PATROCINADOR

26 novembro 2013

Black Friday 2013 acontece nesta sexta-feira (29)

Data, que significa "sexta-feira negra" é uma inicitaiva dos comerciantes norte-americanos, que também chegou ao Brasil, para promover descontos que podem chegar até 90%
Faltam poucos dias para o Black Friday 2013. No dia 29 de novembro, última sexta-feira do mês, o comércio online promete superaquecimento, grandes ofertas, concorrência acirrada e faturamento altíssimo! Os comerciantes, que estão bastante otimistas com a data, garantem que negociaram com fabricantes dos mais diversos setores descontos imperdíveis para os consumidores. Em 2012 as vendas chegaram na marca dos R$ 217 milhões. Neste ano, este número deve aumentar ainda mais.

E para quem não conhece ou nunca aproveitou as oportunidades que o Black Friday oferece, nem imagina o que está perdendo. Vale a pena anotar na agenda e ficar de olho nas novidades do dia, pois está aí uma grande chance de comprar bem, com segurança e com o melhor preço. Os brasileiros, que também podem participar, tem boas notícias. As lojas do país devem aumentar as ofertas a fim de alavancar as vendas com promoções de alimentos, roupas, eletrônicos e até mesmo veículos. Os descontos podem chegar até 90%.

Como comprar?

Para ficar de olho nas novidades e nos preços do Black Friday é preciso estar atento. Por isso, o buscador de preços online Batecabeça – www.batecabeca.com.br – vai orientar os consumidores brasileiros, listando as principais ofertas e as lojas mais confiáveis para garantir uma compra 100% segura e tranquila. Milhares de lojas online e marcas renomadas no mercado devem fazer promoções arrasadoras, daquelas que você só pode aproveitar uma vez ao ano.

Atenção: muitas lojas podem subir os preços um pouco antes da data, para depois darem descontos no Black Friday. É o tradicional “tudo pela metade do dobro do preço”. Ao contrário do Black Friday gringo, aqui no Brasil os descontos não são enormes, por isso o consumidor precisa saber se a loja é realmente confiável. O Batecabeça criou uma lista com dezenas de lojas confiáveis para garantir uma compra segura e confiável aos consumidores:  http://batecabeca.com.br/lojas/. Todas elas já passaram por rigorosos testes envolvendo quesitos de qualidade, segurança, atendimento e prazo de entrega.

“O mundo virtual está em crescimento e todos os dias novas lojas são lançadas na rede. É preciso saber onde comprar. Por isso, nós do Batecabeça, temos o cuidado de orientar os consumidores de forma bastante simples qual é o melhor preço das lojas mais confiáveis da internet. O Black Friday será um grande sucesso e queremos muito contribuir para que os consumidores online fiquem ainda mais satisfeitos com suas compras”, comenta Alan Correa, um dos idealizadores do Batecabeça.

Curiosidades


Black Friday é sinônimo de aquecimento para o Natal. É a largada para o período mais lucrativo do mercado em todo o anos. A ideia e a manutenção da data tiveram origem nos EUA, garantindo potenciais consumidores para gerar vantagens para clientes e lojistas. A expectativa é que a edição de 2013 do Black Friday ultrapasse o recorde de 2012 que, segundo a ClearSale (empresa especializada em autenticação de compras virtuais), chegou a R$ 217 milhões, mais que o dobro em do valor apurado em 2011, quando a data aconteceu pela segunda vez aqui no país.

Presidente do CNJ abre semana da conciliação na próxima segunda-feira

Presidente do CNJ abre semana da conciliação na próxima segunda-feira

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, fará a abertura oficial da VIII Semana Nacional de Conciliação na próxima segunda-feira (2/12), no início da sessão plenária do CNJ, em Brasília/DF.

O mutirão ocorrerá de 2 a 6 de dezembro, em todos os tribunais do País. A Semana Nacional de Conciliação consiste em um esforço concentrado dos tribunais na seleção de processos com possibilidade de acordo e na intimação das partes para que elas tentem solucionar seus conflitos de forma pacífica, simplificada e mais rápida.

Segundo os dados dos três ramos de Justiça – Trabalhista, Federal e Estadual –, em 2012, a campanha conseguiu finalizar mais da metade dos processos incluídos na Semana Nacional de Conciliação: foram realizados 175.173 acordos, com valores homologados de R$ 749,7 milhões.

No Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a previsão é de que 912 processos sejam analisados. Na pauta, estão processos contra empresas de telefonia, instituições bancárias e empresas particulares.

Cultura do Acordo – A conciliação é uma prática mais econômica, já que as partes evitam gastos com documentos, produção de provas, deslocamentos aos fóruns e até mesmo com advogados (muito embora as partes que tiverem interesse também podem comparecer à audiência de conciliação acompanhadas por um advogado).

Vale lembrar que todos os acordos obtidos por meio da Conciliação ou da Mediação têm validade jurídica, ou seja, caso uma das partes não cumpra o acordado, a ação pode ser levada à Justiça. A oitava edição da Semana Nacional da Conciliação tem como slogan “Quem concilia sempre sai ganhando”.

“O balanço final da sétima edição da Semana Nacional de Conciliação, ocorrida em novembro de 2012, revelou avanços gradativos no número de acordos no País”, afirmou o conselheiro Emmanoel Campelo, que integra o CNJ e coordena o Comitê Gestor do Movimento Conciliar é Legal. O conselheiro acredita que a Semana Nacional de Conciliação deste ano supere o número de audiências ocorridas no ano passado.

Nos últimos 7 anos, as semanas nacionais de conciliação realizaram 1,9 milhão de audiências, efetuaram 916 mil acordos (47,5%) e movimentaram R$ 5,3 bilhões.

"DESIGN COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO" é tema da 6ª edição do ABIMAQ INOVA

Evento ocorrerá no dia 28 de novembro e contará com a participação de empresários e profissionais do setor e de palestras com Charles Bezerra e Marcelo Rosenbaum

O tema este ano é DESIGN COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO e apresentará oportunidades através da apresentação de conteúdos que reforçam a importância do design como diferencial competitivo para as indústrias de máquinas e equipamentos.

O designer Marcelo Rosembaum, reconhecido por seu trabalho com design social, fará uma palestra sobre Design Útil na 6ª edição do ABIMAQ Inova que acontecerá no dia 28 de novembro de 2013, na ABIMAQ Sede SP, a partir das 13h30.

A proposta é oferecer um novo olhar criativo e intuitivo para indústria de máquinas e equipamentos sobre a intervenção do design na diferenciação de produtos e criação de identidade visual, no redesenho de peças, partes e componentes gerando redução de custo e aumento da produtividade bem como economia de materiais, melhoria da ergonomia e o aperfeiçoamento da interface usuário-máquina. 

Conheça cases de design da indústria de máquinas e equipamentos com as empresas WDS, Perenne e Bralyx e ainda assista também a palestra de Charles Bezerra, reconhecido cientista da inovação no Brasil, que propõe a necessidade de pensar diferente e trabalhar o indivíduo para criar inovadores.

O evento é uma realização do IPDMAQ, do Brazil Machinery Solutions – BMS e da ApexBrasil que elegeu 2013 como o Ano do Design e Inovação e apresentará seus projetos entre eles o Design Export oferecido para o setor de máquinas e equipamentos.

O ABIMAQ Inova tem o apoio da SAP, da Rede SENAI de Design e da empresa Stratasys-LWT que apresentarão a tecnologia de impressão 3D.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.ipdmaq.org.br ou do e-mail ipdmaq@abimaq.org.br. Maiores informações 0800-770-0897

A HP leva seus clientes à lista TOP500 dos supercomputadores mais rápidos

A HP é o fornecedor líder de servidores na lista, com 198 sistemas

A HP anuncia que os servidores HP ProLiant Generation 8 (Gen8) têm impulsionado as empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa líderes de seus setores para a lista dos TOP500 supercomputadores, que reúne o sistemas de processamento de mais alto desempenho do mundo.

A tecnologia de servidores HP é a base de processamento para 198 dos 500 melhores sistemas desse ano, tornando a HP o fornecedor de servidores líder da lista.

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) de ponta são diferenciais competitivos para muitas organizações, permitindo que atraiam talentos e solucionem alguns dos maiores desafios mundiais. Entretanto, as aplicações científicas emergentes consomem cada vez mais recursos tecnológicos, tornando desempenho, potência e espaço computacionais fatores limitantes na equação de pesquisa.

A HP está ajudando a resolver esse problema ao criar sistemas de computação de hiperescala que combinam níveis extremos de inovações em desempenho, potência e refrigeração para otimizar o consumo de energia. 

“Organizações em todos os setores lutam para acompanhar as demandas crescentes por recursos de computação”, diz Paul Santeler, vice-presidente do segmento de Hyperscale Server Business da HP. “As tecnologias que movem os supercomputadores mais rápidos de hoje serão a base dos datacenters tradicionais de amanhã, tornando esse setor essencial tanto para a HP quanto para nossos clientes.”

Combinando inovações do HP Labs, o braço de pesquisa central da companhia, com mais de 16 anos de liderança no mercado de servidores, a HP ajuda clientes como o Tokyo Institute of Technology, a BP (British Petroleum), a Universidade de Purdue, o Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA e o Texas Advanced Computing Center a definirem a próxima onda de computação de hiperescala.

Tokyo Institute of Technology

O supercomputador TSUBAME 2.5 do Tokyo Institute of Technology foi classificado como 11o na lista TOP500 desse ano.

O TSUBAME 2.5 é uma atualização recente do sistema TSUBAME 2.0, que entrou na lista TOP500 em 4 o lugar em novembro de 2010. O TSUBAME 2.5 foi criado por meio da atualização dos 1408 servidores HP ProLiant SL390s G7 do sistema de GPUs NVIDIA Tesla M2050 para as mais recentes GPUs NVIDIA Tesla K20x. A atualização aumentou o desempenho de pico de 2,4 petaflops para 5,7 petaflops e expandiu o benchmark de desempenho LINPACK do sistema de 1,19 petaflops para 2,84 petaflops. Essas melhorias de desempenho foram obtidas sem aumentar o consumo de energia ou espaço físico de datacenter do sistema.

O TSUBAME 2.5 permite que o Tokyo Institute of Technology acelere as conquistas científicas e de pesquisa, sendo compatível com aplicações em simulações médicas, previsão do tempo, simulações de terremotos e tsunamis e dinâmica de fluidos computacional. As pesquisas desenvolvidas no sistema TSUBAME 2.0 ganharam inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Gordon Bell de 2011 para escalabilidade e Tempo para Solução.

BP

Recentemente, a BP apresentou o maior complexo de supercomputação para pesquisas comerciais do mundo. As instalações de supercomputação, com sede em Houston, funcionarão como um centro mundial para a BP processar e gerenciar enormes quantidades de dados geológicos e sísmicos em todo o seu portfólio, permitindo que os cientistas da companhia petrolífera produzam imagens claras de estruturas rochosas na profundidade do subsolo e avancem em sua caçada global em busca de óleo e gás natural. O sistema atingiu uma capacidade de processamento de pico de 2,2 petaflops de capacidade geral de computação no datacenter, usando mais de 5,4 mil servidores HP ProLiant SL230s Gen8 para extrema eficiência de densidade, escala e energia.

 

Universidade de Purdue

A HP colaborou com a Universidade de Purdue no desenvolvimento do cluster de supercomputação Conte, o supercomputador de campus mais bem classificado na lista TOP500, classificado em 33o lugar geral.

O Conte exibe cinco vezes o desempenho sustentado do supercomputador mais rápido pertencente a uma universidade anterior, o sistema Carter, também da Purdue, enquanto usa somente 87% do número de servidores.

O desempenho do sistema atinge uma velocidade máxima sustentada de 943,38 teraflops e um desempenho de pico de 1,342 petaflops. Essa velocidade permitiria que o Conte processasse problemas cerca de 15 mil vezes mais rápido do que laptop de consumo de alto desempenho.(1)

O supercomputador Conte usa 570 servidores HP ProLiant SL250s Gen8 para dar suporte a uma ampla variedade de programas de pesquisa para a universidade, incluindo engenharia química, ciências aeronáutica e planetárias.

Laboratório Nacional de Energia Renovável

A HP colaborou com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e a Intel para desenvolver um supercomputador altamente eficiente em termos de energia e com refrigeração líquida por água morna chamado Peregrine.

Além de atingir um desempenho de pico de 1,2 petaflops, o Peregrine está instalado em um dos datacenters mais eficientes em termos de energia do mundo, com uma classificação de Eficiência de Uso de Energia (PUE) de 1,06, comparada a uma média nacional nos Estados Unidos de 1,91.

O Peregrine usa uma abordagem de refrigeração inovadora, projetada em colaboração com a HP. O sistema usa líquido morno para capturar o calor gerado pelos servidores. O excesso de calor é usado para aquecer as Instalações de Integração de Sistemas de Energia da NREL, a maior instalação de pesquisas dos EUA focada em integração de grade e implantação em grande escala de energia limpa.

A NREL estima que o sistema economizará até 1 milhão de dólares para a organização, anualmente, em custos de refrigeração e aquecimento do edifício.

Texas Advanced Computing Center

O Texas Advanced Computing Center (TACC), na Universidade do Texas, em Austin, trabalhou com a HP no projeto do Maverick, um sistema interativo de visualização e análise remotas de dados que permitirá aos usuários entender dados científicos em larga escala.  O Maverick será ideal para análise de big data. Cada nó terá um grande acelerador de memória GPU de ponta e será conectado a armazenamentos maciços de dados.

O sistema é composto de 132 nós de computação HP ProLiant SL250s e 14 servidores de gerenciamento, login e roteador Lustre HP ProLiant DL360 e DL380, todos conectados por uma interconexão Mellanox FDR InfiniBand para fornecer uma plataforma de alto desempenho.  O Maverick será totalmente implantado em janeiro de 2014.

Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre pessoas, governos, empresas e sociedade. Com o mais amplo portfólio de tecnologia que abrange impressão, sistemas pessoais, software, serviços e infraestrutura de TI, a HP entrega soluções para os desafios mais complexos dos clientes em todas as regiões do mundo. Mais informações sobre a  HP (NYSE: HPQ), visite http://www.hp.com.


(1)De acordo com as estimativas internas da Universidade de Purdue.

PARA RENOVAR FROTA DE CAMINHÕES É PRECISO TIRAR AUTÔNOMOS DA ILEGALIDADE

Entidades do setor automotivo, da indústria metalúrgica, entre outras, entregaram ao governo federal, nessa segunda-feira (25), uma proposta para renovar a frota de veículos pesados no Brasil. Atualmente, são cerca de 230 mil caminhões com mais de 30 anos. Os caminhoneiros autônomos representam 89% de motoristas desses veículos com tecnologia ultrapassada.

Esses caminhões velhos poluem mais do que os novos, contribuem para aumentar os riscos de acidentes e os congestionamentos porque apresentam defeitos mecânicos com maior frequência. Entretanto, os caminhoneiros autônomos têm dificuldades na aquisição de um veículo novo. O maior obstáculo é o não cumprimento do pagamento eletrônico do frete. Uma nova lei instituída em 2012 deu fim – ao menos no papel – à uma prática com meio século de existência e que submete os caminhoneiros a um regime análogo ao da escravidão.

O presidente da Associação dos Meios de Pagamento Eletrônico de Frete (Ampef), Alfredo Peres, avalia positivamente a iniciativa de renovação da frota de caminhões ultrapassados. No entanto, ele destaca que a medida, caso se concretize, pode ser inócua se não contemplar a parcela que realmente precisa de financiamento para a troca de veículo.

“O fato de não ter fiscalização do sistema de pagamento eletrônico do frente e a não extinção da carta-frete gera duas conseqüências. A sonegação no setor de transporte de cargas continuará em torno de R$ 7 bilhões; e os caminhoneiros autônomos continuarão socialmente excluídos, pois nunca conseguirão comprovar renda e contratar um financiamento”, alerta.


A proposta entregue à Casa Civil e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é voltada para os caminhoneiros autônomos. Em linhas gerais, o Programa Nacional de Renovação de Frota funciona da seguinte forma: o caminhoneiro autônomo entrega o seu caminhão de mais de 30 anos a um centro de reciclagem e recebe um crédito tributário de R$ 30 mil e uma certificação de que o veículo foi destruído. Com esse documento, ele adquire um caminhão novo em alguma concessionária em condições especiais de financiamento, com juros baixos e prestações com valores mais atraentes.

O caminhoneiro autônomo tem ainda a possibilidade de trocar o veículo por outro caminhão usado, com até 10 anos. Se a proposta for implementada pelo governo federal, a expectativa é que em menos dez anos a atual frota de caminhões com mais de 30 anos esteja renovada. O governo federal se comprometeu a analisar internamente a proposta das entidades e deve apresentar um cronograma de implantação do programa.

25 novembro 2013

Design responsivo é fundamental para crescimento do e-commerce por smartphones e tablets

Por Leandro Ginane*

Quantos sites você já acessou por meio do smartphone ou tablet e ficaram com uma visualização completamente disforme? Fazemos um zoom-in e out incessante, na tentativa de ler o conteúdo e acessar os links que aparecem muitas vezes com chamadas pela metade. Fora a dificuldade de navegação, que muitas vezes retorna à pagina inicial quando queríamos voltar somente à anterior.

Essa é uma realidade que acontece com frequência, porque a grande maioria dos sites é pensada apenas para desktops e notebooks, mas são cada vez mais acessados por dispositivos móveis. De acordo com o IBGE, em 2013, o número de celulares com acesso à rede chegou a quase 40 milhões, e a expectativa da consultoria IDC estima que os tablets, que já ultrapassaram os notebooks nas vendas, cheguem a 7,2 milhões de unidades vendidas até o final do ano.

As páginas que não oferecem uma boa experiência para as pessoas não são poucas e estão presentes em todos os segmentos, inclusive no e-commerce. As compras realizadas por dispositivos móveis (m-commerce) vêm crescendo ano a ano, e o mercado tem grande potencial. Apesar disso, as 21 principais lojas que concentram 80% do faturamento do comércio eletrônico no Brasil apresentam sérios problemas de navegação mobile, que fazem com que os consumidores desistam de adquirir um produto no meio do processo, prejudicando diretamente as vendas.

A grande complexidade para os programadores é o fato do mercado brasileiro ser dominado por smartphones básicos com conexão lenta, e o grande número de dispositivos com diferentes versões do sistema Android se torna um agravante.

A solução está no chamado “design responsivo”, que vem sendo integrado gradativamente. Trata-se de uma combinação de tecnologias de programação e design que permite ao site customizar suas páginas de acordo com os diferentes tamanhos de telas que o acessa. Desta forma, o layout é automaticamente adaptado para a melhor navegação.

Igualmente importante ao desenvolvimento da estrutura é certificar que ela funciona corretamente, realizando testes e mais testes, nos mais diversos aparelhos disponíveis no mercado. Quanto menor a taxa de erros, maior o número de visitas, o que, para o e-commerce, pode representar aumento no faturamento.

*Leandro Ginane é fundador da deviceLab, o primeiro laboratório de testes de dispositivos com ambiente controlado do Brasil, e diretor de marketing da ABRADI-RJ. leandro@devicelab.com.br

MagazineLuiza.com participa da Black Friday

Site oferecerá descontos de até 70% em diferentes categorias e atendimento ao consumidor durante as 24h do evento

A Black Friday já se tornou uma das datas mais importantes do varejo nacional e boa pedida para quem deseja antecipar as compras de Natal. Repetindo a ação do último ano, o MagazineLuiza.com participa da edição 2013 do maior evento de descontos do comércio varejista, originário dos Estados Unidos. A contagem regressiva já começou no site da rede.

Na sexta, dia 29, os clientes que visitarem o site da rede poderão comprar produtos de diferentes categorias com até 70% de descontos. Serão mais de 3 mil itens em oferta, de eletrônicos a móveis, passando pelos setores de perfumaria, brinquedos, informática, entre outros.

“A proposta é que seja um dia excepcional de vendas. Estamos há meses nos preparando, tivemos negociações específicas para conseguir condições comerciais exclusivas para a data e estamos seguros de que teremos ofertas realmente diferenciadas”, comenta o diretor de e-commerce do Magazine Luiza, Decio Yuiti Sonohara.

Para a Black Friday deste ano, o Magazine Luiza reforçou a infraestrutura do site e preparou um serviço de atendimento ao consumidor, por chat ou telefone, para atender durante as 24 horas do evento. Segundo Sonhara, a data já é uma das mais importantes para o comércio eletrônico. “Em 2012, ela representou em torno de 20% da venda do mês, um volume muito expressivo para apenas 1 dia de venda. Para 2013, a expectativa é grande, acreditamos que o sucesso irá se repetir”, conclui.

As ofertas estarão válidas durante as 24h de sexta feira, 29 de novembro.

Magazine Luiza
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Até 30 de setembro de 2013 possuía 740 lojas e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Em maio de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em agosto de 2011 realizou a 13ª aquisição de sua história ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.


A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 16 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work. O e-commerce do Magazine Luiza já ganhou dez vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C e, em 2013, a rede foi eleita “Destaque em Inovação” do e-commerce brasileiro pelo e-bit.