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29 julho 2013

SAP Brasil quer aumentar presença fora dos grandes centros urbanos

Nova estrutura comercial faz parte do plano de expansão geográfica da companhia, que tem o objetivo de levar soluções e inovação para empresas de qualquer região do país


A SAP Brasil colocou em prática neste segundo trimestre de 2013 seu projeto de expandir a atuação para além de São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes capitais. Para isso, uma nova equipe de executivos vai comandar o atendimento personalizado a clientes ou não clientes do interior de São Paulo e das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Todas já contam com uma equipe dedicada, responsável por entender as particularidades das empresas e, principalmente, das características dos mercados locais.

Renato Morsch assumiu a vice-presidência de vendas, ganhando mais responsabilidades e reforços em seus times regionais. O executivo também passou a liderar a diretoria de Bancos e Seguradoras para o setor privado. “Entrei como diretor de vendas e agora, dois anos depois, tenho o grande desafio de verticalizar as regiões mais estratégicas para a SAP, de acordo com seus setores de relevância, massa crítica, densidade e capilaridade”, explica.

Sob a supervisão de Morsch, três diretores estão responsáveis por clientes de médio e grande porte que necessitam de ferramentas de gestão para crescer e ampliar seus negócios. Os executivos também têm a missão de aumentar a receita da companhia nestes locais por meio de parceiros que comercializam serviços e soluções SAP.

Daniel Chamoun atenderá o interior de São Paulo. Juliano Korff fica responsável pela região Sul do país, enquanto Bruno Ferreira segue liderando vendas, porém para novas áreas estratégicas: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Há três anos na SAP, Chamoun lidera um time de seis pessoas em grandes cidades paulistas, como Campinas e Ribeirão Preto. O executivo terá um papel importante na conquista e fidelização de clientes de setores como agronegócio, alimentos e bebidas, manufatura, entre outros.

Para ampliar os negócios da SAP em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Korff foi escalado para estar à frente do relacionamento com os grandes “players” locais dos setores de manufatura e varejo. No último trimestre, as vendas de software para empresas da região Sul cresceram 277%. Só no Estado do Rio Grande do Sul, a companhia elevou suas vendas de software em 455%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com vasta experiência no setor, Bruno Ferreira tem o desafio de levar a SAP a localidades onde a companhia ainda não possui uma presença mais forte. Aumentar a qualidade do atendimento nas grandes capitais fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo é sua grande missão.

“Queremos capilarizar a operação da SAP nessas geografias onde não tínhamos presença física. É um esforço coletivo de mudança de mentalidade para entender melhor essas microrregiões e atuar de forma personalizada, oferecendo o portfólio de inovação da companhia. As localidades em questão estão preparadas para receber nossos produtos, só precisam de atenção especial e é isto o que faremos”, explica o executivo Renato Morsch.

Com um conjunto de soluções abrangentes e adequadas, Morsch acredita que oportunidades de negócios não faltam pelo Brasil afora. “As soluções da SAP melhoram a produtividade e simplificam a gestão dos negócios das companhias. Hoje, as empresas buscam exatamente isso para melhorarem sua governança e se tornarem mais competitivas.”, conclui Morsch.

Expansão geográfica já ocorre
 
Este ano, a SAP tem como foco expandir sua atuação em regiões fora do eixo Rio – São Paulo, incluindo cidades mais distantes de regiões consideradas estratégicas pela empresa, como Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Os resultados dessa expansão geográfica e da criação de diretorias comerciais regionais já podem ser vistos. No segundo trimestre de 2013, as regiões do Brasil onde a SAP registrou melhor desempenho foram Centro-Oeste, Sul e Nordeste, todas com crescimento de três dígitos. 

A região Centro-Oeste foi a que mais se destacou no período, com um crescimento das vendas de software de quatro dígitos, seguida pela região Sul, que teve um aumento de 255%.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 248.500 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors e Ariba) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

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