PATROCINADOR

28 janeiro 2015

Sete passos para aumentar suas vendas

*Washington Saw
Como estão suas vendas? Suas expectativas para 2015 são altas? Se você trabalha, representa, comercializa ou vende produtos ou serviços, chegou o momento de aprender a conquistar mais clientes.

Um dos segredos é a internet e o coração disso tudo é o seu site.Tenho exemplos muito interessantes, como o mercado de aquecedores e, por conta de ações estratégicas de marketing digital, alcançamos 1.003 contatos em apenas um único mês, ou seja, pessoas interessadas no produto enviando o contato completo pelo site, sem contar com aquelas que ligaram ao invés de preencher o formulário.

Achou os números interessantes? Continue lendo o artigo e descubra todas as 7 técnicas para gerar mais clientes em seu site e alcançar mais negócios.

1. Conheça como anda a procura pelo seu mercado na internet

O primeiro ponto que devemos analisar é perceber que há procura (alguns meses mais e outros menos), em diversos segmentos. Por exemplo, se você vende aquecedor, o momento de alta é no inverno. Se tem uma confecção de moda praia, certamente será no verão.
Por isso, um bom momento para aumentar o investimento em marketing digital é quando as pessoas estão interessadas em você! E a pergunta que deve fazer é como para capturar este público? Uma das alternativas é anunciar no Google e otimizar o site.

2. Conheça o volume de procura dos produtos ou serviços que trabalha:

Agora que sabe que há procura pelos seus produtos na internet, basta entender quanto isso representa em números. Você deve estar perguntando se é possível saber a quantidade de vezes que é digitado cada palavra? Sim é possível.

Veja abaixo a média de procura por mês, tendo em consideração os 12 últimos meses:
• Aquecedor solar -14.800 vezes digitadas por mês no Google;
• Aquecedor a gás – 12.100 vezes digitadas por mês no Google;
• Aquecedor de piscina –1.600 vezes digitadas por mês no Google

Ficou surpreso? Sim, no total 28.500 vezes por mês a procura por estes termos no Google, ou seja, são mais de vinte mil oportunidades de vendas!


Parte inferior do formulário
 3. Como o Google enxerga seu site

Agora que sabemos que tem procura e o volume de pesquisa, chegou o momento de focar no site. É  ilusão achar que um site feito de qualquer jeito dará resultado, pois é preciso analisar como o Google está lendo.  A grosso modo, o Google não “lê imagem” como nos vemos, então como saber como ele “vê” o seu site? Por meio de técnicas estratégicas para posicioná-lo bem.
Se quiser fazer um teste, entre no Google e digite a palavra que tem interesse e procure até a 10ª página, pois ninguém vai tão longe assim para encontrar um produto. E trace, imediatamente, uma estratégia de subida de posicionamento.

4. Apareça na primeira página do Google na busca orgânica

Todo sonho de um site deveria ser este. A busca orgânica é a área composta gratuitamente por 10 sites posicionados pelo próprio Google. Mas como aparecer neste local com as minhas palavras escolhidas? Isso requer muito suor e trabalho estratégico.

Não é questão de beleza do site, mas são analisados mais de 200 tópicos pelo Google  e ranqueados de acordo com a avaliação dada por ele.  E qual a vantagem de aparecer na busca orgânica na primeira página? Simples, muito mais contatos sem pagar por isso.

5. Tenha um formulário que funcione

Parece simples, mas a maioria dos sites possui um formulário ou cadastro que não funciona. É um absurdo, mas muito comum. O cliente preenche, clica em enviar e o mesmo vai para lugar nenhum.

E então você tem o maior trabalho para que o cliente encontre seu site, faz investimento em marketing digital, faz um excelente site, um anúncio maravilhoso no Google,  a pessoa se anima, entra, e chegando lá, decide entrar em contato. Preenche um formulário e pronto: tudo perdido! Cadastro não funciona ou nem existe, ou nem chega até o destinatário.


6. Anuncie seu negócio no Google

Agora que você sabe que  28.500 pesquisas são feitas por mês sobre aquecedores, não há tempo a perder. Um dia perdido representa 950 pesquisas que nem chegaram até você. Uma boa campanha faz com que seu anúncio apareça na primeira página do Google, ou seja, as oportunidades de pessoas interessadas chegarem até você aumentam consideravelmente.

Faça um anúncio chamativo para o cliente, escolha as palavras que ele digitaria se tivesse procurando o produto que você comercializa e escolha a região (cidade ou estado) que sua loja ou escritório atende.

Um dos erros mais comuns que vejo, são as más campanhas no Google.
Tome cuidado. Desperdício de dinheiro que o cliente faz por não ter noção ou ser mal orientado.

7. Dispare email marketing e SMS
Parte inferior do formulário


Quem pensa que e-mail marketing morreu, está enganado! Um bom plano de e-mail marketing é responsável por 30% do faturamento de uma empresa, de acordo com o Wal-Mart. Você pode começar por aqueles clientes que se cadastraram no seu site e ainda não se decidiram, usando o mesmo recurso com o SMS.

O cliente já comprou na sua loja e faz mais de um ano sem contato. Que tal enviar aquele SMS para lembrá-lo, por exemplo da manutenção? Ou falar das últimas novidades dos seus produtos ou serviços? Isso aumenta e muito sua chance de voltar a trabalhar novamente esse cliente, se o mesmo foi bem atendido por você.


* Washington Saw é especialista em marketing digital e diretor da Especialista Digital (www.especialistadigital.com.br)

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