PATROCINADOR

30 outubro 2013

Altave é destaque por balão que leva internet à áreas distantes

Empresa da Incubaero, em São José dos Campos, é responsável pelo protótipo do projeto

A Altave, incubada na Incubaero, que faz parte da Rede de Incubadoras do CECOMPI, tem sido destaque por participar de um projeto que utiliza balões para levar sinal de internet à áreas mais isoladas do Brasil. A proposta foi apresentada em maio deste ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), especialista em balões, e da Telebrás, responsável pela estrutura de internet no país. Com a aprovação do governo, os primeiros testes de transmissão de dados foram programados para os dias 12 e 13 de novembro, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

A Altave, startup formada há dois anos, é responsável pelo protótipo do projeto, que foi desenvolvido com tecnologia nacional. A intensão é levar conexão à áreas rurais com um custo muito menor do que o de uma torre de transmissão, além da instalação ser mais fácil e o alcance maior.

Enquanto uma torre usada em telecomunicações chega a 70 metros de altura, os balões poderão ser içados a uma altura de até 300 metros e assim cobrir áreas dentro de um raio de quase 100 quilômetros.

Alguns produtos da Altave já foram utilizados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro durante o Carnaval e a Copa das Confederações.

Conheça a Altave
Fundada em março de 2011 por dois engenheiros do ITA, a Altave é uma startup localizada na Incubaero, incubadora de empresas do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial gerida pelo CECOMPI. A empresa atua no setor aeroespacial através do desenvolvimento de veículos mais-leves-que-o-ar, com ênfase na geração de produtos e serviços inovadores, envolvendo múltiplas aplicações, em especial em radiocomunicações. A equipe é formada por engenheiros qualificados, com experiência internacional, incluindo mestres e doutores.

Mais informações, acesse http://altave.com.br.
CECOMPI - Rede de Incubadoras
A incubadora abriga novos negócios que se destacam como inovadores e promissores no mercado. Ela também mantém startups em fase de maturação competitiva, visando a superação de barreiras existentes nos primeiros anos de atuação.

Seu objetivo é oferecer apoio, desenvolvimento e acompanhamento tecnológico, de comunicação, acesso ao mercado, laboratórios e gestão empresarial a estes novos players e startups.

Entre os benefícios ofertados por uma incubadora estão: ambiente favorável a inovação com intercâmbio entre empresas, instituições de ensino, centros de pesquisa, investidores, liderança loca e a rede de associados do CECOMPI.

Fazem parte da Rede de Incubadoras de São José dos Campos a Incubadora de Negócios, localizada nas dependências do CECOMPI; a Incubaero, localizada no DCTA; a Incubadora Tecnológica Univap, localizada nas dependências da Universidade do Vale do Paraíba; e a Incubadora Tecnológica Revap, localizada nas dependências da Refinaria Henrique Lages.

Outubro / 2013
Acompanhe o CECOMPI nas mídias sociais
Site: www.cecompi.org.br/
Facebook: www.facebook.com/cecompi
Twitter: https://twitter.com/cecompi 

CECOMPI
Rodovia Presidente Dutra, km 138, Eugênio de Melo
Telefone: (12) 3876-7780

Nenhum comentário: