PATROCINADOR

04 setembro 2011

EXPOCACHAÇA DOSE-DUPLA: MERCADÃO E CACHAÇA EM EVENTO INÉDITO



De 6 a 11 de Setembro, o Mercado Municipal Paulistano – o famoso ‘Mercadão’, no centro de São Paulo –, será palco da Expocachaça Dose-Dupla, versão paulista da mais importante feira brasileira de cachaça,  que acontece há 15 anos em Minas Gerais.

De um lado, o Mercado Municipal Paulistano com suas conhecidas atrações gastronômicas capazes de agradar aos mais diversos tipos de paladares. De outro, a bebida por excelência do Brasil, representada por várias das melhores marcas produzidas no País.

É através dessa combinação 'em dose dupla' que o tradicional Mercadão e a mais importante feira voltada para o destilado nacional chega a São Paulo, a convite de José Roberto Graziano, Supervisor Geral de Abastecimento de São Paulo, responsável pela administração do Mercado Municipal, e em parceria comNestor Marques Filho, empresário que atua na distribuição de cachaça – dois entusiastas da bebida.

Organizado pela Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Supervisão Geral de Abastecimento da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, e pelo Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), que tem como presidente o mineiro José Lúcio Mendes, o evento vai reunir cerca de 40 expositores que terão a oportunidade de apresentar seus produtos às mais de 20 mil pessoas que circulam diariamente pelo Mercadão. O Mercado Municipal Paulistano é o quarto ponto turístico mais visitado da cidade de São Paulo, logo depois do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do MASP.

Os expositores estarão em estandes e quiosques espalhados no espaço interno do Mercadão, oferecendo ao público a oportunidade de degustar suas cachaças. E todas as cachaças expostas estarão sendo comercializados pelas 16 lojas especializadas em bebidas existentes no Mercado Municipal.

“Trazer a cachaça para o ambiente do Mercadão é como colocar esta bebida em uma vitrine para o mundo. A mais genuína das bebidas brasileiras é perfeitamente compatível com os produtos disponíveis nas lojas e boxes do Mercado, assim como com sua praça de alimentação”, observa Graziano, ele mesmo um colecionador de cachaça. “Por suas características cosmopolitas, oMercadão atrai consumidores e turistas de todo o mundo que o visitam diariamente, o que de antemão garante ao evento uma oportunidade única de negócios”, complementa.

Aberta a todos os seus freqüentadores e com entrada franca, a Expocachaça Dose Dupla estará integrada ao ambiente do Mercadão, ocupando os dois corredores principais, o Espaço de Eventos com estandes de grandes marcas e ainda o Mercado Gourmet, local para a realização de palestras e “jantares interativos”, com workshops de chefes de cozinha como Rodrigo Oliveira, do cultuado bar e restaurante paulistano Mocotó, e Alex Caputo, chef oficial do Mercado.

Mercado Crescente – De acordo com José Lúcio Mendes, a mais brasileira das bebidas é o terceiro destilado mais consumido no mundo, perdendo somente para a vodca e o shochu  soju. Anualmente são produzidos 1,3 bilhão de litros de cachaça, distribuídos entre 4 mil marcas e 40 mil produtores (na quase totalidade pequenos e micro produtores). A cachaça também é líder absoluta entre os destilados vendidos no Brasil, com 86% de market share. Por fim, a cadeia produtiva da cachaça movimenta cerca de R$ 7 bilhões/ano.

O crescimento da cachaça de qualidade no Brasil é incontestável, como se pode facilmente perceber por sua presença cada vez maior em supermercados e empórios finos. E também em bares e restaurantes, que pouco a pouco vêm oferecendo a seus clientes uma carta de cachaças mais ampla, com variadas marcas e diversas faixas de preço. Em síntese, a cachaça vem ganhando cada vez mais o status de destilado nobre.

Para que se tenha uma ideia da efervescência do atual panorama que rodeia a cachaça no País, no último mês o setor presenciou duas importantes aquisições, uma envolvendo a italiana Davide Campari-Milano, fabricante do conhecido Campari, outra envolvendo o conhecido chefe de cozinha francês radicado no Rio de Janeiro, Claude Troisgros. Enquanto a Campari anunciou a compra da marca Sagatiba, Troisgros anunciou a aquisição da cachaça mineira Bendita, revelando ainda planos de criação de uma linha especial, envelhecida em madeiras brasileiras, destinada à classe A do Brasil e do Exterior. Por outro lado, há alguns anos a Cachaça Leblon, de Patos de Minas (MG), passou a fazer parte do portfólio do Grupo Bacardi.

“A cachaça brasileira é o destilado que mais cresce no mundo, em desacordo com a curva da conhaque e do uísque. Daí o interesse das grandes organizações”, afirma diz José Lúcio Mendes.

Em sua última edição, em Junho passado, em Belo Horizonte, a Expocachaça reuniu 100 mil visitantes e movimentou R$ 17 milhões. Para José Lúcio, trazer uma versão da feira para São Paulo atende a proposta de valorização e divulgação da bebida brasileira e a uma demanda dos produtores. “AExpocachaça garante não só a possibilidade de exposição e aproximação com consumidor final como também de ampliar a visibilidade e despertar a atenção dos responsáveis pela área institucional ligada à cadeia produtiva do segmento”, complementa.

Presenças – “Uma ampla amostragem, reunindo representantes das principais regiões produtoras de cachaça do País está prevista para a feira”, antecipa o diretor comercial da Expocachaça Dose Dupla, Luiz Vicente Mendes.

Entre as presenças asseguradas, destacam-se, além das cachaças de Minas Gerais, referência na área, cachaças do Rio Grande do Sul e de São Paulo, cujo aprimoramento do nível de qualidade de seus alambiques vêm surpreendendo o mercado. O Rio de Janeiro estará representado por cachaças originárias de todo o território fluminense, como o Vale do Café e Paraty, primeira região credenciada com indicação de procedência pelo INPI-Instituto Nacional de Patentes Industriais, equivalente ao francês AOC (Apelação de Origem Controlada). Do Nordeste virão marcas produzidas na Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Atividades Paralelas – Nas quatro primeiras noites do evento (de terça 6 a sexta-feira 9 de Setembro), a Expocachaça Dose Dupla terá “jantares interativos”. Neles, chefs convidados se encarregarão de cardápios, sempre com receitas tendo como ingrediente a cachaça, acompanhados de comentários relacionados com o seu preparo. Destaque para a presença de Leandro Batista, sommelier especialista em cachaças, integrante da equipe do restauranteMocotó.

S E R V I Ç O

EXPOCACHAÇA DOSE DUPLA

Mercado Municipal Paulistano - "MERCADÃO"

Programação

Feira - 6 a 11 de Setembro, das 11 às 18 horas - Entrada Franca

Jantares interativos - dias 6, 7 8 e 9, das 18h às 21h, exclusivos para convidados

Palestras - dias 6 e 7, das 14h às 17h, e dias 8 e 9, das 13h às 17h
As palestras, gratuitas e abertas a todos os interessados, mediante inscrição no local, acontecerão no Auditório do Mercado Gourmet. A programação estará disponível em breve em www.mercadomunicipal.com.br

O Mercado Municipal Paulistano - "MERCADÃO" fica na Rua da Cantareira 306, Centro, tel. 3313-3365

Informações - www.expocachaca.com.br

02 setembro 2011

Borges traz para o Brasil o El Coupage, extra-virgem com assinatura do chef Ferran Adriá


Esta é a segunda parceria entre o prestigiado chef e a Borges. A primeira foi a linha de azeites aromáticos especiais.

Acaba de desembarcar no Brasil, o Azeite Extra Virgem El Coupage, uma associação de diferentes olivas selecionadas, criada especialmente para a espanhola Borges, pelo chef catalão, que por quatro vezes consecutivas considerado o melhor do mundo, Ferran Adrià. O resultado é um azeite de sabor suave e equilibrado, indicado para saladas e verduras, segundo o próprio Adrià sugere no rótulo.

Ferran Adrià é conhecido como “alquimista da cozinha”, tendo sido o criador do restaurante espanhol El Bulli (“efervescente”), que em agosto serviu seu último jantar – o chef irá se dedicar nos próximos anos a novas pesquisas gastronômicas. Antes do El Coupage, Ferran Adrià criou em parceria com a Borges a linha de azeites aromáticos, criados à semelhança de infusões artesanais desenvolvidas pelo Chef e disponíveis no Brasil em oito versões;

A Borges está presente em todo o Brasil, contando com uma rede de distribuidores em todas as regiões. É uma das marcas de azeite mais consumidas em todo o mundo e que está no Brasil com um portfólio de mais de 20 tipos de azeites, além de vinagres especiais e azeitonas. Para mais informações sobre a Borges, acesse www.borgesalimentos.com.br e conheça suas promoções, dicas e receitas especiais pelo Twitter (Borges do Brasil), facebook (Borges Brasil) e Youtube (Borges Brasil).

01 setembro 2011

Futurecom Discute Como Explorar Conteúdos de Voz em Inteligência de Negócios


Futurecom Discute Impacto dos Conteúdos de Voz para o Avanço do Conhecimento

(Especialista da Dígitro analisa a inclusão das comunicações vocais nos acervos de informação não-esturuturada para finalidades relacionadas à inovação, inteligência e competitividade)


Depois de incorporar diversas formas de informação não estruturada no seu escopo de conhecimentos operacionais –tais como mensagens de email, sms, arquivos web etc – as empresas e instituições enfrentam agora o desafio de utilizar as comunicações por voz como mais um elemento propulsor do conhecimento, da competitividade e da inovação nos ambientes colaborativos.

Para analisar este desafio e compreender o impacto da inserção dos conteúdos vocais nos processos de descoberta/criação de novos conhecimentos, o Assessor de Projetos Especiais da Dígitro, Adriano Júnior Dias, irá proferir palestra no Futurecom 2011 sob o título: “A Simbiose das Telecomunicações com a Inteligência Digital como Fator Crítico de Inovação”. 

Segundo o executivo, a inclusão de novos canais, como o e-mail e o chat, no acervo operacional de conhecimentos das empresas e instituições já representou um grande avanço para o ambiente de inovação no plano internacional, sendo que a operacionalização da voz como fonte de informação começa a viabilizar um novo ciclo de descobertas a partir da enorme interatividade que caracteriza os clusters vocais. “Hoje, 82% das informações disponíveis no mundo estão na categoria não-estruturada. Se incluírmos aí as comunicações por voz, este volume irá atingir 94% de toda a massa de informações disponíveis”, assinala o especialista. 

A palestra de Adriano Júnior Dias abordará também de que forma as tecnologias de comunicação telemática podem atuar em sinergia com as tecnologias de inteligência digital para incorporar a voz no escopo do conhecimento e proporcionar o avanço do ambiente criativo/inovador em áreas de negócios, monitoramento de processos, gestão e segurança.

Serviço: Palestra: “A Simbiose das Telecomunicações com a Inteligência Digital como Fator Crítico de Inovação” Local: Expo Transamérica – Pavilhão B Data: 14/09/2011 Horário: 15h20 Auditório: México

31 agosto 2011

Exposição de Tecnologia é destaque da 45ª Convenção Abras


Maior encontro de líderes supermercadistas traz soluções inovadoras para o setor. Evento será em Campinas (SP), de 20 a 23 de setembro

Com o tema “A tecnologia como diferencial competitivo”, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realiza, de 20 a 23 de setembro, a 45ª Convenção Abras, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). Considerado o maior e mais importante encontro de líderes do setor supermercadista brasileiro, o evento deste ano terá como novidade a Exposição de Tecnologia, onde serão apresentadas inovadoras soluções tecnológicas e tendências sobre o que há de mais moderno e eficiente para o setor de autosserviço no Brasil.

A 45ª Convenção Abras contará com a presença de autoridades e das principais lideranças do setor supermercadistas de todos os estados da Federação e terá palestras com os mais renomados especialistas internacionais em administração e varejo. Serão discutidos temas que impactam diretamente o desempenho dos supermercados.

Entre os palestrantes internacionais, estará no evento o especialista em e-commerce Andreas Weigend, responsável pelo grande sucesso do site de compras Amazon, falando sobre novas estratégias para o varejo online. A 45ª Convenção Abras traz, ainda, o executivo responsável por fazer da Tesco a maior rede de supermercados do Reino Unido e a terceira do mundo, Sir Terry Leahy, com o tema estratégia e gestão; e o analista global da TNS Shopper Insights, Herb Sorensen, para falar sobre o comportamento do consumidor.

Paralelamente à Convenção, como já é tradição, será realizado o V Encontro Internacional de Negócios, uma grande rodada de negócios com a participação de fornecedores e supermercadistas de diversos países. A programação do evento inclui, ainda, o Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados (Alas), no dia 20 de setembro, das 9h às 18h, com o tema Perdas e Gestão de Categorias. Participam do workshop representantes das principais redes supermercadistas de toda a América Latina.

30 agosto 2011

Menopausa precoce está associada a casos de infertilidade, mas também com maior morbidade e mortalidade entre as mulheres


Fatores econômicos e tabagismo estão relacionados para aparecimento da menopausa precoce


Mulheres de classes sociais mais baixas são quase três vezes mais propensas a ter falência ovariana prematura (FOP) em comparação a mulheres de outros estratos sociais. Estas são as conclusões de um estudo britânico, apresentado durante a reunião anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia.

Segundo Rumana Islam, do Imperial College, em Londres, a falência ovariana prematura, ou menopausa precoce, não está associada apenas aos casos de infertilidade feminina, mas também com maior morbidade e mortalidade entre as mulheres, bem como com uma diminuição da qualidade de vida, equivalente a casos de pacientes que apresentam diabetes tipo 2 ou  artrite reumatóide.

Estudos anteriores sobre a FOP haviam avaliado pequenos grupos de mulheres que buscavam o atendimento hospitalar, portanto, as informações sobre os riscos e impactos da  falência ovariana prematura eram poucas. O estudo de Rumana Islam ampliou o entendimento sobre a doença, analisando os registros de cerca de 5000 mulheres britânicas que faziam parte do estudo 1958 Birth Cohort. Elas foram acompanhadas pelos pesquisadores até a idade de 50 anos, quando foram questionadas sobre a data e a causa da sua menopausa, bem como sobre a sua qualidade de vida.

Das 4968 participantes efetivas do estudo, 370, ou 7,4%, já tinha entrado na menopausa, naturalmente, ou de maneira induzida.  Além da influência da classe social, os pesquisadores detectaram uma forte associação do tabagismo com a menopausa precoce. A qualidade de vida foi avaliada segundo os parâmetros do inquérito de saúde SF-36, que produz um perfil de saúde física, psicológica e bem-estar em oito áreas.

As mulheres com menopausa precoce relatavam, quase duas vezes mais, uma pior qualidade de vida atribuída a fatores como tabagismo, obesidade e pouco exercício físico.  Os pesquisadores detectaram também um impacto profundo na qualidade de vida destas mulheres, dez anos após a chegada da menopausa precoce, - o que afetava negativamente sua vitalidade física.

A FOP é caracterizada por amenorréia (ausência de menstruação), infertilidade e deficiência de esteróides sexuais levando a sintomas da menopausa em mulheres com idade inferior a 40 anos. Quase 20% das mulheres integrantes do estudo apresentavam falência ovariana prematura causada pela remoção precoce dos ovários e / ou histerectomia, além do grupo que havia se submetido à quimioterapia.

Embora a histerectomia tenha se tornado menos comum na última década, as descobertas britânicas reforçam a recomendação de que a ooforectomia deve ser um último recurso para tratar os distúrbios menstruais. O procedimento também deve ser evitado em mulheres mais jovens.

“Os dados da pesquisa britânica fornecem razões claras para a gestão dos sintomas FOP pelos profissionais de saúde. As mulheres com menopausa precoce podem se beneficiar muito com cuidados especializados multidisciplinares, incluindo suporte para a sua significativa gama de sintomas psicológicos e físicos. Suas necessidades de saúde, a longo prazo, também devem ser consideradas, pois como o estudo mostrou, a menopausa precoce tem um grande impacto na qualidade de vida de uma parte significativa da população”, afirma o ginecologista Joji Ueno, diretor da Clínica GERA.

Menopausa precoce x infertilidade feminina

Muita gente ainda acredita que essas duas palavras são sinônimos: climatério e menopausa. Mas não são. Embora mantenham uma estreita ligação, correspondem a dois estágios diferentes na vida de qualquer mulher. O primeiro refere-se ao período de transição entre a fase reprodutiva para a não-reprodutiva. A característica principal do climatério é o início do fim da função regular dos ovários. “Nessa etapa, que começa alguns anos antes da menopausa propriamente dita, os ovários paulatinamente diminuem sua produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio. Até que, por volta dos 50 anos de idade, encerram suas atividades. Nesse momento, quando não há mais ovulação e cessa a menstruação, a chegada da menopausa pode ser decretada”, afirma o ginecologista Joji Ueno.

Durante a menopausa, a mulher experimenta uma série de mudanças físicas, psicológicas e sociais importantes que começam no climatério. “Porém, para algumas mulheres, a menopausa chega com, pelo menos, 15 anos de antecedência, bem no período em que a maioria ainda poderia ter filhos. Quando isso acontece, a mulher pode estar entrando em um quadro de menopausa precoce”, alerta Ueno.
Não existe uma causa determinante para o surgimento do problema. A menopausa precoce pode ocorrer por vários fatores, como o histórico familiar, por exemplo. “Na verdade, a idade da menopausa não está relacionada à época da primeira menstruação, mas sim a quando a mãe e as irmãs da paciente entraram na menopausa. Existem trabalhos científicos que mostram interligação das idades da mãe com a da filha, porém esta não é a regra geral para uma FOP”, afirma o médico.
Há também outros fatores externos que podem antecipar a menopausa, como a remoção dos ovários ou de grande parte deles e os tratamentos contra o câncer, por exemplo. “A radioterapia e a quimioterapia têm como objetivo impedir o crescimento celular. Porém, estes tratamentos não atingem apenas as células malignas, mas as que estão sadias também. Por isso, dentre outros efeitos colaterais, os tratamentos contra o câncer podem levar a uma falência prematura dos ovários”, explica o médico, que também dirige o  Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo.
Existem ainda outros medicamentos que podem gerar a chamada menopausa química, que ocorre independentemente da idade da paciente. “Um exemplo é o uso de um medicamento comumente indicado para casos de endometriose”, informa o médico.
Mulheres que estão em seu ciclo reprodutivo de vida e que sofrem com doenças auto-imunes - tais como lúpus e inflamações na tireóide (Tireoidite de Hashimoto) - ou com problemas metabólicos como o diabetes, ou ainda com infecções virais adquiridas, podem necessitar de medicamentos que acabam também por acelerar o processo da menopausa precoce. “Ou seja, não é propriamente a doença que provoca a alteração e, sim, o efeito da medicação”, explica Ueno.
Há também a menopausa precoce cirúrgica, caracterizada pela retirada dos ovários, geralmente, realizada em mulheres com diagnóstico de câncer. E existem, ainda, doenças genéticas específicas que provocam distúrbios ovarianos, mas estas não são as grandes causadoras da menopausa precoce. “Alterações do cromossomo X, como a Síndrome de Turner ou a Síndrome do X Frágil podem ser consideradas possíveis causas da falência prematura dos ovários”, diz o ginecologista.
“A determinação da causa da menopausa prematura é importante para as mulheres que desejam engravidar. O exame físico é útil, seguidos por exames complementares, como o de dosagem hormonal e o ultrassom ovariano. Exames de sangue podem ser realizados para se investigar a presença de anticorpos que acarretam danos às glândulas endócrinas – exemplo de doenças auto-imunes. Para as mulheres com menos de 30 anos de idade, uma análise dos cromossomos é geralmente realizada”, diz Joji Ueno.
Confirmado o diagnóstico, a regra para tratamento é a Terapia de Reposição Hormonal, a TRH. “O uso da TRH é imprescindível nos casos de menopausa de origem cirúrgica ou provocada por quimioterapia, em virtude da intensidade destes sintomas”, afirma Ueno.
Além disto, a menopausa precoce é indicação precisa de Terapia de Reposição Hormonal, pois essas mulheres apresentam risco 4 x maior de desenvolver doenças cardíacas e 7 x maior de desenvolver osteoporose.
Chances de engravidar
A mulher com menopausa precoce apresenta uma chance inferior a 10% de ser capaz de conceber. Suas chances aumentam em até 50% quando é realizada a implantação de óvulos de uma outra mulher no seu útero – a ovodoação – após eles serem fertilizados em laboratório, com emprego das técnicas de Fertilização In Vitro, FIV.

29 agosto 2011

Riverbed adquire Aptimize para expandir recursos de otimização de aplicações web


A Riverbed Technology (NASDAQ: RVBD), empresa de alto desempenho em TI, anuncia que adquiriu a Aptimize Limited, uma empresa privada, líder de mercado em otimização de conteúdo web. Com sede em Wellington, Nova Zelândia, se tornará o novo grupo de produtos para Otimização de Conteúdo Web, liderado pelo ex-principal executivo da Aptimize, Ed Robinson.

A companhia é líder de mercado em otimização de conteúdo web, uma área inovadora de tecnologia que permite que os clientes ofereçam aplicações web internas como o SharePoint e aplicações web externas como sites de comércio eletrônico muito mais rápidos. A solução Aptimize Website Accelerator elimina a grande ineficiência das modernas aplicações web transformando o conteúdo (javascript, folhas de estilo em cascata, imagens etc.) em tempo real, acelerando imediatamente sites e intranets com a simples instalação de um software no servidor web. Sem necessidade de mais hardware nem de alterações de código ou no navegador. A solução Aptimize aumenta o desempenho  em até 400% e normalmente são implantadas juntamente com controladores de otimização de redes geograficamente dispersas (WAN) e controladores de entrega de aplicativos (ADCs), melhorando o desempenho. 
  
 “A empresa oferece um novo tipo de otimização que pode ser aplicado a todos os tipos de conteúdo web”, disse Jerry Kennelly, presidente e principal executivo da Riverbed. “Muito semelhante às nossas soluções Steelhead que otimizam os protocolos por trás das páginas  web, a Aptimize otimiza o conteúdo real da página no dispositivo do usuário final.”

A Aptimize vai além da otimização HTTP e TCP e da otimização de conteúdo web, transformando conteúdo web para entrega mais rápida e uma experiência mais dinâmica para o usuário. A tecnologia da Aptimize reorganiza, mescla e redimensiona conteúdo de acordo com que o está visualizando e de onde. O resultado é que a aplicação é entrega de forma bem mais eficiente, até quatro vezes mais rápido, independentemente da plataforma utilizada.

“A otimização de conteúdo web é uma adaptação natural à evolução da otimização do desempenho. Agora com as soluções Aptimize podemos entregar aplicações ainda mais rapidamente, com menor largura de banda e para um público mais amplo. A Aptimize será um complemento bastante significativo e um grande diferencial para os produtos de desempenho da  Riverbed”, acrescentou Kennelly.

"A Aptimize e a Riverbed trazem juntas as duas tecnologias poderosas para acelerar aplicações dentro e fora dos limites do firewall", explicou Ed Robinson, principal executivo da Aptimize. "A futura combinação dessas duas companhias irá criar uma oferta realmente única no mercados."

26 agosto 2011

OFFICE PAPERBRASIL ESCOLAR MOVIMENTA NEGÓCIOS PARA O PRÓXIMO ANO


Feira garantiu as vendas não só para o próximo volta às aulas, como também de segmentos que não dependem da sazonalidade, como tecnologia e escritório. Visitação qualificada foi destacada pelas empresas expositoras.

Segunda maior feira de negócios do mundo para o segmento de produtos e serviços para escritórios, papelarias e escolas, a 25ª edição da Office PaperBrasil Escolar foi encerrada nesta quinta-feira (25), no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

Ao longo de quatro dias, o evento recebeu 34.421 profissionais do setor, sendo 15.410 visitas de compradores nacionais e internacionais. Principal referência para este mercado, a Office PaperBrasil Escolar antecipou as tendências em modelos, estampas, materiais e licenciamentos que vão ditar o comportamento dos consumidores nos próximos meses. 

Na avaliação de Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras – promotora da Office PaperBrasil 2011 –, o objetivo de movimentar os negócios do setor para o próximo ano foi alcançado. “As feiras de negócios caminham cada vez mais para uma visitação qualificada. Quase 45% do total de visitantes desta edição foi de compradores, ou seja, público orientado para a realização de negócios. O resultado foi a satisfação dos expositores”.

A feira mais uma vez foi responsável pelos lançamentos do período de volta às aulas e também de outros segmentos que não dependem de sazonalidade, como suprimentos de informática e materiais de escritório. Muitas empresas expositoras comemoraram os negócios fechados no pavilhão e, principalmente, os contatos e visitas agendadas que vão gerar vendas para os próximos meses. 

A exemplo das edições anteriores, a Office PaperBrasil Escolar recebeu um grande número de importadores vindos de todos os continentes, especialmente da América Latina, para fazer negócios com as empresas brasileiras. 

Para estimular ainda mais este intercâmbio, a Abigraf-Nacional trouxe para a feira 11 distribuidores e lojistas de grande porte de países considerados estratégicos para o setor: Portugal, Estados Unidos, Angola, República Dominicana, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Honduras. A ação faz parte do Graphia, projeto de estímulo às exportações da indústria gráfica desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil.

Ricardo Fonseca, da área de Negócios Internacionais do Graphia, considera que o resultado da ação foi excelente. “Nas rodadas entre fabricantes e os compradores convidados foram fechados negócios efetivos”. A presença do Graphia na feira também aumentou o interesse de mais empresas do setor gráfico para integrar o projeto. Para Fonseca, outro benefício de trazer estes estrangeiros para conhecer a feira foi colocá-los em contato com todo o mix de produtos para papelaria. “Eles constataram que o Brasil é mais que um país produtor de cadernos e que a qualidade e criatividade de nossos produtos são competitivas no mercado internacional”.

Uma das novidades desta 25ª edição foi a setorização das empresas expositoras de acordo com a categoria de produtos: Escolares/Office; Papelaria em Geral; e Pastas/ Mochilas/Acessórios. Segundo a gerente de Negócios da Francal Feiras, Wanira Salles, a mudança foi aprovada pelos lojistas que visitaram a feira. “Todos com quem conversamos disseram que a setorização facilitou o planejamento e otimizou seu tempo no pavilhão”. A gerente avalia que, para uma primeira experiência, o resultado foi satisfatório, e que muitos poucos ajustes serão necessários para a próxima edição.

OFFICE PAPERBRASIL ESCOLAR 2011
25ª Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas
Data: de 22 a 25 de agosto de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção e Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abigraf São Paulo – Associação Brasileira da Indústria Gráfica
Apoio: Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.
Site: www.officepaperescolar.com.br / Twitter: @paperbrasil