PATROCINADOR

27 julho 2012

Adeus aos abdominais tradicionais

Novo treinamento consegue exercitar os músculos da região do tronco de maneira mais eficiente e segura

Imunes aos modismos de cada temporada, os abdominais tradicionais sempre foram considerados os exercícios mais eficazes para definir a musculatura da região do tronco. Agora, seus dias parecem estar contados.

Uma nova modalidade vem ganhando espaço entre professores e personal trainers, na luta pela tão sonhada “barriguinha tanquinho”. Trata-se do core training, um método mais eficaz e seguro do que a tradicional flexão da coluna, e que foi apontado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte como uma das principais tendências no universo do fitness em 2012.

Ao contrário das atividades normalmente realizadas, o método tem o objetivo de estabilizar músculos que não conseguimos ver. A região do core compõe o centro de gravidade do corpo, onde todos os movimentos são iniciados e é responsável por desenvolver potência, manter o equilíbrio e aprimorar a coordenação.

Os músculos dessa parte do organismo também são essenciais na função e no controle da região lombar, possuindo uma importante participação na estabilização da coluna. “Esse tipo de treinamento é geralmente esquecido nos treinos convencionais”, afirma Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech. 

Novo conceito de treinamento abdominal

A maneira mais comum de exercitar a parede abdominal, seja no solo ou com uso de equipamentos, é por meio de flexões da coluna. No entanto, Eduardo Netto explica que dificilmente o músculo abdominal é utilizado dessa forma em atividades esportivas ou no dia a dia. “A grande função dessa zona do corpo é estabilizar a coluna e não atuar como flexora, como é comumente nos depararmos nas academias”.

Alguns pesquisadores (1;2) apontam essas flexões do tronco como grande potencializadoras de lesões na coluna. “Pode-se afirmar que a coluna vertebral não foi feita para ser flexionada várias vezes seguidas. As vértebras têm ‘vida útil’ e é preciso poupá-las para as atividades básicas do cotidiano”, diz.

Core Training

O treinamento do core tem sido utilizado em programas de condicionamento físico e reabilitação. Acredita-se que para melhorar o desempenho atlético e diminuir o risco de lesões, essa técnicaseja de vital importância.
Vejas as vantagens de um programa baseado no core training:

- Melhoria do equilíbrio muscular;
- Diminuição dos índices de lesões articulares e musculares;
- Melhoria da consciência e controle postural na realização de movimentos específicos;
- Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico; 
- Minimizaçao da perda de energia, proporcionando maior eficiência motora.

Ainda que os estudos científicos não demonstrem quaisquer ligações para a evolução de desempenho, o core training está se tornando comum para todos os níveis de atletas e praticantes de atividades físicas.


1- Callaghan JP and McGill SM. Intervertebral disc herniation: Studies on a porcine model exposed to highly repetitive flexion/ extension motion with compressive force. Clin Biomech. 16: 28–37, 2001.
 2- Snook SH, Webster BS, McGorry RW, Fogleman MT, and McCann KB. The reduction of chronic nonspecific low back pain through the control of early morning lumbar flexion. Spine 23: 2601–2607, 1998.

Nenhum comentário: