PATROCINADOR

08 abril 2016

Inflação e desgoverno

*Reginaldo Gonçalves
O cenário econômico continua apresentando aceleração da inflação, que, em março, foi de 0,97% pelo IPC da FIPE. Trata-se de forte indicativo de que a taxa acumulada no ano ficará acima do topo da meta estabelecido pelo Banco Central, de 6,5%. A maior incidência de aumentos está relacionada a alimentos (1,87%) e despesas pessoais (1,17%). Embora a mensuração da inflação acima citada refira-se a famílias com renda de um a 10 salários mínimos na Região Metropolitana de São Paulo, já existe a premissa de que o IPCA,  índice oficial da inflação, possa sinalizar uma aceleração. Apesar disso, o governo insiste que será de apenas um dígito.
Um dos fatores que pressionarão os preços é a autorização dada pelo governo para o aumento de 8,6% nas contas de energia elétrica no interior de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A situação somente não é pior porque, depois do excesso de chuvas, as autoridades perceberam que não se justificava a manutenção do sistema de bandeiras, utilizado quando foi necessário acionar as termoelétricas para suprir o abastecimento. Porém, a suspensão da bandeira tarifária representará menor arrecadação para as concessionárias elétricas, que, de imediato, pleitearam aumento de preços, aceito pela Aneel (Agência Nacional da Energia Elétrica).
A questão energética é mais um elemento que coloca em xeque a credibilidade do governo. Há rumores de que o ex-presidente Lula influencia cada vez mais as decisões administrativas, despachando medidas durante reuniões em hotéis, conforme amplamente divulgado pela imprensa. Tudo isso acirra o ceticismo dos empresários de todos os setores, incluindo os investidores estrangeiros. Tal desconfiança agrava a recessão e o desemprego.  Com menos dinheiro girando no mercado e o aumento dos juros, é inevitável o impacto nos preços de produtos e serviços. Estamos num círculo vicioso!
A realidade é clara: está sendo muito mal visto o leilão de cargos nos ministérios e órgãos estatais, promovido pelo governo para recompor a base aliada no Congresso Nacional, após a debandada do PMDB. Isso se reflete diretamente nos investimentos. Ninguém quer pôr dinheiro num Brasil permeado por uma crise política gravíssima, fisiologismo, escândalos e incertezas de toda ordem. Assim, projetos de logística, transportes e geração de energia, que poderiam auxiliar na redução dos custos de produção, vêm sendo adiados indefinidamente. Há limites para riscos no capitalismo. Quando não há perspectivas no horizonte para o retorno do aporte de capital, tudo fica estagnado.
Não há transparência no governo e sequer um plano sério de contingenciamento dos gastos. Por isso, o déficit orçamentário da União pode chegar a R$ 100 bilhões. Sem superávit primário, o dinheiro fica mais caro e as fontes de fomento cobrarão juros cada vez mais elevados. O mais grave é que o governo está paralisado, com todo o seu foco dirigido às manobras para evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há muita discussão e polêmica entre os poderes constituídos. O Brasil espera o desfecho político para caminhar. Quem governará o País? Dilma continuará? Temer assumirá? Ambos serão afastados e haverá novas eleições em 90 dias?
O Brasil espera essas respostas para que seja possível restabelecer a governabilidade e a gestão pública. A prioridade é o equilíbrio financeiro, que não pode vir do aumento da carga tributária e tampouco de novos financiamentos, mas sim do corte de gastos desnecessários. A máquina governamental está muito pesada. Por isso, os brasileiros estão assumindo a responsabilidade pela incompetência no trato dos recursos públicos, além de arcarem com todas as consequências que a crise está acarretando aos cidadãos e à sociedade.
 
 Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

01 abril 2016

Azul Linhas Aéreas trará Concorde ao Brasil

Companhia planeja trazer até cinco unidades do jato supersônico ao país e fará voos domésticos para várias cidades brasileiras



Primeira aeronave deve pousar em Campinas nos próximos dias e voos terão estreia em junho



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras inova mais uma vez e anuncia hoje uma decisão histórica: a companhia será a primeira aérea do mundo a retomar os voos com os jatos supersônicos Concorde. Com capacidade para até 120 assentos, a aeronave pode alcançar uma velocidade de 2.200km/h, sendo possível ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte em 15 minutos ou, ainda, voar de São Paulo a Marília em apenas 8 minutos. Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos, em Campinas.



Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife. Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.



Para Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul, o histórico de preços baixos do combustível de aviação torna os custos de operação do Concorde imbatíveis. “Nós realmente estamos muito confiantes de que podemos fazer o mercado de aviões supersônicos crescer Brasil”, afirma Shah.



A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Clientes TudoAzul Safira e Diamante terão condições especiais de compra, quando as passagens estiverem disponíveis. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação.



Confira abaixo os primeiros voos a serem operados pela Azul com o Concorde:


São Paulo/Campinas - Recife - São Paulo/Campinas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Campinas
10h52
Recife
11h35
Diário
Recife
12h00
São Paulo/Campinas
12h41
Diário

São Paulo/Congonhas - Araçatuba - São Paulo/Congonhas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Congonhas
14h01
Araçatuba
14h11
Diário
Araçatuba
14h46
São Paulo/Congonhas
15h59
Diário

São Paulo/Campinas - Marília - São Paulo/Campinas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Campinas
6h01
Marília
6h09
Diário
Marília
7h38
São Paulo/Campinas
7h48
Diário

São Paulo/Congonhas - Passo Fundo - São Paulo/Congonhas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Congonhas
17h15
Passo Fundo
17h34
Diário
Passo Fundo
18h01
São Paulo/Congonhas
18h22
Diário

São Paulo/Campinas - Rio de Janeiro/Santos Dumont - São Paulo/Campinas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Campinas
10h05
Rio de Janeiro/Santos Dumont
10h21
Diário
Rio de Janeiro/Santos Dumont
10h55
São Paulo/Campinas
11h09
Diário

São Paulo/Congonhas - Montes Claros - São Paulo/Congonhas
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
São Paulo/Campinas
18h00
Montes Claros
18h17
Diário
Montes Claros
18h43
São Paulo/Campinas
19h00
Diário
 

28 março 2016

LOTOMANIA DE PÁSCOA SAI PARA UM ÚNICO APOSTADOR

Ganhador da capital paulista vai levar mais de R$ 35 milhões
O concurso especial da Lotomania, sorteado neste sábado (26), saiu para um único apostador, que irá levar o prêmio de R$ 35.480.875,28. O ganhador é da cidade de São Paulo (SP). Os números da sorte foram 04, 06, 21, 27, 29, 30, 41, 46, 56, 58, 61, 65, 66, 76, 81, 82, 83, 87, 89 e 98. 

Cinco apostadores não tiveram nenhum acerto (zero ponto), e vão levar cada um o prêmio de R$ 224.533,47. Os ganhadores são das cidades de Bragança Paulista (SP), São Sebastião do Tocantins (TO), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Na segunda faixa de premiação, 74 apostadores acertaram 19 números e vão levar R$ 30.342,36 cada.
 
O prêmio de R$ 35.480.875,28 ultrapassou a estimativa inicial da CAIXA, que era de R$ 30 milhões. Em todo o território nacional, foram registrados 24.883.819 bilhetes. As apostas começaram no dia 25 de fevereiro e o total arrecadado foi de R$ 46.246.741,50.
 
Os ganhadores de prêmios das Loterias podem resgatar o valor em qualquer agência da CAIXA apresentando o bilhete premiado, documento de identidade e CPF. Os prêmios das Loterias da CAIXA prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após este prazo, o valor é repassado ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

24 março 2016

Saiba qual o tamanho ideal de uma TV para a sua sala

No passado, decorar um ambiente pequeno, como sala ou quarto, exigia alguns cuidados para criar um ambiente elegante e confortável, como, por exemplo, escolher uma TV proporcional ao tamanho do espaço. Mas com a evolução das tecnologias incorporadas às TVs da Samsung hoje já é possível ter um espaço pequeno com o que há de mais inovador no mercado sem perder qualidade de imagem Quanto maior a resolução da tela, menor a distância mínima para garantir uma boa qualidade de imagem.

A tendência do momento são as TVs maiores e isso reflete o desejo das pessoas de terem televisores “gigantes” e ter um verdadeiro cinema em casa. E segundo a Samsung, líder mundial no mercado de TVs por 10 anos consecutivos, é possível utilizar uma TV 4K Ultra HD de 55 polegadas em uma sala em que a distância entre o sofá e a tela é de 2 metros. Enquanto isso, para que não haja perda na qualidade de imagem, esse mesmo ambiente comporta no máximo uma TV Full HD de 48 polegadas.

Isso acontece porque as TVs 4K Ultra HD têm quatro vezes mais pixels (pontos de formação da imagem) do que uma TV Full HD – são 8 milhões de pixels, ao todo. Por isso o telespectador pode ficar perto da tela sem notar perda de qualidade de imagem ou sentir cansaço visual.

Veja, abaixo, a distância aproximada recomendada pela Samsung para cada tamanho de TV:
Distância (m)
1,2 a 1,5
1,5 a 2,0
2,0 a 2,5
2,5 a 3,0
3,0 a 4,0
5,0 ou acima
TV Full HD
32’’
40’’
48’’
55’’
65’’
85’’
TV Ultra HD 4K
40’’
48’’
55’’
65’’
85’’
88’’ ou acima

22 março 2016

Cerveja A Outra entra no mercado para ser “a única”

De olho no público jovem, a marca aposta na irreverência de seu nome, no preço baixo e na campanha de marketing com Cacau Colucci

O mercado de cervejas tem uma nova personagem: A Outra. Fabricado pela Socorro Bebidas, da cidade de Socorro, importante estância hidromineral no interior de São Paulo, conhecida também por seu turismo ecológico e de aventura, o produto disputa a concorrida fatia das marcas médias, que correspondem a 1,4% do mercado nacional, segundo pesquisa do Instituto Nielsen de 2015.

A marca chama a atenção pela irreverência, e em seguida conquista pelo sabor. Produzida com ingredientes selecionados e com água de excelente qualidade, o resultado é uma cerveja leve e cremosa. Além da tradicional Pilsen, a grande aposta é o chope em lata e em garrafa, de sabor mais leve e cremoso, que agrada o paladar dos cervejeiros de um país tropical com temperaturas quase sempre elevadas.

A marca já está presente em seis estados das regiões Sul e Sudeste, e chega a mais de 30 mil pontos de venda em um universo que abriga 1,2 milhão em todo o Brasil. Para seduzir de vez o público consumidor, a cerveja está apostando na propaganda com a modelo e ex-BBB Cacau Colucci e em ações de merchandising nos programas “Encrenca”, da RedeTV, e “Mesa Redonda”, da TV Gazeta.

Mais informações no site www.cervejaaoutra.com.

Sobre a Socorro Bebidas

Fundada em 2010, a Socorro Bebidas tem capacidade para a produção de 50 mil hectolitros de cerveja. Localizada na estância turística de Socorro, a 138 km da cidade de São Paulo, a indústria trabalha com malte e lúpulo importados da região de Hallertau e sistema de fermentação próprio, com uma cepa originária da Baviera.

Outro diferencial da empresa é a preocupação com o meio ambiente. A Socorro Bebidas tomou várias medidas para ser uma empresa ecologicamente mais responsável, optando pelo gás natural e aplicando um sistema de recuperação e reuso de água, além de ser incentivadora através de sua marca “Ecobier” de projetos sociais e educacionais que apoiam o meio ambiente, como “Copaiba” (www.copaiba.org.br) e “Luzes de Natal” (http://www.socorroluzesdenatal.com.br).

18 março 2016

Pilotos da F3 Brasil recebem prêmio em dinheiro

Competidores que participaram de todas as corridas da temporada 2015 receberão premiação da CBA por meio de projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte
Principal campeonato de base do país e categoria mais rápida do automobilismo brasileiro, a Fórmula 3 distribuiu prêmio em dinheiro aos pilotos que competiram em todas as etapas do calendário da temporada de 2015, que consagrou Pedro Piquet como bicampeão da classe A e Guilherme Samaia na Light.

O ‘Prêmio de Participação da Temporada 2015 da F3 Brasil’ repassou R$ 14.463,11 líquidos a cada um dos dez pilotos que estiveram em todas as corridas do campeonato. Os valores fazem parte de um projeto da CBA, contemplado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

"Além de servir como principal categoria-escola ao jovem que sonha com as principais categorias de monopostos do mundo, a Fórmula 3 oferece uma base atraente dentro de um grande evento e essa premiação relacionada a 2015 é mais um incentivo aos pilotos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte", elogia Cleyton Pinteiro, Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo

Foram premiados os pilotos Christian Hahn, Fernando Croce, Guilherme Samaia, Igor Fraga, Artur Fortunato, Carlos Cunha Filho, Matheus Iorio, Matheus Muniz, Pedro Piquet e Rodrigo Baptista. Os prêmios foram entregues hoje, sexta-feira (18) em São Paulo pelo presidente da CBA.

A temporada 2016 da Fórmula 3 Brasil começa no próximo dia 9 de abril no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A categoria segue com um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte para captar patrocínios por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, uma ferramenta que tem sido amplamente utilizada pela CBA para viabilizar ações importantes do automobilismo nacional.