Empresa opta por manter o investimento de R$ 38 milhões
no Rio Grande do Sul
A Perto S.A anuncia no Ciab 2011 a ampliação da fábrica em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O investimento de R$ 38 milhões faz parte da estratégia da empresa de seguir sua trajetória de crescimento no setor bancário, responsável por 60% da sua receita bruta, e de atuar de forma mais agressiva no mercado de varejo, que hoje representa 10% do faturamento, e de serviços, como Assistência Técnica, que respondem pelos 30% restantes.
Do total investido, R$ 26 milhões serão destinados para compra de equipamentos de altíssima precisão com foco na automação dos processos. Os outros R$ 12 milhões serão aplicados na ampliação da área construída de 33 mil metros quadrados para 41 mil metros quadrados.
Com a expansão, a Perto irá gerar 180 novos empregos (90% de mão de obra local) nas áreas de manufatura, usinagem, fábrica de cofres, pintura, montagem, testes, engenharia e suporte.
“Avaliamos diversos locais, principalmente no Norte e Nordeste, mas optamos por manter o projeto no Rio Grande do Sul”, afirma o presidente da Perto, Thomas Elbling. A previsão de início da obra é para setembro de 2011 e estará concluída em oito meses. Neste período, vai gerar 60 empregos temporários diretos e indiretos, destes 70% representando mão-de-obra local.
Segundo Elbling, a ampliação da fábrica de ATM´s está sendo desenhada com layout prevendo um fluxo contínuo e inteligente dos materiais e produtos ao longo dos diversos processos, liberando áreas para ampliação fabril dos produtos de automação comercial e POS, que também terão seus fluxos otimizados. A meta da Perto é crescer cerca de 20% em 2011 e encerrar o ano com faturamento de R$ 320 milhões.
A ideia no setor varejista é intensificar a oferta de soluções específicas como impressoras fiscais, scanners, terminais de ponto de venda (POS), leitoras e gravadoras de cartões. Uma das apostas é o PertoTrap, cofre desenvolvido para atender a demanda de casas lotéricas, postos de gasolina e demais estabelecimentos comerciais que necessitam armazenar o dinheiro com segurança. O equipamento realiza operações financeiras com senha e o processo de contagem e recontagem de dinheiro é feito automaticamente com controle da autenticidade das cédulas que, após a validação, são armazenadas no cofre.
Na área bancária, a Perto aposta em diversas novidades como ATM com painel Solar, desenvolvido para o mercado indiano e com grande potencial para ser implantado no Brasil, Mini Agência Inteligente, que reúne múltiplas transações bancária num único equipamento, e o ATM Super Full, terminal que possui todas as funcionalidades em um único equipamento, incluindo o serviço de emissão de folhas de cheque, além de saque e depósito.
Para o segmento de serviços, o Full Outsourcing, solução que implementa, monitora e administra o parque de ATMs (terminais bancários) das instituições financeiras, e a Solução Perto Image, gestão completa e modular para Truncagem de Cheques, Digitalização e Tratamento da imagem de documentos, são novidades que devem ganhar peso nos próximos anos e contribuir para o crescimento da Perto, que hoje detém 25% de market share.
Os principais equipamentos da Perto estão expostos no Ciab 2011, maior feira de bancos da América Latina e que tem a empresa como patrocinadora diamante.