PATROCINADOR

26 outubro 2013

Rodovia dos Bandeirantes completa 35 anos

Obras de implantação de quinta faixa entre Jundiaí e São Paulo estão em andamento; Cerca de 490 mil veículos trafegam diariamente pela Rodovia dos Bandeirantes, uma das mais importantes ligações entre a capital e interior de São Paulo.

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), uma das mais importantes vias paulistas, completa em outubro, 35 anos nesta segunda-feira, dia 28 de outubro. Marco na história recente do sistema de transporte de São Paulo, a Rodovia inovou, na época da inauguração, ao adotar o conceito de autoestrada, com três faixas de rolamento e geometria que privilegia o tráfego de longa distância. Esta concepção faz da Rodovia dos Bandeirantes ainda hoje uma das mais  modernas vias do país.

Construída como uma alternativa rápida e eficiente à Via Anhanguera, até então a única ligação duplicada entre Campinas e São Paulo, a Rodovia dos Bandeirantes foi uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico das regiões de Campinas e Jundiaí, que se transformaram, no decorrer das últimas décadas, em importantes pólos de tecnologia, pesquisa e educação no Estado de São Paulo. A SP-348 também é responsável pelo escoamento da produção do interior ao porto de Santos e ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Nestes 35 anos, a Rodovia dos Bandeirantes continua sendo uma referência, principalmente quando o assunto é a qualidade da Rodovia e dos serviços prestados, itens que garantiram à via o título de melhor rodovia do Brasil por sete anos consecutivos (de 2006 a 2013) pelo Guia Quatro Rodas e outras três vezes (2012, 2006, 2004) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

CCR AutoBAn
Nos últimos quinze anos, a rodovia é administrada pela concessionária CCR AutoBAn, dentro do programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo.
Neste período, a SP-348 ganhou obras e investimentos que permitiram o seu prolongamento em 78 quilômetros, de Campinas até Cordeirópolis (2001), além da construção da quarta faixa entre São Paulo e Jundiaí (2006), recuperação do pavimento com utilização de asfalto ecológico, com borracha, (2012), instalação de telefones de emergência a cada quilômetro (são 258 dispositivos) e novas estruturas de atendimento aos usuários. Câmeras (51 equipamentos) monitoram o dia-a-dia da rodovia. Cada uma delas tem alcance de até três quilômetros. Desde que assumiu a administração da Rodovia dos Bandeirantes, a CCR AutoBAn já investiu cerca de R$ 2 bilhões, em valores atuais, em obras e melhorias  na rodovia.
Além de todos estes investimentos, a Concessionária mantém, 24 horas por dia, estrutura de atendimento aos usuários. São equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar, de socorro mecânico, guincho, entre outros. Até agosto de 2013 foram realizados aproximadamente  71 mil atendimentos.

Estrada para a Saúde
A CCR AutoBAn instalou, no Km 56 da Rodovia dos Bandeirantes, a base do programa Estrada para a Saúde, que oferece atendimento médico e odontológico gratuito aos caminhoneiros. Eles contam ainda com cabeleireiro, serviço de podologia, internet gratuita e podem fazer exames laboratoriais. De janeiro a setembro de 2013 foram realizados cerca de 35 mil atendimentos. A partir dos resultados dos exames laboratoriais, o programa identificou que quase a metade dos caminhoneiros que utiliza o Sistema Anhanguera-Bandeirantes sofre de hipertensão e mais de 80% deles estão acima do peso.

Investimento em melhorias - 5ª faixa
Em 2013, a concessionária CCR AutoBAn trabalha na implantação da quinta faixa entre os quilômetros 14 e 47, mais uma grande obra na Rodovia dos Bandeirantes, com investimentos de R$ 160 milhões. A obra, que está em andamento, tem objetivo de aumentar a capacidade e a fluidez do tráfego. A SP-348 recebe cerca de 490 mil veículos por dia. A quinta faixa da Rodovia dos Bandeirantes deve beneficiar aproximadamente  3,5 milhões de habitantes das cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, além de moradores do município de Jundiaí e das cidades vizinhas. A previsão de término da obra é abril de 2014.

Redução de acidentes
Com investimentos em infraestrutura, em equipamentos e tecnologia de atendimento, campanhas de segurança, educativas e de saúde, foi possível reduzir, desde o início da concessão, em 24% o número de acidentes, em 8,7%, a quantidade de feridos e em 61,6% o número de mortes no Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Curiosidades
  • O nome da rodovia é uma homenagem aos Bandeirantes, desbravadores paulistas que durante o período colonial percorreram o interior do país em busca de índios e pedras preciosas.

  • A Bandeirantes foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1978. A rodovia foi construída em 26 meses, dentro do cronograma estipulado pelo Governo de São Paulo.

  • Desde 1º de maio de 1998 a Rodovia dos Bandeirantes é administrada pela CCR AutoBAn.

  • Durante as obras de recuperação de pavimento, em 2012, entre São Paulo e Campinas, foram utilizados 500 mil pneus no asfalto ecológico. O pavimento reduz o nível de ruído e aumenta a aderência dos veículos à rodovia.

Sobre a CCR AutoBAn: A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre o Grupo CCR: O Grupo CCR é um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla 2.437 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP) e Renovias (SP). Também faz parte do controle acionário da concessionária Transolímpica, que irá construir e operar o Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos, e de 45% no capital social da Controlar, concessionária que realiza o programa de inspeção veicular da cidade de São Paulo. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro e CCR Barcas, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro. Em 2012, ingressou no setor aeroportuário com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito, San Jose e Curaçao. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e faz parte da carteira teórica do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Emprega, atualmente, cerca de 10 mil colaboradores.

Assessoria de Comunicação Social da CCR AutoBAn – (11) 4589-4188

Site da CCR AutoBAn: www.grupoccr.com.br/autoban

ASUS EXIBE NOTEBOOKS COM TECNOLOGIA GRÁFICA INTEL® IRIS™ DURANTE A BRASIL GAME SHOW 2013

A ASUS, em parceria com a Intel, vai demonstrar a nova tecnologia de gráficos embarcados Intel® Iris™ para notebooks durante a Brasil Game Show, a maior feira de games da América Latina, que acontece em São Paulo de 25 a 29 de outubro. O novo Ultrabook ASUS Zenbook UX301 conta com a nova tecnologia e estará exposto no estande da Intel durante o evento. Além disso, a ASUS demonstra seu novo notebook voltado a desempenho para games, o ROG G750JX.

O ASUS Zenbook UX301, junto com o recém-lançado Zenbook UX302, faz parte da nova geração de Ultrabooks da ASUS baseada no Zenbook originalmente lançado em 2011 e vencedor de diversos prêmios. Os novos modelos vêm com o já tradicional padrão de círculos concêntricos da linha ASUS Zenbook, mas ganha agora um exterior mais limpo, suave e resistente à realidade da vida móvel graças ao uso do vidro com tecnologia Corning Gorilla Glass 3 na sua parte exterior e no descanso das mãos.

Os Zenbooks UX301 e UX302 são movidos por um processador Intel® Core™ de quarta geração (“Haswell”) de alta performance para multitarefas e eficiência energética excelente, com configurações com processador Intel® Core™ i5 e i7 e gráficos embarcados Intel Iris™ e Intel HD Graphics para melhor desempenho de vídeo em games em alta resolução.

A 4ª geração Intel Core oferece experiências otimizadas para as necessidades específicas dos usuários finais, com extraordinária duração de bateria, gráficos de ponta e novos modelos de uso em dispositivos como tablets, sistemas 2 em 1, dispositivos robustos para entusiastas, all-in-ones portáteis e seguros e dispositivos empresariais gerenciáveis com a tecnologia Intel® vPro™.  A Intel® Iris™ Graphics, disponível em alguns modelos da 4ª geração da família de processadores Intel Core, oferece até o dobro do desempenho 3D em comparação com as soluções móveis Intel HD Graphics mais rápidas atualmente disponíveis. A Intel Iris graphics dá vida à próxima geração de dispositivos para a computação móvel com uma experiência visual embarcada – nenhuma placa gráfica adicional é necessária.

O Corning Gorilla Glass 3 usado nos Zenbook UX301 e UX302 oferece a mesma durabilidade e espessura do Gorilla Glass 2, mas utiliza a tecnologia Native Damage Resistance™, proprietária da Corning, para aumentar a resistência a arranhões, reduzir a visibilidade de riscos e aprimorar a durabilidade do produto. O Corning Gorilla Glass 3 com NDR oferece três vezes mais resistência a arranhões que o Gorilla Glass 2 e reduz em 40% o número de riscos visíveis, com um aumento de 40% na proteção caso sofra um arranhão mais profundo.

Os novos ASUS Zenbook UX301 e UX302 contam com telas sensíveis ao toque (touch screen) com resoluções WQHD (2560x1440) e Full HD (1920 x 1080) para visualização nítida e clara de imagens e texto. O uso da tecnologia IPS (In-Plane Switching) na tela permite ter cores precisas e ricas em ângulos maiores de visualização lateral de até 178 graus, e o multitoque de até 10 pontos simultâneos garante resposta rápida e suave ao controle com os dedos no sistema operacional Windows 8.

O Zenbook UX301 estará disponível nas cores Azul e Branco e o Zenbook UX302 estará disponível na cor Azul. As configurações do ASUS Zenbook UX301 e UX302 incluem ainda Wi-Fi de alta velocidade com o novo padrão 802.11ac, três portas USB 3.0 e conectividade Bluetooth 4.0. O modelo também vem com um teclado retro iluminado com controle automático de nível de iluminação e um grande touchpad multitoque compatível com os gestos do Windows 8, assim como tecnologia de som ASUS SonicMaster para som rico e detalhado em vídeos, música e games. A máquina conta ainda com alto-falantes ICEPower, desenvolvidos em parceria com a Bang&Olufsen, que ampliam a capacidade e a qualidade de som do Zenbook UX302/UX301.

O novo ASUS Zenbook ganhou o “Good Design Award 2013 Best 100” e é o único notebook do mundo a receber esse prêmio de design.

Maior performance em games com o ASUS ROG G750JX

Outro grande destaque da ASUS no estande da Intel durante a BGS é o notebook ROG-Republic of Gamers – da premiada Série G G750JX, que entrega performance avançada para gamers e entusiastas. A máquina vem com processador Intel® Core™ i7 de quarta geração e GPU NVIDIA® GeForce® GTX 770M, além dos mais novos padrões de conectividade. 

Seu design é inspirado no Stealth Jet Fighter F-22, com linhas e superfícies que fluem ao longo do produto. Combinado a um design térmico único, o G750JX ainda usa um apoio para os punhos em alumínio, com um ângulo de digitação que o torna confortável mesmo com longo tempo de uso. 

Para tornar o resfriamento mais prático, o G750JX tem um sistema térmico duplo para CPU e GPU de exaustão traseiro baseado em projetos bem-sucedidos das demais séries de notebooks G. Além disso, a saída de áudio aprimorada ocorre por conta da tecnologia ASUS SonicMaster com o utilitário de ajustes de som ROG AudioWizard, que foi projetado especialmente para a linha ROG de notebooks. 

O desempenho do G750JX, aliado ao seu formato, permite substituir sem problemas um desktop para games. O notebook vem com processador Intel® Core™ i7 de quarta geração que acelera a operação do sistema e garante multitarefa e multimídia com melhoria no consumo de energia. Para rodar gráficos em Full HD e configurações máximas, conta com a placa gráfica discreta NVIDIA® GeForce® GTX 770M com 3GB de memória de vídeo GDDR5 com desempenho duas vezes mais rápido que a GTX670M.

O G750JX vem ainda com conectividade Intel® Thunderbolt™, com uma única porta que transfere vídeos e dados em até 10Gbit/s (o dobro da banda usada pelo USB 3.0), com o máximo de até seis dispositivos compatíveis conectados a ela. O G750JX está disponível com um sistema de armazenamento com dois SSD de 256 GB usando interface SATA 6 Gbit/s e um disco rígido de 1 TB. que amplia o desempenho do Windows 8. RAID 0 também é compatível. 

O teclado completo do G750JX é projetado para oferecer melhor desempenho em games, com apoios angulares para os pulsos e o uso de materiais confortáveis todo o tempo. Tornando mais confortável a experiência dos games. O touchpad  multitoque usa botões resistentes para maior durabilidade e precisão. 

DISPONIBILIDADE E PREÇO

Os ASUS Zenbook UX301 e UX302 estarão à venda no varejo especializado a partir de novembro com preço sugerido inicial de R$ 6.999,00 (UX302) e R$ 8.999,00 (UX301). O ASUS ROG G750JX está à venda no varejo especializado com preço sugerido de R$ 13.999,00.

Convergência, um jogo de titãs

Por Daniel Domeneghetti

O atual cenário competitivo do setor de telecomunicações, dentre as diversas variáveis que afetam, impactam ou direcionam as suas estratégias possiveis se encontra incerto e mal formado, já que os seus contornos e limites que ainda estão em formação. Os resultados desejados - quando entendidos e planejados - carecem de fundamentação, sustentação de resultados históricos consistentes, melhores práticas consagradas ou ainda mesmo de benchmarks capazes de prover a segurança necessária para que se adote um direcionamento - mesmo que traduza em enormes oportunidades e possibilidades –  é o fenômeno da convergência.
A convergência digital e tecnológica trouxe consigo a consolidação da era da informação, do conhecimento e ajudou a fortalecer outros fenômenos: o da globalização (macro-ambiente) e o da inserção dos consumidores e clientes de forma ativa e direta na cadeia de influência competitiva das empresas (produtos, serviços, marcas, outros consumidores, etc).
Neste cenário, todos os players de Telecomunicações e dos demais setores da convergência, como Mídia, Internet, Eletro-Eletrônicos e TI, se encontram imersos em uma grande rede de relações, relacionamentos, e, consequentemente, de ações e reações determinadas pelo movimento de atores situados e contextualizados em ambientes muito mais heterogêneos quando comparados aos ambientes competitivos setoriais ou cadeias de valor tradicionais de alguns anos atrás (na qual as fronteiras de relações eram menores e mais bem conhecidas).
Hoje, praticamente todas as indústrias citadas são impactadas pela convergência, porém algumas são diretamente responsáveis por esse contexto, outras são refém do mesmo, outras influenciadoras de tendências ou sustentadoras deste novo ambiente convergente… Cada papel – e seus riscos e oportunidades – depende do histórico, competências, produto, serviço, público-alvo, tecnologia, regulamentações locais, legislações, cultura de país/região, dentre outras variáveis que estão ligadas a cada empresa.
No final das contas, Setores como Telecomunicações, TV, Internet e Tecnologia da Informação serão os principais protagonistas do fenômeno da convergência, na medida em que provêem o acesso ao ambiente digital, permitem a comunicação nos diversos canais convergentes, desenvolvem produtos e aplicativos ou prestam serviços convergentes, agregam conteúdo e operam mídia, assim como desenvolvem e mantêm a infraestrutura, os sistemas e as aplicações necessárias para que tudo seja convergente, seja direcionado para um ponto comum, de junção.
O ambiente digital, ao unir a Tecnologia da Informação com as Telecomunicações e a TV, promoveu novos serviços e produtos e diversas combinações e possibilidades: Telefonia (fixa ou móvel + IP)=VOIP; serviços de áudio + vídeo + dados= Triple Play; serviços de áudio + vídeo + dados + wireless = Quad play; áudio + vídeo + Internet = streaming multimídia, etc.
Nesta realidade de mercado em que os limites entre as indústrias tradicionais praticamente deixam de existir, com serviços e produtos ofertados pelos players podendo ser substituídos uns pelos outros sem um grande diferencial percebido, a lógica competitiva deve passar por estratégias de consolidação de operações a fim de se construir cadeias de valor mais eficientes em seus processos e mais eficazes na criação, comercialização e prestação de serviços diferenciados, sejam eles traduzidos em preços, atendimento e relacionamento, ou ainda em serviços de valor agregado que sejam percebidos como tal por seus clientes.
Este jogo não espera por curvas de aprendizagem ou investimentos de longo-prazo; os gigantes do Setor já estão se mobilizando com suas estratégias: Vivo, Claro, TIM, Oi, Tefonica, Brasil Telecom, Embratel, NET, Portugal Telecom, America Movil, Abril, Bandeirantes, Record, Globo, IG, Claro, UOL, Globo.com, Nokia, Microsoft, Google, Apple etc …cada qual com estrutura, sua cadeia de valor segundo suas diretrizes e visões estratégicas, pois, por maiores que possam ser individualmente em determinado mercado, neste jogo, convergir forças será mais do que necessário.
Sobre o autor


Daniel Domeneghetti, especialista em estratégia corporativa, top management consulting, gestão de ativos intangíveis e valor sustentável, é sócio do Grupo ECC e CEO da DOM Strategy Partners, boutique de consultoria 100% nacional especializada em estratégia corporativa e gestão de ativos intangíveis, responsável, dentre outras, pela formulação e modelagem da Metodologia IAM (Intangible Assets Management), pelo PIB (Programa Intangíveis Brasil), pelo Reputation Index e pelos principais cases de gestão de ativos intangíveis para as 1000 maiores empresas do país. Também é sócio-fundador da E-Consulting Corp., empresa líder em consultoria para Web, TI, Mídia, Telecom e Contact Center, da K4B, primeira empresa de KPO do Brasil, atual presidente do Instituto Titãs do Conhecimento e co-manager da empresa de investimentos InVentures Participações. Co-autor do livro "Ativos Intangíveis, o Real Valor das Empresas" (4ª. Ed), pela Editora Campus Elsevier. Além de palestrante e articulista internacional.

25 outubro 2013

SAP expande soluções para gestão de grandes volumes de dados

Empresa anuncia três novidades para gestão de Big Data, entre elas o lançamento de uma aplicação específica para o setor de manufatura


A SAP AG (NYSE: SAP) anuncia a expansão de seu portfólio de produtos para gestão de grandes volumes de dados (Big Data). 

A primeira novidade é a integração da tecnologia de computação em memória SAP HANA com Hadoop, plataforma para análise de dados de código aberto, desenvolvida pela Apache. A solução combina visão em tempo real com armazenamento de grandes volumes de dados, resolvendo um dos maiores problemas da gestão de Big Data: a conexão de soluções de análise e armazenamento. 

"Nossa estratégia oferece uma abordagem única e integrada que combina os dados das empresas com informações adicionais, aperfeiçoando, assim, os processos de negócios, tais como o engajamento de clientes, a manutenção preventiva e a capacidade de reação da cadeia de suprimentos" afirma Steve Lucas, presidente da área de soluções de plataformas da SAP.

Dados em tempo real e com segurança
A SAP também anuncia parceria com a Intel e a Hortonworks, empresa que comercializa e implementa a plataforma Apache Hadoop. Pelo acordo, a SAP passa a oferecer aos seus clientes algumas de suas soluções de análise e gestão de informações com Hadoop e rodando com SAP HANA. A integração com Apache Hadoop faz parte da estratégia global adotada pela SAP para fornecer visões de negócios valiosas baseadas na fonte inesgotável de dados, cuja disponibilidade está fundamentada no armazenamento eficiente de grandes volumes de dados e na análise em tempo real.

Por meio do desenvolvimento de otimizações no hardware da Intel e de melhorias na codificação e decodificação que garantem níveis mais altos de segurança, a integração do Intel Distribution for Apache Hadoop com SAP HANA vai proporcionar patamares mais elevados de segurança e de capacidade de expansão, sem sacrificar os padrões de desempenho.

"As empresas precisam de soluções simples para lidar com Big Data que forneçam um panorama claro e em tempo real dos dados. E  tudo isso dentro de um ambiente seguro para aprimorar os processos de negócios", explica Boyd David, vice-presidente e gerente geral da divisão de software de data centers da Intel. 

“Como uma revenda autorizada Hortonworks Data Platform, a SAP pode assegurar aos seus clientes que eles estão implementando uma arquitetura baseada em SAP HANA e Hadoop. Além disso as empresas terão total suporte da SAP”, afirma Shaun Connolly, vice-presidente de estratégia corporativa da Hortonworks. 

A novidade amplia o escopo da parceria com a Intel, que existe desde fevereiro de 2013. Além disso, a SAP pretende dar continuidade à certificação e ao suporte para todas as distribuições do Apache Hadoop como parte do programa global de parceiras comercias da SAP.

Big Data para indústria manufatureira
A terceira novidade é o lançamento de uma aplicação de gestão de grandes volumes de dados para a indústria manufatureira, que se esforçam para basear sua produção na demanda e reagir de modo mais rápido e eficaz à evolução das necessidades do mercado. Contando com o desempenho da plataforma SAP HANA, a solução SAP Demand Signal Management ajuda a cumprir esses requisitos por meio das seguintes operações:

 - Captura de enormes volumes de sinais da parte final do ciclo de demanda (por exemplo, dos dados provenientes dos pontos de venda de varejistas), bem como de dados de pesquisa de mercado e sobre sentimentos manifestados pelos consumidores; 

- Geração em tempo real de informações com a finalidade de ajudar os gerentes das áreas de marketing, vendas e cadeia de suprimentos a serem mais proativos e tomarem melhores decisões. 

O SAP Demand Signal Management é a primeira de uma série de aplicações voltadas para a gestão de grandes volumes de dados que a SAP planeja lançar antes do final de 2013, incluindo a ferramenta analítica de fraudes, SAP Fraud Management, e a solução para engajamento de clientes SAP Customer Engagement Intelligence, que reúne as aplicações analíticas SAP Audience Discovery and Targeting, SAP Customer Value Intelligence, SAP Social Contact Intelligence e SAP Account Intelligence. 

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a cerca de 248.500 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR. 

II Expocietec: USP apresenta amostras de tecnologias e disponibiliza orientação de negócios a startups

Estande da Agência USP de Inovação contará com exposição de equipamentos produzidos em âmbito acadêmico e terá equipe de plantão para tirar dúvidas de empreendedores

A Agência USP de Inovação exibirá algumas tecnologias para terapia fotodinâmica (a partir de fontes de luz) em seu estande na 2ª Exposição e Conferência de Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica (II Expocietec), nos dias 30 e 31 de outubro. Entre os equipamentos está o LINCE, que tem a finalidade de tratar o câncer de pele.  A universidade também realizará atendimento  e orientação gratuitos a startups sobre inovação e solução de problemas no desenvolvimento de produtos. A II Expocietec acontece em São Paulo e é realizada em parceria pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP),

O LINCE (protótipo produzido sob licença pela MM Optics) permite tanto detectar a extensão do câncer de pele como tratá-lo. A interação da luz emitida por LED com um medicamento em forma de pomada gera a fotorreação que leva as células cancerígenas à morte. Também serão apresentados no estande protótipos de equipamentos de terapia fotodinâmica para tratamento de infecções fúngicas na unha, desinfecção bucal, estética facial e feridas na pele. Esses protótipos são produzidos atualmente em parceria com empresas do setor (MMO Ltda e PDT Pharma) e instituições clínicas (Fundação Amaral Carvalho de Jaú).

Dentre as demais inovações que a USP leva à II Expocietec, estão o  Smart Audio City Guide e o projeto Arquigrafia. 
O primeiro é um aplicativo de suporte à locomoção urbana de deficientes visuais. Ao usá-lo, o sistema de geolocalização acessa mensagens sonoras sobre o lugar pelo qual o usuário passa (endereço, indicações sobre passarelas, calçadas irregulares, acesso a parques, entre outros). As mensagens são inseridas na plataforma virtual pelos próprios usuários por intermédio de rede social. 

O Arquigrafia também tem base em plataforma virtual. É um portal colaborativo para compartilhamento de imagens arquitetônicas. A intenção com o site é contribuir para o estudo de formas, docência, pesquisa e difusão da cultura arquitetônica e urbanística ao promover interações entre pessoas e instituições. O Arquigrafia estimula o compartilhamento de imagens e não impõe restrições para download, com exceção do respeito às licenças de uso atribuídas por cada autor das fotos.

Orientação a startups
No estande da USP, a Agência de Inovação promoverá atendimento a  empreendedores por meio de de dois programas: Vocação para Inovação (VPI) e Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). O VPI é voltado para esclarecer dúvidas relacionadas à inovação como propriedade intelectual, parcerias e convênios com a universidade, linhas de fomento e outros. Empresários interessados devem se credenciar previamente para receber o atendimento na feira pelo site: www.inovacao.usp.br/apoio/formulario. Os inscritos serão agendados em uma sequência de atendimentos de até 60 minutos, no horário que se estenderá das 10hs às 18hs.

Já o SBTR é um programa composto por diversas instituições com o objetivo de orientar empresas para solução de problemas em produtos - mesmo aqueles que ainda não tenham saído do papel. O serviço conta com extenso banco de dados e respostas técnicas que auxiliam os empreendedores a melhorar a competitividade de produtos; diversificar e incrementar a produção; aumentar eficiência; minimizar custos; e atingir determinados padrões de qualidade. Durante a Expocietec, a Agência de Inovação da USP terá um plantão de atendimento especial para acolher dúvidas, que irão para o site do SBRT e devem ser respondidas em 15 dias.

A universidade também abrirá espaço em seu estande para o Coletivo Escola do Futuro - USP apresentar seu trabalho, com destaque para o programa de inclusão digital Acessa São Paulo, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A ideia é aproximar do público projetos e programas de pesquisa-ação na educação formal e não formal para buscar novos contornos da sociedade em rede. A apresentação do coletivo acontece nos dois dias de evento, às 15 horas.

A Agência USP é uma das patrocinadoras da II Expocietec. Nesta edição, cerca de 60 startups de base tecnológica terão a oportunidade de expor produtos e serviços na feira. O evento pretende criar um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, além de oferecer uma programação de workshops e criar oportunidade para empresas previamente selecionadas apresentarem seus negócios a grupos de investidores. A inscrição para a II Expocietec é gratuita e pode ser feita pelo site: http://www.expocietec.com.br/

Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), inaugurado em abril de 1998, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. Desde julho de 2013, é o gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo, instalada no campus do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), cuja direção estratégica é de responsabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e do IPEN.

Tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e de empreendimentos inovadores de base tecnológica. Assim, por meio da incubadora, possibilita a ampliação do índice de sobrevivência das micro e pequenas empresas de base tecnológica, contribuindo para o aumento da capacidade de inovação e de produtividade da empresa nacional. O Cietec incentiva ainda a busca por recursos, como investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

24 outubro 2013

A partir de 28 de outubro, Turkish Airlines terá mais voos entre Istambul e Tel Aviv

Por causa da demanda elevada e das altas taxas de ocupação, a Turkish Airlines vai aumentar mais uma vez o número de voos na rota Tel Aviv – Istambul – Tel Aviv, passando de 39 para 53 voos semanais.  Com as novas opções, a rota São Paulo – Tel Aviv ganha melhores conexões e maior oferta de assentos.
Outro destino que passa a contar com melhores conexões a partir do Brasil neste fim de ano com a Turkish Airlines é o Japão. A companhia aérea de bandeira turca começou a voar diariamente de São Paulo para Istambul em julho e, em novembro, vai contar com dois voos diários de Istambul para Tóquio, no Aeroporto Internacional de Narita. As sete novas frequências serão oferecidas em um horário perfeito para conexão de quem sai do Brasil. E com uma vantagem a mais, é possível chegar no Japão por Tóquio e sair por Osaka, e vice-versa, sem custos extras.
Do Brasil, a Turkish Airlines voa todos os dias para Istambul, com conexões para diversos destinos na Europa, Ásia e Oriente Médio, e também oferece voos diários da capital paulista para Buenos Aires.
Sobre a Turkish Airlines
Criada em 1933, com uma frota de apenas 5 aeronaves, a Turkish Airlines hoje possui 233 aeronaves (passageiros e carga) e atende 239 destinos em todo o mundo, incluindo 197 internacionais e 42 domésticos.

Nos últimos anos, a Turkish Airlines vem experimentando um crescimento expressivo. Em 2009 e 2010, foi escolhida a melhor companhia aérea do Sul da Europa e em número de passageiros já é quarta maior daquele continente. Em 2013, ganhou o Skytrax World Airline Awards como a melhor companhia aérea da Europa pelo terceiro ano consecutivo. A empresa ainda foi vencedora das categorias "Best Airline in Southern Europe" e "Best Business Class Catering", graças ao programa Flying Chef. Além disso, integra a Star Alliance, criada em 1997, e atualmente é capaz de oferecer mais de 21.900 voos diários para 1.328 destinos em 195 países. Mais informações em www.turkishairlines.com

X-Treme Motorsports começa nesta sexta no Imigrantes

Car looping do Beto Carrero World, easy drift e a última etapa do Campeonato Paulista de Drift são as principais atrações do evento, que recebe ainda – na área de exposições – cerca de 160 marcas que trabalham com carros personalizados.

O principal evento brasileiro de carros customizados, o X-Treme Motorsports, em sua 7ª edição, entre os dias 25 e 27 de outubro, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo, vai contar como uma de suas principais atrações na arena o car looping, pela primeira vez fora das dependências do Beto Carrero World, parque de entretenimento que fica no município de Penha, em Santa Catarina.

O car looping do Beto Carrero World é feito em uma estrutura metálica de 21 metros de altura. Os pilotos a bordo do modelo Volkswagen Gol precisam “acessar” e manter velocidade constante de 70 km/h por alguns segundos para cumprir o “percurso”. Na arena do Beto Carrero World, o car looping é praticado somente por pilotos profissionais.

Na Arena Imigrantes, onde acontecem as atrações interativas com o público, já estão programados a última etapa do Campeonato Paulista de Drift e o easy drift, modalidade esportiva a motor praticada com carros de tração dianteira.

Novos apps – No Pavilhão de Exposições, novidades tecnológicas para quem curte interagir com o automóvel e seu smartphone. Durante a X-Treme Motorsports, as empresas Castor Suspensões e a Volcano Wheels promovem o lançamento de novos apps, disponíveis para Android e iOS.

Desenvolvido pela Castor Suspensões, o novo aplicativo permite levar o funcionamento da suspensão a ar para dentro do seu celular. Para isso, é necessário um módulo receptor e um aplicativo de smartphone que pode ser baixado gratuitamente para sistema Android. O objetivo da empresa é permitir e proporcionar uma nova experiência ao usuário, além de trazer a grande comodidade que o sistema proporciona, eliminando a necessidade de um controle remoto.

A Castor Suspensões é empresa líder no segmento de suspensões reguláveis, com mais de 10 anos no mercado de suspensões esportivas. A suspensão a ar da Castor substitui as molas do veículo por pneumáticas com um sistema elétrico, possibilitando a regulagem da altura do veículo por botões internos ou a distância por um controle remoto e agora por meio do smartphone. Assim, a alteração da altura do veiculo é realizada por meio do enchimento e esvaziamento das molas pneumáticas.

Rodas - Sediada em Santa Bárbara d’Oeste (SP), a Volcano Wheels preparou uma série de novidades para o público que visitar o seu estande durante o evento, como o lançamento de um novo aplicativo que permite ao usuário, após baixá-lo em seu celular, escolher um modelo de roda e posicioná-lo em seu veículo.  A novidade, nas plataformas iOS e Android, também vai exibir de forma tridimensional os três modelos de rodas que serão lançados pela Volcano Wheels durante o evento: V 20 aro 18’, Sunset aro 17’ e Lanin Aro 20’.

“Trata-se de uma tecnologia que será utilizada pela primeira vez para simulação e entretenimento no segmento de rodas”, diz Sidinei Cristo, diretor da Volcano Wheels. E os entretenimentos não param por ai. Além de exibir os novos modelos das rodas automotivas desenvolvidas pela Volcano Wheels, a empresa contratou dois profissionais que vão produzir caricaturas do público presente.

Dip Shine – Falando em rodas, a Autoshine, fabricante nacional de produtos de car care, lança oficialmente no mercado brasileiro – durante a 7ª edição do X-Treme Motorsports, o emborrachador líquido Dip Shine, uma tinta em aerosol com efeito reversível, capaz de promover o efeito de envelopamento de superfície de automóveis.

De fácil remoção, o Dip Shine é formulado com resinas de secagem rápida, que proporcionam acabamento em diversos tipos de superfícies, em especial em pequenas áreas da carroceria de veículos, rodas, frisos, retrovisores e acessórios. Com a aplicação Dip Shine, ampliam-se as possibilidades de personalização de automóveis, de acordo com os diferentes estilos de seus proprietários.

O Dip Shine será disponibilizado em 11 cores - laranja, verde, rosa e amarelo fluorescentes, verniz, preto, grafite, dourado, cobre, azul Bugatti e branco – em embalagem aerossol contendo 500 ml/320 g, cujo rendimento é de até 2 rodas de 17 polegadas (de acordo com as instruções de uso, mencionadas na embalagem). Para obter o efeito “fluorescente”, é necessária a aplicação do fundo branco. Seu preço sugerido é de R$ 60,00.

"Com a nova onda crescente de personalização de carros, um dos itens que mais chamam a atenção dos consumidores, sem dúvida, são as rodas. Na impossibilidade de trocar por modelos de rodas maiores e melhores, por conta do investimento, a pintura é o melhor caminho”, enfatiza Kazuo Matsui, diretor de Marketing da Autoshine, para quem a pintura definitiva pode custar de R$ 300,00 a R$ 600,00, com o inconveniente de executar a tarefa, caso o proprietário queira retornar à cor original, enquanto o emborrachador líquido, além de baixo investimento, pode ser removido com facilidade.

Ainda segundo Matsui, as cores fluorescentes amarelo, rosa, verde e laranja, além do dourado e do cobre, devem compor a nova onda da customização, seguindo as tendências da Europa e EUA.

Serviço 
X-Treme Motorsports – 7ª edição
25/10 – das 14:00 às 22:00 h e 26 e 27 de outubro, das 10 h às 20 h
Pavilhão de Exposições Imigrantes
Rodovia Dos Imigrantes, Km 1,5 - Jabaquara - São Paulo - SP.
Tel: (11) 5067-1717
Ingresso: R$ 20,00 (crianças até  7 anos e adultos acima de 60 anos não pagam)
Estacionamento: R$ 30,00