PATROCINADOR

10 março 2012

Equipe do Boeing 787 Dreamliner ganha prêmio Aviation Week Laureate Award

A equipe responsável pelo Boeing [NYSE: BA] 787 Dreamliner foi honrada com o prêmio Aviation Week Laureate Award 2012, na categoria aeronáutica/propulsão. O prêmio é concedido pelos editores da Revista Aviation Week e é um reconhecimento às realizações dessa equipe.

“A Boeing tomou uma importante decisão ao combinar aerodinâmica avançada, materiais de novos compostos, mais sistemas eletrônicos, motores econômicos e um paradigma de produção totalmente novo”, afirmou Graham Warwick, editor sênior de tecnologia da Aviation Week na entrega do prêmio. “E agora isso reflete em eficiência e custo-benefício para o fabricante e o operador”.

Pelos últimos 55 anos, a Aviation Week tem reconhecido e prestigiado os pioneiros e líderes da aviação, espaço aéreo e defesa com esse prêmio. Outros vencedores em edições anteriores na categoria aeronáutica/propulsão foram as equipes responsáveis pelo veículo supersônico  X-51A Waverider e pela turbina Pratt & Whitney PW1000G.

“Em nome dos homens e mulheres ao redor do mundo que trabalharam incansavelmente para garantir que o 787 Dreamliner se tornasse um avião incrível, que atendesse aos desejos e sonhos dos passageiros, nós agradecemos profundamente essa honra”, afirmou Scott Fancher, que liderou o programa 787 ao receber o prêmio.

Feito de materiais compostos, o Boeing 787 Dreamliner é o primeiro avião de porte médio capaz de voar rotas de longo alcance, permitindo às companhias aéreas a abertura de trechos sem escala, preferidos pelo público viajante.

O avião é 20% mais econômico que modelos do mesmo porte. Sessenta clientes já solicitaram 868 Dreamliners, tornando o 787 o modelo mais vendido de sua categoria na história da aviação comercial mundial.

09 março 2012

Campus Party e Governo de São Paulo realizam desafio

Participantes devem achar soluções para inovar os serviços do Estado de São Paulo; os melhores projetos levam um MAC BOOK PRO

Em parceria com a Prodesp e o Governo de São Paulo, a Campus Party, maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo, convidou o público em geral e todos os campuseiros do Brasil a produzirem ideias e projetos inovadores para aprimorar os serviços do Estado de São Paulo. 

O desafio foi lançado pela Futura Networks durante a 5ª edição da Campus Party Brasil, realizada entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A proposta segue aberta e os projetos   devem ser enviados até o dia 20 de março.

“Como você melhoraria, através da tecnologia, da inovação e da ciência, os serviços do Estado de São Paulo?”. Essa é a pergunta do desafio, que tem como objetivo encontrar aplicações, tecnologias, metodologias e ideias inovadoras para promover avanços em quatro diferentes áreas: Acessa São Paulo 2ª Geração, Detran.SP, Redes Sociais e Poupatempo 2ª Geração. Os projetos devem visar a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paulistas. A premiação acontece na cerimônia do Prêmio Mario Covas, prevista para o dia 30 de abril de 2012.

Presente no cerne deste desafio, a palavra “colaboração” nunca foi tão propícia para o momento em que vivemos, ainda mais quando se fala em redes sociais e internet. Inclusive, a ideia foi destacada no discurso de posse do Governador Geraldo Alckmin, em 2011: “Devemos fazer isso de uma nova forma, permitindo que as pessoas possam intervir mais na nossa administração, que façam sugestões, que nos ajudem a apontar os caminhos, que convirjam conosco para a solução dos problemas e a melhoria da qualidade de vida dos paulistas”.

Os interessados deverão acessar o endereço http://campuse.ro/spcpbr5, preencher o cadastro de campuseiro e realizar a sua inscrição. Todos os participantes deverão publicar os documentos solicitados, de cada projeto enviado, incluindo informações sobre o impacto gerado pela aplicação e detalhes técnicos, além de um resumo executivo. O melhor projeto em cada uma das quatro categorias receberá um MAC BOOK PRO. 

Inovação Aberta
Com 15 anos de experiência e realização da Campus Party em países da América Latina e Europa, a Futura Networks conquistou uma base com mais de 180 mil talentos especializados e criativos: os campuseiros. São usuários avançados de internet com um olhar diferente, tecnológico e multidisciplinar do mundo. 

E é através da Campus Labs, a plataforma de inovação aberta da Campus Party, que as  organizações têm a possibilidade de contar com essas mais de 180 mil mentes talentosas e criativas para solucionar desafios de acordo com as suas necessidades, como ocorre neste desafio com o Governo de São Paulo. 
O conceito de inovação aberta, como é conhecido, é literalmente solucionar problemas “fora da caixa”, ou melhor dizendo, fora das empresas, como é a proposta da Campus Labs: um desafio é lançado para ser solucionado por uma base de milhares de especialistas em tecnologia. A vantagem que as empresas têm em agregar novas ideias e visões é a aceleração do seu processo de inovação interno e do Time do Market, além da redução de tempo, custos e riscos dos processos de inovação.
Um exemplo prático aconteceu na Colômbia, quando o Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações propôs a criação de aplicativos para melhorar a relação do Governo em 12 diferentes setores. O resultado: 281 propostas recebidas, 165 aplicativos viáveis, sendo 37 de alta qualidade, dando uma alta gama de escolhas para o Governo Colombiano.
“Unimos Talento, Criamos Futuro. Esse é um dos lemas da Futura Networks com a realização da Campus Party. Agora, queremos estender isso não somente para o período da Campus Party, mas em novas esferas e também se fazer presente em outras épocas do ano”, afirma Mario Teza, diretor geral da Futura Networks. 

Sobre a Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador. Para 2012, desembarcará no mercado norte americano com a Campus Party, Silicon Valley Technology Festival; e celebrará sua primeira edição no Peru. Em 2012 e desde a primeira edição e em todos os países, a Campus Party Brasil conta com o patrocínio da Telefônica|Vivo.

08 março 2012

A380 voará no Air Show da FIDAE como parte de seu Tour Mundial de 2012

A400M estréia no maior Show Aéreo da América Latina em Santiago do Chile

Pela primeira vez, a Airbus mostrará suas maiores estrelas juntas no Show Aéreo da FIDAE (Feira Internacional do Ar e do Espaço), em Santiago, no Chile. Tanto o icônico A380 como a nova geração de aeronaves de transporte A400M estarão em exposição estática e conduzirão demonstrações de vôo no show aéreo mais importante da América Latina.

A participação do A380 na FIDAE é parte do Tour Mundial da aeornave em 2012, que inclui paradas no Brasil, em São Paulo, em 22 de março, e no Rio de Janeiro, em 23 de março; e na Argentina, em Buenos Aires, no dia 30 de março, antes de retornar a Toulouse. A aeronave ficará em Santiago do Chile para a FIDAE entre 26 e 29 de março.

"A Airbus tem participado da FIDAE há quase 30 anos porque é o local mais importante da América Latina para mostrar a mais recente tecnologia Airbus", disse Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e o Caribe. "Com a expectativa de que o tráfego aéreo latino-americano triplique nos próximos 20 anos, a Airbus estima que a região exigirá mais de 40 aeronaves muito grandes, como o A380, entre hoje e 2030. Trazer o A380 para a região nunca foi tão relevante porque não é uma questão de quando o A380 começará a operar aqui, mas sim qual companhia aérea será a primeira a voa-lo”.

Com 138 aeroportos visitados em todo o mundo, o A380 provou que pode ser operado em infraestruturas aeroportuárias existentes com pouca ou nenhuma modificação. Hoje cerca de 30 aeroportos em todo o mundo observam as operações diárias do A380. Além destes, mais de 50 aeroportos estão prontos ou se preparando para acomodar o A380 e responder às necessidades das companhias aéreas de destinos para o A380. A maior, mais confortável e ecoeficiente aeronave de passageiros do mundo está agora em operação com algumas das maiores companhias aéreas internacionais. Mais de 70 A380 já foram entregues a 7 clientes de uma carteira de pedidos firmes de 253 aeronaves de 19 clientes.

A Airbus Military trará a aeronave de transporte mais versátil para o século 21, o A400M, para a América Latina pela primeira vez. O Grizzly 2, um dos cinco aviões de teste de voo, chegará à FIDAE em 26 de março e ficará no show, em exposição estática, até 28 de março, quando a aeronave voará para Lima, no Peru, para uma visita.

O A400M estará na América Latina até 01 de abril e, durante esse período, como parte da Campanha de Teste de Voo do A400M, realizará testes de Alta Altitude na Bolívia (Cochabamba e La Paz).

"A América Latina é de importância estratégica para a Airbus Military e a FIDAE é uma plataforma importante. A presença do A400M mostra o quão importante é esse evento para a nossa empresa", disse Antonio Rodriguez Barberán, Diretor Comercial da Airbus Military.

O A400M é a aeronave de transporte militar totalmente projetada para satisfazer não só as necessidades das Forças Armadas do século 21, mas também as necessidades de ajuda humanitária e outras missões "cívicas" em benefício da sociedade. Graças às suas tecnologias avançadas, é capaz de voar mais alto, mais rápido e mais longe, mantendo alta manobrabilidade, baixa velocidade e capacidades de aeródromo curtos, macios e ásperos.

Nota aos Editores
  • A Airbus também divulagrá seu Global Market Forecast para o Chile na Conferência Wings of Change da IATA durante a FIDAE
  • A Airbus e a Airbus Military realizarão conferências de imprensa durante a FIDAE, em dias e horários a serem disponibilizados quando o show aéreo se aproximar

ABB fornece e transporta gerador de 61 toneladas da Finlândia até Manaus

Equipamento levou 219 dias para ser fabricado e mais 83 para ser transportado, em operação de alta complexidade logística

A ABB, empresa líder mundial em tecnologias de energia e automação, concluiu a entrega em Manaus (AM) de um gerador de 61 toneladas produzido em sua unidade na Finlândia. O transporte do equipamento, com potência de 20.795 KVA e tensão de 13.800 Volts, modelo AMG1600SS14DSE, até a Usina Termelétrica de Mauá, da Amazonas Distribuidora de Energia S/A (grupo Eletrobrás), exigiu complexa operação logística.

O gerador levou 219 dias para ser fabricado e mais 83 para ser transportado. A ABB no Brasil realizou a entrega do equipamento dentro da sala de máquinas da usina, com a mobilização de 20 profissionais. “O maior desafio dessa empreitada, além da conclusão do projeto dentro do prazo contratual de 10 meses, foi toda a complexa logística desde a Finlândia até o destino final, com 100% de segurança”, explica Sérgio Arosti, gerente da unidade de negócios de motores e geradores da ABB no Brasil.

Ao chegar a Manaus, o desafio foi a logística de entrega. Para desembarcá-lo do navio e transportá-lo até a sala de máquinas do cliente, foram utilizados guindastes, veículo de prancha baixa e outras ferramentas.

De acordo com Marcelo Borges, administrador de contratos, responsável pelo projeto, a palavra-chave para esta missão foi planejamento. “Tivemos o comprometimento e a sinergia de todas as áreas envolvidas”, reforça Borges.

07 março 2012

Azul Linhas Aéreas faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Companhia escala primeira comandante do Brasil para assumir voo com tripulação 100% feminina

No Dia Internacional da Mulher, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras escalou a primeira comandante mulher do Brasil e uma tripulação 100% feminina para assumir um voo entre Campinas e Confins, dois de seus principais destinos. O voo irá partir amanhã (08/03) de Viracopos às 13h15 com destino a Confins às 14h15 e, no sentido inverso, partirá às 15h02 da capital mineira e pousará às 16h12 no aeroporto campineiro.

A Cmte. Carla Roemmler começou a voar em 1980 no Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), escola onde realizou o treinamento de Piloto Comercial e Instrutor de Voo. Em paralelo, cursou arquitetura, mas sempre se interessou mais pela aviação. Fez provas para entrar na Varig nos anos de 84, 85 e 87, tendo sido excluída das listas de aprovados por não aceitarem mulheres. Em 1988 conseguiu ingressar na VASP, voando Boeing 737/200 como copiloto. Em 1996, tornou-se a primeira mulher comandante em jatos de grande porte de uma linha aérea no Brasil. Na Azul por quase dois anos, Carla possui 31 anos de aviação e 12 mil horas de voo.

Faz parte também da tripulação a copiloto Aline Silveira e as comissárias Susanne Freitas, Ana Carolina Brito e Tainan Jesus. Ao todo, são 10 mulheres na tripulação técnica da Azul, entre pilotos e copilotos, que assumem o comando de jatos e turboélices.

A Airbus contratará 4.000 pessoas em 2012, almejando 25 por cento de mulheres

No Dia Internacional da Mulher (8 de março) a Airbus incentiva mais mulheres a trabalharem na indústria aeronáutica.

A Airbus, a fabricante de aviões líder no mundo, está empenhada em garantir que pelo menos 25 por cento de seus novos funcionários contratados em 2012 sejam mulheres, apesar do baixo número de mulheres que estudam cursos de engenharia.

Com o objetivo de contratar 4.000 pessoas em todo o mundo este ano, a Airbus está incentivando mais mulheres para se candidatarem a empregos em setores que tradicionalmente são vistos como dominado pelos homens.

A Airbus quer dar o exemplo à indústria e está criando carreiras para mulheres em todos os níveis da empresa, com o objetivo de aumentar o número de mulheres em cargos gerenciais.
Ações específicas têm sido introduzidas a fim de preparar e promover as mulheres em diferentes níveis, identificando talentos do sexo feminino e suas carreiras por meio de programas internos de desenvolvimento, como mentoring, coaching e desenvolvimento de liderança, entre outros.

"A Airbus quer atrair mais mulheres, não se trata simplesmente de atingir quotas e metas. Estou convencido de que uma proporção mais equilibrada de mulheres em todos os níveis da empresa só pode melhorar o desempenho da Airbus”, explicou Thierry Baril, vice-presidente executivo de Recursos Humanos da Airbus. "Oferecer oportunidades iguais é uma pedra angular essencial da cultura corporativa da Airbus", acrescentou.

Para explorar as carreiras na Airbus, visite http://www.airbus.com/work/ 

Empregando mais de 55.000 pessoas em todo o mundo, de mais de 100 nacionalidades, a Airbus é a fabricante de aviões líder, com instalações de projetos e produção na França, na Alemanha, no Reino Unido e na Espanha, bem como filiais nos EUA, na China, no Japão e no Oriente Médio.

Cerca de 4.500 novos funcionários foram admitidos em 2011, impulsionados por uma carteira de pedidos equivalente a 7-8 anos de produção e ao desenvolvimento contínuo de programas de aeronaves, tais como o A320neo (opção de novo motor), e a família A350 XWB. A Airbus vendeu cerca de 11.500 aeronaves e entregou mais de 7.000 desde que a sua primeira aeronave entrou em serviço.

Impostômetro da ACSP chega à marca de R$ 300 bilhões quinta-feira (8), às 22h30

Na comparação com 2011, este ano os R$ 300 bilhões serão alcançados 13 dias mais cedo
 
O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará quinta-feira (8), às 22h30, R$ 300 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde o 1º dia do ano. Em 2011 esse valor só foi alcançado no dia 21 de março, ou seja, 13 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos.
 
Em todo o ano passado o painel totalizou R$ 1,5 trilhão, um recorde histórico desde a sua criação, em 2005. Segundo a projeção do Portal do Impostômetro, no último dia deste ano os brasileiros terão pago ao todo um montante de mais de R$ 1,6 trilhão em impostos.
 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, compara o crescimento do PIB com o da carga tributária. “O PIB cresceu 2,7% enquanto os tributos cresceram 4,3% em 2011. Esse crescimento maior dos impostos significa que a sociedade está tendo suas riquezas drenadas. Nada haveria de errado se tudo o que pagamos fosse revertido para o bem comum. Por isso batemos na tecla de que é necessária uma gestão eficiente em todos os níveis governamentais”, afirma.
 
Páscoa
Há um mês da Páscoa, calculamos o percentual de impostos no preço final de alguns produtos bastante procurados nesta época. Acompanhe:




Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
 
Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputados federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.