PATROCINADOR

09 novembro 2009

DESCOBERTO PRIMEIRO WORM DE IPHONE

A F-Secure, multinacional finlandesa líder no desenvolvimento e oferecimento de soluções integradas em segurança da informação, descobriu o primeiro worm de iPhone, identificado como Ikee. Apesar de estar se propagando rapidamente, o worm só é capaz de infectar dispositivos que foram destravados. Ao passar pelo processo chamado de “jailbreak”, os mecanismos de proteção do iPhone são removidos, permitindo que os usuários habilitem qualquer software que desejarem no aparelho.

Os proprietários do iPhone infectado notarão que o seu wallpaper foi alterado para uma foto do cantor Rick Astley, que exibe a seguinte mensagem: "ikee is never going to give you up".

Este worm ataca usuários que destravaram o celular, mas não alteraram a senha de administrador. Ele procura por iPhones vulneráveis ao analisar uma variedade de endereços IP de outros aparelhos — a maioria na Austrália. Até o momento, não houve a confirmação de sistemas atacados de outros países.

Depois que o Ikee infecta um telefone, ele desabilita o serviço SSH.

A F-Secure recomenda aos usuários que possuem o iPhone destravado, alterar a senha de administrador.

O criador do worm publicou o código fonte completo das quatro variantes existentes deste malware. Isto significa que, em breve, e rapidamente, haverá mais variantes, provavelmente mais nocivas, que causarão maiores danos.

Nenhum comentário: