PATROCINADOR

31 janeiro 2013

Serviço de Internet a bordo nos voos da Lufthansa comemora 10 anos


Em 15 de janeiro de 2003, o primeiro acesso internet banda larga a bordo do mundo decolou em um voo comercial da Lufthansa. Hoje, 10 anos depois, os passageiros de todo o mundo podem desfrutar dos serviços nos voos intercontinentais, inclusive nos que partem do Brasil. Assim todos podem aproveitar o tempo a bordo para trabalhar, se divertir ou falar com amigos e parentes. No hemisfério sul, ainda há uma restrição do satélite, e a navegação é possível a partir do momento em que a aeronave deixa o continente sulamericano (nos voos do Brasil para a Europa).

Da implantação da banda larga, em maio de 2004, até final de 2006, os passageiros contavam com o serviço graças a uma parceria com a Connexion by Boeing e, na época, 69 aviões da frota de longa distância Lufthansa, então a maior frota provida de internet do mundo, com 30.000 usuários por mês, estavam equipados com o FlyNet. Numa segunda fase e com novo parceiro, a Panasonic Avionics Corporation, a Lufthansa voltou a oferecer o serviço a bordo. Desta vez, o serviço permite a transferência de dados de bordo por meio de redes móveis no padrão GSM/GPRS. Com isso, os passageiros Lufthansa também podem enviar mensagens de texto por telefone móvel e transferir dados por smartphones com dispositivos como PDA, iPhone ou BlackBerry.

O FlyNet é extremamente fácil de usar. Passageiros com dispositivo Wifi ou compatível com GSM/GPRS podem acessar a rede em qualquer ponto da cabine do avião. E, dependendo do dispositivo em uso (ex., laptop ou smartphone), eles poderão receber a fatura por meio de um provedor de serviços móveis ou pagar com cartão de crédito. Haverá vários tipos de preços, como tarifa fixa por hora ou mensal. Os passageiros também poderão resgatar milhas-prêmio para usar em conexões internet Wifi. Mais informações em www.lufthansa.com

Nenhum comentário: