PATROCINADOR

14 julho 2012

50 anos de Rolling Stones e do décimo terceiro salário


Antonio Carlos Aguiar*
Há cinquenta anos, no dia 12 de julho de 1962, no Marquee Club, um novo grupo formado por Brian Jones, Mick Jagger, Keith Richards e outros três músicos, deu seus primeiros passos em um palco. No dia seguinte, no Brasil, por meio da lei 4.090, de autoria do então senador Aarão Steinbruch, era sancionado pelo presidente João Goulart, o décimo terceiro salário (batizado de gratificação natalina), como um benefício a mais para o trabalhador. Esse benefício está previsto, além da referida na Lei, também na Constituição Federal (art. 7o, inciso VIII, como um direito do trabalhador, urbano ou rural, que visa a melhoria da sua condição social). 
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o décimo terceiro pago em 2011 injetou R$ 118 bilhões na economia doméstica. Portanto, à primeira vista, realmente ele parece representar uma “grande conquista” para a classe trabalhadora. Será mesmo?
Os Rolling Stones, por certo, se tornaram uma lenda viva do rock e têm muito o que comemorar. Agora, essa história de décimo terceiro salário... 
O décimo terceiro salário nada mais é do que um componente da remuneração do trabalhador. A pergunta, então, que se faz, é: por que ele não pode ser agregado à remuneração mensal do trabalhador? Por que o trabalhador não pode, mês a mês, administrá-lo da melhor maneira que lhe interessar? Por que, apenas, no final do ano (e ainda dividido em duas parcelas: uma até o final do mês de novembro e outra no mês de dezembro) lhe é destinado esse valor? Por que, em pleno século XXI, ele tem de ser tratado como uma pessoa incapaz de cuidar do seu próprio dinheiro? 
Poder-se-á dizer que não é bem assim. Que o décimo terceiro consiste numa parte variável do salário e, portanto, num “plus”. Por isso mesmo, algo positivo, que “visa à melhoria da sua condição social”. 
Não é verdade. Fosse uma parcela variável, estaria atrelado a metas. Seria um prêmio; uma bonificação extra pelo desempenho pessoal do trabalhador. Uma recompensa pelos seus esforços, dedicação, talento ou qualquer outra adjetivação. Todavia, não é. Aliás, sequer a legislação trabalhista atual possibilita essa negociação individual. Se a empresa pagar regularmente determinado valor, este automaticamente integrará o “patrimônio” do trabalhador e não poderá ser mais retirado. Exceção – diga-se – é a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), mas ela não tem natureza jurídica salarial, tal como o décimo-terceiro salário. Portanto, são coisas distintas. 
O que está em discussão é outra coisa: devemos, passado meio século da instituição dessa “gratificação natalina”, parar, pensar e refletir. E nos dar conta de que o Brasil mudou. Que seus trabalhadores também mudaram. Que vivemos numa sociedade de plena informação. Que uma legislação do século XX, que trata o trabalhador do século XXI, como se estive vivendo o século XIX, não pode mais ser mantida. 
Devemos, pois, nos renovar. E essa renovação deve ser feita com alma indômita. Com espírito altivo e inconformado. Com o entusiasmo de um João Mangabeira, que há mais de 60 anos, mais precisamente em 1946, discursava: “Vós ides ser a voz de um novo mundo, de uma democracia nova, gerada nas entranhas da dor. Desprezai os reacionários, os retrógados, os retardados. Quebrai os velhos moldes carcomidos. Alijai as velhas ânforas, que não suportariam o fermentar do vinho novo da vida. Derrubai os falsos ídolos. Destruí os preconceitos absurdos e os privilégios caducos. Plasmais com vossas mãos, vossos destinos”.
Bem-vindos todos ao século XXI. Que sejam os trabalhadores tratados como adultos e não como pessoas relativamente incapazes ou, ainda, como o famigerado “filho pródigo”. “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar, porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado” (Evangelho de Lucas).
* Antonio Carlos Aguiar é mestre em Direito de Trabalho, sócio do escritório Peixoto e Cury Advogado,  professor do Centro Universitário Fundação Santo André e autor do livro “Negociação Coletiva de Trabalho” - antoniocarlos.aguiar@peixotoecury.com.br

13 julho 2012

APAS entende como oportuna redução dos juros


Conjuntura econômica atual favorece um ajuste na taxa de juros

A decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil em reduzir a taxa básica de juros (SELIC) para 8% ao ano condiz com o ambiente macroeconômico vigente. Mais uma vez, alguns setores da atividade econômica, entre eles o comércio e mais especificamente, os supermercados, vinham trabalhando com essa perspectiva.
A APAS – Associação Paulista de Supermercados - analisa que a redução dos juros é salutar para a economia, porém a elevação da inadimplência tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, somada às incertezas do cenário macroeconômico internacional, compromete a retomada dos investimentos.
A Selic definida ontem é a menor taxa que o Brasil já teve desde março de 1999, quando passou a ser usada como meta da política monetária. Apesar da queda, o Brasil permanece como praticante da terceira maior taxa de juros real do mundo, em 2,3% ao ano (já descontada a inflação de 5,7% estimada para os próximos 12 meses, perdendo apenas para Rússia (3,5% de juros real) e China (3,7% de taxa de juros real).
As previsões de crescimento do PIB já vêm apresentando redução para este ano. Deste modo, é necessária uma comunicação mais coordenada do governo brasileiro sobre as expectativas e projeções oficiais, pois desde o início do ano já foram realizadas diversas projeções muito dispares umas das outras. Essa postura do governo, afeta negativamente a expectativa dos empresários, que reduzem sua intenção de investimentos.
Assim, na visão do diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Martinho Paiva Moreira, a redução dos juros se faz necessária para manter a atividade econômica brasileira o mais distante possível da crise mundial, através da ativação do mercado interno. “Reduzir a taxa de juros sinaliza um cenário econômico mais favorável, não só de expectativas, mas de impulso à atividade econômica”, afirma Moreira.


Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.600 lojas.

12 julho 2012

Parallels fecha parceria estratégica com Websolute para o mercado de Computação na Nuvem


Pesquisa realizada no Brasil com 400 micro e pequenas empresas mostrou que o potencial de negócios é de R$ 1,2 bilhão ao ano

A Websolute, provedor de hospedagem premium com foco no segmento de pequenas e médias empresas, acaba de concluir a reformulação do seu portal, após fortes investimentos em infraestrutura e ampliação dos recursos a serviço do usuário. Juntamente com a liberação da nova estrutura, a Websolute anuncia que foi escolhida pela norte-americana Parallels como seu primeiro parceiro estratégico no País para o desenvolvimento do mercado local de serviços na nuvem. 

Fundada há 13 anos, a Parallels é uma das pioneiras na exploração desse novo modelo de entrega em TI e tem buscado a aproximação com empresas com o perfil da Websolute, cuja carteira supera os 600 mil usuários de banda larga, enxergando nela um forte potencial para oferta de serviços premium de hospedagem.

Ao mesmo tempo em que negociava com a Websolute a sua ofensiva no Brasil, ao final de 2011, a Parallels realizou uma pesquisa local envolvendo 400 micro e pequenas empresas e concluiu que 60% desse grupo apresentam forte propensão para a compra de serviços na nuvem. “A pesquisa revelou um potencial de negócios de R$ 1,2 bilhão ao ano para a venda de serviços como infraestrutura hospedada; presença comercial na web, e-mail e colaboração hospedados, e aplicações de negócio para a pequena empresa no modelo SaaS (software como serviço).”, afirma Guilherme França, responsável pelo Marketing Digital da Websolute.

Para conquistar este filão, a Websolute desenvolveu uma oferta massiva de serviços gratuitos para os usuários de banda larga, oferecendo benefícios para as PMEs que queiram usar a Internet para a alavancagem de negócios. O portfólio inclui a hospedagem de pequenos sites empresariais com mensalidades agressivas (a partir de R$ 19,90) e todos os serviços adicionados, como o registro de domínio de terceiros e ferramentas de autosserviço de design, para que o microempresário não precise contratar especialistas em TI para sua inclusão na Internet.

Com apoio da Parallels, o portfólio da Websolute abrange soluções para a montagem de sites que permitem a criação, por pessoas leigas, de uma home corporativa navegável, com fotos, textos etc, em menos de uma hora. A Websolute oferece também ferramentas “agite e use” da Parallels para a implantação de serviços de e-commerce que viabilizam vendas online de forma rápida e acessível.

A parceria permite também o fornecimento de aplicações para todo tipo de necessidades profissionais, como serviços de e-mail “business class”, com ferramentas colaborativas, email-archiving, anti-spam e mobilidade.

Além do acordo com a Parallels, a Websolute também fechou parceria com duas grandes operadoras, Vivo e Oi, para oferecer provedor gratuito de internet banda larga aos assinantes do Speedy e Velox. A oferta abrange tanto estabelecimentos comerciais como usuários residenciais.

"Como um parceiro emergente no segmento de hospedagem, estamos muito empolgados em ver a Websolute participando do lançamento global do Parallels Plesk Panel 11.", disse John Zanni, vice-presidente de Alianças e Provedores de Serviços de Marketing da Parallels.
"O Parallels Plesk Panel 11 se encaixa perfeitamente com a oferta de VPS da Websolute, e seus clientes podem especificar o Parallels Plesk Panel como um conjunto expandido de ofertas da Websolute com mais recursos do que todos os mais recentes aprimoramentos na versão 11, incluindo melhor servidor e desempenho do site, e suporte completo para o IPv6.", finaliza Zanni.

“Com menos de 40% da população com acesso à internet e 60% das pequenas e médias empresas dispostas a adotar algum tipo de serviço de internet na nuvem, com certeza temos aí um grande espaço para crescer neste mercado.”, revela Luís Schedel, diretor da Websolute.

Através da Websolute, a Parallels já começa também a oferecer no Brasil a nova versão da sua suíte de ferramentas de hospedagem e construção que é uma das líderes globais nessa categoria: o Plesk Panel 11. Entre os diferenciais da ferramenta estão o gerenciamento na nuvem e a universalização de compatibilidade tanto para servidores Linux, como para Mac e Windows, além do acesso por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.


Além da Websolute, a Parallels tem outros 19 parceiros no Brasil responsáveis pela distribuição das suas soluções de painel de controle.

Exposição fotográfica apresenta os 10 anos do Festival Yosakoi Soran no Brasil


Intitulada “Yosakoi Soran: 10 anos”, a mostra será apresentada no Kohii Café e Cultura, em São Paulo, de 18 a 28 de julho

Amantes da cultura japonesa terão a oportunidade de conhecer a trajetória do Festival Yosakoi Soran no Brasil. Através de fotos, vestimentas, cartazes e alguns objetivos utilizados nas apresentações, será feita uma retrospectiva da dança. A exposição acontecerá de 18 a 28 de junho no Kohii Café e Cultura, localizado na Rua da Glória, 326 – Liberdade (SP).

Aqui, o Festival Yosakoi Soran já reuniu mais de 4 mil e 500 dançarinos, divididos em 61 grupos. Com origem em movimentos folclóricos trazidos de duas províncias do Japão: Kochi-Ken e Hokkaido, o Yosakoi - "Yoru ni koi" (que significa “venha à noite”) é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. O Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra.

A união dos dois ritmos aconteceu em 1992 quando um universitário ficou impressionado com a dança. No Japão, o Festival de Yosakoi Soran é o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 375 equipes com mais de 40 mil dançarinos. Seus movimentos rápidos, vibrantes e coreografados fazem do Yosakoi Soran uma espécie de carnaval para o público japonês.

O fotógrafo e curador da exposição, Shinji Nagabe, reuniu um material iconográfico sobre todas as apresentações, alimentando a história do único festival de Yosakoi Soran fora do Japão. Ele buscou detalhes significativos que remetem aos sentimentos que a dança proporciona aos dançarinos e aos expectadores: alegria, força e energia contagiante.  

A exposição seguirá até o dia 28 de julho, sábado que antecede a 10ª edição do Festival Yosakoi Soran, realizada no dia 29 no Espaço Via Funchal (SP), com duas apresentações: às 12h e às 17h. Os convites para o Festival Yosakoi Soran estarão disponíveis no Kohii. A lista completa dos endereços para retiradas dos ingressos e mais informações podem ser obtidas no site: www.yosakoisoran.org.br ou pelo telefone: (11)3541-1809.

SERVIÇO – Exposição “Yosakoi Soran: 10 anos”
Data: de 18 a 28 de julho
Local: Kohii Café e Cultura 
Endereço: Rua da Glória, 326 – Liberdade, São Paulo – SP
Horário: terça a sexta das 10h30 às 19h, sábado das 10h30 às 18h e domingo das 10h30h às 17h
Entrada: gratuita

SERVIÇO – 10º Festival Yosakoi Soran
Data: 29/07/2012 
Horário das apresentações: 12h e 17h
Local: Via Funchal
Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia
Entrada: 2 Kg de alimento não perecível conforme descrito no convite. Lista com endereços para retirada dos convites no site: www.yosakoisoran.org.br
Informações: (11)3541-1809 / yosakoisoran@gmail.com   

11 julho 2012

Websolute Apresenta Portal de jogos brasileiros

O Zimplay reúne centenas de jogos dos mais diferentes gêneros, criados por desenvolvedores do mundo todo, especialmente do Brasil.

A Websolute, novo provedor de serviços de internet, apresenta ao mercado o Zimplay, um novo portal gratuito para distribuição de jogos, criado em parceria com as empresas Trixter e Sempre Reiventando. Diferente dos demais, o site zimplay.com funciona como uma espécie de “YouTube” de games, onde desenvolvedores do mundo todo disponibilizam jogos para os usuários e podem receber visitas diárias de todas as idades e de diversos países. O desenvolvedor ganha, portanto, um portfolio virtual, podendo utilizá-lo, também, como uma forma de divulgar versões online de seus jogos disponíveis na AppleStore e Google Play, por exemplo.

Lançado em Março deste ano, o portal reúne atualmente mais de 300 jogos de ação, aventura, esporte, corrida, educação, estratégia, entre outros. Os games são totalmente online e gratuitos, sem a necessidade de download. O Zimplay tem como principal objetivo a postagem de jogos casuais para navegadores web, porém, abriga uma parcela destes também para usuários de dispositivos móveis.

Desde o seu lançamento, o portal já recebeu milhares de acessos e muitos de seus games já foram jogados mais de 10 mil vezes. O site possui, também, uma Fan Page no Facebook, que facilita a comunicação da comunidade, com a interatividade nativa das redes sociais. 

Segundo André Martins, Diretor de Tecnologia da Trixter, a ideia é valorizar a profissão emergente e o talento de jovens desenvolvedores de games independentes ou até mesmo de estúdios estabelecidos e, desta forma, ajudá-los a divulgar o seu trabalho. “Hoje já temos um portal de jogos eletrônicos totalmente democrático, onde pessoas de qualquer lugar do mundo encontram diversão para todos os gostos.”

Segundo André, o portal dispõe de estatísticas sobre o perfil do usuário e suas preferências pelos games. “Sabemos, por exemplo, quantas vezes o mesmo usuário disputou um determinado jogo, quais outros ele também já testou, e isso nos permite direcionar a oferta de jogos de acordo com a preferência de cada visitante do portal.” A divulgação do portal segue rigorosos padrões de análise, fundamentados em estatísticas e métricas, utilizando as dinâmicas das redes sociais e as preferências dos jogadores de diversas partes do mundo, para atingir uma maior quantidade de pessoas.

“As pessoas que desenvolvem jogos para Web sentem forte necessidade de feedback, e nada melhor para isto do que um portal aberto a milhões de usuários e com canais adequados para receber críticas, sugestões, elogios etc...”, avalia Luis Gustavo Schedel, Diretor da Websolute.

10 julho 2012

Impostômetro da Associação Comercial chega aos R$ 800 bilhões amanhã (11), às 13 horas


Na comparação com 2011, os R$ 800 bilhões serão alcançados 11 dias mais cedo este ano

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará amanhã, perto das 13 horas, R$ 800 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos os brasileiros desde o 1º dia do ano. Em 2011 esse montante só foi atingido dia 22 de julho.

Em 2005, ano em que o Impostômetro foi lançado, no dia 11 de julho o painel apontava a arrecadação de R$ 380 bilhões. Isso mostra que em sete anos a arrecadação tributária cresceu 210 %.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, critica a alta carga tributária e ressalta a necessidade de melhorar a infraestrutura do País. “Já temos uma diferença de mais de dez dias sobre os R$ 800 bilhões este ano na comparação com 2011. A tendência é que no último dia de 2012 alcancemos R$ 1,6 trilhão, valor alto demais para um País que ainda precisa melhorar muito a qualidade dos serviços públicos.”

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.

Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputado federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

Expoflora vende ingressos com 50% de desconto até 13 de julho


A promoção é válida para as compras feitas por meio da Central de Reservas apenas para grupos de, no mínimo, 20 pessoas. As vendas antecipadas são limitadas a cinco mil unidades/dia. A 31ª Expoflora será realizada de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, em Holambra, distante 40 km de Campinas

A venda antecipada do segundo lote de ingressos promocionais para a Expoflora 2012, com desconto de 50% sobre o preço da bilheteria vai até o dia 13 de julho. Nesse lote, os ingressos custam R$ 15,00. Nas bilheterias os ingressos serão vendidos a R$ 30,00. A promoção é válida apenas para grupos de, no mínimo, 20 pessoas nas compras feitas por meio da Central de Reservas. O contato pode ser feito pelos telefones (19) 3802-1499, 8114-9783 e 8114-9892, e pelo e-mail reservas@expoflora.com.br. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Os ingressos promocionais são limitados a cinco mil unidades por dia ou até que o esgotamento de cada um dos três lotes. O terceiro lote, com 34% de desconto (ingressos por R$ 20,00), será vendido entre os dias 16 de julho e 3 de agosto.
Passeio turístico e refeições
As compras antecipadas para o passeio turístico e de refeição também têm vantagens econômicas. Até o dia 13 de julho o pacote, que inclui ingresso mais o Passeio Turístico com city tour por Holambra e visita a um campo de flores, custa R$ 26,00. Nessa opção com refeição no Restaurante Mimi Fast Food o pacote custa R$ 48,00, contra R$ 67,00 dos preços cobrados durante o evento.

Para cada 20 (vinte) ingressos antecipados adquiridos é concedida uma cortesia. Os bilhetes antecipados são encaminhados por Sedex. Não são cobrados ingressos de crianças de até cinco anos de idade desde que acompanhas por um responsável pagante.




Esse ano, o tema da exposição de arranjos florais, uma das principais atrações da Expoflora, é O amor em cores e flores. Entre as atrações fixas estão, também, a 8ª Mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa & Meu Jardim, a Chuva de Pétalas, o passeio turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores, as danças folclóricas e a culinária holandesa.
O nome Holambra, cidade onde o evento acontece, é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga colônia holandesa localizada a 140 km da Capital de São Paulo e a 40km de Campinas. Com apenas 11 mil habitantes, o município responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações. Durante o mês do evento, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes.

SERVIÇO
31ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Informações sobre a venda antecipada de ingressos: (19) 3802-1499 ou pelo e-mail reservas@expoflora.com.br