R$ 20 e a cada recarga será cobrada uma taxa de R$ 1 por veículo. O pagamento será em dinheiro no posto de instalação, e a partir do dia 1º de julho também poderá ser feito por boleto bancário. A partir da segunda quinzena de junho os usuários passarão a contar com o débito automático pelo Itaú e Banco do Brasil. E a partir de 1º de julho haverá outras opções de bancos.
Quem não aderir ao projeto piloto na SP 75 poderá continuar utilizando o atual sistema de pagamento de pedágio eletrônico ou pagar em dinheiro, manualmente, nas cabines, com o preço atual R$ 10,10. A adesão é voluntária. O Sistema Ponto a Ponto também será implantado, ainda este ano, na região de Jaguariúna e Paulínia.

Expogestão 2012 começa nesta segunda-feira (dia 11/6) em Joinville (SC)


Evento chega aos 10 anos como referência no país em unir o pensamento à prática
da gestão empresarial e deve abranger um público de 15 mil pessoas.
 O evento será realizado de 11 a 15 de junho, abrangendo feira, workshops e congresso


A Expogestão – Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos, Serviços e Soluções Empresariais, um dos maiores encontros empresariais do Brasil, comemora sua décima edição já consolidada como evento estratégico para que líderes empresariais, públicos e gestores em geral fortaleçam relacionamentos e troquem experiências bem sucedidas.

O Congresso, realizado de 13 a 15 de junho, mais uma vez sinaliza tendências e une o pensamento à prática da gestão empresarial. Neste ano, palestrantes nacionais e internacionais trazem reflexões sobre comportamento, inovação e negócios, gestão de pessoas, cultura organizacional, filosofia corporativa, vida e carreira, o segredo das empresas de sucesso, criatividade, boas práticas de gestão e governança, cenários e tendências no mundo e no Brasil, além de futuro e gestão da marca.

Além da feira e dos 40 workshops gratuitos que começam nesta segundaa, dia 11, no Expocentro Edmundo Doubrawa, a Expogestão 2012 vai reunir a partir de quarta-feira, dia 13, no Centreventos Cau Hansen, palestrantes como Ivo Pintaguy, Jonah Lehrer (Neurocientista), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Arturo Nuñez (Nike), Jaana Remes e Vicente Assis (McKinsey), Romero Rodrigues (Buscapé), Marcos Samaha (Walmart), Carlos Fadigas (Braskem), Guilherme Weege (Malwee), Sidney Ito (KMPG) e Alberto Whitaker.

A expectativa da organização é de que mais de mil pessoas participem de cada sessão de palestra do congresso principal, e com o benefício da transferência de titularidade na credencial, é de que mais de 2.600 pessoas participem nos três dias de congresso. A Expogestão será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC).

Feira conta com participação da elite da inovação brasileira
Além do Congresso, um dos destaques é a Feira de Produtos, Serviços e Soluções Empresariais que este ano abrirá um dia a mais: de 11 a 15 de junho. A entrada é gratuita mediante cadastro. A feira Expogestão também irá compor em um espaço diferenciado os expositores da XII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, realizada de 11 a 13 e promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que reúne as grandes empresas do Brasil nesse segmento. Com isso, além dos 10 mil visitantes previstos, devem circular mais dois mil congressistas da elite da inovação brasileira que participarão da conferência. No local, cerca de 100 organizações apresentarão produtos e serviços relacionados à gestão e soluções empresariais. E como um dos objetivos do evento é gerar conhecimento, também no espaço da feira, os workshops gratuitos serão mantidos devido à grande procura, devendo ser realizados 40 neste ano, entre os dias 12 e 15.

Programação do Congresso

13 DE JUNHO

18h – WELLINGTON NOGUEIRA, fundador do Doutores da Alegria, ator e empreendedor social
Tema: Comportamento
Palestra: Trabalho e propósito de vida – do bem-estar ao sucesso profissional

Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova York, trabalhou em algumas das melhores companhias de teatro, cinema e circo dos Estados Unidos e encontrou sua vocação quando integrou a Big Apple Circus Clown Care Unit. De volta ao Brasil, fundou o Doutores da Alegria, entidade da qual é coordenador geral. Ao longo de 21 anos, o Doutores se tornou referência para iniciativas voltadas a trazer alegria para crianças hospitalizadas e já realizou mais de 800 mil visitas, além de ter articulado redes de palhaços. Onde reside a alegria? E como ela impacta o viver a vida? Wellington irá explorar como ressignificar a relação do ser humano com o trabalho, partindo do alinhamento com seu propósito de vida.

14 DE JUNHO

8h30 – ROMERO RODRIGUES, fundador e presidente da Buscapé Company
Tema: Comportamento,inovação e negócios
Palestra: Novos mercados, comportamentos e maneiras de fazer negócios

Em 1998, Romero co-fundou o Buscapé. Segundo site de comparação de preços lançado no mundo, o Buscapé é líder na América Latina, com 15 milhões de visitantes únicos por mês, 11 milhões de produtos e 53 mil fornecedores. Com 910 colaboradores, atua em 20 países da região e, além de possibilitar a comparação de produtos e preços, oferece serviços de compras coletivas, plataformas de pagamentos, inteligência de mercado, redes de afiliados e publicidade, classificados grátis e ferramentas de marketing comportamental. O Buscapé Company realizou 11 aquisições e recebeu quatro rodadas de investimentos externos, tendo entre seus sócios Itaú Unibanco, Merrill Lynch BofA e Great Hill Partners.

10h30 – CARLOS FADIGAS, presidente da Braskem
Tema: Gestão de Pessoas
Palestra: Cultura e filosofia corporativa gerando resultados

Eleito presidente da Braskem em 2010, Carlos Fadigas foi diretor-presidente da Braskem America, responsável por Finanças e Relações com Investidores da Braskem e CFO na Construtora Norberto Odebrecht. Criada em 2002, a Braskem era uma empresa regional até 2010, quando adquiriu a Sunoco Chemicals, criando a Braskem Americas. Em 2011 comprou quatro unidades da Dow, o que a alçou a maior fabricante de polipropileno em território americano e a quinta maior petroquímica do mundo. Dentre os projetos, estão duas novas unidades de produção de plástico verde e aportes no Complexo Petroquímico do Rio. Respaldando esse crescimento vertiginoso está a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Formulada por Norberto Odebrecht, há mais de 60 anos, tem por base fundamentos éticos, morais e conceituais e por centrada a educação e o trabalho. Carlos Fadigas é Administrador de Empresas pela UNIFACS e tem MBA do Institute for Management Development - IMD, na Suíça.


14h – JAANA REMES, membro sênior do McKinsey Global Institute (MGI) – USA e VICENTE ASSIS, country manager da McKinsey no Brasil e líder de Prática de Operações da América Latina
Tema: Cenários e Tendências
Palestra: Cenários e tendências da América Latina e do mundo

Para ajudar a desvendar os cenários e tendências do Brasil e do mundo, auxiliando empresários e executivos a entender as ameaças e oportunidades no curto, médio e longo prazo, a Expogestão traz essa dupla de peso.
Empresa líder em consultoria estratégica, a McKinsey se atualiza constantemente por meio de estudos de tendências e cenários que subsidiem seus clientes. Para respaldar as análises e decisões, a empresa criou em 1990 o Instituto Global McKinsey (McKinsey Global Institute - MGI), seu braço de pesquisas econômicas e de negócios. A missão do MGI é fornecer fatos e inspirações, combinando as ferramentas analíticas da economia e os insights dos líderes de negócios. Os relatórios produzidos são integralmente financiados pelos sócios da McKinsey e já cobriram mais de 20 países e 30 indústrias, revelando diferentes facetas de um mundo para o qual nossas empresas têm que se preparar continuamente.


16h30 MARCOS SAMAHA, presidente da Walmart Brasil
Tema: Estratégia e gestão de negócios
Palestra: Os segredos das empresas de sucesso

Liderando mais de 500 lojas, nove bandeiras, 81.500 funcionários e faturamento de R$ 23,4 bilhões em 2011, Samaha, foi um dos grandes responsáveis pela implementação e pelo cumprimento da estratégia e das metas da empresa. Dentre outros exemplos, atua para cumprir metas enquadradas nos pilares Clima e Energia, que inclui a redução do consumo de energia e água e das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE); Resíduos, com vistas à diminuição da geração; e Produtos mais Sustentáveis, que envolve a produção e a oferta de itens com diferenciais de sustentabilidade. Essas diretrizes e a estratégia de crescimento orgânico da rede motivaram um investimento de R$ 1,2 bilhão, no último ano. Formado em Psicologia e com Mestrado em Administração pela USP, cursou o Programa Avançado de Administração do INSEAD.



15 DE JUNHO

8h – JONAH LEHRER, neurocientista, editor e autor
Tema: Criatividade
Palestra: Como decidimos e como criamos

Como nos inspiramos para ter ideias inovadoras? Onde buscar inspiração? É para responder a essas e outras perguntas que a Expogestão traz ao Brasil Jonah Lehrer. Capaz de traduzir temas complexos e técnicos da neurociência em explicações claras sobre o comportamento humano, Lehrer é considerado pelo The New York Times como "um prodígio na decodificação dos desafios da mente, com confiança e elegância". É autor de três best-sellers: “Proust foi um neurocientista (2007)”, “Como decidimos (2010)” e “Como a criatividade funciona”, sendo o último recém-lançado em março nos Estados Unidos e já considerado um dos mais celebrados títulos deste ano. Aplaudido por vários dos autores mais referenciais do mundo, como Dan Ariely, para quem Lehrer "nos torna muito mais sábios"; Malcolm Gladwell não é menos efusivo, ao declarar que "o novo livro de Jonah Lehrer confirma o que seus fãs sempre souberam - que ele sabe mais sobre ciência que muitos cientistas e mais sobre escrita do que muitos escritores". Formado em neurociência pela Universidade Columbia, com mestrado em literatura e filosofia do século XX em Oxford, escreve para revistas de ciências e comportamento e para jornais como The Washington Post e The Wall Street Journal.

10h – PAINEL: As boas práticas de gestão e governança, com Sidney Ito (sócio-líder em Governança Corporativa e Gestão de Riscos da KPMG Brasil e América do Sul), Guilherme Weege (diretor-presidente do Grupo Malwee) e Alberto Emmanuel Whitaker (Conselheiro empresarial e especialista em Governança Corporativa
SIDNEY ITO
Com 28 anos de atuação em projetos de governança corporativa, Sidney é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, possui experiência em sucessão familiar, implantação ou alteração em conselhos de administração, conselhos fiscais, comitês de auditoria; processo de avaliação do conselho de administração e comitê de auditoria; comunicação entre o conselho e o CEO; gestão e aspectos de ética e conduta. Além de ser responsável por diversos projetos da KPMG no Brasil, na América Latina e no mundo, Ito é diretor-executivo e palestrante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Palestrante convidado também do MBA de Governança Corporativa da FIPECAFI-USP, do CRA-SP, da IIA-AUDIBRA, do IBMEC e da IBRACON. É ainda membro de diversas organizações dedicadas à prospecção e ao desenvolvimento das práticas de governança corporativa no Brasil

GUILHERME WEEGE
Formado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), seguiu cursos de formação complementar em algumas das melhores escolas de negócios do mundo, como INSEAD, Wharton, University of Califórnia e Harvard, onde também participou de um curso específico sobre governança corporativa. Agraciado por quatro vezes com o Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, entre 2008 e 2011, foi analista de Equity Research do Grupo Santander. É Diretor Presidente da Malwee, uma das maiores e mais representativas empresas do setor têxtil do Brasil. É Conselheiro de diversas instituições e empresas, como a Fundação Educar para Crescer (capitaneada pelo Grupo Abril), a Malwee (onde lidera o processo de governança corporativa, iniciado em 2005) e é Presidente do Conselho da Dobrevê Energia. Guilherme acumula experiências práticas na condução e liderança de empresas e sua participação no painel trará o ponto de vista de um executivo, líder no processo da governança

ALBERTO WHITAKER
Um dos mais experientes e renomados conselheiros empresariais do país. Diplomado em Direito e em Administração, seguiu cursos de extensão focados em governança corporativa, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); na Universidade de Chicago; no International Institute for Management Development (IMD); na National Association of Corporate Directors; e no Global Corporate Governance Forum (IFC). Por quase 30 anos foi diretor-executivo de instituições financeiras de destaque e por outros 15 atuou como diretor-geral das subsidiárias brasileiras do grupo belga SCR SIBELCO, transferindo-se posteriormente para a Presidência do Conselho. Em 2006 passou a integrar a Diretoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Conselho da Fundação Bienal de São Paulo. Em 2008 foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC; o Conselho Fiscal/Comitê de Auditoria da TIM Participações; e o Conselho de Administração do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Já em 2009 foi indicado para o Conselho Fiscal de Lojas Marisa e, em 2010, para o Conselho Fiscal da Fundição Tupy e o Conselho Consultivo da COPPEAD.

DAVID COHEN (Mediação), editor-chefe da revista Época Negócios
Cohen iniciou sua carreira no jornalismo na TV Manchete, como redator e editor de notícias internacionais. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Exame, Playboy e Época, até se tornar diretor da Época Negócios, em 2011. David acumula um repertório admirável de matérias, fontes e conhecimentos relacionados ao ambiente corporativo que serão de grande contribuição para o painel As Boas Práticas de Gestão e Governança da Expogestão 2012.


14h – IVO PINTAGUY, professor, médico, cirurgião plástico, referência em cirurgia plástica no mundo
Tema: Excelência
Palestra: A excelência como marca de vida

Iniciou sua formação cirúrgica no Brasil, mas foi no exterior que desenvolveu técnicas inovadoras e metodologias que despertam a atenção de todo o mundo. Para ele, a cirurgia plástica deve promover a paz interior e a harmonia com o universo. Criou o Serviço de Queimados do Hospital do Pronto Socorro e o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa. É orientador do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e criador do Instituto Ivo Pitanguy, entidade sem fins lucrativos fundada em 1970, que também atua junto à população de baixa renda. Criou a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão e a American Trauma Society. É patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Conselho Editorial das principais publicações da área e da Academia Brasileira de Letras.


16h – ARTURO NUÑEZ, diretor de Marketing para mercados emergentes da Nike USA.
Tema: Gestão de Marcas
Palestra: O Futuro do Branding

Estrela dos festivais de propaganda, a Nike tem um enorme desafio: manter uma trilha de sucesso e alargá-la no futuro. À frente dessa empreitada, Arturo Nuñez é diretor de marketing para a região que tem sido considerada a tábua de salvação da economia global: os mercados emergentes. Nuñez sabe que ao definir o futuro do branding da Nike estará influenciando o branding de marcas em todo o mundo. Para isso, vale-se de dois trunfos. O primeiro é sua experiência em empresas como NBA, Diageo (leia-se Louis Vuitton, Moët Hennessy), Colgate e Pepsi. O segundo é sua história de vida. Filho de venezuelano e cubana, fluente em três línguas, Nuñez nasceu no Harlem*, estudou na Flórida, trabalhou em vários países e nas horas livres é DJ e radialista. Essa bagagem será fundamental para que a Nike aproveite as oportunidades no Brasil abertas pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Patrocinadora da seleção brasileira há uma década, o país é crucial na estratégia global da empresa. Como fará isso é o que veremos sob medida para a Expogestão 2012.

Valmari Dermocosméticos participa da 21º ABF Franchising Expo


Adquirida por fundo de investimentos, a franquia de cosméticos aposta alto em 2012 e deve passar de 61 para 92  lojas em 3 anos, além de já contar com um exclusivo sistema de venda direta

A Valmari Dermocosméticos aposta em sua participação na 21º ABF Franchising Expo para divulgar a marca e atrair novos investidores para a expansão da rede que hoje conta com 62 lojas e prevê um crescimento de 50% para os próximos 3 anos.

A marca busca por personagens empreendedores e com espirito de liderança para compartilharem a história da Valmari. O investimento inicial necessário parte de aproximadamente R$ 190 mil e a marca oferece aos seus parceiros um mark-up superior a 3 vezes. As áreas de foco para a abertura de novas lojas estão concentradas nas regiões sul e sudeste do país com ênfase em algumas cidades de interesse como: Campinas, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Investimentos e objetivos
Novos profissionais com grande expertise no mercado de beleza foram trazidos de grandes empresas como Natura, Galderma, Roche e Hypermarcas, assim como Marluce Rosado, que ocupou a posição de Gerente de Nacional de Marketing e Vendas da Odebrecht e hoje é diretora comercial da Valmari Dermocosméticos, com o principal objetivo de promover o crescimento da marca.  

“Promover a rápida expansão da rede é nossa meta, e para isso queremos mostrar ao mercado que a franquia Valmari é uma das mais rentáveis do País. O mark-up de nossos franqueados é superior a 3 vezes, enquanto o mercado trabalha entre 2 e 2,8 vezes! Por isso acreditamos que teremos ótimos resultados na ABF”, explica Marluce Rosado, que prevê um faturamento por loja em torno de R$ 60 mil após o ramp-up inicial.

A expansão atingirá de forma massiva o número de lojas Valmari em todo o Brasil, que conta atualmente com 61 franquias e tem previsão de chegar a 92 até 2015.

Para garantir altos retornos aos franqueados e investidores, o fundo de investimentos direcionou 5% do faturamento anual da empresa para a reformulação da identidade da marca, incluindo logotipia e embalagens. Outros 4% foram investidos no novo projeto arquitetônico das lojas, deixando-as altamente sofisticadas para atrair novos franqueados e também fidelizar os exigentes consumidores desse segmento.

Para aumentar a distribuição dos produtos e a lucratividade, foi introduzida uma modalidade inédita de venda direta para o segmento, exclusiva para profissionais esteticistas, trazendo vantagens significativas na aquisição de produtos para consumo próprio e revenda, além de uma gama ampla de benefícios, prêmios e treinamentos.

Educação
Em 1983 a Valmari fundou o Centro de Estudos e Cosmetologia Aplicada, o CECA, que é uma escola técnica de formação profissional de estética que já formou mais de 40 mil profissionais em todo o país. Com duração de 2 anos e certificados pelo MEC, os cursos ministrados pelo CECA são custeados pelo aluno, que sai plenamente apto a exercer a profissão de esteticista.

Valmari

Fundada em 1980 na cidade de São Paulo, a Valmari Dermocosméticos se tornou rapidamente uma das principais marcas de cosméticos profissionais do Brasil, se expandindo também nas linhas voltadas ao consumidor final.

Iniciou suas atividades através da manipulação de fórmulas dermatológicas, mas o crescente interesse dos consumidores e profissionais da área estética pelos produtos da marca levou a Valmari a ocupar a posição de uma das melhores marcas de cosméticos profissionais do Brasil. A empresa sempre buscou as tendências mais avançadas do mercado de beleza, adotando matérias primas de última geração na elaboração dos seus produtos garantindo assim a qualidade de cada um deles.

Em 2009, a marca foi adquirida pelo fundo Endurance Capital Partners (ECP), que no final de 2011 iniciou severos investimentos na empresa com o objetivo de posicioná-la entre uma das mais reconhecidas em todo o segmento de beleza nacional, visando seus três principais públicos: franqueados, profissionais de estética e consumidores.