PATROCINADOR

27 julho 2017

Airbus entrega centésimo A350 XWB

Fabricante líder mundial atinge velocidade máxima de produção do widebody

São Paulo, 26 de julho de 2017 – A Airbus entregou o centésimo A350 XWB apenas 30 meses depois da entrega da primeira unidade da mais moderna aeronave widebody da categoria, em dezembro de 2014. A centésima unidade é um A350-900 entregue à China Airlines.
 

"A marca do centésimo A350 XWB é atingida no momento em que aceleramos a produção do nosso widebody, a tempo de nos permitir atingir a meta de entregas de 10 unidades A350 por mês até o final de 2018", diz Fabrice Bregier, COO e presidente de Aeronaves Comerciais da Airbus. "Estamos particularmente orgulhosos de entregar esta unidade à China Airlines, uma cliente de longa data. O A350 está definindo novos parâmetros para as viagens aéreas de longa distância em termos de eficiência e conforto. Ele é o modelo ideal para a China Airlines expandir sua rede de voos de longa distância".

" A China Airlines está muito feliz em receber a centésima unidade do A350 XWB", diz Nuan-shuan Ho, presidente da China Airlines. "Esta incrível aeronave excedeu nossas expectativas em todos os níveis. Isso inclui a eficiência operacional, a redução no consumo de combustível e os padrões de conforto a bordo que oferece a nossos passageiros. A demanda global por viagens aéreas continua a observar forte crescimento, especialmente em rotas de longa distância conectando a Ásia com a Europa e a América do Norte. O A350 XWB é um dos principais elementos-chave de nossa frota e será a base do desenvolvimento de nossa rede de rotas de longa distância".

Até o momento, o A350 já foi entregue a 14 companhias aéreas e opera com uma confiabilidade operacional impressionante de 99%*. "Essa é uma estatística notável nesta etapa inicial do programa", complementa Fabrice Bregier.

O A350 XWB conta com design aerodinâmico de última geração, fuselagem e asas em fibra de carbono e com a nova eficiência de combustível dos motores Rolls-Royce. Juntas, essas tecnologias mais recentes proporcionam níveis inigualáveis de eficiência operacional, com redução de 25 por cento na queima de combustível e nas emissões e custos de manutenção muito mais baixos. Como fundadora da marca de cabines "Airspace by Airbus", a cabine do A350 XWB oferece aos passageiros e à tripulação o que há de melhor em conforto, bem-estar e tecnologia.

O A350-1000 é o novo integrante da Família A350 XWB e traz todas as vantagens de alto nível do A350-900. Com certificação de tipo e entrega ao primeiro cliente programadas para o quarto trimestre de 2017, o A350-1000 está passando por um intenso e bem-sucedido processo de testes de voo.

Até o momento, a Airbus já registrou um total de 847 pedidos concretos do A350 XWB, feitos por 45 clientes de todo o mundo. Esses números fazem dele uma das aeronaves widebody de maior sucesso de todos os tempos.

__
*A confiabilidade de operação é um indicador importante para operações de companhias aéreas e pode ser compreendido como a disponibilidade da aeronave. Quanto mais próximo a 100, mais eficientes as operações da companhia aérea.
 

18 julho 2017

Hyundai HB20 ganha edição comemorativa em seu aniversário de cinco anos

Série limitada celebra os cinco anos de sucesso do HB20, modelo da Hyundai desenvolvido exclusivamente para o consumidor brasileiro
- Central multimídia blueMedia®, revestimento dos bancos em couro e tecido, sensores de estacionamento traseiros e um ano adicional aos cinco anos de garantia estão entre os destaques da edição especial


Para imagens em alta resolução, tabela de preço e ficha técnica, clique aqui

 Para celebrar os cinco anos do HB20, que se consolidou como um dos carros mais vendidos do País, a Hyundai Motor Brasil apresenta o HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, com cinco mil unidades a serem comercializadas.

Desde a sua estreia, em 10 de outubro de 2012, o HB20 é sucesso de público e crítica. A família completa acumula, até junho deste ano, 756.784 unidades emplacadas no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave; 1.212 unidades exportadas entre 2015 e 2016 para Paraguai e Uruguai, segundo a Anfavea; e mais de 30 prêmios da imprensa especializada, o que inclui o Carro do Ano logo em seu lançamento.

A série especial está disponível para HB20 e HB20S, baseada nos equipamentos da versão Comfort Plus. Além dos itens já previstos desta configuração, a edição traz central multimídia blueMedia®, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos one-touch nas quatro portas com abertura e fechamento pela chave-canivete, volante com regulagem de altura e profundidade e mais itens exclusivos.

A garantia de cinco anos recebe um ano adicional, totalizando seis anos – o período estendido é válido apenas para a versão comemorativa. Na motorização, os clientes poderão escolher entre 1.0 ou 1.6 – este sempre com câmbio automático de seis velocidades.

Na parte externa, tanto hatch como sedã contam com emblemas com a bandeira do Brasil estilizada alusivos à versão, rodas de liga leve diamantadas de 15” e sensores de estacionamento traseiros. As configurações com motorização 1.6 chegam com lanternas Clear Type, de visual mais limpo, como o nome sugere.


Emblema customizado
nos para-lamas
Roda diamantada de 15”
Lanternas Clear Type

Especialmente no modelo hatch do HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, a grade hexagonal dianteira tem filetes cromados. As cores disponíveis são as metálicas Prata Sand e Prata Metal, com acréscimo de R$ 650, e a tradicional sólida Branco Polar, sem custo adicional.


Modelo hatch recebe grade frontal hexagonal com filetes cromados


Conforto e conectividade

Os destaques do interior do HB20 Edição Comemorativa 5 Anos são os bancos de couro e tecido na cor cinza e o painel biton, em preto e cinza. As laterais das portas dianteiras são revestidas com o mesmo tecido dos bancos. No centro do painel está a central de entretenimento blueMedia®, com função de conectividade com celular por meio dos sistemas OnCar®, Google Android Auto® e Apple CarPlay®.

Bancos de couro e tecido na cor cinza são exclusivos do HB20 Edição Comemorativa 5 Anos

A central de entretenimento apresenta tela sensível ao toque de 7 polegadas e traz ainda comandos no volante, conexão Bluetooth® para telefonia, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e reprodução de fotos e vídeos. Além da versão comemorativa, toda a linha 2018 do HB20 passa a contar com o sistema blueMedia®, como item de série nas configurações Premium e R spec ou opcional nas demais.

Central multimídia blueMedia®

Ainda no habitáculo, outros detalhes da versão são ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores elétricos com repetidores de seta, computador de bordo com sete funções, incluindo o recurso “aviso de manutenção programada”, chave tipo canivete, banco do motorista com ajuste de altura e banco traseiro rebatível.

Confira abaixo os preços do HB20 Edição Comemorativa 5 Anos:

HB20 Edição Comemorativa 5 Anos
1.0 5MT
R$ 49.630
1.6 6AT
R$ 60.680

HB20S Edição Comemorativa 5 Anos
1.0 5MT
R$ 54.015
1.6 6AT
R$ 65.115


Sobre a Hyundai Motor Brasil
A Hyundai Motor Brasil está presente no País desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP), com investimento de US$ 700 milhões. Com capacidade produtiva de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos, a montadora conta com 2,7 mil colaboradores e é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, composta pelo HB20, HB20X, HB20S e HB20 R spec. Em 2017, inicia a produção nacional do SUV compacto Hyundai Creta em versão exclusiva para o Brasil, com aporte adicional de US$ 130 milhões. A Hyundai fechou 2016 entre as quatro maiores em vendas de automóveis no Brasil, modificando, pela primeira vez em 40 anos, a composição das chamadas “Big 4”, grupo que reunia, desde 1976, as mesmas quatro empresas. Para saber mais sobre a Hyundai Motor Brasil e seus produtos, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: www.facebook.com/hyundaibr. Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 770 3355. 

Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está comprometida em tornar-se um parceiro automotivo por toda a vida e muito mais. A empresa integra o Hyundai Motor Group, um grupo inovador, capaz de movimentar riquezas que vão desde o aço bruto até os veículos acabados. A Hyundai Motor tem oito unidades fabris e sete centros técnicos e de design ao redor do mundo e em 2015 comercializou 4,96 milhões de veículos globalmente. Com mais de 110 mil funcionários no mundo todo, a Hyundai Motor continua aprimorando o seu portfólio de produtos com modelos criados com exclusividade para cada mercado e está empenhada em consolidar soluções em tecnologias verdes, a começar pela produção em escala do primeiro veículo movido a hidrogênio, o ix35 Fuel Cell, e o IONIQ, primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas no www.hyundai.com ou http://www.hyundaiglobalnews.com.

28 junho 2017

PATROCINADOR OFICIAL DO ROCK IN RIO 2017, DORITOS® LANÇA LINHA EXCLUSIVA DO FESTIVAL

Disponível em três sabores com intensidades diferentes de pimenta, os produtos trazem o conceito da marca, “For the Bold”, para o universo rock n’ roll

Pela segunda edição consecutiva, DORITOS® é patrocinador oficial do Rock in Rio, um dos maiores e mais conhecidos festivais de música do mundo que será realizado de 15 a 24 de setembro no Rio de Janeiro. Para celebrar a parceria – e dar o kick off no projeto, que culminará em campanhas e ativações especiais dentro e fora da Cidade do Rock – a marca lança uma edição   exclusiva para Rock in Rio, com três níveis de intensidade distintos, para aqueles que gostam pouco, moderadamente ou muito de pimenta. Essa linha de produtos oficiais do evento poderá ser encontrada nos pontos de venda de todo o Brasil a partir de 1 de julho.

A novidade, que faz parte da nova campanha da marca com o mote “por um mundo mais Rock n´roll” vai ao encontro do posicionamento global “For the Bold”, que convida o consumidor a agir de forma verdadeira e autêntica, desafiando padrões e rompendo com o status quo. Segundo Anna Carolina Teixeira, gerente de Marketing de DORITOS® no país, a história e a essência do rock têm tudo a ver com esse conceito. “O rock surgiu desafiando a lógica da música e inaugurando um novo estilo que transcende o universo musical, trazendo outras atitudes e estilo de vida marcante. Nós queremos celebrar essa ousadia, e o lançamento desta linha especial de produtos é apenas o começo”, reforça Anna Carolina.

A edição especial de DORITOS® Rock in Rio é limitada. O produto estará disponível em pontos de venda em todo o Brasil até o mês de outubro.

23 junho 2017

LATAM Airlines Brasil implementa novos perfis de tarifa e cobrança da primeira bagagem

Objetivo é dar mais liberdade para o cliente escolher e pagar apenas pelos
serviços que deseja adquirir
 
Serviço de despacho da primeira bagagem doméstica poderá ser adquirido
antecipadamente a partir de R$ 30,00
 
 
 
A LATAM Airlines Brasil estreia no próximo 24 de junho seus novos perfis de tarifa e a cobrança da primeira bagagem para voos dentro do Brasil. A implementação será realizada de forma gradual. 
 
A compra de passagens aéreas domésticas da LATAM Airlines Brasil seguirá um novo modelo de perfis tarifários, com mais flexibilidade para o consumidor escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente deseja adquirir na sua viagem.  
 
São quatro opções de perfil de tarifas: Promo, Light, Plus e Top. No momento da compra, o consumidor terá a liberdade de optar por diferentes perfis de tarifas, selecionando aquele que mais se adequa à sua necessidade. 
 
Além disso, caso o cliente escolha um perfil de tarifa que não inclui o despacho de bagagem, ele poderá adquirir o serviço separadamente a qualquer momento. 
 
A tabela a seguir mostra quais serão os perfis de tarifas domésticas da LATAM e seus respectivos pacotes de benefícios inclusos:
 
 
1. Valor válido para compra de bagagem junto com o bilhete em qualquer canal de venda - canais digitais, Call Center, lojas de aeroporto e agências de viagem. Demais valores variam de acordo com o canal de compra.
2.  Promoção de lançamento para as tarifas Promo e Light, válida até 31/08/2017. Trata-se  de uma pré-reserva de assento que será confirmada somente após o check-in on-line ou presencial.
3.  O valor do Espaço+ varia de acordo com os trechos e a distância.
4.  Sujeito a disponibilidade.
5.  Para alterações e reembolso se aplica a condição de cada tarifa. Exemplo: se você escolher uma tarifa Promo ou Light para o voo de ida e uma tarifa Plus ou Top para o voo de volta, você poderá remarcar somente o retorno. As tarifas Promo e Light não permitem alterações e reembolso.
 
 
Como promoção de lançamento, o serviço de reserva de assento estará disponível para as tarifas Promo e Light até 31 de agosto.
 
Compra antecipada da primeira bagagem doméstica a partir de R$ 30,00
 
A cobrança da primeira bagagem em voos domésticos da LATAM no Brasil será de R$ 30,00 para compras antecipadas, feitas no momento da emissão do bilhete. Para compras feitas a qualquer momento antes do voo, pelo site LATAM.com, call center, aplicativo LATAM ou durante o web check-in, o valor será de R$ 50,00. Já para as compras feitas no balcão de check-in e lojas, o valor será de R$ 80,00.
 
Clientes LATAM Fidelidade
 
Clientes LATAM Fidelidade Black Signature, Black, Platinum e Gold manterão seus benefícios de bagagem despachada, Espaço+  e alterações (antecipação e postergação de voos para o mesmo dia) sem custo. 
 
Sobre a compra de alimentação a bordo, a companhia divulgará oportunamente o início da implementação do produto Mercado LATAM.

21 junho 2017

Brasil recebe primeira aeronave Airbus C295 para busca e resgate

Aeronave será exibida no Paris Air Show neste mês de junho antes de fazer um tour pela Ásia e América do Norte

O Brasil recebeu hoje a sua primeira aeronave Airbus C295 na configuração de busca e resgate (SAR - Search and Rescue). A entrega foi feita nas instalações da Airbus Defence and Space, em Sevilha, na presença de Raul Jungmann, ministro da defesa do Brasil, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e de Bernhard Brenner, vice-presidente de marketing e vendas da Airbus Defence and Space.
A delegação brasileira liderada por Raul Jungmann, Ministro da Defesa do Brasil. À sua direita,
Bernhard Brenner, vice-presidente de marketing e vendas da Airbus Defence and Space e à sua esquerda, o  Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato
A aeronave será integrada em julho à frota existente de 12 C295s configurados para transporte, aumentando a frota da Força Aérea Brasileira para 13 modelos. Os termos do acordo também incluem um contrato de cinco anos para suporte completo durante a operação (FISS - Full In Service Support).
"Somos muito gratos por esta renovada demonstração de confiança vinda de um cliente de muitos anos, que usará o C295 para realizar tarefas críticas para a Força Aérea Brasileira. O C295 tem grande aprovação em missões de busca e resgate e representará um grande salto em capacidade para o Brasil", diz Brenner.
O C295 SAR brasileiro voando pela costa da Espanha
Após a cerimônia, a nova aeronave voará para o Paris Air Show para ser exibida na área de exposição estática da Airbus durante o evento.
Depois, a aeronave será levada para um tour de um mês por países da Ásia e da América do Norte, demonstrando sua capacidade em diversos ambientes, antes de chegar ao Brasil para entrar em operação.
Além da frota de aeronaves, a FAB também utiliza um simulador de voo completo do C295 na base aérea de Manaus (BAMN), o que permite uma autonomia completa para o treinamento de sua tripulação.
Mais de 180 modelos C295 já foram encomendados por 25 países. Na América Latina, mais de 100 aeronaves Airbus de transporte militar de todos os tipos estão em operação.

16 junho 2017

TÜV RHEINLAND FIRMA PARCERIA COM BFFC PARA AUDITAR FORNECEDORES DE ALIMENTOS E EMBALAGENS

Certificadora foi habilitada e homologada para verificar provedores das cinco marcas da holding de serviços de alimentação fora do lar

A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, acaba de estabelecer uma parceria estratégica com a BFFC (Brazil Fast Food Corporation), dona das marcas Bob’s, Pizza Hut, KFC, Yoggi e Doggis, na qual está habilitada e homologada a auditar fornecedores de alimentos e de embalagens das cinco marcas pertencentes ao grupo, considerado um dos maiores em serviços de alimentação fora do lar na América Latina.

A BFFC já atua com a TÜV Rheinland para a realização de auditorias em operadores logísticos e agora amplia a parceria para as áreas de alimentação e embalagens. As auditorias garantem que os fornecedores atendam os parâmetros de qualidade, estabelecidos do ponto de vista da segurança alimentar, bem como financeiro, operacional e de responsabilidade social.

“Para nós, é muito importante fazer parte de um seleto grupo de empresas homologadas pela BFFC para auditar e certificar fornecedores, agora também nas áreas de alimentos e embalagens. Contamos com uma equipe altamente capacitada para realizar esse trabalho, contribuindo para a manutenção dos rigorosos critérios de qualidade estabelecidos pelo cliente”, afirma o Coordenador Técnico na TÜV Rheinland Brasil, Guilherme Beil Amado.

Médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros de alimentos fazem parte da equipe da TÜV Rheinland. São profissionais que acumulam experiência na área de segurança alimentar, e que ainda contam com uma rede internacional de especialistas do Grupo TÜV Rheinland, que presta serviços na área em diferentes partes do mundo.

“Trabalhamos com o objetivo de levar melhorias contínuas aos programas de segurança alimentar, através de certificados que demonstrem o cumprimento das normas de qualidade. Portanto, este novo escopo de serviço, junto a uma das principais holdings do ramo de fast food, é muito representativo para nós”, afirma o gerente geral da TÜV Rheinland Brasil, Daniel Oliva.

Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundada na Alemanha em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem-se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente.
A empresa emprega atualmente mais de 19 mil colaboradores, gera receitas anuais acima de € 1,8 bilhões e está presente em 69 países, onde estão distribuídos mais de 100 laboratórios. Sua trajetória de 140 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.

No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros. Seus especialistas também estão aptos a avaliar Sistemas de Gestão, processos de TI (Tecnologias de Informação) e dos negócios de maneira global, de acordo com normas reconhecidas internacionalmente ou com base em critérios de desempenho individual.

Com a TÜV Rheinland Akademie, oferece um portfólio variado de cursos em diversas áreas, em modernas instalações estrategicamente localizadas em todo o Brasil, assim como treinamentos in company personalizados, alinhados às tendências de mercado e com foco na excelência profissional.
Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos.
Website: www.tuv.com

18 maio 2017

LATAM Airlines Brasil implementa regras para bagagem e apresenta novos perfis de tarifas em voos nacionais e internacionais

As mudanças serão feitas de forma gradual e consumidor terá opções 
de escolha ao comprar sua passagem
 

 
 
  A LATAM Airlines Brasil coloca em prática nos próximos dias suas novas regras de bagagem para voos nacionais e internacionais. Em 18 de maio, mudam as regras relacionadas à franquia permitida por passageiro e ao pagamento pelo excesso. A previsão é que a companhia inicie também a cobrança da primeira bagagem em voos domésticos e a venda de bilhetes por meio de novos perfis de tarifas nos próximos 50 dias. 
 
As mudanças foram anunciadas pela LATAM em 6 de março e aguardavam a liberação judicial das novas normas de bagagem da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para serem implementadas. As novas regras para franquia de bagagem e excesso que serão válidas a partir do dia 18 de maio já foram comunicadas e estão detalhadas no site da companhia: LATAM.com/suabagagem 
 
No caso da cobrança pelo despacho do primeiro volume em voos domésticos, o valor foi revisado pela companhia e, quando implantado, será de R$ 30,00 para compras antecipadas.
 
“A partir desta mudança, o cliente que viajar sem despachar a mala em voos dentro do Brasil vai pagar tarifas mais acessíveis. A LATAM e suas filiais projetam reduzir em até 20% as tarifas mais baratas disponíveis para seus voos domésticos até 2020, consolidando sua importância para o desenvolvimento do turismo na região e contribuindo para o crescimento do tráfego aéreo. Nossa meta é aumentar em 50% nossos passageiros transportados até 2020”, afirma Jerome Cadier, presidente da LATAM Airlines Brasil.
 
Todas as alterações serão feitas de forma gradual para ajudar o cliente a se adaptar a esta nova dinâmica e garantir excelência na execução do novo processo. “Queremos assegurar que o nosso cliente continue tendo a melhor experiência de viagem durante toda a sua jornada e daremos opções para que ele escolha a tarifa que achar mais adequada, com os serviços que vai realmente utilizar”, explica Cadier.
 
Novos perfis de tarifas
 
Uma das novidades que os clientes verão em breve será a reformulação do modelo de vendas de bilhetes por perfis tarifários.
 
A companhia oferecerá quatro opções de perfil de tarifas: Promo, Light, Plus e Top. As faixas de preço de cada um irão variar de acordo com os pacotes de benefícios que oferecem, como a possibilidade de acúmulo de pontos no programa LATAM Fidelidade, reserva antecipada de assento, Espaço+ e de remarcação ou reembolso do bilhete. Isso dará mais flexibilidade para o consumidor, que poderá escolher como e pelo que prefere pagar.
 
No momento da compra, o consumidor também poderá optar por diferentes perfis de tarifas por um valor fixo, selecionando aquele que mais se adequa à sua necessidade.
 
Assim, um passageiro que queira viajar sem bagagem e sem a necessidade de remarcação, mas ainda acumular pontos no programa LATAM Fidelidade, por exemplo, poderá economizar R$ 40,00 ao selecionar a tarifa Light em comparação com a tarifa Plus.
 
Além disso, caso o cliente escolha um perfil de tarifa que não possua bagagem, ele poderá comprá-la separadamente a qualquer momento.
 
A tabela a seguir mostra quais serão os perfis de tarifas da LATAM e qual o pacote de benefícios de cada um deles.
 
 
 
Implantação será de forma gradual e ocorrerá em data a ser comunicada posteriormente
 
 
As mudanças são parte da nova forma de viajar que o Grupo LATAM vem adotando desde o início do ano para voos domésticos nos países onde opera. Neste modelo, o cliente terá mais opções ao escolher sua passagem, pagando apenas pelo que de fato necessita e alguns serviços que sempre foram cobrados de todos os passageiros, passarão a ser opcionais. Exemplos desses serviços são o despacho de bagagem, a seleção de assento e a alimentação a bordo.