Novo espaço, de 33 mil m2, segue o mesmo conceito de campus das empresas do Vale do Silício, Califórnia;
Encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover sustentabilidade são os principais objetivos da mudança
Encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover sustentabilidade são os principais objetivos da mudança
O
Mercado Livre, maior empresa de tecnologia para e-commerce da América
Latina, abre as portas da sua nova sede no Brasil. Com projeto inspirado
nos campi do Vale do Silício, Califórnia (EUA), o complexo, com
capacidade para até 2 mil colaboradores, recebeu um investimento de R$ 105 milhões. Batizada de Melicidade, a sede fica na divisa das cidades de São Paulo e Osasco, estado de São Paulo.
Antes localizada em Alphaville, Santana de Parnaíba, a empresa
precisava ampliar seu espaço para receber o crescente número de
colaboradores - que, de agosto de 2015 pra cá, cresceu 38%. O projeto é
de autoria do escritório Athié Wohnrath, que revitalizou um terreno de
33.000 m2 com instalações que somam 17.000 m2 de área construída.
Com áreas de trabalho compartilhadas e que privilegiam o contato
direto entre todos os colaboradores, o espaço conta com cafeteria em seu
boulevard, 140 salas de reunião, 11 salas de treinamento, auditório com
200 lugares, uma arquibancada para eventos internos, biblioteca e
espaços de descanso. Além disso, a empresa montou um restaurante, com
capacidade para 450 pessoas, e uma área de esporte e lazer, chamada de
Meli Mall, onde há academia, salão de jogos, salão de beleza,
atendimento nutricional e massagem. Na área externa, que conta com
22.000 m2, há um jardim com redes e uma quadra poliesportiva. A obra da nova sede durou 12 meses e envolveu cerca de 1500 profissionais.
"A Melicidade foi projetada com base em três objetivos:
encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes e promover
sustentabilidade", destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre
no Brasil. A inauguração acontece no mesmo mês do aniversário de 17 anos
da companhia, que acaba de divulgar os resultados de seu melhor
trimestre financeiro. No Brasil, a companhia cresceu 61% em receita
líquida no período em moeda local.
Estratégia Sustentável
A nova sede incorpora diversas soluções que otimizam a utilização de
recursos naturais. A obra conta com 2.000 painéis fotovoltaicos no
telhado, que geram a metade da energia distribuída no complexo. Além
disso, a iluminação 100% automatizada – foram instaladas 2.800 lâmpadas
LED - reduz em até 75% o consumo de energia. Grandes aberturas e janelas
privilegiam a entrada de luz natural no ambiente do escritório.
Há 4 tanques de água de reuso para reaproveitamento da água da chuva
para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias. A
reciclagem também está em todas as partes da Melicidade. O
carpete colocado nos postos de trabalho foi feito a partir de produtos
reciclados, e o descarte de resíduos (papel, metal, plástico, pilha e
óleo) é estimulado entre os colaboradores. Há também uma composteira
para a transformação das sobras de alimentos em adubo orgânico, que é
doado ao projeto social Hortas de Osasco.
A preocupação com a sustentabilidade também passa por ações como o
incentivo à carona e a implantação de um rodízio de carros - que
estabelece um dia na semana para que o colaborador deixe seu carro em
casa.
ArteDezenas de intervenções artísticas nas áreas internas e
externas do complexo trazem cor e leveza aos ambientes. As obras são
dos artistas Timoteo Lacroze, Rimón Guimarães, Mart Aire e João Lelo.
Crescimento constanteO Mercado Livre tem conquistado
resultados expressivos no Brasil. A companhia fechou o segundo trimestre
deste ano com 61% de crescimento da receita líquida no país, frente ao
mesmo período do ano passado. Na América Latina, a receita líquida total
foi de US$ 199,6 milhões, um crescimento de 29,4% em
dólares e 73% em moeda constante. Nesses três meses, 43,7 milhões de
itens foram vendidos no Marketplace do Mercado Livre: 45% a mais do que
no mesmo período do ano passado. Foi o melhor trimestre da história da
empresa - tanto no Brasil quanto na região, onde a companhia está
presente em 19 países.
Ficha técnica - Melicidade
- 12 meses de obra, envolvendo 1500 profissionais;
- Terreno de 33.000 m2, com 17.000 m2 de área construída;
- Áreas abertas totalizam 22.000 m2;
- Mezanino com 4.500 m2 de área de trabalho compartilhada;
- Estacionamento com 400 vagas;
- Capacidade para 2.000 colaboradores;
- 2.000 placas solares, que geram a metade da energia distribuída no complexo;
- 2.800 lâmpadas LED;
- Restaurante com capacidade para servir 450 pessoas ao mesmo tempo;
- Auditório com capacidade para 200 pessoas;
- 11 salas de treinamento, com capacidade para mais de 200 pessoas. Entre elas 4 salas de idiomas;
- 140 salas de reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário