PATROCINADOR

21 dezembro 2011

Trend Micro alerta usuários para os spams envolvendo a morte do ditador Kim Jong II

 Trend Micro, líder de segurança na nuvem, alerta para os spams que estão rondando a internet trazendo supostas fotos e informações sobre a morte do líder norte-coreano Kim Jong II.

De acordo com os pesquisadores da empresa, uma das mensagens contém um anexo de extensão PDF, cujo nome é brief_introduction_of_kim-jong-il.pdf.pdf – uma breve apresentação a Kim Jong Il. Esta mensagem é maliciosa e identificada como TROJ_PIDIEF.EGQ, que se instala no computador do usuário com o objetivo de roubar seus dados, sem que haja necessidade de baixar nenhum arquivo. Para evitar que o usuário desconfie da intenção do ataque, o arquivo PDF – em si – não é malicioso e traz, de fato, fotos e informações sobre Kim Jong II.

Além deste, a Trend Micro encontrou outros documentos maliciosos cujos nomes mencionam o falecido líder coreano. Um exemplo é o Kim_Jong_il___s_death_affects_N._Korea___s_nuclear_programs.doc – a morte de Kim Jong Il afeta o programa nuclear da Coreia do Norte, e foi detectado como  TROJ_ARTIEF.AEB. Quando aberto, o documento baixa outro arquivo no sistema, o BKDR_PCCLIEN.BQD, que se conecta ao servidor, também com intuito de roubar informações do usuário.

Os especialistas da companhia reforçam que a morte de uma pessoa conhecida mundialmente sempre é explorada pelos cibercriminosos, por se tratar de um assunto que gera interesse global e faz com que as pessoas sempre busquem mais informações, tornando-se boas iscas para técnicas de engenharia social.

Nenhum comentário: