Da senzala para a casa grande. Foi graças
à criatividade e ousadia dos escravos que é possível saborear a mais brasileira
de todas as bebidas
Um
grande motivo de orgulho para a nação. Surgida praticamente junto com o país, a
cachaça, uma das mais belas e históricas expressões da cultura brasileira, está
completando 500 anos em 2016. No início, a cachaça era bebida de animais e
escravos, mas aos poucos deixou a senzala e entrou na casa grande para nunca
mais sair. A partir daí, ganhou espaço nas bodegas e nos salões. Em tempos
atuais, está consagrada como brasileiríssima e é apreciada em diversos cantos
do mundo, passando por um momento de ascensão no segmento premium de bebidas,
já que os consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade e buscam
novas experiências sensoriais.
A
história de sucesso começou com o aprimoramento da produção no século XVII,
quando passou a conquistar admiradores a ter importância econômica e valor de
moeda corrente. Atingiu o ápice do prestígio no século XIX, quando se
transformou em símbolo da brasilidade. Deixar de bebê-la era considerado uma
atitude antipatriótica, pois o Brasil vivia o período das lutas da
Independência.
A
cachaça é produzida do caldo de cana fresco (garapa) o que resulta em uma
composição química própria e traz distintas propriedades sensoriais. Ao
cozinhar o caldo da cana, as substâncias presentes no produto, como os
aldeídos, ésteres e o álcool superior, são alterados, modificando o sabor
sensorial da bebida no paladar.
Mercado
da cachaça - Fonte:
Site ABRABE - www.abrabe.org.br
Segundo
dados divulgados pela ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas – a cachaça tem
apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior
destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado
nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o
segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.
O
faturamento do setor alcançou R$5,95 bilhões em 2013, quando foram produzidos
511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de Controle da
Produção de Bebidas da Receita Federal – SICOBE, responsável por controlar a
produção das principais empresas formais do setor.
De
acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça – IBRAC, são 40 mil produtores e 4
mil marcas de cachaça no mercado nacional. O IBRAC estima que a capacidade
instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.
Conheça
as empresas que estão fazendo sucesso no mercado brasileiro:
Cachaça
Seleta
A
Seleta, maior produtora mundial de cachaça artesanal, acompanha e
participa ativamente do crescimento e evolução desse mercado, afinal, são mais
de 40 anos produzindo rótulos de qualidade, sabor e inspiração singulares. Mais
informações: www.cachacaseleta.com.br.
Middas
Cachaça
A Middas tem como base o luxo
contemporâneo e foco na elegância minimalista, levando em consideração uma nova
experiência associada à viagem sensorial do apreciador. Para que isso seja
possível, cuida de perto de todo o nosso processo produtivo, desde o corte da
cana até o consumidor final. Um dos diferenciais está no ouro comestível 23
quilates que o apreciador poderá adicionar na cachaça. Mais informações: www.middascachaca.com.br.
Microdestilaria
HOF
A Microdestilaria
Hof trabalha com um conceito contemporâneo de produção em escala reduzida, com
criações de receitas originais, mantendo a harmonização das propriedades
marcantes dos ingredientes e a destilação em alambiques de cobre do tipo Pot
still. A
nova Microdestilaria introduz no país o conceito “boutique”, que
é um conceito contemporâneo de produção de bebidas alcoólicas de alto
padrão em escala reduzida. A característica é a harmonização das propriedades
marcantes dos ingredientes e a tradicional destilação em alambiques de cobre. A Cachaça Alma da Serra descansada em barris de
carvalho americano foi Medalha de Ouro no Concours Mondial Bruxelles –
Spirits Selection, em 2014, além de ter alcançado a quarta colocação
no Concurso de Qualidade da Cachaça UNESP/Araraquara. Mais informações: www.microdestilariahof.com.br.
Weber Haus
A
Weber Haus nasceu na cidade de Ivoti (RS) com a chegada de descendente
de alemães. Foi em 1848 que a família deu início a fabricação de cachaça para
consumo próprio e em 1948 foi construído o alambique. A marca está presente nos
seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas
Bermudas, França, Japão, Itália, Suécia, Holanda e Dinamarca. Em território
nacional a bebida se destaca nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio
de Janeiro e Paraná, sendo distribuída pela Mancini e Zanella Distribuidora.
A cachaça é uma das mais premiadas do país (com 67 premiações) e a cachaça
Extra Premium 6 Anos é envelhecida 5 anos em barris de carvalho francês e 1 ano
em bálsamo – criando assim um sabor único e especial. Mais informações: http://www.weberhaus.com.br.
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