PATROCINADOR

23 janeiro 2013

Mobilidade é a grande tendência em telecomunicação


Por Dane Avanzi

A mudança do tradicional meio de comunicação à distância, a telefonia fixa, para as novas ferramentas da tecnologia da informação, que incluem internet, telefonia móvel e os serviços de computação na nuvem (armazenamento de dados online), representa um desafio sem precedentes para a indústria de telecomunicações e para as agências reguladoras em geral. Sem exageros, trata-se da maior transição da história da indústria de telecomunicações desde a primeira grande rede mundial construída em 1848, quando o sistema de telégrafos de todos os países europeus foram padronizados e unificados em uma rede única.

Tais mudanças sísmicas transformaram o mundo simples do telégrafo e criaram a telefonia fixa, seguida por sistemas de satélite, digitalização de redes, implantação de redes de fibra óptica e banda larga e em 1990 a telefonia móvel celular. Esses avanços culminaram na ruptura de diversos paradigmas. Hoje, além do ambiente de transição, fruto do avanço tecnológico, registramos mudanças significativas no comportamento do consumidor em todo o mundo, que ao que parece, demonstra sua preferência por tecnologias móveis.

Segundo informações da UIT (União Internacional das Telecomunicações), em 2011, duas vezes mais pessoas no mundo acessaram a internet por dispositivos móveis em relação aos assinantes que utilizavam o serviço fixo. Nesse contexto, mobilidade resume-se pela facilidade de acessar conteúdos como vídeos, imagens e textos, em qualquer lugar a qualquer hora. Tal preferência do consumidor reflete um novo estilo de vida e uma nova relação da sociedade com o trabalho, o lazer e a interação com os amigos e a família.

Na indústria multimídia, por exemplo, é cada vez mais comum a prática de produzir e distribuir conteúdos pela internet. Hoje existem disponíveis na web uma quantidade infindável de músicas, filmes, podcasts, jornais e revistas de todo o mundo, além de estações de rádio e TV, todas com conteúdo online.

Somando-se a esse fato, a produtividade que pode ser obtida em smartphones e outros dispositivos portáteis como gadgets, nos faz entender porque vivemos uma revolução também na disponibilização de conteúdo. Em termos históricos, no que tange ao conteúdo, desde Guttemberg não se via uma revolução de como a informação pode ser criada, armazenada e distribuída. Eis aqui uma nova estética: a e-mídia.

Face a esse cenário, as operadoras de telefonia fixa reagem criando serviços de computação em nuvem, fornecendo pacotes de serviços de TV a cabo e comprando empresas de telefonia móvel - sendo seu maior trunfo a infraestrutura gigantesca que foi construída pelas teles estatais que hoje suportam inclusive muitas atividades das operadoras móveis. Aliás, entre as operadoras de telefonia fixa e móvel existem relações de concorrência, parceria e prestação de serviço (fixa para móvel) que variam dependendo da localidade e do interesse em questão.

A tendência é o ambiente ficar cada vez mais disputado (operadora de telefonia vendendo TV por assinatura, TV por assinatura vendendo linha fixa, operadora fixa vendendo linha móvel) com o aumento de oferta de serviços de telecomunicações ao consumidor - que deve ficar atento e adquirir planos de serviços adequados a seu perfil de consumo e somente fechar com uma operadora após haver pesquisado todas as alternativas disponíveis no mercado. Fica a dica.

Dane Avanzi e advogado especializado em telecomunicações, diretor superintendente do Instituto Avanzi, entidade sem fins lucrativos de defesa dos direitos do consumidor de telecomunicações.

FedEx incentiva investimentos em mulheres empreendedoras da América Latina


Investimentos na educação e treinamento empresarial das mulheres podem impulsionar as economias da América Latina e Caribe

Por Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express

Investir no desenvolvimento educacional de segmentos da população latino-americana que nem sempre são tão bem atendidos – especialmente o das mulheres – não é só uma decisão empresarial estratégica, mas também uma forma de alimentar o motor econômico da região. Segundo relatório da Goldman Sachs, a igualdade entre os gêneros pode ajudar a reduzir a pobreza em países com populações jovens, aumentar o crescimento econômico e elevar o padrão de vida nacional1.

Esse e outros estudos similares mostram que as mulheres têm uma influência enorme na saúde econômica de suas comunidades. Quando devidamente treinadas, podem se destacar na força de trabalho e contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico de seu país. Isso é especialmente importante nos países em desenvolvimento da América Latina, onde muitas famílias carentes dependem da renda da mãe para sobreviver.

Dados de uma pesquisa empresarial do Banco Mundial (World Bank Enterprise Survey Data) apontam que 35% das pequenas e médias empresas da América Latina pertencem a mulheres2 que precisam ter mais acesso às ferramentas necessárias para seu sucesso no mercado de trabalho local e global. 

A FedEx Express abraçou essa causa e elegeu, como uma de suas prioridades, a realização de treinamentos e o incentivo aos investimentos privados para fortalecer o poder feminino nas comunidades. Por meio de um estudo encomendado sobre as mulheres empreendedoras e as executivas latino-americanas, a FedEx Express reafirmou a necessidade de treinamentos, para as mulheres com negócios próprios, que fossem voltados ao mundo real e o apoio da iniciativa privada. Além disso, lançou em maio passado, uma aliança com a Vital Voices, a principal organização não governamental internacional voltada ao treinamento e mentoria de lideranças femininas emergentes.  

Através de workshops, sessões de mentoria e seminários realizados nos últimos sete meses, conseguimos atingir mais de 330 mulheres que sentem falta de treinamento e habilidades específicas para terem sucesso com suas pequenas empresas, em países como Guatemala, Nicarágua, Argentina e México. Continuaremos expandindo nossa aliança com a Vital Voices para que mais mulheres em toda a região sejam beneficiadas e para levar mais treinamentos e programas de apoio às empresárias no Brasil e em outros países.

Com um novo ano começando, gostaria de incentivar outras empresas privadas a assumirem compromissos similares com o crescimento educacional e o desenvolvimento das mulheres latino-americanas. As mulheres, suas famílias, nossas empresas e nossas comunidades sentirão os benefícios.

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Como presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 17.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina e ajudou a FedEx Express a tornar-se um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.

Fontes:

¹ “Global Economics Paper No: 164;” Goldman Sachs; 4 de março de 2008
² “A Business to Call Her Own: Identifying, Analyzing and Overcoming Constraints to Women’s Small Businesses in Latin America and the Caribbean,” Fundo Multilateral de Investimentos; Abril de 2010; Jennifer Powers e Barbara Magnoni

Sobre a FedEx Express         
A FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

Sobre a FedEx Corp.
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 43 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários  a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações, visite news.fedex.com.

Abrasel RS identifica que bares e restaurantes aumentam em 16% o movimento durante o verão


Na pesquisa, os proprietários dos estabelecimentos de Porto Alegre indicaram que os clientes preferem frutos do mar e chopp nesta estação.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Rio Grande do Sul (Abrasel RS) identificou os hábitos gastronômicos dos clientes de bares e restaurantes de Porto Alegre durante o verão. A análise constatou que neste período o movimento dos bares e restaurantes aumenta, em média, 16%.

Na pesquisa, os responsáveis pelos estabelecimentos relataram que a preferência culinária dos clientes tem sido por Frutos do Mar, que são alimentos mais leves, o que combina com as altas temperaturas. Entre as bebidas, o primeiro lugar entre os mais vendidos fica com o chopp, seguido da cerveja e água. Para manter o movimento no verão, os bares e restaurantes adotam ações diferenciadas, como decorações temáticas com temas litorâneos, atendentes com roupas descontraídas e promoções. 

22 janeiro 2013

Impostômetro da ACSP alcança os primeiros R$ 100 bi do ano amanhã (23), às 11h30


O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará na manhã desta quarta-feira(23), por volta das 11h30, R$ 100 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos por todos brasileiros desde o 1º dia do ano.

O painel chegará aos R$ 100 bilhões este ano, com um dia de antecedência na mesma comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, em 2012, o painel registrou esse valor no dia 24 de janeiro.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, a melhor destinação dos recursos públicos é o caminho a ser percorrido este ano. “O Impostômetro atinge amanhã R$ 100 bilhões, com um dia de antecedência em relação ao observado no ano passado, revelando o vigor da arrecadação fiscal, apesar das desonerações realizadas. Como a economia deve crescer mais em 2013, pode-se esperar maior expansão da receita fiscal neste ano. Embora não se vislumbre a redução da carga tributária por enquanto, esperamos que haja maior destinação de recursos para investimentos, ao invés de gastos de custeio, para que a economia possa sustentar o crescimento nos próximos anos.”

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcança R$ 100 bilhões
Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013, 11h30 da manhã
Rua Boa Vista, 51 – Centro - São Paulo – SP / www.impostometro.com.br

21 janeiro 2013

McAfee divulga dicas para proteger novos dispositivos contra ameaças on-line


Equipamentos devem contar com proteção para manter dados de usuários seguros

Os equipamentos móveis foram os presentes mais desejados no Natal de 2012. Antes de inserir dados pessoais, fotos e aplicativos aos novos dispositivos, entretanto, os consumidores devem ficar atentos, já que, normalmente, esses aparelhos são fornecidos sem nenhuma proteção e estão vulneráveis a ameaças. Pensando nisso, a McAfee divulga medidas de segurança e dicas para ajudar na proteção desses aparelhos.

Os cibercriminosos ampliam constantemente suas redes para atacar novos dispositivos e plataformas. O McAfee LabsTM informa que houve um aumento nos golpes de smishing (mensagens de texto com phishing), malwares para PCs, Macs e dispositivos móveis e sites maliciosos. Equipamentos móveis também apresentam riscos de invasão por hackers quando usados em redes Wi-Fi públicas ou quando as redes não são seguras. Videogames e dispositivos de entretenimento com conexão à Internet têm ganhado popularidade entre crianças. Além da suscetibilidade a malwares, esses equipamentos também trazem risco por meio de downloads pagos.

“Os consumidores têm, em média, três ou mais dispositivos de acesso à Internet – entre computadores, smartphones, tablets etc. Com essa crescente quantidade de aparelhos, há maior chance de os cibercriminosos conseguirem acesso e roubarem dados e informações pessoais. Para evitar essas ameaças, os consumidores devem proteger seus dados pessoais assim que abrem seus novos dispositivos digitais”, diz Gary Davis, vice-presidente de marketing global para consumidores da McAfee.

A McAfee incentiva os consumidores a tomarem precauções simples para manter seus dispositivos protegidos:

Se você tem um novo smartphone ou tablet: tenha em mente que os malwares voltados para dispositivos móveis estão em ascensão, e a plataforma Android tem sido a mais visada.

• Aplicativos maliciosos são uma das principais áreas de ameaça; portanto, é preciso cautela com a instalação de aplicativos de terceiros, que podem infectar o smartphone ou compartilhar informações pessoais. Baixe apenas aplicativos de uma loja confiável e leia as opiniões de outros usuários. Além disso, atente ao tipo de informação que o aplicativo deseja acessar antes de baixá-lo.
• Ameaças direcionadas a smartphones também podem afetar tablets com o mesmo sistema operacional.
• Nos EUA, em torno de 113 celulares são perdidos por minuto. Apesar disso, 62% dos usuários de smartphones não usam uma senha para proteger suas telas iniciais  . Restrinja o acesso ao telefone com uma senha ou código PIN.
• O número de smishing (mensagens de texto com phishing) têm crescido. Essas mensagens de texto são perigosas e tentam convencer o usuário a revelar informações pessoais, fingindo ser do banco ou de outro provedor de serviços. Sendo assim, nunca envie informações pessoais por texto.
• Proteja os dados de equipamentos móveis com um produto que permita a realização de backup e restauração de informações, além de ajudar a localizar um celular perdido, bloquear e apagar remotamente os dados no dispositivo, caso seja perdido ou roubado. Faça backup dos dados regularmente.
• Considere adquirir uma proteção contra ameaças específica para dispositivos móveis para proteger seu aparelho contra vírus.
• Aplique atualizações do sistema ou do aplicativo. Geralmente elas incluem patches de segurança e facilitam o uso do dispositivo.
• Desligue antenas que não sejam necessárias. Caso não esteja usando nenhum dos quatro tipos mais comuns de conexão sem fio (celular, Wi-Fi, Bluetooth e GPS) em seu smartphone ou tablet, desative-as. Isso o ajudará a manter-se seguro e aumentará a duração da bateria.
• Não armazene informações pessoais, como senhas e números de contas, no seu celular.
• Para saber mais sobre as soluções McAfee® Mobile Security, visite www.mcafee.com/mobilesecurity.
Se você tem um novo computador ou dispositivo da Apple, incluindo um iPad, um iPhone ou um iPod touch: a popularidade dos computadores e dispositivos da Apple tem levado ao aumento das ameaças direcionadas a esses equipamentos em especial. O número de malwares para Mac aumentou ao longo de 2012 e, segundo o McAfee Labs, essa tendência continuará. Transfira suas práticas recomendadas do PC para seu novo computador ou dispositivo da Apple.
• Como medida preventiva, considere a instalação de um software de segurança desenvolvido para Mac, já que mais ameaças são direcionadas a essa plataforma.
• O serviço iCloud, da Apple, dispõe de diversas ferramentas para sincronizar, fazer backup e proteger os dados dos usuários.
• Adquira um produto que ofereça recursos remotos de localização, limpeza e restauração, em caso de perda.
• Ao utilizar seu dispositivo em uma rede sem fio, tenha certeza de que a rede é segura, para evitar roubo de dados.
•  Certifique-se de que seu dispositivo é protegido por senha.
• Esses dispositivos têm acesso total à Internet, portanto os pais devem configurar controles e instalar filtros de conteúdo para a Web, a fim de evitar que seus filhos acessem conteúdo adulto.
• Não deixe o dispositivo fora de sua vista, evitando que suas informações confidenciais sejam roubadas.

Se você tem um novo PC ou notebook: certifique-se de que seu computador tem um software de segurança abrangente e tenha em mente que softwares gratuitos podem deixá-lo desprotegido.

• Seu software de segurança deve incluir, no mínimo, antivírus com computação na nuvem, firewall bidirecional, antispyware, antiphishing e recursos de pesquisa segura.
• Níveis adicionais de proteção incluem antispam, controle dos pais, proteção de rede sem fio e proteção antirroubo que criptografa documentos financeiros confidenciais.
• Softwares de segurança gratuitos proporcionam apenas proteção básica e são oferecidos para fazer com que o consumidor adquira softwares mais abrangentes. Busque soluções de segurança que forneçam proteção atualizada e ajudem a proteger contra ameaças emergentes.
Os consumidores devem investir em soluções que protejam os dados, além de oferecer segurança abrangente aos dispositivos.
• Em recente pesquisa global, os usuários domésticos de Internet estimaram que seu patrimônio digital – fotos, contatos e entretenimento – vale em torno de US$ 37.000. Ainda assim, mais de um terço não investe em proteção a seus dispositivos. Para proteger seus equipamentos de forma eficaz, considere um produto que ofereça recursos de backup e restauração de dados, além de segurança avançada, em caso de perda.
• De acordo com o McAfee Labs, foram contabilizados 43,4 milhões de sites suspeitos durante o terceiro trimestre de 2012, um aumento de 20% em relação ao trimestre anterior. Isso representa uma ameaça aos equipamentos dos usuários.
• Para evitar sites maliciosos, certifique-se de usar um supervisor de segurança de sites que informe quais páginas são seguras e quais são arriscadas. O McAfee SiteAdvisor™ está incluso em todas as suítes de segurança para o cliente McAfee.
• Ao fazer compras, procure pela marca de segurança McAfee SECURE™, que indica que o site passou pelo teste diário de 10.000 vulnerabilidades a hacker conhecidas.
• Sempre leia as políticas de segurança e de privacidade de lojas de e-commerce antes de realizar alguma compra.
Cuidado com scareware e ransomware (vírus sequestrador).
• Os scarewares induzem os usuários a acreditarem que seus computadores podem estar infectados para fazê-los “comprar” um software de antivírus falso e informar dados pessoais e financeiros, geralmente por meio de pop-ups. Essas ameaças continuam a se desenvolver, havendo uma estimativa de um milhão de vítimas por dia.
• Os ransomwares também surgem por meio de pop-ups e, geralmente, acusam os usuários de visitar páginas ilegais. Esses pop-ups contêm mensagens dizendo, por exemplo, que são da polícia e ameaçam bloquear o computador do usuário até que ele pague uma multa. Esse ataque aumentou 43% no terceiro trimestre.
Para evitar ataques, instrua sua família e atente às atividades on-line de seus filhos.
• Mantenha seu computador em uma área comum e discuta quais informações são apropriadas para o compartilhamento on-line e quais não são, como, por exemplo, endereços, telefones e outras informações particulares.
• Se você tem filhos pequenos ou adolescentes, limite o acesso on-line e o conteúdo que eles podem visualizar. Use uma ferramenta de filtragem da Web para evitar que seus filhos acessem conteúdo inapropriado, como pornografia, nudez, grupos de intolerância, sites de trapaça escolar e linguagem vulgar.
• É importante ressaltar que pesquisa da McAfee identificou que os filhos sabem como desativar o controle dos pais. Para obter mais informações sobre como proteger seus filhos, visite o McAfee Family Internet Safety Center e leia o plano de segurança da Internet em 10 etapas para sua família.

Se o seu filho tiver um novo dispositivo de jogos ou entretenimento: esteja ciente de que esses equipamentos são conectados à Internet e vulneráveis às mesmas ameaças que os PCs.

• Faça cópias confiáveis de jogos para proteger seu investimento.
• Aproveite o controle dos pais integrado, que pode ajudar a proteger as crianças de jogos violentos ou estabelecer quando o dispositivo pode ser usado.
• Alguns jogos permitem que as crianças joguem com estranhos na Internet. Considere ferramentas de monitoramento de atividades.
• Conecte seu dispositivo apenas a uma rede Wi-Fi segura.
• Não armazene informações pessoais em seu dispositivo.

Se você possui um dispositivo de armazenamento removível: utilize tecnologias que ajudarão a proteger suas informações.

• Considere utilizar uma unidade USB com recurso de criptografia seguro para codificar suas informações; assim elas não poderão ser lidas, caso seu dispositivo seja roubado ou perdido.
• Compre um software de segurança para proteger seu disco rígido portátil e crie uma senha de acesso.
• Mantenha seus dispositivos de armazenamento removíveis à vista, já que são pequenos e podem ser facilmente roubados.

Para facilitar a proteção dos dispositivos, a Mcafee oferece o McAfee All Access, que protege PCs, Macs e dispositivos móveis com uma única solução. Para saber mais, acesse www.mcafee.com/allaccess.


Sobre a McAfee

A McAfee, uma subsidiária pertencente à Intel Corporation (NASDAQ:INTC), permite às empresas privadas, ao setor público e aos usuários domésticos aproveitarem com segurança os benefícios da Internet. A empresa oferece soluções e serviços de segurança proativos e comprovados para sistemas, redes e dispositivos móveis em todo o mundo. Com sua estratégia Security Connected, uma inovadora abordagem de segurança aprimorada por hardware, e a exclusiva rede Global Threat Intelligence, a McAfee dedica-se ininterruptamente a manter seus clientes em segurança. http://www.mcafee.com/br

NOTA: McAfee é marca comercial, registrada ou não, da McAfee, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes e marcas podem ser reivindicados como propriedade de terceiros.

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art do MuBE



Traçar um panorama dos mais diversos estilos, técnicas e conceitos do graffiti, com trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros reconhecidos na arte urbana mundial. Este é o objetivo da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, principal projeto autoral do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), que chega a sua segunda edição. A exposição fica de 22 de janeiro a 24 de fevereiro em todos os espaços expositivos do museu.  

Nomes internacionais de destaque estarão presentes nesta Bienal como Kongo, ECB, Kress, Daze e Wernz, além dos brasileiros Nunka, Speto, Finok, DMS e Minhau - que vai construir uma instalação de um gato em madeira com cerca de 4 metros. Os artistas nesta edição trarão painéis, instalações, telas, fotografias, pinturas e esculturas, além de intervenções em dois carros.

A Bienal Internacional Graffiti Fine Art do MuBE teve sua primeira edição em setembro de 2010 e apresentou a história do graffiti no Brasil e no mundo, suas influências com diferentes movimentos artísticos do século XX, sua relevância na contemporaneidade e suas manifestações culturais e artísticas diretamente relacionadas à cultura urbana. “Este é o principal evento do calendário atual do MuBE e nos recoloca no circuito do cenário cultural e urbano de São Paulo”, afirma Renata Junqueira, Diretora de Relações Internacionais do MuBE e idealizadora da Bienal. “Este nosso projeto acompanha as tendências mundiais do graffiti e coloca os artistas nacionais em contato com grandes nomes. É uma oportunidade não apenas para estes grafiteiros, mas também para o público apreciar esta arte”, completa.  

“Este ano contamos com 50 artistas que vão apresentar obras coletivas e individuais, todas inéditas. O formato da exposição também terá uma montagem totalmente diferente da edição anterior”, afirma Binho Ribeiro, curador da mostra, que completa: “O público terá acesso a obras de importantes artistas expoentes”.

A Bienal Internacional Graffiti Fine Art é viabilizada pela lei Rouanet com patrocínio do Banco PSA Finance Brasil e apoio da Construtora Azevedo Travassos. 

Histórico da Bienal
Inspirada no sucesso das mostras Graffiti Fine Art, o MuBE criou a Bienal Internacional Graffiti Fine Art para mostrar a diversidade e qualidade da arte de rua. A primeira aconteceu em setembro de 2010, ocupou toda área do museu e reuniu os principais nomes da arte urbana do Brasil e do mundo.

Sobre o MuBE
O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) desenvolve extensa e diversificada programação cultural, com exposições, cursos, seminários, palestras, recitais de piano, cinema e teatro. São realizadas, em média, 25 exposições por ano, com mostras de artistas renomados, nacionais e internacionais, com espaço para novos talentos.

O museu recebe, aproximadamente, 150 mil visitantes por ano. As exposições contam com visitas educativas para crianças, estudantes, grupos de terceira idade e o público em geral. 

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
Abertura ao público – 22 de janeiro de 2013
Data de encerramento: 24 de fevereiro
Entrada gratuita
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br/ www.mube.art.br 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

Vininha Minisanduíches inicia processo de expansão em São Paulo

Empresa é especializada na venda de minissanduíches direcionados ao público corporativo


A rede curitibana Vininha, especializada na venda de minissanduíches para consumo coletivo, está expandindo a área de atuação de suas franquias. Presente em 25 pontos diferentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, a marca visa agora o mercado paulista. Ao todo serão 48 regiões disponíveis para a implantação de lojas em todo estado de São Paulo, comercializadas pela empresa Franchise Store, do grupo Cherto, responsável pela validação e certificação do programa de franquias Vininha, iniciado em 2011.

O modelo de negócio enxuto e de baixo custo operacional oferecido pelo Vininha, desenvolvido após inúmeras pesquisas de mercado, é uma opção segura e rentável para quem deseja ingressar no promissor mercado de food-service. O investimento inicial varia entre R$100 mil a R$200 mil e o retorno financeiro dos lojistas acontece a partir dos 24 meses. “Para fornecer ao franqueado boas ferramentas de trabalho desenvolvemos novos procedimentos, modelos, manuais e toda a estrutura da empresa foi reorganizada”, explica Rodrigo Miranda, fundador e diretor-geral da rede.

A gestão eficiente e as boas práticas adotadas pelo Vininha conferiram à marca reconhecimento nacional com a vitória no Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas Brasil (MPE – Brasil), realizado pelo Sebrae e FNQ. Com 10 anos de história, 154 colaboradores trabalham para atender uma carteira de mais de 100 mil clientes. Para 2013 a previsão é de que a empresa conte com mais de 400 colaboradores em mais de 70 franquias. Um negócio de sucesso que pretende chegar a 500 lojas nos próximos cinco anos. Para mais informações acesse www.vininha.com.br/franquias.

Sobre o Vininha
A rede de franquias Vininha nasceu em Curitiba, no ano de 2002, atuando com entregas a domicílio de minissanduíches. Embasada em meses de pesquisa de mercado, a empresa atua no setor de alimentação, focada no nicho de mercado correspondente as reuniões e comemorações em ambientes corporativos.
O sucesso e a qualidade dos pãezinhos caseiros, assados e com recheios especiais, alçou o pequeno negócio a voos maiores. Quatro anos depois, em 2006, o Vininha inaugurava sua primeira loja, localizada em um bairro nobre da capital paranaense. Em 2011, a expansão se deu por meio do sistema de franquias. Hoje a rede é composta por 25 unidades no Paraná e em Santa Catarina.

20 janeiro 2013

Exposição revela líderes da imigração japonesa

Os 18 quadros de personalidades da colônia japonesa abrem as comemorações dos 35 anos do Museu Histórico da Imigração e 105 anos do Imigração Japonesa



O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB) abre, na quarta-feira 23 de janeiro, a exposição que reúne pela primeira vez 18 quadros de personalidades que fizeram parte de importantes episódios da trajetória dos imigrantes nipônicos no Brasil. A exposição “A História da Imigração Através de Retratos” abre as comemorações dos 105 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 35 anos da abertura do MHIJB, ambos celebrados em 18 de junho. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 13h30 às 17h30. 
“Os quadros têm grande importância histórica por revelar personagens que contam a trajetória dos japoneses no Brasil”, afirma Lidia Yamashita, vice-presidente do MHIJB. “Além disso, são obras feitas por pintores de destaque dentro da colônia japonesa”, diz ela, referindo-se aos artistas Tomoo Handa, Yoshiya Takaoka, Kichizaemon Takahashi, Tadashi Kaminagai, Masato Aki, que pintaram os retratados. As 18 obras expostas, com exceção de uma que faz parte de coleção particular, fazem parte do Acervo do próprio MHIJB.
Para dar suporte à mostra foi montada uma Linha do Tempo de seis metros de comprimento que abrange os principais fatos históricos da imigração japonesa entre 1890 a 2010.
O homenageado principal é o jornalista Rokuro Koyama, que fez parte da primeira leva de imigrantes que chegaram no navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908. Ele ajudou a fundar a colônia Promissão, no interior de SP, e criou o jornal Seishu Shinpo (Notícias de São Paulo), em 1921, um dos primeiros da colônia japonesa em Bauru. Os jornais japoneses desempenharam papel de relevância já que os imigrantes, por não saberem ler e falar português, se mantinham informados através das publicações que circulavam no meio da colônia japonesa.

Há imigrantes que estavam no Brasil antes do Kasato Maru, como Teijiru Suzuki, que era o secretário da Hospedaria dos Imigrantes, onde os japoneses eram levados quando chegavam a São Paulo. Destacam-se ainda fundadores de colônias japonesas, diplomatas, empreendedores, artistas.

O MUSEU
O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, é o maior museu sobre a imigração japonesa.  Possui um acervo de mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses, tais como documentos diversos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas, utensílios domésticos e de trabalho, alem dos kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil.
Tendo sido fundado em 18 de Junho de 1978, para comemorar o 70° Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, na presença do Príncipe Akihito e da Princesa Michiko, hoje Imperador e Imperatriz do Japão, bem como do então Presidente da República, Ernesto Geisel, ocupa atualmente os 7°, 8° e 9° andares do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

SERVIÇO
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade
01508-900 - São Paulo - SP
7º, 8º e 9º andares - Exposição Permanente
Informações: (11) 3209-5465 ou 3208-1755 (ramal 117)
Exposição:
De terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h30
Contribuição adulto: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha: R$ 3,00
Crianças de 5 a 11 anos: R$ 3,00
Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos: entrada gratuita

18 janeiro 2013

O verão e o medo de deixar cicatrizes à mostra


Para quem quer aproveitar o verão sem medo de exibir os sinais deixados pela cirurgia plástica
É inevitável certo receio por parte das pessoas que fizeram cirurgia plástica, quanto as cicatrizes que essas intervenções proporcionam, principalmente nessa época do ano com a chegada do verão e com ele o uso de roupas cada vez menores. Dr. Alderson Luiz Pacheco, especialista em cirurgia plástica, esclarece que as cicatrizes deixadas por uma intervenção reparadora, são estratégicas no corpo, visando sempre o bem estar do paciente, afinal ninguém quer ficar com marcas visíveis. Ciente disso grande parte dos cirurgiões plásticos buscam sempre “camuflar” ou “esconder” esses sinais.

Algumas duvidas são inevitáveis na hora da tomada de qualquer decisão, com relação a execução de uma cirurgia plástica, isso não é diferente. Dr. Alderson cirurgião de Curitiba/PR esclarece que “A decisão deve ser tomada com cautela, jamais por impulso ou em um momento em que as emoções estão mais intensas.” As intervenções reparadoras tem grande procura durante todo o ano, porém durante o verão esse número cresce em até 50%. Dr. Alderson comenta que as cirurgias mais procuradas atualmente são abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, lipoaspiração, lifting de coxas e facial.

A cicatrização depende muita da genética de cada paciente, afirma o cirurgião. O vilão das cicatrizes, a quelóide, resulta de uma combinação genética, algumas pessoas são mais predispostas a terem essa anomalia na cicatrização dos cortes, mas nada que não possa ser escondido.  Uma cicatriz de boa qualidade deve ser pouco perceptível. Para isso ao realizar uma intervenção existe a preocupação por parte do cirurgião plástico em fazer a incisão em locais onde naturalmente a cicatriz possa ser camuflada, como as pregas naturais da pele, presentes em todo o corpo, ou que possam ser cobertas pelas roupas, mesmo que estas sejam mínimas como biquínis e maiôs.

Este é o segredo. Agindo desta maneira o cirurgião plástico consegue como resultado cicatrizes de boa qualidade e pouco perceptíveis. Assim, o resultado de uma cirurgia depende apenas dos cuidados feitos pelo paciente no pós-operatório.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)

Mark Surman, Diretor Executivo da Fundação Mozilla, é uma das atrações do palco principal da Campus Party


Executivo especialista em tecnologia vai falar sobre a importância da alfabetização digital e da edificação da Internet Aberta

Debater "a Web desejada" é um dos temas da Campus Party Brasil, maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. À frente deste tema estará Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que traz para o evento uma visão do uso das ferramentas de hoje para a reconstrução da relação que já tivemos com a Internet. Como um dos palestrantes magistrais confirmados para o evento, Surman sobe ao palco principal na sexta-feira, 1° de fevereiro às 13h.

O executivo irá contar sobre seus mais de 20 anos de experiência como ativista comunitário e executivo da indústria de tecnologia, transmitindo a importância da alfabetização digital e do HTML5 para dispositivos móveis para trazer inovação, abertura e portabilidade de dados de volta para a nossa experiência cotidiana com a Internet. Em retrospectiva, Surman irá falar sobre a "A Web que perdemos", quando visualizar o código fonte de uma página era o bastante para saber como aquele mecanismo se comportava e, assim, inspirar os participantes Campus Party a construir a Web que eles quiserem.

"O público da Campus Party Brasil representa a próxima geração de Webmakers e, ao trabalhar em conjunto e compartilhar padrões abertos, eles têm o poder de mudar a Internet para melhor", disse Surman.

Na Mozilla, Surman está focado em usar a tecnologia aberta e a ética da web para transformar áreas como jornalismo, educação e cinema. Ele tem supervisionado o desenvolvimento da iniciativa “Mozilla WebMaker”, um movimento global para transformar usuários da web em produtores da web; o desenvolvimento do Popcorn.js, que a revista Wired chamou de o futuro do vídeo online; a iniciativa “Open Badges”, lançada pelo Secretário de Educação dos EUA; e a parceria “Knight Mozilla News Technology”, que busca reinventar o futuro do jornalismo digital.

Também se apresentam no Palco Principal outros grandes nomes como Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a na Lua, Nolan Bushnell, fundador da Atari, Don Tapscott, co-autor do best-seller "Wikinomics - Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio", Rainey Reitman, Diretora de Ativismo da Electronic Frontier Foundation, e Salim Ismail, diretor-fundador e embaixador global da Singularity University.

Mais novidades sobre conteúdos, inscrições e agenda da Campus Party Brasil 2013 estão disponíveis no site oficial www.campus-party.com.br.

SERVIÇO:
Campus Party Brasil - 6ª Edição
De 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013
Centro de Exposições Anhembi Parque
Avenida Olavo Fontoura
São Paulo - SP

Acompanhe!
Facebook: www.facebook.com/campuspartybrasil

17 janeiro 2013

Um 2013 melhor


Fábio de Carvalho*

O ano de 2013 tem tudo para ser melhor do que 2012. Mas na realidade, não é o ano que precisa ser melhor, somos nós! Temos que tentar ser um melhor pai, um melhor filho, um melhor exemplo, um melhor funcionário, um melhor chefe, um melhor marido, uma melhor esposa, um melhor professor, um melhor aluno, um melhor ouvinte, um melhor comunicador, um melhor cidadão, uma melhor pessoa, enfim, um melhor ser humano.

Tentar ser melhor dói. Aliás, crescer dói. Tentar se tornar um líder, por exemplo, requer desafios e problemas maiores do que enfrentaríamos em uma situação de mais conforto. E não é de conforto que precisamos, mas de confrontos. É nas adversidades que somos forjados para algo maior e nos preparamos para mais na frente não fraquejar com qualquer coisa.

É como uma criança que tenta subir no muro e não consegue. Quando ela for adulta, vai conseguir pular o muro com muita facilidade. Não porque o muro diminuiu, mas porque ela cresceu.

Precisamos crescer frente aos nossos desafios. Precisamos crescer e pular o muro da indiferença, o muro da irresponsabilidade, o muro da imaturidade, o muro da frivolidade, o muro da ignorância e de todos os maus sentimentos que rondam o mundo em que vivemos.

E pulamos os muros a fim de construirmos pontes que nos liguem com o que mais ansiamos e precisamos. Precisamos construir mais pontes para o perdão, para a alegria, para a paz, para a prosperidade, para o crescimento, para a família, para a fé, para a esperança e uma ponte maior para o amor.

Olhamos para frente e vemos 12 meses esperando pelo que faremos com eles. Por isso, é questionável perguntar “o que 2013 nos espera”. Talvez uma forma mais adequada seria questionarmos “o que nos trouxe para 2013?”. A resposta é mais simples do que parece: depende de nós prepararmos um 2013 mais bonito, harmonioso e, enfim, melhor!

*Presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF)

Lenovo inicia operações com a CCE no Brasil


CCE traz base de produção, plataforma completa de produtos da era PC+ e forte presença no varejo

O Grupo Lenovo, líder global em computadores e aparelhos móveis de acesso a internet, anuncia que completa a aquisição da CCE, amplamente reconhecida no Brasil como líder em computadores e produtos eletrônicos. Depois da aprovação dos órgãos reguladores, em novembro de 2012, o processo de integração foi finalizado.

A operação foi concluída no dia 2 de janeiro, com a Lenovo adquirindo 100% da CCE em uma transação consistindo de ações e dinheiro em espécie, totalizando R$ 300 milhões de reais.

Anunciada no dia 5 de setembro de 2012, a aquisição mais que dobra a participação da Lenovo no mercado de computadores do Brasil, o terceiro maior mercado de computadores do mundo, e imediatamente permite à companhia a execução de seu plano de visão para a era PC+ com uma completa disposição de produtos ao consumidor que atinge as quatro telas: PC, tablet, smartphone e TV.

“Os consumidores brasileiros verão benefício imediato com essa aquisição, que traz produtos com a herança da Lenovo de inovação, qualidade e eficiência de entrega global, junto ao conhecimento da CCE sobre as necessidades do consumidor brasileiro e sua forte presença no varejo do País,” diz Dan Stone, Presidente e Gerente Geral da Lenovo Brasil.

“Depois do anúncio das nossas novas instalações de manufatura e distribuição em Itu, São Paulo, a aquisição da valiosa base de produção da CCE e seu time de gerenciamento local mostra a forte estratégia “global-local” da Lenovo em ação, estimulando uma expansão rápida, combinando alcance global com investimentos locais, que refletem nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro”, conclui Stone.

Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa de tecnologia pessoal de US$ 21 bilhões e a maior companhia de computadores do mundo, servindo clientes em mais de 160 países. Dedicada a construir PCs de alta performance e dispositivos de internet móvel, a Lenovo investe em inovação, qualidade e em uma forte operação estratégica. Formada a partir da aquisição da divisão de PC´s da IBM, a Lenovo fabrica produtos e desenvolve serviços de tecnologia confiáveis, seguros e fáceis de usar. Suas linhas incluem os legendários computadores Think e uma família de dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones. A Lenovo tem grandes centros de pesquisa em Yamato (Japão), Pequim (China) e Raleigh (Carolina do Norte/EUA). Para mais informações, acesse www.lenovo.com.br.

Sobre a CCE
Com quase 50 anos de história no Brasil, CCE é uma líder em manufatura doméstica de computadores pessoais e produtos eletrônicos no Brasil. Os produtos da CCE são comercializados sob o portfólio de reconhecidas marcas como CCE, CCE Info e CCE Mobi, e suas conveniências de manufatura são localizadas na Zona Franca de Manaus. A CCE, junto com suas afiliadas, é a maior empregadora em computadores pessoais e produtos eletrônicos na região do nordeste brasileiro. Desde 2006, a CCE tem tido parceria com as maiores companhias de tecnologia do mundo, incluindo Intel, Microsoft e Qualcomm, na produção de computadores de mesa e portáteis.

Perspectivas para 2013 são boas, segundo ABRAMAT


A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) começa o ano de 2013 com muito trabalho e um horizonte favorável para a cadeia da construção civil. A entidade acredita que o crescimento da indústria de materiais para o ano de 2013 chegue a 4,5%. Em 2012, a previsão de crescimento também foi de 4,5% sendo revisado ao longo do ano para 3,4% e com o fechamento ainda não concluído.

Para o presidente da entidade, Walter Cover, há vários fatores que contribuem para uma recuperação em 2013, sendo a principal delas o consumo das famílias para reformas e ampliações nas residências. “Acreditamos que o varejo deva continuar forte em função da manutenção das políticas publicas que favorecem o crescimento da renda, do emprego e do crédito com menores taxas de juros e maiores prazos para pagamento.”.

A proximidade das conclusões de obras da Copa do Mundo 2014 é um fator importante a ser observado, além de outros fatores. “O setor imobiliário deve crescer, embora a taxas mais moderadas e devemos ver o segmento da infraestrutura deslanchando principalmente no segundo semestre, com os programas de novas concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos”, salienta. A política de desoneração do setor tem sido um importante vetor de melhoria nas vendas, na maior formalização das empresas e conseqüente maior arrecadação de tributos, criando um ciclo virtuoso. Com isso acreditamos que a política de desoneração deve se intensificar em 2013.

Outra aposta da ABRAMAT é um aumento no ritmo das obras do programa Minha Casa Minha Vida, em particular na faixa 1, de menor renda familiar. “Contamos com a manutenção da política habitacional, principalmente aquela para moradias de baixa renda, bem como das políticas públicas de queda dos juros, melhoria da logística e câmbio realista”, comenta Cover.

Entre os desafios, continua, especificamente, a qualificação da mão de obra e com isso o necessário aumento da produtividade da construção civil, além do desenvolvimento de sistemas construtivos que permitam maior eficiência econômica e maior velocidade nas obras. Por fim, mas não menos importante, a sustentabilidade deve cada dia mais se impor como um tema estratégico das empresas, governo, organizações, e consumidores.

16 janeiro 2013

PRÓXIMO participa do 2º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil


Empresa especializada em games patrocinará o evento e fará apresentação aos participantes. O evento contará com a presença de grandes empresas, inclusive internacionais.

A PRÓXIMO, rede especializada em games que atua por meio de lojas próprias, franquias e e-commerce, é uma das patrocinadoras do 2º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil. O evento será realizado no dia 19/1, sábado, na Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) das 8h30 às 18h.

O fórum é realizado pela ACIGAMES e contará com a participação das maiores distribuidores de games, representantes de cinco Ministérios do Governo, os principais publishers do mercado de games no País e ainda 67 lojistas de diversos estados. Na parte internacional, o evento terá a presença de GREE (Japão), Kaos Games (Espanha), 1080 Partners (EUA), Kindp (Alemanha) e de François Removille, Presidente da Câmara do Comércio Francês.

Segundo Caio Junqueira, diretor de negócios para varejo físico da PRÓXIMO, a participação da empresa em um evento deste porte é muito importante. ”O nosso objetivo com o patrocínio deste evento é colaborar para a realização de um fórum de forte importância para o mercado brasileiro de games, contribuindo com a evolução do segmento para os players e os consumidores finais”, explica. Para Yves van Hemelryck, diretor de negócios para varejo digital, a troca de informações com especialistas do setor garante o crescimento do mercado como um todo. “A troca de experiências entre os diversos players do mercado, contribuem para a profissionalização e formalização do mercado de games no Brasil”, analisa.

Serviço: 2º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil
Data: 19/1
Horário: 8h30 às 18h
Local: FECOMERCIO – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo


Agenda do evento:

Horário:
8h30 às 9h00
Café da Manhã

9h00 às 9h30
Solenidade de abertura:

- Adolfo Menezes Melito (Presidente do conselho de Economia Criativa Fecomércio)
- Claudia Souza Leitão (Secretária Executiva da Economia Criativa – Ministério da Cultura)
- João Batista Lanari (Diretor de Inovação Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio).

9h30 às 10h00
Apresentação ACIGAMES

Os novos Rumos do Comércio de games do Brasil - Lançamento da Central de Compras

10h00 às 11h00
Debate Governo

Moderador: Moacyr Alves
- Thiago Cremasco (Ministério da Cultura)
- Claudia Souza Leitão (Ministério da Cultura)
- João Batista Lanari (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio)
- Rafael Vilela (Ministério da Justiça)
- James Marlon Azevedo Gorgen (Ministério das Comunicações)
- Rafael Moreira (Ministério das Ciências e Tecnologia)
- Joaquim Batista Xavier Filho (Sebrae SP)

11h00 às 12h00
Abracem
No que os consultores de mercado podem ajudar em seu negócio para games.


12h00 às 13h00
Almoço


13h00 às 13h40
Sebrae
Fabio Azevedo - Loja organizada vende mais.


13h40 as 15h00
Nvidia
Richard Cameron - As placas de video e os novos modelos de negócio para games.


14h00 às 15h00
Debate Indústria
Moderador: Moacyr Alves
Microsoft -  Sony – Nintendo

15h00 às 16h00
Debate Distribuidoras
Moderadora: Débora Satyro
Positivo/Neo Play - Alcateia - Rcell - Nc Games - Ecogames



16h00 às 17h00
Debate Publishers
Moderador: Tiago Leiferd (Convidado)
Ubisoft - Warner Bros - Team One - KonamiBlizzard

17h00 às 18h00
Workshop Central de Compras - Espaço aberto para lojista e sponsor.



18h00
Encerramento das atividades e produção do documento para o governo federal com as sugestões de melhoria para o comércio de games do Brasil.

Sobre a PRÓXIMO
A PRÓXIMO é uma rede especializada em games que atua por meio de lojas próprias, franquias e e-commerce. Atualmente, a rede conta com três lojas próprias, em Curitiba (PR) e São Paulo (Shopping Villa Lobos e Shopping Eldorado) e um portfólio com mais de 3 mil itens, entre games, consoles e acessórios. O plano de expansão da PRÓXIMO envolve a abertura de 100 lojas (próprias e franquias) e atendimento de mais de 10 mil pedidos online ao dia em cinco anos, quando a empresa projeta o faturamento anual de R$ 1 bilhão nos mercados do Brasil e da América Latina. 

15 janeiro 2013

Psiu Garçom inova e desenvolve novo receptor de bolso para o mercado gastronômico


Produto permite maior agilidade no atendimento


Conhecida por criar novidades na área de atendimento a clientes de bares e restaurantes, o Psiu Garçom lança, a partir desse mês, um novo receptor que pode ser fornecido em duas opções, para uso no bolso ou no pescoço.  Com design mais compacto do que os já disponíveis no mercado, o aparelho oferece mais um mecanismo para chamar a atenção do garçom ou do atendente.

José Rubens Almeida, idealizador do produto e diretor da empresa, explica que com esses novos receptores, as empresas contam com mais um recurso para atendimento ao cliente. “Quando o cliente acionar o botão do transmissor que se encontra na mesa, transmitirá um sinal ao painel que exibe o número da mesa que está chamando e emite um sinal sonoro. O mesmo sinal fará vibrar, acender o led e emitir um bip no receptor que se encontra com o garçom. Assim, o garçom poderá olhar para o painel e saber qual mesa o está chamando”.

Depois de colocar o produto no mercado em 2008, foram várias as inovações e diminuir ainda mais o tempo de atendimento é uma delas. ”Nos dias atuais, o tempo é algo precioso, e as refeições são realizadas em períodos cada vez mais curtos. Por isso, o atendimento precisa ser cada vez mais ágil”, justifica Almeida.

COMO FUNCIONA
Ao vibrar, o aparelho acende um led e emite um efeito sonoro, indicando que tem mesa chamando. O garçom verifica o número da mesa no painel e pode atender mais rapidamente. Os estabelecimentos recebem junto com os receptores os transmissores das mesas e o painel, em que é possível, ainda, exibir frases promocionais e de boas vindas.

De acordo com  Almeida, o novo equipamento foi desenvolvido a pedido dos clientes que já haviam adquirido ao longo do tempo, porque em algumas situações, o barulho da casa impedia que os garçons ouvissem os chamados dos clientes. Dessa forma, com o aparelho que vibra em contato com o próprio garçom, o atendimento pode se tornar mais rápido e direcionado.

 “Com o equipamento móbile no bolso ou no pescoço do garçom, ele pode sentir o chamado e visualizar o painel de qualquer ponto do estabelecimento, verificando o chamado do cliente. Ou seja, além do painel ele tem mais uma opção”, explica o empresário, referindo-se ao receptor portátil.

FERRAMENTA DE GESTÃO

            O sistema disponibiliza um software opcional chamado Psiu Tempo, que pode emitir um relatório de atendimento, mencionando o horário do chamado e quanto tempo o cliente levou para ser atendido. Além das inovações, o kit pode ser fornecido com a função Prato Pronto, que avisa os garçons ou atendentes quando o pedido estiver finalizado na cozinha, resolvendo outra demanda sentida pelo empresário nesses anos de colocação do produto no mercado. Da mesma forma que o cliente tinha dificuldade em chamar o garçom, a cozinha sentia o mesmo tipo de problema para avisar quando os pratos ficaram prontos.

SOBRE O PSIU GARÇOM
Desenvolvido para aprimorar e agilizar o atendimento em padarias, restaurantes, pizzarias e bares, o Psiu Garçom é composto por transmissores individuais sem fio posicionados nas mesas dos estabelecimentos, que funciona com um painel de led, instalado em um local de fácil visualização. Para chamar o atendente, o cliente aciona um dos botões do transmissor localizado em sua mesa: o número da mesa aparece no painel, ao mesmo tempo em que emite um alarme sonoro avisando ao funcionário sobre a solicitação.

14 janeiro 2013

Cuidado para não comprar carro de enchente


Como saber se você não esta adquirindo um carro que ficou submerso em alagamento? Cuidado para não ser o dono de um carro, com preço camarada, mas que é um verdadeiro “abacaxi”.

“Além das feiras de automóveis, outra possibilidade de desovar esse tipo de carro é venda direta pelo proprietário com um preço abaixo da tabela de mercado. De qualquer forma é fácil observar os indicadores para não ser enganado. Se não se sente confortável em avaliar, o consumidor deve procurar um mecânico de confiança antes de fechar negócio”, esclarece o engenheiro mecânico Denis Marum, diretor da Chevy Auto Center.

            As principais referências para identificar um veículo que ficou submerso em enchente são:

1) Comece verificando o manual do proprietário, se o papel não estiver todo enrugado, verifique se o manual possui o mesmo número do chassi do veículo (você pode comparar com o número que esta gravado nos vidros).
2) Verifique quanto ao mau cheiro interno, semelhante ao de casa de praia.
3) Retire o step do porta malas e verifique se o macaco está enferrujado.
4) Cheque os trilhos dos bancos dianteiros quanto a ferrugem.
5) Ligue o painel de instrumentos e certifique-se de que todas as luzes estão funcionando.
6) Abra a caixa plástica de fusíveis e relês. Procure sinais de ferrugem nos conectores metálicos.
7) Verifique os óleos de motor e câmbio, caso estejam com a cor esbranquiçada, procure outro carro.

12 janeiro 2013

IVECO VENCE A SÉTIMA ETAPA E MANTÉM LIDERANÇA NO RALI DAKAR


  • Gerard De Rooy conquista sua quinta vitória e permanece em primeiro lugar na classificação geral da competição, com 22min08s de vantagem em relação ao segundo colocado.
  • Mais dois caminhões Iveco marcaram presença entre os 10 primeiros da sétima etapa: o italiano Miki Biasion chegou com seu Trakker Evolution II em 5º, e o holandês René Kuipers foi o 10º colocado com o Trakker Evolution III.
 
O caminhão Iveco Powerstar guiado pelo holandês Gerard De Rooy venceu a sétima etapa do Rali Dakar 2013, disputada ontem (11/01) entre as cidades de Calama, no Chile, e Salta, na Argentina. Tendo como cenário a Cordilheira dos Andes, mais dois caminhões Iveco marcaram presença entre os 10 primeiros colocados ao final da especial de 220 km: o italiano Miki Biasion, com seu Iveco Trakker Evolution II, chegou em 5º lugar, e o holandês René Kuipers ficou com a 10º posição com o Iveco Trakker Evolution III.

Com a altitude variando entre 3.400 e 4.000 metros, o cenário da sétima etapa teve um deslocamento de 534 quilômetros e uma especial de 220 quilômetros, que oferecia a possibilidade dos caminhões acelerarem. Gerard De Rooy teve trabalho com os buggies da categoria de Carros: “Alguns desses veículos me seguraram durante um bom tempo no começo do trecho especial, e não me deixavam ultrapassá-los. Em trechos rápidos, eles me passavam, mas em terrenos ruins, eles ficavam muito lentos. O dia de hoje (11/01) foi uma lição sobre desperdício de tempo. Além disso, os trechos com pedras estavam muito perigosos, e tivemos que dirigir cuidadosamente”. 

O Iveco Powerstar número 500 de De Rooy chegou a sua quinta vitória no Dakar com o tempo de 02h02min21s, 01min09s à frente do segundo colocado. A disputa foi movimentada: Gerard largou em primeiro, mas teve problemas com a lentidão dos buggies e ficou em quarto lugar, a 10 segundos da primeira posição. De maneira paciente, ele foi ultrapassando os buggies e os caminhões adversários. Após 113 quilômetros de especial, ele conseguiu assumir a ponta da etapa, permanecendo em primeiro até o final. Na classificação geral, De Rooy é líder, com o tempo acumulado de 19h26min06s, e uma vantagem de 22min08s sobre o segundo lugar.  

Além do modelo Powerstar, mais dois caminhões Iveco figuraram entre os 10 primeiros da sétima etapa. O Iveco Trakker Evolution II número 507, do italiano Miki Biasion, conquistou o 5º lugar, e subiu quatro posições na classificação geral, indo do 19º lugar para o 15º. Já o holandês René Kuipers foi o 10º colocado do sétimo dia com o Iveco Trakker Evolution III número 514, e manteve-se na 9ª posição do ranking geral da categoria de Caminhões. 
O francês Joseph Adua chegou na 58ª posição da sétima etapa com seu Iveco Trakker número 519, e na classificação geral manteve-se em 23º. Já o holandês Hans Stacey, que sofreu um acidente na sexta etapa (capotando do topo de uma duna com 100 metros de altura), não conseguiu recuperar seu Iveco Trakker Evolution III e está fora do rali. 

A oitava etapa será disputada neste sábado, dia 12/01, entre as cidades argentinas de Salta e San Miguel de Tucumán. O deslocamento será de 393 quilômetros, e a especial de 155 quilômetros. O percurso será dividido em duas seções com diversos cenários, com cânions e cactos que colorem esta região com as cores vermelha e verde. Há 150 quilômetros de área que lembram o “Velho Oeste” norte-americano, e regiões ainda desconhecidas para os competidores, onde os terrenos são arenosos e traiçoeiros.