PATROCINADOR

23 outubro 2012

Hospital veterinário realiza primeira cirurgia de colocação de prótese total de quadril em cão


O procedimento considerado o mais moderno no tratamento de lesões nas articulações de cães e gatos está entre os serviços oferecidos pelo novo hospital do Pet Center Marginal. Cirurgia devolve mobilidade para cães debilitados, garantindo melhor qualidade de vida para o animal

A medicina veterinária tem apresentado grandes avanços e se assemelhado cada vez mais a medicina humana. O hospital veterinário do Grupo Pet Center Marginal, inaugurado dia 09 de novembro, conta com um serviço pioneiro entre hospitais veterinários em São Paulo.

Amanhã, dia 24 de outubro, a equipe de cirurgiões do hospital do Pet Center Marginal, liderada pelo Dr. Bruno Lins, em colaboração ao Dr. Wanderley Severo, ortopedista veterinário do Rio de Janeiro, realizará a primeira cirurgia de colocação de prótese total de quadril no hospital veterinário PetCenter Marginal.

O paciente, um cão macho, da raça Golden Retriever, com um ano de idade, sofre com dores intensas e tem dificuldades para caminhar em virtude de displasia coxofemoral severa. A doença ortopédica tem caráter hereditário e é um dos problemas mais frequentes em cães, acometendo principalmente pacientes de grande porte. "O procedimento cirúrgico de substituição total da articulação (Prótese)  pode também beneficiar cães e gatos que sofram de luxação traumática, necrose asséptica ou fraturas do fêmur e pelve. O procedimento cirúrgico dura cerca de 1h30 e no dia seguinte o animal já recebe alta para continuar a recuperação em casa", explica Dr. Bruno.

A prótese total do quadril é utilizada quando as cartilagens articulares da cabeça do fêmur e da cavidade acetabular estão totalmente comprometidas. A cirurgia consiste na remoção do encaixe do fêmur no quadril  (acetábulo) e da cabeça do fêmur, substituindo esses componentes comuns por artificiais .

De acordo com o especialista, ao voltar da cirurgia o animal já começa a retomar os movimentos das patas traseiras  de uma forma limitada, precisando evitar atividades físicas de maior intensidade nos dois primeiros meses e, após esse período, o animal  volta a ter uma vida normal. "A dor tira a vitalidade do animal, o deixa quieto e triste. Com a cirurgia, a qualidade de vida do paciente e a alegria de toda a família é devolvida", conclui Dr. Bruno.

Nenhum comentário: