PATROCINADOR

05 junho 2013

Artigo: A responsabilidade de administrar condomínios

Mary Lorena Gurevich*

Os síndicos e os participantes do conselho gestor, seja no processo de autogestão ou por contrato com uma administradora,  devem sempre ter absoluta consciência de que administrar um condomínio significa imensa responsabilidade. Afinal, está em jogo a segurança dos moradores, no caso de empreendimento residencial, e dos trabalhadores ocupantes de conjuntos comerciais, bem como o seu conforto, mobilidade, salubridade do ambiente, integridade física das pessoas e instalações e outros aspectos importantes para a qualidade da vida.

Considerados tais pressupostos, é necessária atenção constante com vários itens a serem inspecionados. Desde a simples troca de lâmpadas queimadas, até alguns preceitos essenciais para se evitarem problemas e riscos: prevenção e proteção contra incêndios; cuidado com as marquises; atenção constante com a estrutura da edificação; manutenção periódica dos elevadores; verificação permanente da existência de vazamentos e infiltrações; e dedetização anual contra insetos, inclusive o cupim, cuja proliferação pode comprometer até mesmo o concreto.

No tocante à prevenção e proteção contra incêndio, é importante manter em dia os extintores, criar, treinar e reciclar sempre uma brigada apta a enfrentar essas situações. É recomendável, ainda, solicitar uma vistoria ao Corpo de Bombeiros sempre que modificações e reformas forem realizadas. Nesses casos, devem ser analisados o sistema hidráulico, iluminação, saídas de emergências, estruturas de proteção e a mobilidade, caso a reforma tenha alterado entradas e saídas de pedestres e de automóveis.

As marquises dos prédios também devem ser inspecionadas regularmente. A manutenção e a conservação das fachadas devem ser sempre orientadas por um engenheiro. É necessário observar a legislação de cada município com relação à periodicidade e o órgão da prefeitura ao qual o laudo estrutural deve ser entregue.

Ainda com relação à estrutura do edifício há algo absolutamente prioritário: nenhuma reforma de andar, sala comercial ou apartamento residencial, bem como em garagens e áreas comuns, deve ser feita sem a orientação e autorização de um engenheiro, a partir de análise feita na planta estrutural da obra. Alterações em paredes e colunas feitas à revelia desse procedimento podem provocar grandes problemas, inclusive desabamentos, como já tem ocorrido.

Outra recomendação significativa refere-se à sinalização interna, independentemente do porte do empreendimento, seja ele vertical ou horizontal, residencial ou comercial. Em todos os casos é essencial que todos os ocupantes fixos e os visitantes possam identificar com rapidez e clareza as portarias normais e eventuais saídas de emergência, entradas e saídas de garagens, locais de acesso às escadas e aos elevadores, localização de extintores de incêndio e mangueiras. Em empreendimentos de maior porte, como o Cetenco Plaza Torre Norte, também é aconselhável placas sinalizadoras que orientem a locomoção dos visitantes. Isso facilita muito o fluxo de pessoas, principalmente em prédios comerciais com grande movimentação de pessoas.

O controle do acesso de visitantes, obviamente proporcional ao porte do condomínio, é outro item que merece muita atenção, considerando o crescente risco de “arrastões” em edifícios. É sempre recomendável recorrer à tecnologia do controle de acesso, ter câmeras estrategicamente distribuídas nas entradas, elevadores, garagens e áreas comuns, de preferência com a alternativa de gravação das imagens. É importante que becape das imagens fique guardado em outro local, fora do condomínio, possibilitando a consulta mesmo em caso de danos aos equipamentos e arquivos.

É decisivo, ainda, que os funcionários do condomínio sejam  treinados para operar os sistemas, orientar ocupantes e visitantes, controlar o acesso de pessoas e capacitados a enfrentar emergências. Moradores ou trabalhadores, no caso de conjuntos comerciais, devem conhecer as regras e procedimentos, de modo que saibam como proceder em qualquer situação. A boa gestão é crucial para se evitarem problemas, o bom funcionamento dos equipamentos, a melhor convivência das pessoas, preservação e valorização do imóvel. 
   

*Mary Lorena Gurevich, advogada, é síndica do Condomínio Cetenco Plaza Torre Norte.

04 junho 2013

Pesquisa Mundial aponta que auditores sofrem pressão por alterar resultados

Estudo realizado pelo Instituto Global dos Auditores Internos retrata questões éticas e de condutas de profissionais em 111 países

Acaba de ser divulgada pelo The IIA – Institute of Internal Auditors, maior e mais importante entidade de auditoria interna do mundo, a pesquisa: ‘O Pulso Global da Profissão”. Trata-se do mais amplo estudo da carreira no planeta, que identifica o perfil atual destes profissionais, através de uma avaliação ampla e independente.

O levantamento, feito com 1.700 auditores, revela resultados polêmicos como o dado que aponta que 13% dos executivos-chefes de auditoria interna que atuam no Brasil (5% na América do Norte), já sofreram algum tipo de influência para alterar, indevidamente, os resultados de seus trabalhos. Sendo que 21,5% (7% na América do Norte) destas pressões vieram de diretores financeiros.

Além disso, 16% dos executivos-chefes de auditoria interna do Brasil relatam que já tiveram, em algum momento, prejudicada a objetividade de seus departamentos ou foram afetados (influenciados) negativamente, por parte hierárquica superior dentro da organização. Em contrapartida, 43% afirmam que melhoraram a independência e a objetividade da auditoria interna quando alteraram a linha de reporte de seu departamento para um nível hierárquico mais alto dentro da estrutura de governança na organização.

Na visão de Renato Trisciuzzi, presidente do conselho de administração do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil, estes números alertam para a necessidade de ampliar, cada vez mais, os níveis de debates sobre ética corporativa e de ampliar mecanismos que fortaleçam a transparência e independência destes profissionais. “Um dos caminhos para incentivar a ética é implantar a chamada: Três Linhas de Defesa, que é um modelo eficaz de controle da governança indicado entre as melhores práticas de gestão em uma organização”, explica.

Sobre a valorização da profissão, os executivos entrevistados dizem que 2013 é o ano com mais recursos pessoais e orçamentais à disposição, se comparado a qualquer outro, desde a crise de 2008. Globalmente, 21% relataram que houve aumento de pessoal em seus departamentos e 33% de ampliação no orçamento. No Brasil estes dados são ainda mais positivos, com 34% em contratações e 45% em recursos.

Exclusividade brasileira

Pela primeira vez na historia da profissão o país recebeu os resultados obtidos das respostas de executivos brasileiros, privilégio concedido pelo The IIA apenas às nações que participaram ativamente da pesquisa. Entre o perfil dos entrevistados, a maioria atua como líder em sua organização, sendo que 15% pertencem a empresas listadas no ranking Fortune 1000.

Para Braselino Silva, diretor-presidente do IIA Brasil, a pesquisa tem um caráter de ‘termômetro’ capaz de mensurar quais as principais demandas e realizações dos profissionais de auditoria interna. “Foi uma conquista valiosa conseguirmos a versão brasileira deste estudo, que permitirá criarmos um panorama comparativo que avalie questões culturais e de qualificação de nossos auditores, com as de profissionais de outras partes do mundo”, revela.

As versões global e brasileira da pesquisa: O Pulso Global da Profissão, estão disponíveis para serem obtidas no IIA Brasil.
 
Sobre o IIA Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completa 52 anos de fundação e é uma das 10 maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo.


Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos no mundo como o IIA de Angola. No Brasil a entidade é responsável por coordenar todo o processo de obtenção de certificações internacionais da carreira, como o CIA– Certified Internal Auditor, além de promover debates e aprimoramentos profissionais através decursos técnicos, seminários e congressos.

03 junho 2013

ABIMAQ/SINDIMAQ TEM NOVO PRESIDENTE EXECUTIVO

Dando prosseguimento à profissionalização da entidade, Luiz Aubert Neto, presidente da ABIMAQ/SINDIMAQ, anunciou na abertura da Feimafe, no Anhembi, em São Paulo, que acaba de concluir o processo, iniciado em 2007, de profissionalização da entidade com a contratação de José Velloso para o cargo de presidente executivo.

Com 30 anos de experiência no setor de máquinas e equipamentos, engenheiro mecânico e administrador de empresas, José Velloso trabalhou 21 anos como diretor do grupo PTI – Power Transmission Industries do Brasil S/A e está desde 1998 como vice-presidente da ABIMAQ/SINDIMAQ, tendo várias vezes substituído a presidência da entidade, representando a casa.


José Velloso é casado, tem 51 anos e dois filhos.

Feira de franquias em São Paulo

Paixão do brasileiro pela culinária chinesa impulsiona expansão da rede Lig-Lig

Rede amplia forma de atendimento, investe em novos pratos e em tecnologia para incrementar os negócios e aumentar o faturamento dos franqueados

A rede Lig-Lig – especialista em culinária chinesa adaptada ao paladar brasileiro – participará da ABFExpo Franchising – que acontece entre os dias 12 e 15 de junho, em São Paulo – interessada em atrair investidores para abrir mais lojas pelo Brasil – sendo prioridade as regiões Sul e Sudeste. O principal argumento de vendas, além de uma trajetória de vinte anos no mercado, é a certeza de que o brasileiro ama a comida chinesa – ainda mais se puder recebê-la onde estiver, com toda a comodidade.

No Sul, a Lig-Lig espera atrair investidores interessados em atuar no Paraná – em alguns bairros de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu ; em Santa Catarina – especialmente nas cidades de Blumenau, Florianópolis e Joinville ; e no Rio Grande do Sul, prioritariamente nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Gravataí, Viamão e Novo Hamburgo.

No Sudeste, São Paulo e Minas Gerais são os estados que estão no mapa de expansão da Lig-Lig. Para os mineiros, a rede oferece negócios prioritariamente em Belo Horizonte (em regiões pré-determinadas), Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Ipatinga e Uberaba. Já os candidatos a franqueados paulistas, terão oportunidades em algumas regiões da capital, Campinas, São José do Rio Preto, Osasco, Diadema e Jundiaí.

A Lig-Lig está presente em diversos endereços da cidade de São Paulo; na zona metropolitana paulista; Curitiba; Campo Grande; São Luiz; Belo Horizonte e Natal. A empresa opera, no total, 38 lojas pelo sistema de franquias.

Inovação constante – A rede procura investir no cardápio – oferecendo uma variedade de pratos, preparados com ingredientes de qualidade -  e no bom atendimento. Foi por isso deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que consome as delícias da rede tanto em casa ou no trabalho, quanto na própria loja.

Voltando ao cardápio, no final do ano passado, as lojas passaram a oferecer novos pratos que já eram famosos no exterior. “Introduzimos duas receitas da culinária chinesa, campeãs de vendas nos Estados Unidos: o Frango com Laranja e a Carne com molho mongol. As pessoas estão adorando e os consomem, cada vez mais”, afirma o franqueador Thomas Liu. Além dessas delícias, a Lig-Lig também lançou o Frango com Abobrinha ao Molho Hoisin. Juntas, as novas receitas já são responsáveis por atrair novos clientes. “Uma das novidades hoje já está em 3º lugar em vendas”, informa o franqueador.

Mas as novidades, na rede Lig-Lig, não estão apenas na cozinha. A rede implantou recentemente um sistema de pedidos online em sua rede, utilizando as empresas Restaurante Web, Pedidos Já! e Hello Food. Desde a implantação do sistema, a rede passou a atender cerca de 10 mil pedidos a mais por mês. “Hoje os pedidos online correspondem a 6% das vendas da rede. Para que esse número cresça, trabalhamos fortemente em diversos meios de divulgação”, explica Liu.

Internamente, a franqueadora promoveu uma mudança significativa na consultoria de campo, adotando a meritocracia. O funcionamento é simples. Cada consultor realiza uma análise personalizada das necessidades e demandas de cada loja, para avaliar como ajudá-las a melhorar sua performance. Após a implantação das soluções propostas, acontece um acompanhamento mensal da evolução de cada franquia. Com base na análise de variáveis, o consultor recebe uma remuneração.  “Este modelo está criando mais segurança para que o franqueado invista na loja, não só financeiramente, mas também em dedicação e qualidade do serviço. E o consultor, por sua vez, está cada vez mais comprometido com o sucesso de cada operação”, acredita o franqueador.

Perfil Lig-Lig

Tipo de negócio: Delivery de comida chinesa
Ano da fundação: 1992
Início da franquia no Brasil: 1992
Total de unidades no Brasil: 38 (2 próprias e 36 franqueadas)
Investimento inicial: de R$ 290 mil a R$ 320 mil
Taxa de franquia: de R$ 30 mil a R$ 45 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: 5% do FB
Taxa de publicidade: 2% do FB
Área mínima: 150 m²
Nº de funcionários: 8 (no mínimo)
Faturamento bruto: R$ 75 mil (média)
Lucro líquido: 15% do FB (média)
Prazo de retorno: de 30 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Telefone: (11) 5571-5666

Serviço:
ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo - SP
Horário de Funcionamento: De 12 a 15 de junho das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Preço do Ingresso: R$ 60,00

Sobre a rede Lig-Lig

A Lig-Lig está presente em diversos endereços da cidade de São Paulo; na zona metropolitana paulista - Alphaville, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Santo André -; Paraná (Curitiba); Mato Grosso do Sul (Campo Grande); Maranhão (São Luiz); Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Norte(Natal). A empresa opera, no total, 40 lojas pelo sistema de franquias.


Com variedade de pratos, qualidade e bom atendimento, a Lig-Lig deixou de ser uma empresa que trabalhava apenas com delivery de comida chinesa para implantar em suas lojas um salão para consumo dos pratos no local. A iniciativa foi um sucesso entre o público, que agora pode consumir as delícias da cozinha de inspiração chinesa, tanto em casa ou no trabalho, quanto na própria loja.

Indumak divulga nova empacotadora compacta na Fispal

Empresa apresenta o lançamento Mini, além da linha de empacotadoras, enfardadeiras  e o exclusivo robô paletizador.

A empresa Indumak, de Jaraguá do Sul, marcará presença durante a Fispal Tecnologia, apresentando a nova empacotadora compacta Mini - para produtos em embalagens unitárias ou em pequenas quantidades - e a Lince 4.  A 29ª edição da Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, ocorre de 25 a 28 de junho, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, e é considerado o maior evento do setor na América Latina. Reúne profissionais de todas as regiões do Brasil e de mais de 41 países.  

Neste ano, a mais completa empresa de acondicionamento do Brasil e classificada como uma das três maiores do País, a Indumak contará com dois estandes na feira, sendo um deles com 240 m² e outro de 120 m². “Queremos aproveitar o potencial e a visibilidade que a Fispal proporciona da melhor maneira possível, colocando à mostra todo nosso portfólio de produtos e serviços”, afirma o diretor-presidente da Indumak, Gelson R. Schmidt.  

No espaço maior, a empresa expõe sua linha de empacotadoras, enfardadeiras e o exclusivo robô paletizador. No estande menor, será montada uma célula completa de paletização, com o sistema PA-50, aplicável a diferentes produtos, com grande número de periféricos que possibilitam uma variedade de configurações de layout; controle de operação flexível e concepção do hardware de segurança desenvolvido conforme as normas regulamentadoras. Serão dois robôs RP4-50, um deles paletizando e outro despaletizando.

O sistema permite total mobilidade e rapidez na paletização dos produtos. Outra característica importante é a flexibilidade do sistema de garras do robô, podendo ser adaptado para múltiplas aplicações, como fardos, caixas e sacarias, conforme o escopo de cada projeto.

Lançamentos Indumak na Fispal
Empacotadora Mini: com design compacto e moderno, a Mini embala produtos em  em embalagens unitárias ou em pequenas quantidades, como botões de maquinários e talheres descartáveis. Nas dimensões de 1m de largura, 1m24 de altura e 1m78 de profundidade, a Empacotadora Mini foi desenvolvida para alcançar maior velocidade e embala cerca de 70 pacotes por minutos, considerando as condições ideais do empacotamento. Outro diferencial da empacotadora é a alimentação automática ou manual, que garante flexibilidade para a quantidade de produtos em cada embalagem.

Lince 4: a empacotadora Lince 4 é destinada para o empacotamento vertical de produtos sólidos, granulados ou refinados e unitários. O equipamento está adequado às normas da NR12 e prima pela segurança em sua operação. Um dos grandes diferenciais do produto é o “fast setup”, que permite a troca rápida em todos os pontos onde é necessário ajuste, dispensando o uso de ferramentas. O novo design da Lince 4 também foi projeto para eliminar possíveis áreas de contaminação do produto, evitando componentes expostos ou partes da máquina onde seria possível o acúmulo de produto ou sujeira.

Além disso, o equipamento conta com painel elétrico, também adequado às normas da NR12. Com visual clean e moderno, a nova empacotadora é também mais econômica e reforça a marca Indumak como sinônimo de tecnologia e inovação.

Diferentemente dos equipamentos tradicionais, a Lince 4 realiza tracionamento do filme através de um servo motor, assegurando maior precisão nas paradas e no comprimento dos pacotes.

Equipamentos da Indumak que serão expostos na Fispal:
*Sistema de paletização PA-50
* Empacotadora Lince 4
* Empacotadora Lince Continuous Motion
* Dosador de balança com múltiplos cabeçotes
* Empacotadora MG 1000 com dosador DR-1000
* Dosador DP-1000
* Empacotadora MINI + esteira de unitários
* Enfardadora MK 30

Diferenciais da Indumak
Atenta aos movimentos do mercado, a Indumak investe cada vez mais na capacitação das equipes de trabalho e busca soluções para a automatização dos processos com segurança. “A empresa é uma das primeiras em seu segmento a lançar produtos que cumprem com as diretrizes da NR-12, com características adequadas inclusive às normas internacionais para o manuseio de cargas”, destaca Gelson R. Schmidt, diretor presidente da Indumak.


A empresa dispõe de soluções completas para qualquer sistema de embalagens verticais, oferecendo uma moderna linha de empacotadoras, enfardadeiras e seus acessórios. São equipamentos desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Mutirão recolhe oito quilos de objetos estranhos no pátio de aeronaves de Viracopos: iniciativa da Swissport vai acontecer toda semana

A iniciativa da Swissport, em parceria com as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e de Viracopos, em Campinas, de promover uma campanha para evitar acidentes provocados por lixo ou objetos deixados no pátio de aeronaves foi tão bem aceita que o projeto inclui agora um mutirão permanente. O primeiro mutirão aconteceu na última quarta (29/05), às 14h, em Viracopos, e recolheu nada menos que oito quilos de objetos estranhos. Os colaboradores da Swissport em Viracopos vão participar de um mutirão sempre as quartas-feiras e toda família aeroportuária será convidada a participar.
Os chamados danos por objeto estranho, conhecido como FOD (foreing object damage) são o maior e mais caro problema que pode afetar o ciclo de vida de um motor turbo jato. E, normalmente, acontece por erro humano: alguém esquece ou permite que seja esquecido um objeto no pátio.
“Estamos muito animados com a ideia do mutirão e com o apoio da concessionária em Viracopos. Com isso, a prevenção está ganhando mais força e seremos capazes de envolver todos que atuam na atividade aérea, seja no hangar, na rampa, no setor de cargas ou no atendimento aos passageiros”, disse Elizabeth Tullii, gerente de Safety da Swissport.
No lançamento da campanha, em abril, cartazes foram espalhados por toda a área em que circulam os funcionários da empresa tanto em Guarulhos quanto em Viracopos e a proposta é levar a campanha para os outros 11 aeroportos em que a Swissport atua no país.
Objetos estranhos ou FO (foreign objects) deixados em locais impróprios são sugados pelo motor em movimento e provocam danos que necessitam reparos, trocas prematuras de peças e aumento do tempo de aeronave indisponível em solo. São classificados com objetos estranhos itens metálicos como parafusos, ferramentas, rodízio de malas; itens macios como boné, luvas, sacolas, roupas; e mais pássaros e outros animais. Os sinais de danos por objetos estranhos ou FOD (foreign object damage) podem ser observados no motor durante uma inspeção de pré-voo ou na inspeção programada, podendo incluir danos nas palhetas das turbinas, ruídos, vibração, apagamento do motor, entre outros.
No Brasil, a Swissport está presente nos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos – Campinas) e Vitória. Oferece serviços na área de ground handling, carga, aviação executiva e aviation security.

Em todo o mundo, a Swissport International Ltd. fornece serviços em terra (ground service) para mais de 70 milhões de passageiros e 2,8 milhões de toneladas de carga por ano, atendendo cerca de 650 empresas em todo o mundo. Com um time de cerca de 33 mil funcionários, a Swissport está presente em 176 aeroportos em 38 países nos cinco continentes. Mais informações www.swissport.com

BRASIL BRAU cria Prêmio para estimular setor cervejeiro

Inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do evento até 10 de junho

A grande novidade da Brasil Brau deste ano, que será realizada de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center (São Paulo), é o Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja. Qualquer empresa brasileira do setor ou relacionada ao mesmo pode concorrer em uma das quatro categorias: Design de Rótulos, Comunicação da Cultura Cervejeira, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Para empresas produtoras, é indispensável o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da empresa e dos produtos participantes.

As inscrições foram iniciadas em 17 de maio, vão até 10 de junho, e devem ser feitas pelo site do evento (www.brasilbrau.com.br). A participação se dá através da submissão de cases nas quatro categorias e o investimento é de R$ 200,00 por ‘case’, sendo que os expositores têm desconto de 50% no valor da inscrição. A premiação será realizada no evento, no dia 26/06/2013, às 15h.

O objetivo do Prêmio, segundo Victor Montenegro, Diretor de Negócios da Fagga | GL events Exhibitions, é incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas especiais, em médio e longo prazo. O julgamento será feito por quatro jurados fixos e mais um especialista por categoria, ou seja, cinco jurados por categoria. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Um dos destaques do júri é Petra Westphal, diretora do grupo realizador da Drinktec, uma das maiores feiras mundiais de bebidas, que acontece de 16 a 20 de setembro, em Munique (Alemanha).

Com um crescimento de 50% no número de expositores em relação à edição de 2011, a mais completa feira do segmento de cervejas especiais, Brasil Brau – XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja - terá novos horários, acessos e espaços diferenciados tanto para o Degusta Beer, quanto para a visitação à Feira de Tecnologia e a participação no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira. Considerado o principal e mais abrangente evento do setor realizado no país, a Brasil Brau incorpora toda a cadeia produtiva, contando com a participação de representantes da indústria e do mercado cervejeiro.

Mais de 40 cervejarias e microcervejarias apresentarão seus lançamentos e destaques entre 130 marcas de cervejas especiais, que deverão atrair um fluxo de visitantes 60% superior ao de 2011, quando o espaço de degustação foi aberto ao público pela primeira vez. Promovida pela Fagga I GL events Exhibitions, é realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), com a chancela VLB, Doemens e apoio institucional do Senai. Entre os 5.000 visitantes da última edição, 41% foram ao evento para estabelecer novas relações comerciais, 32% buscavam conhecer novos produtos e serviços e 11% procuravam novos fornecedores.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.