PATROCINADOR

26 janeiro 2015

Flux Game Studio cresce 260% em 2014

Desenvolvedor de games atribui sucesso a novos sócios, talentos da equipe e melhoria de processos de produção, além de crescimento do mercado. Meta é dobrar faturamento este ano.

Criada em 2012, na cidade de São Paulo, a Flux Game Studio é especializada no desenvolvimento de games autorais, sob demanda e gamificação. Sua missão é criar jogos que produzam experiências significantes, que levem diversão e alegria às pessoas, ajudando a criar uma sociedade mais feliz. Em pouco mais de dois anos, a empresa já conquistou grandes clientes como Ambev, Brasil Kirin, Adidas, Zurich Seguros, TV Cultura e UOL. Com uma equipe de 18 profissionais (o dobro do ano anterior), já produziu 26 jogos fechando 2014 com um crescimento de 275% com relação 2013.
MERCADO – Segundo o fundador da empresa, Paulo Luís Santos, os games são cada vez mais percebidos como uma mídia. “Não é apenas entretenimento, mas sim um meio de transmitir uma mensagem ou conteúdo. Conforme as posições de tomada de decisão nas empresas vão sendo ocupadas por pessoas que jogam e enxergam os games dessa forma, novas oportunidades se abrem para a Flux. E ainda estamos apenas arranhando a superfície: tem muito espaço para os jogos crescerem nos ramos de publicidade, treinamento e educação.”
CAPITAL HUMANO - O sucesso da empresa se deve a diversos fatores internos e externos. Santos começou o negócio sozinho, pois não encontrou os parceiros ideais na época. “Foi no final de 2013 que os sócios certos surgiram e a soma de forças multiplicou incrivelmente potencial da Flux, e permitiu uma divisão de responsabilidades que culminou no avanço e amadurecimento de todos os aspectos da empresa ao longo dos últimos 12 meses”, salienta Santos. De acordo com o empreendedor, outro grande acerto foram as contratações e retenção de talentos em 2014. “Encontramos jovens profissionais de altíssimo calibre, dispostos a crescer junto com a empresa. Mão de obra experiente em games é algo escasso no Brasil. Por isso, investimos muito tempo para melhorar significativamente nossos processos seletivos. Nós apostamos na nossa equipe, e eles confiaram em nós e já estão se beneficiando dos resultados, pois 100% da equipe com seis meses ou mais de casa já receberam ao menos um aumento”, conta Santos.
PROCESSOS E CULTURA - Trabalhar a melhoria contínua do processo de desenvolvimento foi fundamental para que a Flux se tornasse mais eficiente. “Quanto mais afinado nosso processo produtivo, mais eficaz é nosso pipeline de desenvolvimento, mais lucrativo é cada job, e, acima de tudo, melhor é o resultado final do game. Hoje, temos processos de padrão internacional, semelhantes aos das maiores desenvolvedoras de games do mundo. Estar junto com os líderes de indústria neste aspecto faz com que consigamos entregar mais, melhor e em menos tempo aos nossos clientes”, avalia Santos.
Inspirados por nomes como Reed Hastings, da Netflix, e Neil Gaiman, cultuado artista, os empreendedores da Flux adotaram um cultura organizacional que prega diversão, alta performance, responsabilidade, respeito, transparência, fim da burocracia e uma série de outros comportamentos que, segundo eles, resultou a em um salto de qualidade, tanto no rotina de trabalho quanto nos games que criados.
OUSADIA – “Decidimos ir para feiras no exterior mesmo sem ter um plano completo - tínhamos apenas os primeiros passos. E foi uma experiência sensacional: colhemos feedbacks preciosos de empresas dominantes do setor, como Sony, Microsoft e Nintendo, e iniciamos uma série de laços que certamente se transformarão em grandes oportunidades no médio prazo”, acredita o criador da Flux.
EXPECTATIVAS PARA 2015 – A empresa de games tem planos ambiciosos para este ano. “Queremos dobrar nosso faturamento, nos posicionando cada vez mais como a melhor escolha para games sob encomenda no Brasil. Paralelamente, vamos fincar nossa bandeira nos negócios internacionais. Em 2014, demos os primeiros passos de olho no mercado global de games, e vamos seguir neste caminho. Na primeira semana de 2015, fechamos o primeiro game internacional a partir de um lead levantado em uma feira em outubro, em Paris. Vamos explorar este tipo de atividade, até porque o dólar alto favorece muito este tipo de negócio”, revela Santos.
Faz parte da estratégia da empresa e criar novas divisões. Uma delas atenderá o veloz mercado de eventos e outra será focada em projetos autorais e experimentais. “Continuaremos a nos aprimorar no desenvolvimento de games como um todo. Já fechamos o nosso primeiro novo game de 2015, que estamos desenvolvendo para uma empresa alemã”, finaliza o jovem empreendedor.

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