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11 janeiro 2012

Intel e Motorola Mobility iniciam parceria estratégica móvel plurianual

A Motorola Mobility começará a enviar para seus clientes um smartphone baseado em tecnologia Intel no segundo semestre de 2012

Intel Corporation e Motorola Mobility Inc. (NYSE: MMI) anunciaram que as duas empresas iniciaram um relacionamento estratégico plurianual e multidispositivos que inclui smartphones que a Motorola começará a enviar a seus clientes ainda nesse ano usando os processadores Intel® Atom™ e a plataforma Android*. 

A colaboração, que também abrange tablets, combina a liderança da Intel em tecnologia de silício e inovação computacional com a experiência da Motorola em design de dispositivos móveis para oferecer produtos com alto desempenho, longa duração da bateria e a conveniência necessária para estilos de vida cada vez mais voltados para a mobilidade. 

“Quando grandes tecnologias de silício e software encontram ótimas inovações em mobilidade, coisas incríveis podem acontecer”, declarou o Presidente e CEO da Intel Paul Otellini. “O nosso relacionamento de longo prazo com a Motorola Mobility ajudará a acelerar a arquitetura da Intel para novos segmentos de mercado de mobilidade. Esperamos que a combinação das nossas empresas abra novos caminhos e traga o melhor das capacidades computacionais para smartphones e tablets, o que em troca ajudará a criar novas e poderosas experiências que conectem e enriqueçam a vida das pessoas onde quer que elas possam estar”. 

“Estamos muito satisfeitos pela parceria com a Intel, para oferecer smartphones e tablets baseados no processador Intel Atom para consumidores e empresas”, declarou Sanjay Jha, Chairman e CEO da Motorola Mobility. “Apesar de termos mais de cinco bilhões de assinantes móveis no mundo, menos de 800 milhões estão usando um smartphone atualmente. Com o Android como o principal SO para smartphones e avanços na tecnologia computacional, vemos uma imensa oportunidade para o mercado de dispositivos convergidos”. 

Smartphones e tablets estão rapidamente se tornando uma parte indispensável da vida das pessoas – acompanhando-as constantemente. O relacionamento estratégico entre Intel e Motorola Mobility ampliará as oportunidades para a inovação contínua nessas áreas, à medida que elas trabalham de perto para melhorar os planos de produtos do system-on-chip (SoC) de baixo consumo da Intel para o portfólio de dispositivos móveis convergidos da Motorola Mobility. As empresas colaborarão em hardware, software e serviços para oferecer soluções completas e novas experiências aos usuários, com maior duração de bateria, maior desempenho computacional, capacidades de vídeo e imagens avançadas e conexões wireless perfeitas. 

10 janeiro 2012

Ultrabook™: Uma nova era da computação acaba de começar

Durante o Dia para a Imprensa na International Consumer Electronics Show 2012, a Intel Corporation descreveu a nova era de experiências computacionais que está em andamento, enquanto a primeira onda de dispositivos Ultrabook™ chega ao mercado. Liderando o evento estava Mooly Eden, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Grupo PC Client, e Kevin Sellers, vice-presidente do Grupo de Vendas e Marketing e diretor de Publicidade e Marketing Digital. 

A jornada do Ultrabook 
Revelada na Computex 2011 no dia 31 de maio, a visão da Intel para o Ultrabook é oferecer uma experiência computacional completa, sem restrições e mais segura. Moldado por uma extensa pesquisa, a Intel definiu o Ultrabook começando com o que as pessoas mais desejam de seus computadores. 
Nos poucos meses desde que a categoria foi criada, ela já atravessa um bom momento inicial.

Mais de 75 designs de Ultrabooks estão planejados para 2012 e chegarão em diversos tamanhos (incluindo 14 e 15 polegadas), formas e estilos. A segunda fase dos dispositivos Ultrabook será equipada com a 3ª geração da família de processadores Intel® Core™, inicialmente disponível a partir do segundo trimestre de 2012 e com disponibilidade crescente por todo o ano. 

· Durante a sua apresentação, Eden demonstrou inúmeras experiências do Ultrabook e modelos de uso sem restrições que se aproveitam do desempenho computacional do Ultrabook. 

· A segurança está tornando-se cada vez mais importante para os consumidores que desejam proteger seus dados e bens pessoais. Eden demonstrou uma experiência mais segura que foi possível graças aos resultados iniciais de uma colaboração estratégica entre a Intel e a MasterCard. Essa colaboração foi anunciada no ano passado para fornecer mais opções para um processo de pagamento mais simples e seguro para compras online com cartões MasterCard usando dispositivos Ultrabook. 

· A inovação contínua da indústria é necessária para transformar em realidade os bonitos e elegantes designs Ultrabook com menos de 18 milímetros de espessura. Dos componentes para a tela, tecnologia de bateria e soluções de armazenamento, até a placa-mãe e as tecnologias de resfriamento, tudo teve que ser reprojetado para caber nos designs finos. No ano passado, a Intel anunciou um fundo de US$ 300 milhões para o Ultrabook a fim de estimular o desenvolvimento dessas e outras inovações, bem como para ajudar a levá-los ao mercado em larga escala e com preços competitivos. 

A interação com computadores vai além do teclado e do mouse

À medida que o Ultrabook continua a evoluir, o mesmo acontecerá com a maneira como as pessoas interagem com eles, já que experiências baseadas no toque foram incorporadas. Em uma pesquisa da Intel recentemente concluída sobre o uso de aplicativos baseados no toque, os usuários concluíram que o uso do toque em um design flip convencional, além da transição perfeita entre o uso de aplicativos de toque e o teclado, é atraente e natural. 

Eden disse que a incorporação de experiências de toque também estimulará a inovação nos designs e formatos dos futuros Ultrabooks, de flip e híbridos, a conversíveis e outros estilos provavelmente ainda nem imaginados. 

Um inovador sistema conceito desenvolvido pela Intel inclui um painel claro na base do teclado que serve como touch pad em modo flip, mas que se transforma em uma tela sensível ao toque quando ele é fechado para uso rápido durante deslocamentos. 

A Intel planeja incorporar capacidades que permitirão que as pessoas se engajem naturalmente e intuitivamente com um Ultrabook. Eden anunciou um relacionamento estratégico entre Intel e Nuance Communications Inc., uma provedora líder em soluções de voz e idiomas, para o desenvolvimento de uma experiência de voz natural, intuitiva e multi-idiomas para esses dispositivos. 

A experiência será baseada na tecnologia de reconhecimento de voz Dragon* da Nuance, que será otimizada para a arquitetura Intel e deverá estar disponível ainda nesse ano. 

Usando essa tecnologia, as pessoas poderão controlar seus Ultrabooks apenas com o uso da voz para a abertura fácil e rápida de programas, reprodução de mídia, checagem e atualização de sites de relacionamento social ou controle de emails e calendário. 

Um kit para o desenvolvimento de software para Dragon e outras tecnologias da Nuance estará disponível no Intel® AppUpSM Center para ajudar os desenvolvedores a criarem novas experiências para o Ultrabook. 

A Intel também está trabalhando na próxima geração da interação computacional: reconhecimento de gestos intuitivo e envolvente. Eden deu uma ideia de parte do progresso conquistado até agora usando um jogo de estilingue controlado pelos gestos naturais do usuário. 

A mais expressiva campanha de marketing desde a Tecnologia Intel® Centrino®

Em abril, a Intel dará início a uma abrangente campanha, “Uma nova era da computação”, para divulgar a experiência do Ultrabook de uma maneira empolgante e inovadora para os consumidores. Ela incluirá TV, mídia impressa, outdoors e outras inserções publicitárias, além de componentes de mídia social, online e dentro de lojas. 

· Os vendedores demonstraram um vídeo que deu à audiência uma ideia sobre a abordagem criativa que a Intel está adotando para a sua nova campanha para o Ultrabook. Os anúncios destacarão como os sistemas Ultrabook baseados na Intel dão início a uma nova era da computação e fazem todo o resto parecer história antiga. 

· A Intel também usará um amplo conjunto de programas de marketing com parceiros, como o seu mundialmente reconhecido programa Intel Inside com os parceiros fabricantes de PCs, para dar vida à experiência do Ultrabook. Ela planeja expandir a sua atual parceira com a nova empresa de mídia Vice no The Creators Project para divulgar a experiência do Ultrabook, além de se engajar em novas e não anunciadas parcerias com grandes marcas que prezam o estilo de vida. 

Mais informações sobre o Ultrabook, incluindo material para imprensa, fotos, vídeos e mais, podem ser encontradas em www.intel.com/newsroom/ultrabook.

Kodak amplia os Serviços e Suporte para sua rede de Kiosks e Sistemas Apex com a parceria da Itautec

Com atuação abrangente e sólida, a Itautec atende toda a base instalada de Kiosks e sistemas Apex para impressão de fotos da Kodak no Brasil, com suporte aos clientes, treinamento e assistência técnica


A Kodak, empresa do mercado de comunicação visual e imagem, assinou contrato com a Itautec, líder em automação comercial e serviços tecnológicos, para suporte e assistência técnica da sua rede de Kiosks e Sistemas Apex de impressão de fotos. A parceria resultou em inúmeras vantagens para a Kodak e seus clientes, ampliando a presença geográfica da assistência técnica, proporcionando maior rapidez na manutenção dos equipamentos, melhorando a qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes.

Com um parque instalado com mais de 5.000 equipamentos, presentes em shopping centers, supermercados e lojas especializadas em todo Brasil, a Kodak oferece aos seus clientes a possibilidade de usar os diversos recursos de edição e impressão de fotos digitais instantaneamente. 

O treinamento aos clientes e o serviço de HelpDesk providos pela Itautec, em nome da Kodak Brasileira, proporcionam um melhor conhecimento dos recursos e soluções oferecidas pelos Kiosks Kodak e Sistemas Apex aos usuários e consumidores. Tanto os serviços de HelpDesk como os de assistência técnica em campo são fornecidos por profissionais da Itautec, treinados pelos especialistas técnicos da Kodak.

A operação de HelpDesk conta com instalações de última geração, softwares e sistemas gerenciais informatizados que simulam o funcionamento dos equipamentos dos clientes e possibilitam resolução rápida de dúvidas e de eventos que requerem assistência técnica. A Itautec é também responsável pelo o sistema de logística das peças de reposição e assistência técnica no local onde o equipamento está instalado.

“A parceria entre a Kodak e a Itautec tem possibilitado ganhos de produtividade e melhoria na qualidade de atendimento, como podemos observar na queda do número de eventos que requerem a presença de um representante técnico para manutenção e reparo dos equipamentos, bem como nos índices de satisfação dos clientes com a assistência técnica aos Kiosks e Sistemas Apex da Kodak”, observa Irineu Monteiro, diretor de serviços da Kodak – America Latina.

Por ser um fornecedor de serviços sólido e com atuação abrangente, a Itautec consegue atender à Kodak em todas as regiões do Brasil. “Temos grande capilaridade e conhecimento de diversas soluções técnicas – o que nos torna uma das poucas empresas do setor que oferece uma solução completa de tecnologia, que engloba não somente o gerenciamento de serviços, mas também software e equipamentos”, comenta Silvio Roberto Direito Passos, vice-presidente da área de Serviços da Itautec.

A unidade de Serviços é um dos grandes diferenciais da companhia frente aos seus concorrentes: conta com uma rede de 33 filiais e mais de 2,5 mil técnicos de campo. Ao cobrir 3,7 mil municípios em todo o Brasil, essa área proporciona aos clientes uma capilaridade única e garante a continuidade de mais de seis milhões de equipamento, entre produtos de automação bancária, comercial e de computação da Itautec, além de equipamentos de outras marcas em autoatendimento, networking e comunicações.

09 janeiro 2012

Lenovo lança sistema de quatro telas com o novo "Personal Cloud" vision, na CES 2012

Desenvolvimento de novos produtos permite ligar entre si dispositivos de bolso, equipamentos móveis e domésticos 

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a segunda maior empresa de PCs do mundo, mostra a sua atual e futura capacidade inovadora na feira do Consumer Electronics Show (CES) deste ano, apresentando uma nova possibilidade de uso digital para seus clientes, com o uso de múltiplos dispositivos, como o PC, tablets, smartphones e SmartTVs. A Lenovo também apresentou recentemente sua “Personal Cloud Vision”, que representa um marco na transformação da empresa, que passa de uma fabricante de “computadores pessoais” para um fornecedor de soluções de “personal cloud” capaz de integrar hardware, software e computação em nuvem. A nova direção da empresa está evidenciada em diversos novos produtos, como o IdeaTab S2, o Smartphone S2 e a SmartTV K91. 

“A Lenovo está quebrando as barreiras que diferenciam os dispositivos e tecendo uma nova gama de hardware, software e serviços em nuvem, e que podem ser conectados, usáveis e dinâmicos”, afirmou Liu Jun, vice-presidente sênior e presidente do Grupo de Negócios de Internet Móvel. “A nossa convicção é que nossos usuários precisam de algo mais do que apenas o teclado e a tela tradicionais para um uso digital realmente satisfatório. A nossa “Personal Cloud vision” integra todos os dispositivos, desde tablets até TVs, para um uso abrangente da Internet móvel, a qualquer tempo, em qualquer lugar”, completa.

Tablet IdeaTab S2 10 reforça com novas configurações e capacidade multimídia Mais fino do que seus antecessores, o IdeaTab S2 de 10 polegadas tem pouco mais de 8 milimetros de espessura e pesa apenas cerca de 600 gramas, sendo atualmente um dos modelos mais leves de 10 polegadas disponíveis no mercado. O IdeaTab S2 funciona com a nova CPU dual core Qualcomm Snapdragon 8960 e o sistema operacional Android 4.0, que reforça os recursos multimídia. Com o Lenovo Mondrian UI, a utilização facilitada do IdeaTab S2 de 10” possui um conteúdo customizado e de fácil acesso ao Lenovo App Shop e ao Android Market para aproveitar milhares de aplicativos úteis, como o Kindle da Amazon, ooVoo, Angry bird e mSpot. Seu design ganha destaque, combinado com um dock para um teclado leve e bateria com duração de 20 horas, o que é eficiente tanto para o uso em entretenimento quanto para a produtividade do equipamento.

Smartphone S2 traz características de segurança e fotografia 

O Smartphone S2 possui a tecnologia mais moderna Qualcomm Snapdragon e o sistema operacional Android 2.3. Ambos os dispositivos incluem um único sistema de segurança a nível Kernel, que protege dados pessoais, impede o phishing (fraudes eletrônicas), e controla o tráfego na rede e nos SMS. Os usuários podem também aproveitar sua câmera de 8MP para tirar fotos panorâmicas em movimento. O S2 também está preparado para a Nuvem, e sincroniza instantaneamente fotos, música, vídeos e informações pessoais com um espaço de armazenagem online específico, para um compartilhamento fácil entre diversos dispositivos. 

K91 - a Primeira SmartTV do mundo que funciona com o Android 4.0 OS 

Além de ser primeira SmartTV do mundo que funciona com uma CPU dual core QualComm 8060 Snapdragon, a K91 também é a primeira que utiliza o sistema operacional Android 4.0 – que deverá revolucionar a tecnologia na sala de estar. Seu “Sanduiche” UI inteligente reúne três das principais funções da SmartTV, que incluem o Video On Demand (VOD), aplicações da Internet e programas tradicionais de TV. O HD VOD online está adaptado ao histórico das exibições preferidas de cada consumidor e produz imagens e áudio da melhor qualidade com a tecnologia 3D FPR com vídeo livre de interferências (flicker) numa TV HD IPS com 240hz com SRS TruSurround. Os aplicativos da Internet podem ser de escolhidos a partir dos milhares de opções disponibilizadas no Android Market e no Lenovo Store, inclusive jogos de console. Outras características da SmartTV incluem controle de voz com processamento de linguagem natural e tecnologia de reconhecimento de voz, que permite aos usuários utilizar comandos de voz para fins de controle remoto. É possível ainda fazer uma interação de vídeo com a webcam de 5MP incorporada, que integra tecnologia de reconhecimento facial para recursos de segurança e permite que os pais controlem a programação a ser exibida. Com o suporte em nuvem, os consumidores têm fácil acesso às suas músicas e vídeos preferidos, podem compartilhar arquivos entre a TV e seus tablets, smartphone ou PC, ou até mesmo controlar a TV via tablet e smartphone. 

O Tablet IdeaTab S2, o smartphone S2 e a SmartTV K91 já estão disponíveis na China. A Lenovo pretende lançar futuramente esses produtos em todo o mundo. Mais informações sobre esses produtos: www.lenovo.com.

Visite a Lenovo no LVCC, no Restaurante AquaKnox do Venetian Hotel durante a CES 2012

A Lenovo transformou mais uma vez o Restaurante AquaKnox do Venetian Hotel na sala de exposições Lenovo durante a CES. Toda a imprensa está convidada a visitar o local e trocar idéias com os especialistas de produto da Lenovo, e ver os últimos lançamentos da empresa nas linhas Think, Idea e MIDH (Mobile Internet & Digital Home). Além disso, a Lenovo terá uma mostra exclusiva de produtos para a imprensa no Central Plaza, logo na saída do Central Hall da LVCC. Os jornalistas que não estiverem na CES podem acompanhar a feira por meio dos comentários em vídeo gravados com os executivos e parceiros da Lenovo em Las Vegas no LenovoVision, Lenovo’s YouTube channel. As atividades da Lenovo na CES também serão divulgadas via Twitter usando a hashtag #lenovoces. 

Para obter as últimas informações da Lenovo, inscreva-se no Lenovo RSS feeds ou siga a Lenovo no Twitter e no Facebook. 

Sobre a Lenovo
A Lenovo é a segunda maior companhia de computadores pessoais do mundo, com a meta de construir os melhores e mais inovadores produtos do mercado mundial, em tecnologia e em custo, comprometida com o sucesso e a confiança de seus clientes. O Grupo Lenovo foi formado mundialmente a partir da aquisição da antiga divisão de computação pessoal da IBM e possui seus principais centros de pesquisa em Yamato (Japão), Beijing, Shanghai e Shenzhen (China) e em Raleigh (Carolina do Norte/EUA). A empresa desenvolve manufatura e comercializa no mundo todo produtos tecnológicos e serviços confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar. Para mais informações sobre a empresa acesse: www.lenovo.com.br. 

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada precisa de capital mínimo de cem salários mínimos para ser aberta

Meio jurídico decide pela regulamentação da sociedade unipessoal
 
Após anos de entrave, o setor empresarial poderá contar com o direito a criação da pessoa jurídica composta por apenas um titular da totalidade do capital social. A partir de hoje a Lei nº 12.441, de julho do ano passado, entra em vigor. Porém, para que a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada seja constituída, o empreendedor precisará possuir um capital mínimo de cem salários mínimos.
 
“Mesmo com a exigência de um capital de 100 salários mínimos, vislumbramos que a EIRELI criará um cenário positivo para as ações empreendedoras, visto que a obrigatoriedade da formação de um quadro societário composto por alguns sócios era um obstáculo para o pequeno e médio empresário, que se via as voltas tendo que se unir a partes que não possuíam objetivos em comum”, explica Tatiane Cardoso Gonini Paço, advogada e sócia do Gonini Paço e Maximo Patricio Advogados.
 
O valor inicial para a abertura da empresa, seja em dinheiro, bens ou direitos, precisa estar disponível no ato da constituição do novo negócio, e apenas pessoas físicas podem ser as responsáveis pela companhia.
 
De acordo com a Tatiane Cardoso Gonini Paço, antes da EIRELIs, os empresários tinham que constituir a pessoa jurídica com outros para se proteger de eventuais ações que a empresa viesse a responder. “Assim, muitas sociedades se formaram apenas para limitar as responsabilidades empresariais assumidas pela pessoa jurídica. O resultado futuro dessas sociedades era disputas judiciais, e o judiciário brasileiro acabava sendo, novamente, afogado por processos decorrentes da burocracia”, explica.    
 
Apesar de alguns questionamentos no texto da Lei – como o fato de hoje nem as empresas limitadas nem as sociedades anônimas precisarem de um capital de 100 salários mínimos para ser abertas, o setor empresarial comemora a criação da EIRELI, que em muitos países já existem desde a década de 80. 

08 janeiro 2012

Novo aviso prévio onerará empresas

Aguinaldo Diniz Filho*

A regulamentação do dispositivo constitucional referente à proporcionalidade do aviso prévio, estabelecida em lei aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, supre uma lacuna inadmissível na legislação trabalhista brasileira. Contudo, a relação de três dias por ano de trabalho, podendo gerar o compromisso de manter ou pagar o trabalhador demitido durante três meses,significará graves ônus para os empregadores.

Trata-se, portanto, de mais um fator com impacto negativo sobre a competitividade das empresas,somando-se aos impostos elevados, juros exagerados, câmbio apreciado e os próprios encargos sociais sobre a folha de pagamentos já existentes no País. Assim, a promulgação da lei deveria ter a contrapartida de uma desoneração compensatória.

O Brasil demorou 23 anos, desde a promulgação da Constituição de 1988, para regulamentar o aviso prévio proporcional, previsto na alínea 21 do artigo sétimo da Carta. Nessas mais de duas décadas, ocorreram muitas mudanças na economia mundial e na nacional, incluindo o advento da globalização e o estabelecimento de um nível de competição jamais antes visto no capitalismo contemporâneo. Assim, toda medida que onere hoje as empresas interferem de modo direto em sua capacidade concorrencial, fator que caracteriza o anacronismo da lei.

Por isso, teria sido mais lógico e lúcido que a regulamentação da proporcionalidade do aviso prévio não tivesse sido feita de modo isolado, mas sim no âmbito de uma ampla reforma trabalhista, defendida há tempos pelos setores produtivos brasileiros. Esseolhar mais aprofundado do tema permitiria a configuração de marco legal queatendesse à Constituição de 88 e, ao mesmo tempo, refletisse a presenteconjuntura socioeconômica do Brasil e toda a complexidade da economia mundial. Como outras nações, deveríamos ter uma legislação trabalhista que onerasse menos as empresas e remunerasse mais o trabalhador, reduzindo os encargos que ambos recolhem aos cofres públicos.

Um fato positivo no processo de sanção da lei foi a clara definição, corroborada pela Casa Civil do Governo Federal, de que a sua vigência, inclusive para a geração do direitoinerente à nova proporcionalidade do aviso prévio, dá-se somente a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União. Por isso, não procede a interpretação de centrais sindicais quanto à retroatividade da medida, bem como declarações de que irão auxiliar os trabalhadores demitidos anteriormente asolicitarem o aviso prévio proporcional.

Caso prevalecesseessa interpretação distorcida, seria criado um ambiente de insegurança jurídica e uma avalanche de ações para a revisão de um benefício já pago sob a égide de outra lei. Assim, nem se deve considerar tal hipótese, que estabeleceria situação caótica para a Justiça do Trabalho e manteria as empresas sob o risco de um custo incomensurável.

O que o Brasil mais precisa neste momento é de plena sinergia entre as empresas e seus recursoshumanos, que são o mais precioso patrimônio das organizações, para capitalizar o bom momento de nossa economia, fazer frente ao recrudescimento da crise na Europa e Estados Unidos e ingressar num duradouro ciclo de crescimento, multiplicação de empregos e investimentos. O melhor caminho para isso, com certeza, não é onerar ainda mais a produção.

*Aguinaldo Diniz Filho é presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

06 janeiro 2012

Centros de Atendimento ao Turista fecham o ano com indicadores surpreendentes

Desde o início do ano passado, aqueles que chegam a Brasília contam um serviço de qualidade para aproveitarem tudo o que a cidade tem a oferecer. Para melhorar a promoção do destino, com a variedade de roteiros existentes, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) apostou no potencial dos Centros de Atendimento ao Turista e já colhe bons frutos. Prestes a completar um ano de pleno funcionamento, as unidades apresentam dados surpreendentes que confirmam uma carência sanada do setor. 

De acordo com um levantamento da Diretora de Serviços de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo, os CAT’s atendem cerca de três mil pessoas ao mês. A demanda é maior no posto do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde são recebidas, aproximadamente, mil turistas mensalmente.

“Observamos que, após a abertura deste CAT, o movimento de pessoas em busca de informações cresceu substancialmente. Ficamos positivamente surpresos, por exemplo, com um fluxo tão grande quanto o que houve nas vésperas das festas de final de ano”, declarou a diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane Sá.  “Além da localização privilegiada, acredito que a reforma deu um ar mais aconchegante e interessante ao local, com fotos estampadas nas paredes e móveis mais confortáveis para quem chega cansado da viagem.”
Outro ponto positivo apontado pela diretora são as atrações alternativas dos CAT’s. A cada 15 dias, os postos de atendimento recebem exposições de pinturas em tela, artesanato local e peças de escultura. “Damos oportunidades para os artistas locais, tornamos o ambiente mais agradável e ainda mostramos que Brasília tem uma arte muito expressiva”, afirma Eliane.

Apoio à pesquisa direcionada

No ranking dos mais movimentados, as unidades da Praça dos Três Poderes e da Rodoviária Interestadual seguem empatadas em segundo lugar, com mais de 500 registros mensais. Os três postos localizados nos Setores Hoteleiros, com menos movimentação, apontam picos de 250 cada.  O conjunto dos atendimentos teve participação importante na coleta de dados sobre o setor. O trabalho contribuiu para que a Setur-DF conseguisse, em trabalho inédito, traçar o perfil do turistas de Brasília.

De acordo com as entrevistas realizadas, a Capital Federal recebe visitantes de todos os estados brasileiros e de mais de oitenta países. Os principais emissores nacionais são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Do exterior, vêm, principalmente, pessoas dos Estados Unidos, França e Espanha. Do total de pessoas atendidas nos CAT’s, a maioria é formada por turistas casados, que possuem nível superior e têm como principal motivação o lazer.

A partir destes dados, a Setur pretende direcionar os investimentos e ações para potencializar o turismo na capital. Um exemplo, é que a Secretaria faz parte do Grupo de Visitação Institucional Integrada em Brasília, composto por representantes do Congresso Nacional, Presidência da República, STF, TSE, Palácio Itamaraty, Secretaria de Cultura. A intenção é manter uma agenda de visitação comum para organizar o tour de quem vem de fora para conhecer os prédios públicos. Outras ações serão lançadas ao longo do ano.

Os CAT’S

O trabalho dos Centros de Atendimento ao Turista começou com a abertura de dois novos postos, um na Praça dos Três Poderes e outro na Rodoviária Interestadual de Brasília. Com unidades extras, as antigas passaram por reformas estruturais, que incluíram pintura, troca de mobiliário e equipamentos, revisão na parte elétrica e hidráulica, além dos serviços de jardinagem.

Para reforçar o quadro, a Setur-DF contratou 30 novos colaboradores. Antes de assumir o posto, os convocados passaram por um extenso treinamento, prático e teórico, que serviu para ampliar e unificar os conhecimentos. Hoje, os CAT’s estão preparados para atender em até sete idiomas. As informações são prestadas com o auxílio de mapas, folders, vídeos, internet e fotos.